Ir para conteúdo

O drama de PERDER o PASSAPORTE durante a viagem ao exterior


Posts Recomendados

  • Membros

Também já tive a infeliz experiência de ficar sem  o documento numa viagem ao exterior.

No caso tive meu RG furtado na primeira viagem para a América do Sul. 

Meu passaporte estava vencido na ocasião e como era uma viagem pelo Chile decidi ir com o RG mesmo, o roteiro seria Santiago e posteriormente a região dos lagos em Puerto Varas.

Num dos 3 primeiros dias da viagem (não lembro muito bem), fui conhecer o valle nevado. Estavamos viajando 4 amigos e eu. 

Chegando no Valle Nevado, aluguei um armário para deixar as coisas , tinha uma carteira normal, mas para passeios levava uma carteira dessas bem pequenas só com o RG , cartão de crédito e parte do dinheiro(o resto tinha deixado em Santiago), eram o equivalente a uns 100 dolares em pesos chilenos

Ao abrir o armário a primeira coisa que fiz foi tirar a carteira do bolso e colocar no armário (o grande erro), e depois fui colocando o resto das coisas.

Aproveitei o dia como nunca, e ao voltar para ir embora já no final da tarde, voltei ao armário e peguei as coisas de volta. Ai foi meu erro, como a carteira era pequena e foi a primeira coisa que coloquei, ela ficou no fundo do armário, ao tirar todo o resto acabei não me ligando na carteira.

E aí voltamos até o estacionamento para pegar a van de volta a Santiago, logo dentro da van já percebi que estava sem a carteira, procurei dentro da van, da minha mochila e dos colegas (vai que eu tinha dado pra alguem guardar e não lembrava né), porém nada.

Isso eu tinha saído do vestiário há uns 20-30 minutos, na hora corri de volta ao vestiário e NADA! Falei com funcionários no entorno e ninguem tinha visto nada. Meu mundo desabou na hora. Claramente tinha sido furtado por alguem que estava no vestiário

Voltei até santiago cabisbaixo, no dia seguinte começaria a saga de como iríamos fazer para seguir a viagem.

O planejado era seguir até Puerto Varas de onibus, porém sem RG eu não conseguiria embarcar, logo tirei o dia para resolver isso. Tive que ir na delegacia fazer BO, fui muito mal tratado e fiquei horas naquele lugar até conseguir fazer a papelada de perda/furto. depois na embaixada brasileira onde informaram que o passaporte não ficaria pronto a tempo, e a permissão para voltar demoraria menos, porém também não teria como seguir para a patagônia com ele apenas.

FO**, o plano da viagem mudou tudo porque eu tinha perdido o RG, todo mundo do grupo "entendeu" a situação mas ficou aquele clima chato que eu tinha estragado a viagem.

Decidimos ficar pela região de Santiago mesmo, conhecendo viña, valparaiso , algarrobo e fomos skiar outros dias...

TODOS os dias ligava ao valle nevado pela esperança de pelo menos o rg aparecer. porém nada.

voltei ao brasil com a permissão de retorno. pelo menos como tinha uma carteira principal, o grosso do dinheiro estava lá e além disso a embaixada pediu outros documentos que eu tinha na carteira (tipo cpf e cnh essas coisas). Senão teria que correr atrás de cópias autenticadas vindas do brasil

 

Depois disso passei a ser totalmente neurótico com o passaporte ou outro documento, no ponto de deixar ele trancado no hotel para não correr o risco de sair e perder ele pela cidade. Até que uma vez eu estava em Berlin, e era meu primeiro dia na cidade, portanto estava com o passaporte em mãos, porque iria trocar dinheiro e geralmente as casas de cambio pedem o passaporte. Como falei até então sempre deixava ele no hotel.

2 pessoas que estavam a paisana perto da catedral de berlim, chegaram perto de mim, se identificaram como policias e pediram o documento. Por sorte estava com o passaporte no dia, porque senão imagina o BO que seria falar que estava sem documento, com certeza daria uma dor de cabeça. Depois desse dia passei a carregar o passaporte também, porém sempre na doleira, onde fico colocando a mão a cada 5 min para ter certeza que o passaporte está la hahaha

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
3 horas atrás, FCRO disse:

"fico colocando a mão a cada 5 min para ter certeza que o passaporte está la hahaha....." 

 

Putzz...  Sempre faço isso também!  O pior que a gente tem absoluta certeza que o passaporte está lá na doleira, mas sempre damos aquela conferida né? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 

E o que mais me deixa indignado na história é você estar em uma situação de desespero e ainda ser mal atendido no consulado.  PQP

 



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...