Ir para conteúdo

Volta completa em Ilha Grande - Angra dos Reis/RJ - Maio 2021


Posts Recomendados

  • Membros

(esse post ainda está em construção e será editado conforme nossa disponibilidade de tempo)

Viagem realizada com a @primporai

Já compartilhamos bastante detalhes em nossos Instagrams, mas ainda falta organizar em texto, então caso queiram ver o que já postamos:

https://www.instagram.com/anavoando/

https://www.instagram.com/primporai/

Eu e a @primporai nos conhecemos por causa do fórum Mochileiros.com e coincidentemente moramos na mesma cidade, desde então viramos muito amigas. Fizemos nossa primeira grande aventura juntas e hoje vou compartilhar um pouco com vocês uma visão geral de como foi realizar a Volta Completa em Ilha Grande/RJ.

Foram 76km que realizamos em 8 dias e 7 noites. Fizemos apenas nós duas e sem guia, utilizando o Wikiloc e o Maps.me. É importante frisar que já fazemos muita trilha na nossa região, então consideramos que temos uma boa experiência e confiança de fazer sem guia. 

As trilhas em geral são bem demarcadas, mas sempre bom conferir os mapas, principalmente se estiver sem guia. Existe abundância de água em todo o caminho. É praticamente o tempo todo em mata fechada, sem vista para paisagens e muito imerso dentro da natureza.

Não há tanta incidência do sol durante o trajeto, o que ajuda não ser tão desgastante, em contrapartida existe ganho de elevação em todos os dias. Recomendo o uso de bota.

Os pernoites e trajetos foram feitos da seguinte maneira:

Dia 01: Vila do Abraão até Saco do Céu, pernoite em Airbnb (A opção era ficar no Camping Gata Russa, mas estava mais caro que o Airbnb, o que não fazia muito sentido então optamos por passar a noite numa cama confortável); 8km

Dia 02: Saco do Céu até Bananal, pernoite no Camping da Cristina; 10km

Dia 03: Bananal até Araçatiba, pernoite no Camping do Bené; 14km

Dia 04: Lagoa Verde de ataque pela manhã (sem peso), depois de Araçatiba até Aventureiro, pernoite no Camping do Luis; 14km

Dia 05: Camping do Luis em Aventureiro, fizemos uma trilha curtinha até um coqueiro bem no fim da praia, gravei esse trecho também no Wikiloc. Foi nosso dia de descanso e para aproveitar um pouco da praia;

Dia 06: Ataque até o mirante Sundara, pernoite no Camping do Luis em Aventureiro, mais um dia de descanso para recuperar de toda a caminhada dos últimos dias;

- reparem que é "descanso" entre aspas, porque na verdade nos dois dias inventamos umas caminhadas curtas, as meninas não conseguem ficar paradas kkkk

Dia 07: Aventureiro até Parnaioca, é necessário uma autorização com o INEA para atravessar as praias do Sul e do Leste, pernoite no Camping da Janete; 10km

Dia 08: Parnaioca, Dois Rios e retorno para a Vila do Abraão. 16km

Cortamos a parte de Lopes Mendes e Caixadaço pois não estávamos com equipamento para fazer camping selvagem. Optamos por realizar todas as refeições nos campings, compramos a maioria das comidas nos restaurantes para diminuir o peso de nossas mochilas.

Também não fizemos a Gruta do Acaia, o que poderia ter sido feito com um pernoite a mais em Araçatiba, o que é uma boa dica já que a Lagoa Verde fica ali pertinho e é um dos lugares mais bonitos. Vale a pena ter mais tempo e aproveitar o dia por lá.

Valores das refeições: Prato Feito em média R$ 30 por refeição, café da manhã média R$ 15. Os campings entre R$ 30 e R$ 40 por pessoa. (ainda vamos detalhar os custos certinhos, como eu falei no inicio, essa postagem ainda vai ser complementada com o relato da nossa experiência mais completo)

Foi uma experiência desafiadora mas sem dúvida uma grande superação física para nós. Esperávamos um pouco mais de “vista” durante as trilhas, mas elas são dentro da floresta bem fechada, não conseguimos aproveitar tanto as praias, por isso optamos por dormir 3 noites em Aventureiro para realmente curtir a paisagem.

Fizemos em Maio de 2021 o que foi ótimo porque praticamente não pegamos chuva, o tempo estava bem estável com dias ensolarados ou com sol entre nuvens. Ah e prepara-se porque é um sobe e desce saindo do nível do mar (e voltando) constante, o que em alguns momentos nos fez questionar o porque não estávamos em um barco, bebendo cerveja e fazendo churrasco como a maioria dos turistas “normais”. Hahhahaha mas quem gosta de trilha é um caso a ser estudado né? Ama um perrengue e nós estamos orgulhosas de ter completado esse desafio!

Clique aqui para acessar o Wikiloc 

Em breve voltamos aqui para relatar dia a dia de como foi viver tudo isso :)

1224162187_WhatsAppImage2021-06-13at13_59_22.thumb.jpeg.1c726117b50e5155542f0f217452dd8c.jpeg395635430_WhatsAppImage2021-06-13at13_57_36.thumb.jpeg.797b74610638ed3ab6dc0308ea383ad5.jpeg473478823_WhatsAppImage2021-06-13at13_56.47(1).thumb.jpeg.52f5c2a8358e0c01dd09144d4c703c6e.jpeg452916946_WhatsAppImage2021-06-13at13_56_47.thumb.jpeg.35710f1976b849a50b19a99eaa0879d4.jpeg135966104_WhatsAppImage2021-06-13at13_56_46.thumb.jpeg.9c96e321c99b01ea7ef287730bb76635.jpeg860864713_WhatsAppImage2021-06-13at13_56.45(1).thumb.jpeg.851697a364ea6586d4c96f7daaacdb9f.jpeg1656625029_WhatsAppImage2021-06-13at13_56_45.thumb.jpeg.ae5f15bd757147a987a48fc88a2e90b0.jpeg520614193_WhatsAppImage2021-06-13at13_56_44.thumb.jpeg.d8c1253c8479141060ace2dffd302d62.jpeg2138880003_WhatsAppImage2021-06-13at13_56.43(1).thumb.jpeg.fc439f5c4118a5c4f4342d476f3bb1c2.jpeg2127553545_WhatsAppImage2021-06-13at13_56_43.thumb.jpeg.7e4caf816adfebef3e3cf61477df4bf3.jpeg

1006281683_WhatsAppImage2021-06-13at13_56.42(1).thumb.jpeg.9afe19d1e5866e82323a134a27797633.jpeg1225504854_WhatsAppImage2021-06-13at13_56_42.thumb.jpeg.390a72258bd8a5b472ba86f7b6f2488a.jpeg1844276676_WhatsAppImage2021-06-13at13_56.41(1).thumb.jpeg.45bfaed58ec62d6358fdca7174e0b298.jpeg1932821505_WhatsAppImage2021-06-13at13_56_41.thumb.jpeg.fa71b205331b282d4345eb1779af2458.jpeg

213095744_WhatsAppImage2021-06-13at13_56.39(1).thumb.jpeg.3592f321d462f2fe32fa06c4d7f91ac0.jpeg592042587_WhatsAppImage2021-06-13at13_56_40.thumb.jpeg.dba387c5cfefe499c5d69aa27da52d45.jpeg776653660_WhatsAppImage2021-06-13at13_56.40(1).thumb.jpeg.3f5e937b4825f41e32aeffc81b4f17f4.jpeg

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Ana Caroline Cunha changed the title to Volta completa em Ilha Grande - Angra dos Reis/RJ - Maio 2021
  • 3 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros
Em 15/09/2021 em 14:45, Alan Rafael Kinder disse:

Buenas @Ana Caroline Cunha, imagino que as coisas estejam corridas, mas estou curioso com os detalhes da experiência de vocês duas!

Abraços!

Alan! Mil desculpas hahaha realmente a gente já está viajando de novo e ainda nem paramos para escrever disso, pior que acho que vai demorar ainda pra sair, mas se precisar de algo mais pontual pode nos chamar!

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Em 06/10/2021 em 13:06, Ana Caroline Cunha disse:

Alan! Mil desculpas hahaha realmente a gente já está viajando de novo e ainda nem paramos para escrever disso, pior que acho que vai demorar ainda pra sair, mas se precisar de algo mais pontual pode nos chamar!

Eita, que vida boa hein! Haha! :D

Então, não sei se recordas, mas eu meio que já andei perguntando coisa e outra pra ti pelo Insta.
Semana passada me reuni com uns amigos, um grupo pequeno, e decidimos fazer a volta na ilha também, e agora estamos 'alinhando os pauzinhos'.

Gostei muito do formato que vocês adotaram, e a nossa intenção é segui-lo (com algumas alterações, obviamente).
Apesar de contar com equipamento para camping selvagem e fogareiro para minhas refeições - eu mesmo estou fortemente cogitando a ideia de comprar as refeições nos campings.

Mas então, algumas dúvidas que talvez possas nos ajudar:

1. Quanto ao deslocamento até a Ilha Grande, eu pesquisei sobre fazer isso através de ônibus de linha e fastboat, mas no final das contas vi que existem ofertas de transfer que envolvem tudo com preços beeem convidativos (e o principal, nos pegariam no aeroporto no horário que chegaríamos, e o mesmo para retornar - nos dando um tempo precioso). Qual foi a escolha de vocês? Teriam alguém pra indicar?

2. Agora os campings, vi no Insta que vocês reservaram todos (exceto um) com antecedência, tiveram o perrengue lá, enfim... por acaso tu tens os contatos desses campings ainda e os valores individuais?

3. Vocês conseguiram comprar refeições em todos os campings que ficaram?

4. E é claro, aquela pergunta bem abusada - quanto vocês investiram nessa viagem (obviamente considerando apenas essa etapa de Ilha Grande)? Pode ser uma estimativa, só para termos uma base comparativa.

Essas respostas aí já nos ajudariam um bocado para fechar umas lacunas no nosso roteiro. :D

Abraços!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá @ana carolina cunha muito obrigado pelas informações que já ajudam bastante, mas assim como o Alan estou bastante curioso com os detalhes da experiência de vocês.  Tenho apenas umas dúvida, vocês conseguiram a autorização do INEA para a travessia das praias do SUL e Leste? se sim como fizeram?

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 07/10/2021 em 15:18, Alan Rafael Kinder disse:

Eita, que vida boa hein! Haha! :D

Então, não sei se recordas, mas eu meio que já andei perguntando coisa e outra pra ti pelo Insta.
Semana passada me reuni com uns amigos, um grupo pequeno, e decidimos fazer a volta na ilha também, e agora estamos 'alinhando os pauzinhos'.

Gostei muito do formato que vocês adotaram, e a nossa intenção é segui-lo (com algumas alterações, obviamente).
Apesar de contar com equipamento para camping selvagem e fogareiro para minhas refeições - eu mesmo estou fortemente cogitando a ideia de comprar as refeições nos campings.

Mas então, algumas dúvidas que talvez possas nos ajudar:

1. Quanto ao deslocamento até a Ilha Grande, eu pesquisei sobre fazer isso através de ônibus de linha e fastboat, mas no final das contas vi que existem ofertas de transfer que envolvem tudo com preços beeem convidativos (e o principal, nos pegariam no aeroporto no horário que chegaríamos, e o mesmo para retornar - nos dando um tempo precioso). Qual foi a escolha de vocês? Teriam alguém pra indicar?

2. Agora os campings, vi no Insta que vocês reservaram todos (exceto um) com antecedência, tiveram o perrengue lá, enfim... por acaso tu tens os contatos desses campings ainda e os valores individuais?

3. Vocês conseguiram comprar refeições em todos os campings que ficaram?

4. E é claro, aquela pergunta bem abusada - quanto vocês investiram nessa viagem (obviamente considerando apenas essa etapa de Ilha Grande)? Pode ser uma estimativa, só para termos uma base comparativa.

Essas respostas aí já nos ajudariam um bocado para fechar umas lacunas no nosso roteiro. :D

Abraços!

Meu deus Alan! Mil desculpas - de novo - não vi suas perguntas! Será que ainda dá tempo de responder? Hahahah

Vamos lá:

1. Quanto ao deslocamento até a Ilha Grande, eu pesquisei sobre fazer isso através de ônibus de linha e fastboat, mas no final das contas vi que existem ofertas de transfer que envolvem tudo com preços beeem convidativos (e o principal, nos pegariam no aeroporto no horário que chegaríamos, e o mesmo para retornar - nos dando um tempo precioso). Qual foi a escolha de vocês? Teriam alguém pra indicar?

Na ida, no aeroporto mesmo pegamos naqueles guichês logo no desembarque (dentro do desembarque mesmo, antes de sair pela porta kkkk) porque queríamos pegar o ultimo barco da travessia, em razão do tempo. Cotamos Uber na hora e estava R$ 195,00, negociamos com a mulher do guichê e no fim ela chegou no preço de R$ 200 um "taxi" desses privativos. Na volta pegamos um transfer desses que você mencionou. Pior que não lembro o nome da empresa da volta, mas custou R$ 90 por pessoa (somente a parte terrestre) e deixaram a gente no hostel do Rio de Janeiro - poderia ser no aeroporto também.

A travessia de barco compramos independente = ida e volta R$ 100 por pessoa/ R$ 50 cada trecho.

2. Agora os campings, vi no Insta que vocês reservaram todos (exceto um) com antecedência, tiveram o perrengue lá, enfim... por acaso tu tens os contatos desses campings ainda e os valores individuais?

Vamos lá:

Airbnb - não achei mais o link :( 

Camping da Cristina - 24 99999-9388 (reservamos as refeições com antecedência também) - Bananal

Camping do Bené - 24 98846-4858 (não reservamos refeição, eles tem do lado o restaurante e acabamos pegando somente petiscos e o café da manhã, tem mercadinho perto) - Araçatiba 

Camping do Luis - 24 99999-0386 (o Camping que não reservamos, chegamos e não tinha ninguém, nem refeição, mas conseguimos resolver com as outras opções de restaurantes ao redor) - Aventureiro

Camping da Janete - 21 99997-7160 (reservamos pensão completa com antecedência, importante!! zero mercado e estrutura, então eles precisam de programação anterior para trazer os mantimentos, mas tem outro camping do lado que esqueci o nome e que também tem refeições caso seja necessário) - Parnaioca

- Valores (planilha abaixo pergunta 4)

3. Vocês conseguiram comprar refeições em todos os campings que ficaram?

Praticamente em todos, se não foi nos próprios campings achamos mercado ou algum outro restaurante próximo para comprar.

4. E é claro, aquela pergunta bem abusada - quanto vocês investiram nessa viagem (obviamente considerando apenas essa etapa de Ilha Grande)? Pode ser uma estimativa, só para termos uma base comparativa.

https://drive.google.com/file/d/1ifdw_JousYzsNqQfjI8pFlf2ZU-AeC8F/view

Planilha completinha com gastos! Haahahahah está em ordem de gastos (exceto as ultimas linhas, não consegui classificar por data hehe e eram uns gastos que tinhamos esquecido de lançar em ordem). Na planilha também consegues ver certinho o nome dos campings, valores de cada um, nome dos restaurantes e as refeições e tal. (Observar as abas da planilha, tem uma "Ilha Grande"). O total de toda a estadia foi de R$ 2.200,00, mas vale ressaltar que está nessa lista dias a mais que passamos por lá sem ser na volta a ilha, mergulho com cilindro e outras coisas.

Editado por Ana Caroline Cunha
correção
  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 22/10/2021 em 16:19, Bruno Almeida Lima disse:

Olá @ana carolina cunha muito obrigado pelas informações que já ajudam bastante, mas assim como o Alan estou bastante curioso com os detalhes da experiência de vocês.  Tenho apenas umas dúvida, vocês conseguiram a autorização do INEA para a travessia das praias do SUL e Leste? se sim como fizeram?

 

Oi Bruno!! Acho que o relato vai acabar demorando mais que o esperado, nossas vidas tomaram uns rumos diferentes e faltou tempo e dedicação para continuar, mas quem sabe em breve eu organizo meu tempo e continuo, de qualquer forma, o que precisar estou a disposição :) 

Conseguimos a autorização requerendo nesse e-mail: 

secretaria.peig@gmail.com

Enviei as datas que queria atravessar e solicitei a travessia, eles responderam com uma série de exigências, entre elas: documento de identidade e certificado de vacinação de febre amarela. Também exigem que recolha-se um saco de lixo de 200L e deixe em pontos específicos, no email explicam tudo direitinho mas é legal já deixar os dois documentos salvos no celular para quando fazer o requerimento.

Diz no e-mail pra se pedir com 7 dias de antecedência, a gente pediu meio em cima da hora, mas deu certo kkkkkk

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...