Ir para conteúdo

Roadtrip - De Uruguaiana até Ushuaia, retornando pelo Chile.


Posts Recomendados

  • Membros

Bom...vou citar uns lugares menos conhecidos e lembrados mas que são muito legais também, dependendo do teu interesse: umas 5 horas de Uruguaiana tem o Palácio San José, que foi onde morou o general Urquiza; em direção a Patagônia tem o Apostadero de Lobos Marinos, que é uma praia onde eles ficam, dá pra chegar bem perto deles; o parque monte león é lindíssmo, e na época que fomos, em Março, estava cheio de pinguins, dá pra ver eles bem de pertinho também; na Villa el Chocón tem o Museo Paleontológico Municipal Ernesto Bachmann; Córdoba é uma cidade muita bonita, com vários museus, igrejas e roteiros turísticos no seu entorno; parque ischigualasto; em Cafayate tanto o caminho da quebrada de las conchas quanto o da quebrada de las flechas passando pelo parque los cardones vale muito a pena..e se gosta de vinho, praticamente todas as regiões da Argentina e do Chile possuem vinícolas, até no Atacama hehe

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Se quiser entrar na Caretera Austral vindo de Argentina terá que ser por Chile Chico, não havendo mais passos habilitados para carros abaixo, pois a região é composta de muitos parques nacionais dos 2 lados.Há,sim,a fronteira da XII Região com Santa Cruz, perto de Calafate, mas em Chile, sem contato com o restante do país, pois está separada pelos campos de hielo. 

Ushuaia não há contato com Puerto Williams,pois essa região fez os dois povos se odiarem e só foi pacificada pela intervenção do Vaticano,a disputa pelo controle do estreito de Magallanes foi intensa e ainda existe entre eles. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Colaboradores
59 minutos atrás, D FABIANO disse:

Se quiser entrar na Caretera Austral vindo de Argentina terá que ser por Chile Chico, não havendo mais passos habilitados para carros abaixo, pois a região é composta de muitos parques nacionais dos 2 lados.Há,sim,a fronteira da XII Região com Santa Cruz, perto de Calafate, mas em Chile, sem contato com o restante do país, pois está separada pelos campos de hielo. 

Ushuaia não há contato com Puerto Williams,pois essa região fez os dois povos se odiarem e só foi pacificada pela intervenção do Vaticano,a disputa pelo controle do estreito de Magallanes foi intensa e ainda existe entre eles. 

Em um primeiro momento eu havia descartado a possibilidade de fazer a Carretera Austral (logisticamente ruim, diversas balsas), mas estou analisando novamente a situação... preciso tentar ver em como isso poderá impactar na questão de investimento e tempo.
A ideia de estar lá do lado, de carro, e não faze-la, soa como desperdício.

Não imaginava essa situação do Estreito de Magalhães e como isso impactava na questão do Canal Beagle.
É uma pena ter a possibilidade de estar tão próximo, mas impedido de fazer a travessia.
Acredito que a alternativa de visitar Puerto Williams saindo de Punta Arenas é a mais viável (se não única), mas talvez seja melhor organizar uma viagem exclusiva para esse fim, desvinculando dessa possível roadtrip.

Obrigado pelas informações!

Editado por Alan Rafael Kinder
Link para o comentário
  • Membros
Em 24/06/2021 em 10:03, Alan Rafael Kinder disse:

Já estou fazendo anotações no meu roteiro.

Eu tive a oportunidade de conhecer El Calafate e El Chaltén ano passado (foram nove dias), e foi magnífico!
Certamente aproveitarei qualquer chance de passar por lá novamente.

Fico no aguardo das demais informações, e aproveitando, tu saberias me dizer se existem meios de chegar em Puerto Williams saindo de Ushuaia?
Eu tenho muito interesse em conhecer a Isla de Navarino.

Obrigado!

Com 90 dias vc pode fazer a Carretera toda. Vc entraria por paso Roballos, Bajo Caracoles, Ia Até Cochrane e dormiria lá (Indico o Hostal Central, simples e barato). De Cochrane a Villa O'Higgins o caminho é belíssimo e tem uma balsa gratuita, Entre essas duas cidades tem a Caleta Tortel, um desvio de 20 km que vale a pena. A vila não tem ruas, os carros ficam na entrada. Só se percorre a vila sobre palafitas, quilômetros de palafitas. Mas se estiver chovendo acho que não vale a pena. Voltando para o norte depois de Cochrane tem Puerto Rio Tranquilo com o passeio de barco das Capillas de Marmol (capelas de mármore). Imperdível e acho que mesmo com chuva, mas se o lago estiver revolto ai não dá.

Seguindo adiante entre a última Vila que falei e a Cidade de Coihaique não tem muitas atrações, mas a beleza do caminho é um espetáculo a parte.

Depois de Coihaique tem um trecho bem ruim de estrada em uma descida de serra de terra travadíssima no meio de uma floresta parecida com a nossa serra do mar. No caminho tem a trilha do bosque encantado, se não me engano, dizem ser encantadora (kkk), mas estava fechada quando fui. Na cidade de Puyuhuapi Tem duas atrações O parque Queulat onde tem o Ventisquero Colgante (geleira pendurada) e lá eu recomendo a trilha de 3,3 km que te leva mais perto e tem um visual incrível, porém se chover ou estiver com muita neblina (comum por lá) faça a trilha curta. A 2ª atração são as termas que tem na cidade, uma na entrada da cidade a 20 mil pesos por pessoa e outra que fica num Lodge e tem de ir de barco. Esse 2º termas eu nem sei o preço, entretanto deve ser uma fábula de caro.

Depois de Puerto Puyuhuapi tem um trecho de terra curto e depois quase só asfalto até Chaiten, lá tem o PArque Pumalin que é gigante, tem termas, trlha para boca de um vulcão, trilhas de cachoeiras e etc.

Em Chaiten tem que pegar um ferry para seguir em frente. Você tem duas opções. Uma pega um ferry ali na cidade mesmo e vai direto a Puerto Mont, outra que eu recomendo vc pega uma estrada por dentro do parque que te leva a Catela Gonzalo e lá vc pega um ferry de 30 m e depois 10 km de terra e depois mais um ferry de umas 3 a 4 h até Hornopiren de onde vc vai de carro até Purto Mont no início da Carretera Austral.

Dali vc tem a opção de conhecer a Isla Chiloé, com ferry tbm. Ou começa a subida para Santiago sabendo que no caminho tem a região dos lagos chilena com dezenas deles, cachoeiras, termas e parques sempre a direita da ruta panamericana nº 5.

 

Desculpe o textão. Me empolguei. kkkkk

Veja meu relato da minha expedição pela carretera: 

 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores
Em 25/06/2021 em 16:35, Marcelo Manente disse:

Com 90 dias vc pode fazer a Carretera toda. Vc entraria por paso Roballos, Bajo Caracoles, Ia Até Cochrane e dormiria lá (Indico o Hostal Central, simples e barato). De Cochrane a Villa O'Higgins o caminho é belíssimo e tem uma balsa gratuita, Entre essas duas cidades tem a Caleta Tortel, um desvio de 20 km que vale a pena. A vila não tem ruas, os carros ficam na entrada. Só se percorre a vila sobre palafitas, quilômetros de palafitas. Mas se estiver chovendo acho que não vale a pena. Voltando para o norte depois de Cochrane tem Puerto Rio Tranquilo com o passeio de barco das Capillas de Marmol (capelas de mármore). Imperdível e acho que mesmo com chuva, mas se o lago estiver revolto ai não dá.

Seguindo adiante entre a última Vila que falei e a Cidade de Coihaique não tem muitas atrações, mas a beleza do caminho é um espetáculo a parte.

Depois de Coihaique tem um trecho bem ruim de estrada em uma descida de serra de terra travadíssima no meio de uma floresta parecida com a nossa serra do mar. No caminho tem a trilha do bosque encantado, se não me engano, dizem ser encantadora (kkk), mas estava fechada quando fui. Na cidade de Puyuhuapi Tem duas atrações O parque Queulat onde tem o Ventisquero Colgante (geleira pendurada) e lá eu recomendo a trilha de 3,3 km que te leva mais perto e tem um visual incrível, porém se chover ou estiver com muita neblina (comum por lá) faça a trilha curta. A 2ª atração são as termas que tem na cidade, uma na entrada da cidade a 20 mil pesos por pessoa e outra que fica num Lodge e tem de ir de barco. Esse 2º termas eu nem sei o preço, entretanto deve ser uma fábula de caro.

Depois de Puerto Puyuhuapi tem um trecho de terra curto e depois quase só asfalto até Chaiten, lá tem o PArque Pumalin que é gigante, tem termas, trlha para boca de um vulcão, trilhas de cachoeiras e etc.

Em Chaiten tem que pegar um ferry para seguir em frente. Você tem duas opções. Uma pega um ferry ali na cidade mesmo e vai direto a Puerto Mont, outra que eu recomendo vc pega uma estrada por dentro do parque que te leva a Catela Gonzalo e lá vc pega um ferry de 30 m e depois 10 km de terra e depois mais um ferry de umas 3 a 4 h até Hornopiren de onde vc vai de carro até Purto Mont no início da Carretera Austral.

Dali vc tem a opção de conhecer a Isla Chiloé, com ferry tbm. Ou começa a subida para Santiago sabendo que no caminho tem a região dos lagos chilena com dezenas deles, cachoeiras, termas e parques sempre a direita da ruta panamericana nº 5.

 

Desculpe o textão. Me empolguei. kkkkk

Veja meu relato da minha expedição pela carretera: 

 

Bom dia senhor, perdoe-me a demora em responder - as coisas têm andado corridas por aqui!

Bah, então, eu estou 'namorando' a idéia de incluir a Carretera Austral nos planos... na verdade é quase ofensivo fazer uma roadtrip passando pela região e não fazendo-a.

Entretanto, existem alguns fatores fortes que precisam ser considerados...
O primeiro é referente ao tipo de veículo para percorrer esse trajeto. Eu tenho consciência que qualquer veículo pode fazer esse roteiro, todavia veículos baixos não 'rendem' bem (vans).
Outra questão é sobre os valores das balsas que precisariam ser pegas, encarecendo de forma significativa toda a viagem.
E por fim, é claro, a questão logística. Não seria algo tão complicado, mas precisaria readequar alguns pontos da viagem (e aumentar o tempo nessa região) para conseguir fazê-la.

Mas não nego que seria uma baita adição para meu currículo de viagem! hahaha

De toda forma, eu tenho incluso nos meus planos entrar na Carretera Austral aí pela região das Catedrais de Mármore, e seguir até Chaiten, e depois retornar (não pegando a balsa) para território argentino.

Agradeço novamente a gentileza em compartilhar suas experiências!

Editado por Alan Rafael Kinder
  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Fala Alan, pelo que li vc é um cara que sabe muito bem o que quer e que precisa fazer para conquistar. Sua viagem será um sucesso! Não tenho dúvidas disso.

Cara, eu acho boa a tua ideia de dividir no cone sul. Isso que vc colocou no mapa inicial, em 35/45 dias vc consegue fazer de boa, inclusive aproveitando as belezas dos lugares. Me parece que se convenceu em fazer a Carreteira Austral. Também acho imperdível.

As dicas que te dou por já ter rodado um pouquinho de mochilão e de moto pela América do Sul é planejar os deslocamentos, ter uma noção de onde irá ficar, planejar que depois de vários dias dirigindo/pilotando loucamente vc precisa se dar algumas folgas. Planeje essas folgas em locais que vc queira ficar, conhecer ou tenha algo que te interesse. Eu penso que uns 3/4 dias pilotando/dirigindo seguidos é bom tirar pelo menos um dia livre.

Ah, se posso te dar UM único conselho é sempre tentar sair cedo nos dias de deslocamento, mesmo que sejam poucos quilômetros. Vc nunca sabe o que vai acontecer na estrada, como ela vai estar, os imprevistos. Desvios, rotas alternativas ou até mesmo se desviar para conhecer um lago, montanha, cidade, toma tempo e é preferível estar na estrada fazendo isso com a luz do dia. Borracheiros estarão abertos, pessoas estarão transitando, etc.

Vejo muito motociclista que acorda de boa, toma seu belo café da manhã e aí lá pelas 10/11 da manhã sai pra fazer um trecho de 700/800km. Em condições normais tende a chegar no destino à noite, quando mercados estão fechados, menos gente está na rua etc. E já em condições de um imprevisto, não preciso nem falar. Então a fica principal é essa: saia cedo, viaje com calma e chegue cedo para aproveitar o seu destino.

Em algumas cidadezinhas, apenas algumas horinhas no final da tarde já são suficientes para conhecer a vibe do lugar e vc não precisa dispender um dia inteiro nela.

Enfim! Fica a dica! Boa trip e precisando só perguntar!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

@Alan Rafael KinderQuando estive pela Carretera toda ela estava asfaltada até uns 50 km pos Coyaque e o asfaltamento continuava.A parte em ripio é muito boa,verão, não mete medo a ninguém, tornando as suas preocupações inúteis, pois no trajeto citado encontraria pouco ripio,além do Parque Quellat,ali sim puro ripio e beleza estonteante. Veja o relato que fiz de lá, deve ter mais pontos asfaltados,embora a obra deve ter parado com o vírus.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Colaboradores
18 horas atrás, thiago.martini disse:

Fala Alan, pelo que li vc é um cara que sabe muito bem o que quer e que precisa fazer para conquistar. Sua viagem será um sucesso! Não tenho dúvidas disso.

Cara, eu acho boa a tua ideia de dividir no cone sul. Isso que vc colocou no mapa inicial, em 35/45 dias vc consegue fazer de boa, inclusive aproveitando as belezas dos lugares. Me parece que se convenceu em fazer a Carreteira Austral. Também acho imperdível.

As dicas que te dou por já ter rodado um pouquinho de mochilão e de moto pela América do Sul é planejar os deslocamentos, ter uma noção de onde irá ficar, planejar que depois de vários dias dirigindo/pilotando loucamente vc precisa se dar algumas folgas. Planeje essas folgas em locais que vc queira ficar, conhecer ou tenha algo que te interesse. Eu penso que uns 3/4 dias pilotando/dirigindo seguidos é bom tirar pelo menos um dia livre.

Ah, se posso te dar UM único conselho é sempre tentar sair cedo nos dias de deslocamento, mesmo que sejam poucos quilômetros. Vc nunca sabe o que vai acontecer na estrada, como ela vai estar, os imprevistos. Desvios, rotas alternativas ou até mesmo se desviar para conhecer um lago, montanha, cidade, toma tempo e é preferível estar na estrada fazendo isso com a luz do dia. Borracheiros estarão abertos, pessoas estarão transitando, etc.

Vejo muito motociclista que acorda de boa, toma seu belo café da manhã e aí lá pelas 10/11 da manhã sai pra fazer um trecho de 700/800km. Em condições normais tende a chegar no destino à noite, quando mercados estão fechados, menos gente está na rua etc. E já em condições de um imprevisto, não preciso nem falar. Então a fica principal é essa: saia cedo, viaje com calma e chegue cedo para aproveitar o seu destino.

Em algumas cidadezinhas, apenas algumas horinhas no final da tarde já são suficientes para conhecer a vibe do lugar e vc não precisa dispender um dia inteiro nela.

Enfim! Fica a dica! Boa trip e precisando só perguntar!

Show! É sempre muito bom receber sugestões de pessoas que já passaram pela experiência.

Quanto ao tempo programado para a viagem, a princípio tenho um roteiro de 42 dias (sem incluir a Carretera Austral, e com alguns pontos sob análise - que possivelmente sofrerão alterações).

E da dica de reservar um dia de descanso para cada quatro dias corridos, eu meio que já cogitei isso e elaborei o roteiro preliminar com uma 'folga' - mas claro, ainda preciso ver pontos estratégicos que poderiam contar com mais liberdade.
Lembrando claro que eu não estarei preso a um roteiro de dias, eu só estou construindo um para ter uma noção de como poderia ser.
Na hora, se eu desejar passar mais um dia em tal lugar, eu certamente farei, contanto que isso não prejudique outro evento.

Pretendo publicar aqui o esboço que tenho elaborado para que vocês, caso queiram, analisarem e possam dar mais sugestões!

8 horas atrás, D FABIANO disse:

@Alan Rafael KinderQuando estive pela Carretera toda ela estava asfaltada até uns 50 km pos Coyaque e o asfaltamento continuava.A parte em ripio é muito boa,verão, não mete medo a ninguém, tornando as suas preocupações inúteis, pois no trajeto citado encontraria pouco ripio,além do Parque Quellat,ali sim puro ripio e beleza estonteante. Veja o relato que fiz de lá, deve ter mais pontos asfaltados,embora a obra deve ter parado com o vírus.

Opa, quando foi que tu passasse por lá?

Eu tenho me baseado em dados que encontro pela internet (e tem muito material desatualizado), e por isso talvez eu estava com essa impressão da Carretera Austral não dispor de boa estrutura para deslocamento.
Mas de fato, se for algo que seja possível incluir nos planos sem causar muito impacto, eu farei.
Estimo um aumento de cerca de 03 (três) dias, considerando o deslocamento condicionado pelas balsas, e também uma folga para poder efetivamente curtir a Villa O'Higgins.

Por acaso tens o link do teu relato? Tens muito material no fórum, e fica bem difícil achar algo específico.
Se não for incomodo eu gostaria de lê-lo.

Obrigado pessoas!

Editado por Alan Rafael Kinder
  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Foi no verão de 2019,estavam asfaltando até o inverno.Tinham alguns meses e retornaram no final do ano,não sei aonde tinham chegado quando chegou o vírus.O relato é um dos primeiros,se não for o primeiro,do tópico de Chile,denominado Carretera Austral,um sonho realizado.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Colaboradores
18 horas atrás, D FABIANO disse:

Foi no verão de 2019,estavam asfaltando até o inverno.Tinham alguns meses e retornaram no final do ano,não sei aonde tinham chegado quando chegou o vírus.O relato é um dos primeiros,se não for o primeiro,do tópico de Chile,denominado Carretera Austral,um sonho realizado.

Achei lá @D FABIANO, excelente relato!
Obrigado pela contribuição!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...