Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Europa - Primeira Vez em Casal: França, Bélgica e Holanda

Postado
  • Membros

Amigos tudo bem? Eu e minha esposa estamos iniciando nosso planejamento para uma viagem à Europa em Setembro ou Outubro de 2022. Cedo pra planejar? Não sei...rsrsrsrs! Como nunca viajamos para a Europa, sempre há aquelas dúvidas que todo debutante tem. Queria tirar algumas dúvidas e colher muitas dicas aqui com vocês. Tenho um longo caminho para planejar tudo e minimizar qualquer contratempo.

Bem, somos um casal que não temos muita necessidade de luxo. Uma hospedagem segura, com banheiro privativo (seja hostel, flat, hotel, qualquer coisa...) já estaria do nosso agrado. Alimentação seria algo como: café da manhã, nós faríamos no local da hospadagem; almoço seria na rua, sempre os mais simples; e a noite uma saída mais estilo barzinho (com vinho ou cerveja); Locais turístico pagos, talvez 1 por cidade ou nem isso. Nossa intenção é viver a cidade e conhecer lugares turísticos públicos. Deslocamentos internos podem ser ônibus, trem ou lowcoast (depende do custo benefício).

Nosso voo sairá de Fortaleza. Já andei simulando vários voos, e encontrei numa faixa de 1.600 ida e volta por pessoa (estou ciente das oscilações).
Agora, algumas dúvidas:
• 16 mil reais seriam suficientes para essa viagem?
• Andei pesquisando sobre as projeçoes do Euro para o proximo ano, mas muita coisa incerta. Seria interessante já ir comprando Euro, caso a contação baixe?
• Dicas de deslocamento interno, roteiros, atrações fora do eixo turístico... (o roteiro está totalmente em aberto)

Desde já agradeço àqueles que puderem colaborar!

• Respostas 186
  • Visualizações 24.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Davi Leichsenring
    Davi Leichsenring

@Rafael_Salvador A questão é colocar medo no viajante novato dizendo que não dá para comer com menos de 30 euros por dia. Se tem dinheiro para isso, tudo bem, cada um gasta no que lhe interessa,

• Aos donos deste tópico, peço desculpas pelo grande off-topic. Pelo menos tem uns videos sobre navigo. Minha resposta é uma sátira, direcionada ao querido Bro bro, com referências a diversas citações.

• Davi Leichsenring
    Davi Leichsenring

Discordo dessa parte O Almoço é a refeição principal de quase todos países europeus, talvez Inglaterra que não seja assim, mas desconfio que ainda é normal. O almoço do europeu é diferente do bra

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
1 hora atrás, pmichelazzo disse:

Xô ajudar vocês:

Trem Paris - Bruxelas

https://www.izy.com/en - procure com 3 meses de antecedência pois o schedule de trens é diferente de avião (que normalmente é de 11 meses). A Izy é a "low-cost" da Thalys e tem opção de folding seat por 10 euros.

Trem Bruges-Bruxelas

Tente ir no fim de semana. Inclusive indicaria que se hospedassem em Bruges pois a cidade é muito romântica e fofa (ela vai amar) e custa mais barato que Bruxelas. Por quê no fim de semana? Você compra o ticket de trem ida e volta com 50% de desconto :)

https://www.belgiantrain.be/en/tickets-and-railcards/weekend-ticket

Bruxelas

O metrô de Bruxelas não é lá essas coisas mas o sistema como um todo é muito bom. Trams para tudo que é lado e ônibus fácil também. A maior parte do que possivelmente desejam ver fica no centrão (Palácio Real, Prefeitura, moleque mijão, Galeria Real, etc) e por isso hospedagem por lá é uma opção, PORÉM, se gostam de sossego à noite, pouco indicado.

Infelizmente o host que conheço mudou-se para a Suíça (melhor para ela ;))

Se sua mulher gosta de chocolates e você, de cerveja, preparem-se. Não existe essas duas coisas melhor no mundo que na Bélgica. Chocolate é na Grand Sablon e cerveja... em qualquer boteco :)

Em BRU você encontra comida por 6, 7 euros até... 250 euros por cabeça (fácil). Numa média, 12 euros/dia come bem. O problema é a maldita cerveja que cobram os tubos no bar em comparação com o mercado. Transporte público custa 2.40 por perna mas não creio que irão usar muito.

Trem Bruxelas-Amsterdam

Se a questão é economizar, vá de ônibus. Sai da Gare du Nord em Bruxelas e chega na Sloterdijk em Amsterdam. Paga 12 Euros e viaja 2.40 hrs. Se quer ir de trem, existe opção um pouco mais barata que são os IC's da SNCB mas para em várias cidades (coisa de 3 minutos em cada). Thalys é direto (exceto que para no aeroporto) mas custa mais caro.

Amsterdam

Em Amstedam, como não quer hostel, não posso indicar nada. Porém na região da Damrak e no Red Light existem hostels com quarto privativo e banheiro compartilhado ou ainda com quarto e banheiros privativos.

Comida em Amsterdam, a mesma coisa que Bruxelas e come-se muito bem, porém evite a região da Centraal Station e do Red Light. Custa bem mais caro e se andar 300 metros "para fora", paga quase a metade do preço. Exemplo é aqui: Sabroso (97, Prins Hendrikkade). Fica há 200 metros da estação, come-se até se empanturrar e sai com dinheiro no bolso.

Em Amsterdam, se deixar de comer o melhor croquete do universo, queimará no mármore do inferno e ainda vai tomar uma pisa com quixaba. Van Dobben, não existe nada melhor no mundo. Outra coisa que precisa comer (já que gosta de proteína) é um Kapsalon. Imagine uma marmita forrada de batata-frita com carne de kebab, salada e por cima disso tudo um monte de queijo Gouda derretido com molho de alho. É indecente ;)

Alugue uma bike (duas) em Amsterdam. A cidade é totalmente plana e tem ciclovia para todos os lugares. Custa barato e te dá mobilidade para ir onde quiser sem gastar com transporte público (algumas atrações/coisas interessantes ficam fora do centro e tem que caminhar um pouco... ou muito). Ah, e cuidado para não ser atropelado... por bicicletas. Carro não é perigoso em Amstedam, bicicleta sim.

Não estará frio para cacete (se bem que para nordestino qualquer 20º é extinção) mas também não estará nevando. Então não precisa trazer 200kg de roupa. Inclusive se for o caso, passa numa Primark e compra um casaco por 10 euros e está resolvido.

Infelizmente não estarei em casa nesta data. Caso contrário, seria um prazer lhe apresentar algumas de minhas amigas loiras, ruivas, brancas, negras, etc... são mais de 2000 :)

Boa viagem e aproveitem!

Show!!
Muita dica boa!

Em relação a se hospedar em Bruges no Final de Semana, não vai rolar pois chego em Paris no Sábado e fico até quarta. Vou pensar na possibilidade de me hospedar em Bruges e fazer o bate-volta a Bruxellas. Mas aí a viagem Paris-Bruges e Bruges-Amsterdan não ficariam mais caros?

Postado
  • Autor
  • Membros
1 hora atrás, pmichelazzo disse:

Infelizmente não estarei em casa nesta data. Caso contrário, seria um prazer lhe apresentar algumas de minhas amigas loiras, ruivas, brancas, negras, etc... são mais de 2000

Hahahaha! Vou mudar a data da viagem! kkkkkkkkk

Postado
  • Membros

@Wótila CarneiroRepito o que disse acima e complemento,faça reservas de hotel sem pagar nada e possível cancelamento. Uso e abuso disso, pois viajo com pontos então eles tem que ser juntados nos dias certos que estão sendo distribuídos.Ano passado na Suiça foi assim,agora na Costa Rica também. Cancelei umas 2 reservas na Suíça e estou de olho em cancelar algumas na Costa Rica agora. E já estou com tudo reservado para minhas férias de verão desde a Black Friday, como sempre faço. 

Postado
  • Membros
14 horas atrás, Wótila Carneiro disse:

Em relação a se hospedar em Bruges no Final de Semana, não vai rolar pois chego em Paris no Sábado e fico até quarta. Vou pensar na possibilidade de me hospedar em Bruges e fazer o bate-volta a Bruxellas. Mas aí a viagem Paris-Bruges e Bruges-Amsterdan não ficariam mais caros?

É questão de fazer conta. Não tem trem de Paris para Bruges e de Bruges para Amsterdam. Inevitavelmente teria que fazer transbordo em Bruxelas na ida e em Antuérpia na ida para Amsterdam.

Postado
  • Autor
  • Membros
20 horas atrás, D FABIANO disse:

Uso e abuso disso, pois viajo com pontos então eles tem que ser juntados nos dias certos que estão sendo distribuídos

Desculpa, mas não entendi essa questão dos pontos. 😬

Postado
  • Membros

São pontos que dão as operadoras de cartões de créditos e muitas outras, hoje menos que no passado, empresas.Se entro no latampass,por exemplo, tem a opção comprar por pontos ou com dinheiro. Escolho sempre por pontos, que tenho muitos, e a passagem sai de "graça",claro que já paguei os pontos, mas bem menos. Por exemplo, ano passado, em minha viagem a Suiça não há convênio com nenhuma brasileira, tive que pagar em dinheiro, mas acumulei muitos pontos nas diárias de lá,que valem cerca de 500,00.Resultado colheres esse ano,já tenho passagens reservadas e não paguei nada,usei pontos e ainda sobraram muitos. 

Postado
  • Autor
  • Membros

Fala pessoal!!!
Acabei de comprar as passagens!!! 😅
Confesso que bateu um nervosismo. Coisa de marinheiro de primeira viagem.
Eu tinha visto nas últimas semanas a passagem de R$ 6.120 (O casal), mas procrastinei, e a passagem acabou subindo para R$ 6.870 🙄

Tentei alterar os dias e me dei bem! Ganhei mais um dia e a passagem saiu mais barata. Paguei R$ 6.118 já com uma mala pra despacho.

Então, como ganhei mais um dia, gostaria de opiniões sobre onde acrescentar esse dia, baseado no meu primeiro roteiro. Uma das possibilidades seria um dia a mais na Bélgica, para descanso e ter um gás a mais para explorar a Holanda.

21/out   Fortaleza/Paris
DIA 01    Paris
DIA 02    Paris
DIA 03    Paris
DIA 04    Paris
DIA 05    Paris - Bruxellas
DIA 06    Bruxellas/Bruges/Bruxellas
DIA 07    Bruxellas
DIA 08    Bruxellas/Amsterdãn
DIA 09    Amsterdãn    
DIA 10    Amsterdãn
DIA 11    Amsterdãn
DIA 12    Amsterdãn
04/nov  Amsterdãn/Rio de Janeiro/Fortaleza

GOSTARIA MUITO DA AJUDA DE VOCÊS NOS SEGUINTES PONTOS: 🙏🙏🙏

1 - Hospedagem: tenho pesquisado bastante, mas não encontrei nada que compense o custo x benefício. Não sei se estou tentando ser econômico demais, mas coloquei uma média de R$ 350, por dia. Procuro um lugar seguro, confortável e com metrô próximo. O conforto seria algo como, uma boa cama, alguns eletrodomésticos básicos e banheiro privativo. Não me importo que seja em distritos longe do centro (tipos nos arrondissements 17 ao 20). Devo pagar antes? Ou fazer como o @D FABIANO sugeriu acima? Reservo hospedagem com possibilidade de cancelamento gratuito e deixo pra pagar na chegada?

2 - Transporte entre as cidades: meu roteiro vai ser seguido conforme descrito acima. Nesse caso, posso comprar as passagens entre as cidades com antecipação? Vi que algumas empresas disponibilizam os horários e datas até 4 meses antes da viagem.

3 - Transporte Interno: é válido sempre usar o metrô? Mesmo a noite? Ou em casos de ida para uma balada, é mais seguro um Uber?

Acredito que seja isso. De qualquer forma, vou rever tudo o que foi dito aqui, e começar a montar o roteiro.

Obrigado, novamente.

Postado
  • Membros
10 horas atrás, Wótila Carneiro disse:

Uma das possibilidades seria um dia a mais na Bélgica, para descanso e ter um gás a mais para explorar a Holanda.

Eu iria para a Holanda e como ganhou um dia, se estiver aberto, você poderia conhecer o Kaasmarkt em Alkmaar. É algo interessante.

https://www.kaasmarkt.nl/en

1 - Hospedagem: tenho pesquisado bastante, mas não encontrei nada que compense o custo x benefício. Não sei se estou tentando ser econômico demais, mas coloquei uma média de R$ 350, por dia. Procuro um lugar seguro, confortável e com metrô próximo. O conforto seria algo como, uma boa cama, alguns eletrodomésticos básicos e banheiro privativo. Não me importo que seja em distritos longe do centro (tipos nos arrondissements 17 ao 20). Devo pagar antes? Ou fazer como o @D FABIANO sugeriu acima? Reservo hospedagem com possibilidade de cancelamento gratuito e deixo pra pagar na chegada?

Hotéis mudam o preço com certa constância pois, quarto vazio = perda de dinheiro.

Sim, você pode reservar com cancelamento e usar a seguinte ferramenta para te ajudar:

https://www.pruvo.com/

Nela você coloca a informação da sua reserva e o site fica monitorando o preço para você. Quando o preço cai, ele te avisa e aí você cancela a reserva anterior e faz uma reserva nova com o valor mais barato.

2 - Transporte entre as cidades: meu roteiro vai ser seguido conforme descrito acima. Nesse caso, posso comprar as passagens entre as cidades com antecipação? Vi que algumas empresas disponibilizam os horários e datas até 4 meses antes da viagem.

A agenda de trens é de 3, 4 meses, ao contrário de aviões que é normalmente até 11 meses. Quando chegar neste período, compre. Antes é bobagem (e também não conseguirá). O preço do trem pouco muda.

3 - Transporte Interno: é válido sempre usar o metrô? Mesmo a noite? Ou em casos de ida para uma balada, é mais seguro um Uber?

Se for para uma balada, terá que pegar um Uber pois raras são as cidades que possuem transporte rodando a noite toda, todos os dias. Aqui em Bruxelas, o metrô pára por volta de meia noite e, em alguns locais, de sexta à domingo, tem ônibus corujão. Fora isso, Uber ou táxi.

Postado
  • Autor
  • Membros
25 minutos atrás, pmichelazzo disse:

Eu iria para a Holanda e como ganhou um dia, se estiver aberto, você poderia conhecer o Kaasmarkt em Alkmaar. É algo interessante.

https://www.kaasmarkt.nl/en

Hotéis mudam o preço com certa constância pois, quarto vazio = perda de dinheiro.

Sim, você pode reservar com cancelamento e usar a seguinte ferramenta para te ajudar:

https://www.pruvo.com/

Nela você coloca a informação da sua reserva e o site fica monitorando o preço para você. Quando o preço cai, ele te avisa e aí você cancela a reserva anterior e faz uma reserva nova com o valor mais barato.

A agenda de trens é de 3, 4 meses, ao contrário de aviões que é normalmente até 11 meses. Quando chegar neste período, compre. Antes é bobagem (e também não conseguirá). O preço do trem pouco muda.

Se for para uma balada, terá que pegar um Uber pois raras são as cidades que possuem transporte rodando a noite toda, todos os dias. Aqui em Bruxelas, o metrô pára por volta de meia noite e, em alguns locais, de sexta à domingo, tem ônibus corujão. Fora isso, Uber ou táxi.

Muito bom! Obrigado!

Acredito muito que em Outubro as coisas terão melhorado mais. Eu vi que a França, desde 02/02/2022 não exige [por enquanto] a apresentação de um teste PCR. Mas Bélgica e Holanda sim. Tenho que me atentar a isso.

E o seguro viagem, compensa pagar um que cubra gastos com COVID? Mesmo eu já tendo pegado e está vacinado com esquema completo +  dose de reforço?

Postado
  • Membros

Veja com o seu cartão bancário. O meu dá o seguro e pagou tudo 2 vezes para mim quando precisei. Em minha quase morte em Bolívia e no seu desenrolar ano passado na Suiça. Ou seja, com Seguro de cartão do banco,só gasta se precisar de atendimento. Veja a quantidade de anos que não precisei, mas renovo a apólice todos os anos. Aqui em Costa Rica estou com a mesma já usada na Suiça e que vou usar também na Europa, totalmente grátis,e quando precisei,eles cobriram tudo. 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.