Ir para conteúdo

Mochilão pelo Norte do Brasil


Posts Recomendados

  • Membros
1 hora atrás, D FABIANO disse:

@danielleaNão vai encontrar, pois é necessário muito tempo. Posso te dizer que conheço tudo em várias viagens. Por exemplo, ir de Manaus a Porto Velho por terra é impossível, então tem que ser de barco. Para mim,que gosto do conforto e do luxo, impossível. Fiz em 2 anos diferentes, Manaus quando fui a Venezuela em 2012 e Porto Velho em 2017.De Rondônia pode-se ir ao Acre,que já conhecia,pois em 2015 fui ao Peru de Rio Branco. Não gostei desses 2 Estados e não volto mais.Tocantins e Pará São do outro lado, embora distantes um do outro.Arrependo-me muito do tanto de dinheiro que gastei aqui, pois seria muito melhor utilizado em outro país e sem as exigências de covid atuais.

Entendo Fabiano. 

Muito obrigada por compartilhar. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
3 horas atrás, StanlleySantos disse:

Nossa, e vc vem na pior região do país em termos logísticos, rs

Como sou morador do Amazonas, posso tentar dar alguma luz.

O norte é um pouquinho ruim em termos de estradas, só em Tocantins, Pará e talvez em Rondônia/Acre vc tenha uma possibilidade relativa de se deslocar bem por estradas. Amapá é um estado quase que isolado em virtude dos rios. No Amazonas o negócio é mais via fluvial (o que podem levar alguns dias seus de viagem, dependendo do destino que almeja, como por exemplo Manaus-Santarém ou Manaus-Belém). Mas viagem de barco não deixa de ser uma experiência única para quem é de fora (conhecer as comunidades ribeirinhas, e quem sabe ter a oportunidade de pisar em Parintins, para conhecer a ilha fora da época de festival, ainda mais nestes tempos pandêmicos).

Como o D FABIANO citou, o trecho Manaus - Porto Velho ainda é bem intrafegável (a velha novela da BR 319). De Manaus vc pode pegar ônibus para Boa Vista (Roraima), e assim, recomendo que vc tente conhecer o estado, pois apesar de ter poucas cidades, e muitas fazendas, há alguns lugares que podem garantir boas histórias como a serra do tepequém, Uiramutã, ou Cantá (onde fica a serra grande, lugar bom para trilhas e camping).

No Amazonas vc pode passar uns dias conhecendo Manaus, como nossa capital tem um certo grau de exploração turística, não vai ser difícil achar roteiros regionais (conhecer vila indígena, pescar piranha, ver jacaré, interagir com os botos em algum flutuante, etc.). De Manaus vc pode ainda dar um pulinho em Presidente Figueiredo (a nossa terra das corredeiras e pequenas cachoeiras), Maués (a terra do guaraná), ou em Novo Airão (a terra do boto, e lar do famoso arquipélago das anavilhanas). Para presidente ou Novo Airão existe a opção de ir de ônibus. Para Maués, tem que ir de barco.

Do Amazonas, o ideal seria que vc fosse para o Pará de barco e parasse em Santarém. Por ali tem a vila de Alter do Chão que é muito bonita em termos de praias. De Alter/Santarém, vc pode seguir viagem até Belém, e organizar outros roteiros no estado (ilha do Marajó ou Salinópolis, por exemplo). Maranhão, Tocantins, e o resto do Brasil são acessíveis por terra a partir dalí, então, deixaria Pará por último (se fosse eu, ne...)

Como nunca coloquei os pés no Amapá, Acre ou Rondônia, não me atrevo a dizer o que vc pode encontrar por lá. São estados menos almejados por quem procura turismo, mas dizem que das capitais Porto Velho e Rio Branco vc pode dar um bate-volta em cidades que fazem divisa com Bolívia e Peru, para compras, ou mesmo um pouco de encontro de culturas. Sobre Tocantins....falam muito que o Jalapão é uma região incrível, mas com atrações tão distantes umas das outras que é muito complicado a pessoa desbravar sem uma agência, ou um transporte próprio.

Ah, mochilão na região norte, de preferência, é do mês de Agosto até Novembro, pois é quando chove menos nos estados, e as praias de rio estão mais bonitas. 

Olá, Santos boa tarde!

Tudo bem?

Então a região norte deve ser a mais exótica pra conhecer no Brasil! Abriga a maior parte da Floresta Amazônica, é uma região rica em belezas naturais, histórias, artes e gastronomia...

A ideia surgiu, porque sempre tive vontade de conhecer alguns cantinhos dessa região e como eu já matei as regiões: sul, sudeste e nordeste, decidi fazer a norte agora rs (a mais difícil)! É bom ter desafios! De vez ou outra eu leio pequenos relatos falando da dificuldade de locomoção e etc.

Como a região requer um pouco mais de atenção quanto a logística,  hoje estou considerando em não zerar mais rs! Até pelo fato mesmo de não serem estados(capitais) tão atrativos pra mim. Você mesmo os citou: Amapá, Acre ou Rondônia. Não vi algo que me atraísse tanto sabe?

Roteiro – rascunho com os mais atrativos pra mim:

Amazonas-Manaus : O foco seria Presidente Figueiredo. Mas gostaria de fazer um passeio pra conhecer um pouco do Parque Nacional de Anavilhanas, tentaria viver uma experiência na selva amazônica e nadar com os botos.

Pará-Belém: Irei explorar o Centro Histórico de Belém e seus principais pontos turísticos, vi que tem museus bem bacanas... Quero conhecer também  ilha de Marajó, Ilhas e Trilhas e Alter do Chão.

Tocantins-Palmas: Conhecer Jalapão através de passeios de agência mesmo, porque vejo que é complicado ir solo ne rs. Estou dando uma boa olhada no estado pra ver se mais algum outro atrativo me chama atenção.

Agradeço demais a sua ajuda viu? Clareou sim as ideias aqui.

Gratidão por compartilhar!

Um abraço amigo!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
4 horas atrás, D FABIANO disse:

@danielleaNão vai encontrar, pois é necessário muito tempo. Posso te dizer que conheço tudo em várias viagens. Por exemplo, ir de Manaus a Porto Velho por terra é impossível, então tem que ser de barco. Para mim,que gosto do conforto e do luxo, impossível. Fiz em 2 anos diferentes, Manaus quando fui a Venezuela em 2012 e Porto Velho em 2017.De Rondônia pode-se ir ao Acre,que já conhecia,pois em 2015 fui ao Peru de Rio Branco. Não gostei desses 2 Estados e não volto mais.Tocantins e Pará São do outro lado, embora distantes um do outro.Arrependo-me muito do tanto de dinheiro que gastei aqui, pois seria muito melhor utilizado em outro país e sem as exigências de covid atuais.

Ah sim, entendi. 

Gratidão por me contar um pouco do que achou. 

Um abraço amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
32 minutos atrás, daniellea disse:

Olá, Santos boa tarde!

Tudo bem?

Então a região norte deve ser a mais exótica pra conhecer no Brasil! Abriga a maior parte da Floresta Amazônica, é uma região rica em belezas naturais, histórias, artes e gastronomia...

A ideia surgiu, porque sempre tive vontade de conhecer alguns cantinhos dessa região e como eu já matei as regiões: sul, sudeste e nordeste, decidi fazer a norte agora rs (a mais difícil)! É bom ter desafios! De vez ou outra eu leio pequenos relatos falando da dificuldade de locomoção e etc.

Como a região requer um pouco mais de atenção quanto a logística,  hoje estou considerando em não zerar mais rs! Até pelo fato mesmo de não serem estados(capitais) tão atrativos pra mim. Você mesmo os citou: Amapá, Acre ou Rondônia. Não vi algo que me atraísse tanto sabe?

Roteiro – rascunho com os mais atrativos pra mim:

Amazonas-Manaus : O foco seria Presidente Figueiredo. Mas gostaria de fazer um passeio pra conhecer um pouco do Parque Nacional de Anavilhanas, tentaria viver uma experiência na selva amazônica e nadar com os botos.

Pará-Belém: Irei explorar o Centro Histórico de Belém e seus principais pontos turísticos, vi que tem museus bem bacanas... Quero conhecer também  ilha de Marajó, Ilhas e Trilhas e Alter do Chão.

Tocantins-Palmas: Conhecer Jalapão através de passeios de agência mesmo, porque vejo que é complicado ir solo ne rs. Estou dando uma boa olhada no estado pra ver se mais algum outro atrativo me chama atenção.

Agradeço demais a sua ajuda viu? Clareou sim as ideias aqui.

Gratidão por compartilhar!

Um abraço amigo!

Certo, fico feliz que tenha ajudado de alguma forma. Qualquer coisa estamos aí! Bons ventos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@danielleaComo disse o Stanley, Acre e Rondônia não tem grande coisa. Eu conheço,como outros 25 estados do país. Que tem o Acre?O Rio Branco que dá nome a sua capital, o palácio antigo no qual o interventor da época trabalhava,que virou Museu e conta a história daquele tempo,o centro de artesanato e cultura que verá em toda região, o Museu da borracha que conta a vida de Chico Mendes e a casa aonde ele foi assassinado, aonde iria,mas na época estava chovendo muito e a casa fechada,é no interior, mas o transporte é precário mas tem. Iria de táxi, lá não há/havia agencias. Rondônia é quase igual, tem o que restou da estrada de ferro Madeira Mamoré no Porto,de onde sai um passeio de barco pelo Rio que corta a cidade e a Hidrelétrica construída pelo PT é perto, fui de táxi lá e conhecer um pouco da história do Rondon em um museu perto também. O estado é muito grande, cheio de latifundiários brigando com índios e sede da EUCATUR,cujo dono é político lá. Então há ônibus para todas as partes. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
17 horas atrás, D FABIANO disse:

@danielleaComo disse o Stanley, Acre e Rondônia não tem grande coisa. Eu conheço,como outros 25 estados do país. Que tem o Acre?O Rio Branco que dá nome a sua capital, o palácio antigo no qual o interventor da época trabalhava,que virou Museu e conta a história daquele tempo,o centro de artesanato e cultura que verá em toda região, o Museu da borracha que conta a vida de Chico Mendes e a casa aonde ele foi assassinado, aonde iria,mas na época estava chovendo muito e a casa fechada,é no interior, mas o transporte é precário mas tem. Iria de táxi, lá não há/havia agencias. Rondônia é quase igual, tem o que restou da estrada de ferro Madeira Mamoré no Porto,de onde sai um passeio de barco pelo Rio que corta a cidade e a Hidrelétrica construída pelo PT é perto, fui de táxi lá e conhecer um pouco da história do Rondon em um museu perto também. O estado é muito grande, cheio de latifundiários brigando com índios e sede da EUCATUR,cujo dono é político lá. Então há ônibus para todas as partes. 

 

 

Ah sim, obrigada por compartilhar. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...