Ir para conteúdo

Roadtrip - De Uruguaiana até Ushuaia, retornando pelo Chile.


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Boa tarde pessoal!

Seguinte, eu gostaria muito de ouvir a opinião de vocês!

Estou já faz algum tempo elaborando um roteiro para uma roadtrip saindo de Santa Catarina com destino a Ushuaia pela Ruta 03, e depois retornando pela Ruta 40 até a região de Bariloche, onde possivelmente entraria no Chile até Santiago, e por fim, de lá, retornaria para Santa Catarina (o mapa é apenas informativo, não há nada definido).

mapa.png.8577a8a3a2d4f57dab490a543ba2cf5f.png

Eu não pretendo entrar no Uruguai nessa viagem - a ideia é sair do Brasil por Uruguaiana, no Rio Grande do Sul - e possivelmente retornar pelo mesmo local.

Esse projeto não é para agora, eu não tenho uma data definida.
Eu tenho mais de 90 dias para utilizar, mas não pretendo necessariamente utilizar todo esse tempo.
Tão quanto não a farei durante o inverno, então caso exista uma atração exclusiva do inverno, essa dificilmente me servirá.

Eu já pesquisei em diversos meios todo tipo de informação pertinente (inclusive aqui no fórum), mas eu tenho consciência que mesmo que eu faça um esforço enorme, ainda não saberei o suficiente.

Minha esperança é de descobrir coisas que eu ainda não sei, que me passaram batidas, ou que eu não consegui dar o devido mérito devido ao formato de pesquisa que utilizei.

Então, o que eu estou buscando são sugestões de atrações (seja natural, histórica, arquitetônica, gastronômica, etc.), dicas, opiniões... enfim, tudo que você julgar que possa ser uma contribuição positiva.

Entendo que gosto é algo particular, mas é justamente isso que eu estou pedindo - me diga o que você acha legal, e eu irei pesquisar a respeito.

Notem que eu não estou falando de valores ou tempo - eu estarei analisando cada sugestão e adaptando no roteiro (quem sabe eu até publique uma versão final dele para ter um feedback).

É isso! Obrigado de antemão.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • Membros de Honra

Como você terá uns 90 dias,  acho que você poderia incluir mais um ou 2 países (Bolívia e parte do Peru).

São tantas atrações, na minha opinião, os lugares mais incríveis  em cada país são:

ARGENTINA:  Buenos Aires,  Puerto Madryn (fauna..), Ushuaia(parque,  montanha , passeios náuticos,fauna), El Calafate (Perito Moreno, algo), Bariloche (montanha, lago, circuito...), Mendoza (parque,  puentes del inca,  montanhas,  Cristo redentor). Região de La Rioja(Parques,  vale da lua...), Noroeste da Argentina(cafayate, Salta,  Tilcara,  Pumamarca , Região das Missões , foz do Iguaçu...... sem esquecer dos maravilhosos Pasos San Francisco(o que achei mais bonito),Aguas negras, Jama.

CHILE:

Torres del Paine,  carretera austral,  Região Puerto varas, pucon(termas, subida vulcão villarica, lago), Santiago, Atacama........

Cada lugar tem várias atrações. 

Editado por casal100
  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Colaboradores
3 horas atrás, Marcelo Manente disse:

No meu relato abaixo tem a viagem que fiz em 2019/20.

 

@Marcelo Manente, que extraordinário o teu relato!

Apesar das dificuldades com o carro, você acha que esses 30 dias foram bem distribuídos?
Deu pra curtir bem cada lugar ou tu te sentiu apressado em atender o cronograma de viagem?
Vi que tu fosse relatando os investimentos dia a dia, tu te recordas qual foi aproximadamente o valor total da viagem (considerando tudo)?

Link para o comentário
  • Colaboradores
48 minutos atrás, casal100 disse:

Como você terá uns 90 dias,  acho que você poderia incluir mais um ou 2 países (Bolívia e parte do Peru).

São tantas atrações, na minha opinião, os lugares mais incríveis  em cada país são:

ARGENTINA:  Buenos Aires,  Puerto Madryn (fauna..), Ushuaia(parque,  montanha , passeios náuticos,fauna), El Calafate (Perito Moreno, algo), Bariloche (montanha, lago, circuito...), Mendoza (parque,  puentes del inca,  montanhas,  Cristo redentor). Região de La Rioja(Parques,  vale da lua...), Noroeste da Argentina(cafayate, Salta,  Tilcara,  Pumamarca , Região das Missões , foz do Iguaçu...... sem esquecer dos maravilhosos Pasos San Francisco(o que achei mais bonito),Aguas negras, Jama.

CHILE:

Torres del Paine,  carretera austral,  Região Puerto varas, pucon(termas, subida vulcão villarica, lago), Santiago, Atacama........

Cada lugar tem várias atrações. 

Olá @casal100, obrigado pela contribuição!

Então, eu tenho aqui onde trabalho um amigo que fez, saindo aqui de SC, uma roadtrip até Ushuaia e de lá até o Alasca, tudinho de carro (obviamente, alguns trechos de balsa, principalmente na América Central).

Volta e meia vou até a sala dele ouvir o relato da viagem dele, e de lá eu fui pegando toda a essência para esse meu projeto.

A respeito dos 90 dias, eu realmente não pretendo utilizá-los todos nessa viagem.
Cogitei incluir outros países, como você sugeriu, mas depois achei que era mais viável separar esse projeto em duas etapas - eu começaria com o 'cone sul', formando a partir de SC, e em outra oportunidade faria o restante ao norte.

Eu sou meticuloso, e me dá prazer poder planejar as coisas, então apesar de sentir-me já bem 'abastecido' de informações, eu nunca descarto a possibilidade de aprender algo a mais.

A maioria das tuas sugestões eu já tenho mapeadas, mas já captei coisa e outra nova para analisar. Por isso já agradeço!

Reforçando que isso é apenas uma pesquisa, eu quero apenas ter uma perspectiva, um esboço, do que poderei fazer, e daí em cima disso alinho a viagem.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
1 hora atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Olá @casal100, obrigado pela contribuição!

Então, eu tenho aqui onde trabalho um amigo que fez, saindo aqui de SC, uma roadtrip até Ushuaia e de lá até o Alasca, tudinho de carro (obviamente, alguns trechos de balsa, principalmente na América Central).

Volta e meia vou até a sala dele ouvir o relato da viagem dele, e de lá eu fui pegando toda a essência para esse meu projeto.

A respeito dos 90 dias, eu realmente não pretendo utilizá-los todos nessa viagem.
Cogitei incluir outros países, como você sugeriu, mas depois achei que era mais viável separar esse projeto em duas etapas - eu começaria com o 'cone sul', formando a partir de SC, e em outra oportunidade faria o restante ao norte.

Eu sou meticuloso, e me dá prazer poder planejar as coisas, então apesar de sentir-me já bem 'abastecido' de informações, eu nunca descarto a possibilidade de aprender algo a mais.

A maioria das tuas sugestões eu já tenho mapeadas, mas já captei coisa e outra nova para analisar. Por isso já agradeço!

Reforçando que isso é apenas uma pesquisa, eu quero apenas ter uma perspectiva, um esboço, do que poderei fazer, e daí em cima disso alinho a viagem.

Rodei uns 150.000kms pela América do Sul por uns 8 anos, 2 vezes p/ano, posso te garantir que o melhor, é fazer do jeito que está programando. Pesquise bastante,  leia e assista vários relatos, assim conhecerá quase tudo das magníficas atrações. Veja dois relatos meus que pode te ajudar um pouco,  apesar de não ser recentes.

 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros
11 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

@Marcelo Manente, que extraordinário o teu relato!

Apesar das dificuldades com o carro, você acha que esses 30 dias foram bem distribuídos?
Deu pra curtir bem cada lugar ou tu te sentiu apressado em atender o cronograma de viagem?
Vi que tu fosse relatando os investimentos dia a dia, tu te recordas qual foi aproximadamente o valor total da viagem (considerando tudo)?

Olha,

Baseado nessa experiência eu diria que a máxima km de cada dia deve ser de 700 a 800, mas somente até se chegar nos destinos desejados, dai pra frente pode ser bem menor e geralmente é.

Gostaria de ter um dia a mais Na região da península Valdez pois logo abaixo tem a pinguineira Punta Tombo Que eu não conheci.

3 dias em Ushuaia são o suficiente, até pq no verão os dias anoitecem as 22:30 h. Punta Arenas é bacana e sua zona franca interessante, mas os preços não são tão bons assim.

No parque Torres del Paine gostaria de ter ficado 2 dias para fazer alguma trilha mais longa, talvez a da base das torres, mas teria de melhorar a minha forma física. kkk

El calafate dá para conhecer em 2 dias. FAz um tour de barco num dia e no outro um treking no gelo e visita a geleira Perito Moreno. Eu me arrependi de não fazer o treking. Os passeios de barco tem o Rios de Hielo, mais curto e barato, e os outros eu não lembro o nome, mas são mais longos e caros. A diferença é que um deles para perto do glaciar Spegazini por alguns minutos e outro tem um almoço no mesmo lugar. Mas todos eles fazem o mesmo roteiro então vai do gosto.

Gostaria de ter ido a El Chalten, mas devido aos atrasos tive de cortar.

A carretera Austral vale a pena, se vc tem 90 dias fazer ela inteira. Mas eu sugiro que entre pelo Paso Roballos que fica em Bajo Caracoles (tem a Cuevva de las MAnos ali, pinturas ruprestes) e vá até o fi dela em Villa O'Higgins. No caminho tem a vola de Caleta Tortel, um lugar quase todo construido em cima de palafitas. Quando estiver voltando na carretera, vá até Chile Chico e volte pela mesma estrada. Este caminho é maravilhoso.

Outra hora te falo o resto.

Um abraço.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Colaboradores
21 horas atrás, casal100 disse:

Rodei uns 150.000kms pela América do Sul por uns 8 anos, 2 vezes p/ano, posso te garantir que o melhor, é fazer do jeito que está programando. Pesquise bastante,  leia e assista vários relatos, assim conhecerá quase tudo das magníficas atrações. Veja dois relatos meus que pode te ajudar um pouco,  apesar de não ser recentes.

 

 

Olá @casal100, agradeço muito sua disposição!

Eu fui lendo os relatos que você me passou, mas confesso que as informações tão meio confusas devido a formatação haha (me perdoe a audácia). Mesmo assim, eu os li, obrigado! :)

  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
  • Colaboradores
10 horas atrás, Marcelo Manente disse:

Olha,

Baseado nessa experiência eu diria que a máxima km de cada dia deve ser de 700 a 800, mas somente até se chegar nos destinos desejados, dai pra frente pode ser bem menor e geralmente é.

Gostaria de ter um dia a mais Na região da península Valdez pois logo abaixo tem a pinguineira Punta Tombo Que eu não conheci.

3 dias em Ushuaia são o suficiente, até pq no verão os dias anoitecem as 22:30 h. Punta Arenas é bacana e sua zona franca interessante, mas os preços não são tão bons assim.

No parque Torres del Paine gostaria de ter ficado 2 dias para fazer alguma trilha mais longa, talvez a da base das torres, mas teria de melhorar a minha forma física. kkk

El calafate dá para conhecer em 2 dias. FAz um tour de barco num dia e no outro um treking no gelo e visita a geleira Perito Moreno. Eu me arrependi de não fazer o treking. Os passeios de barco tem o Rios de Hielo, mais curto e barato, e os outros eu não lembro o nome, mas são mais longos e caros. A diferença é que um deles para perto do glaciar Spegazini por alguns minutos e outro tem um almoço no mesmo lugar. Mas todos eles fazem o mesmo roteiro então vai do gosto.

Gostaria de ter ido a El Chalten, mas devido aos atrasos tive de cortar.

A carretera Austral vale a pena, se vc tem 90 dias fazer ela inteira. Mas eu sugiro que entre pelo Paso Roballos que fica em Bajo Caracoles (tem a Cuevva de las MAnos ali, pinturas ruprestes) e vá até o fi dela em Villa O'Higgins. No caminho tem a vola de Caleta Tortel, um lugar quase todo construido em cima de palafitas. Quando estiver voltando na carretera, vá até Chile Chico e volte pela mesma estrada. Este caminho é maravilhoso.

Outra hora te falo o resto.

Um abraço.

Já estou fazendo anotações no meu roteiro.

Eu tive a oportunidade de conhecer El Calafate e El Chaltén ano passado (foram nove dias), e foi magnífico!
Certamente aproveitarei qualquer chance de passar por lá novamente.

Fico no aguardo das demais informações, e aproveitando, tu saberias me dizer se existem meios de chegar em Puerto Williams saindo de Ushuaia?
Eu tenho muito interesse em conhecer a Isla de Navarino.

Obrigado!

Link para o comentário
  • Membros
34 minutos atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Já estou fazendo anotações no meu roteiro.

Eu tive a oportunidade de conhecer El Calafate e El Chaltén ano passado (foram nove dias), e foi magnífico!
Certamente aproveitarei qualquer chance de passar por lá novamente.

Fico no aguardo das demais informações, e aproveitando, tu saberias me dizer se existem meios de chegar em Puerto Williams saindo de Ushuaia?
Eu tenho muito interesse em conhecer a Isla de Navarino.

Obrigado!

Sinceramente não sei, acho que talvez tenha algo de Punta Arenas ou Porvenir no Chile. Acredito que de Ushuaia não tenha pois acho que os argentinos não gostam de promover o turismo da verdadeira cidade mais ao sul do mundo.

Este post no Mochileiros fala algo.

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...