Ir para conteúdo

Barraca Azteq Katmandu 2/3


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Salve!

 

Vamos lá. A marca (azteq) em si é boa, vende um bom peixe. A barraca (katmandu), comparando com as outras que existem da mesma marca, já não é tão boa assim. 

Vou usar o modelo 2/3 pessoas como referência. Ela pesa aproximadamente 3,2kg (para montanhismo ou atividades mais extremas não é um peso muito bom, existem barracas mais leves no mercado). Suas varetas são de fibra de vidro (o material mais básico de vareta, quebra com mais facilidade e influencia no peso). E a coluna d'água dela (a resistência a água/chuvas) é de 1200mm. Pros padrões brasileiros, acredito que uma coluna de 1500,2000mm seja o mínimo ideal. Não sei se relançaram ela com uma resistência maior, acredito que não. 

A única vantagem dela em relação a outras da mesma marca é o fato dela ser autoportante (não precisar dos specs fixados para se manter em pé), e ter um relativo espaço para suas coisas (por ter um avanço). 

 

Pro preço médio ofertado no Brasil de 700, 800 pilas, acho que ela é cara. Dá pra achar mais barato em sites de vendas e lojas mais alternativas (já vi de 500 reais), mas a meu ver uma barraca da decathlon possui os mesmos atributos dessa, e custa menos, em média. Vc pode importar a um preço menor alguma da naturehike, que também é uma marca bem conceituada de barracas. E tem as outras azteq (howqua, minipack, Nepal...) Que são superiores nos seus atributos.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Buenas @Sonvezzo Sérgio, bem vindo ao fórum!

Concordo com a resposta do @StanlleySantos.

A marca AzTeq possui renome, e já está há bastante tempo no mercado - quanto a isso não precisas te preocupar.

Olhando as características da barraca Katmandu 2/3 no site oficial, penso o seguinte:
- Valor anunciado: R$ 1.200,00;
- Como o nome sugere, alega comportar de dois a três adultos (isso é muito relativo);
- Coluna da água de 1.200mm;
- Material do piso e sobre teto de Nylon 70D/210T (ripstop) e com mosquiteiro;
- Varas de fibra de vidro;
- Peso: 3.2kg;
- Estações: 2 (?);
- Medidas: 205x120cm (não deixa claro se é a medida do vestíbulo ou externa).

Bom, minha análise:
Tenho 192cm de altura, e para alguém como eu, 70cm de espaço (largura) é pouco. Dito isso, se fores dividir a largura da barraca em três partes (três pessoas), terias um espaço ligeiramente menor que o que eu alego minimamente aceitável. Essa questão é relativa a tua necessidade de conforto e teu tamanho - mas eu diria que essa barraca serve 'bem' duas pessoas e seus materiais. É possível que em três pessoas, as duas das laterais ficariam tocando as paredes, e se estivessem condensadas, iriam se molhar.
A coluna da água é medíocre (sério). No Brasil, dado nosso clima tropical, sugere-se algo perto dos 3.000mm. Uma barraca bem normalzinha, dessas nada técnicas, costuma ter cerca de 300mm. Se teu objetivo for acampar em campings estruturados (e usar uma lona por cima), beleza. Se pretendes fazer trekking, esquece, risco enorme de molhar por dentro.
O material do piso e sobre teto são tranquilos, contam com a tecnologia riptstop (que impede que rasgos se formem no caso de danos). Entretanto as varas de fibra de vidro são de tecnologia obsoleta (pesadas e frágeis) - busque por duralumínio.
O peso é incompatível com a prática de trekking.
O site alega que é uma barraca para duas estações (confesso que é novidade pra mim esse tipo de informação) - sei que se usa muito essa informação pra definir qual é a finalidade da barraca: no caso três estações (primavera/verão/outono), ou quatro estações (inverno). Barracas de quatro estações são mais pesadas, pois precisam suportar neve e reduzir a ventilação de forma inteligente. Você nunca deveria usar uma barraca quatro estações no Brasil (não faz o menor sentido). Barracas de três estações são a melhor opção para a nossa região.
O preço anunciado no site oficial é absurdo, totalmente inaceitável. Eu pagaria no máximo R$ 400,00 por uma barraca com essas características (na verdade, eu nem compraria uma assim).

Claramente não é uma barraca para trekking, e uma péssima escolha para camping tradicional.

A própria AzTeq possui produtos melhores que esse por preços melhores.

Abraços!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...