Ir para conteúdo

A imigração no aeroporto de Tel Aviv é realmente tão difícil?


Posts Recomendados

  • Membros

Saudações a todos,

Estou planejando uma viajem para Israel em maio de 2023, mas os relatos que tenho visto sobre os rigores da imigração tem me desanimado. 

Pretendo ficar 15 dias em Jerusalém e 15 dias em Tel Aviv. Eu não costumo visitar pontos turísticos nas minhas viagens, meus interesses são gastronomia e fotografia de rua, dos habitantes locais e da arquitetura da região. 

Eu já fiz dois mochilões pela Europa e não tive que dar esclarecimentos sobre roteiros ou sobre o porque eu escolhi visitar tal e tal país. As passagens de saída, as reservas dos hostels e o seguro viagem sempre foram o suficiente.

Estou apreensivo quanto a imigração em Israel. Eu li que eles pedem um roteiro detalhado do que você pretende fazer no país, pediriam, inclusive, para justificar o porque quer visitar Israel em vez de outro país. Será que é verdade?

Será que se eu chegar lá com a passagem de volta, as reservas dos hostels, o seguro de viagem, dinheiro e cartão de crédito, mas sem roteiro definido, nem reservas em passeios ou guia turísticos, serei barrado só por isso? Será que dizer na imigração que meu objetivo é apenas fotografar as duas cidades e seus habitantes, além de explorar a culinária local, que não tenho interesse em atrações turísticas, pode me causar problemas?

 Aff. Eu nunca vi nada parecido com os relatos que tenho lido sobre passar na imigração em Israel. 

Alguém já fez um mochilão sozinho por Israel e pode confirmar se realmente é esse bicho de sete cabeças?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Hey, eu tenho uma amiga que acabou de voltar de lá com o marido, e disse que a imigração foi bem tranquila, tipo aeroporto da Europa. Ela levou vouchers de hospedagem e passagem de volta impressa, que foi pedido pra ver, e perguntaram o que ela ia fazer (a tradicional resposta "turismo").
Não pediram pra ver roteiro e não perguntaram exatamente o que ela iria visitar.

Mas isso é o que aconteceu com uma pessoa, não significa que com todos será da mesma forma. Sabemos que viajantes solitários por exemplo costumam chamar mais a atenção.

No seu lugar iria tranquilo sim, se não tem a intenção de fazer nada errado, não tem pq te barrarem. Só sugeriria fazer alguma pesquisa sobre os locais turísticos, ainda que vc não vá neles, só pra saber caso te perguntem "o que vai visitar".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
1 hora atrás, Daniel_BR disse:

Será que se eu chegar lá com a passagem de volta, as reservas dos hostels, o seguro de viagem, dinheiro e cartão de crédito, mas sem roteiro definido, nem reservas em passeios ou guia turísticos, serei barrado só por isso? Será que dizer na imigração que meu objetivo é apenas fotografar as duas cidades e seus habitantes, além de explorar a culinária local, que não tenho interesse em atrações turísticas, pode me causar problemas?

Esqueci de comentar esta parte. Eu acho que menos é mais, não creio que precisa dar tanta informação. Eu diria turismo, gastronomia, fotografia, sem dizer que não vai visitar nada em específico.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
12 minutos atrás, Juliana Champi disse:

Hey, eu tenho uma amiga que acabou de voltar de lá com o marido, e disse que a imigração foi bem tranquila, tipo aeroporto da Europa. Ela levou vouchers de hospedagem e passagem de volta impressa, que foi pedido pra ver, e perguntaram o que ela ia fazer (a tradicional resposta "turismo").
Não pediram pra ver roteiro e não perguntaram exatamente o que ela iria visitar.

Mas isso é o que aconteceu com uma pessoa, não significa que com todos será da mesma forma. Sabemos que viajantes solitários por exemplo costumam chamar mais a atenção.

No seu lugar iria tranquilo sim, se não tem a intenção de fazer nada errado, não tem pq te barrarem. Só sugeriria fazer alguma pesquisa sobre os locais turísticos, ainda que vc não vá neles, só pra saber caso te perguntem "o que vai visitar".

Obrigado por sua atenção, Juliana.

Eu suspeito que exista um pouco de exagero nessas histórias sobre os rigores da imigração israelense que rodam internet a fora. Principalmente, quando nunca passei por nenhum país árabe, meu passaporte só tem carimbo europeu. Não tenho nenhum vínculo religioso com grupos proselitistas. E, quanto ao resto, vou, como sempre, cumprir com todas as exigências, estadia, seguro, passagem de volta etc. Espero não ter problemas. 

 Eu me expressei mal acima. Não é que eu não vá a um ou outro ponto turístico, é que como esse geralmente não é meu objetivo principal, eu nunca faço um roteiro os incluindo. Mas, sempre acabo visitando algum mais famoso. Meus roteiros se concentram em restaurantes e comida de rua, cervejas artesanais locais e lugares interessantes para fotografar fora da "rota mais turística".

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fui para Israel agora em março desse ano

Estava extremamente apreensivo com a imigração também visto que ja fui pro Irã e fiquei preocupado deles saberem sobre isso e fazerem questionamentos.

Bom, não me perguntaram nada sobre minha ida ao Irã, porém a imigração é meio chatinha sim viu , aquele negocio, depende da pessoa que te atender e do humor dela no dia

Fizeram perguntas do tipo qual era meu motivo de viagem, se eu tinha familia ou alguma relação com israel, perguntou sobre meu roteiro, perguntou quais lugares pretendia visitar, pediu voucher de hotel etc etc 

Considerei até tranquilo visto o que eu já tinha lido e ouvido falar 

Viajei com minha mulher e outro casal, esse casal pegaram outro agente , eles sim tiveram aquela entrevista "pesada" o agente pediu o detalhe do detalhe do que eles iriam fazer lá, perguntas pessoais, etc . (como falei acima depende do agente e do humor dele no dia )

Isso foi a imigraçaõ no aeroporto p/ entrada 

Na fronteira terreste ,na volta da Jordania  foi MUITO pior, pegamos um agente que também questionou um MONTE de coisa , pedindo vários detalhes da nossa viagem a israel e pra jordânia, perguntando coisas pessoais sem relação com a viagem em si, do tipo "há quanto tempo minha mulher e eu eramos amigos desse outro casal" , "como a gte tinha se conhecido", a mulher do meu amigo foi levada para uma revista corpórea .... 

outro lugar que tivemos que responder um MONTE de coisas foi num check point indo pra Nazaré entre a cisjordania e o estado de israel propriamente 

 

E se não bastasse, no dia de ir embora, passamos também por um agente no aeroporto, esse sim queria mostrar serviço, até entrevistou minha mulher e eu separados para saber se não tinha inconsistência nas respostas, ela perguntou até o nome da minha vó! 

Eles realmente são super rigorosos e preocupados com a questão da segurança

Então se prepare pode ser que você caia com um agente que não questione muito mas  pode ocorrer de pegar um agente daqueles e ter que ficar comprovando e dando um monte de explicações sobre o motivo da viagem 

A verdade que nenhuma resposta que te derem aqui vai ser 100% do que vai acontecer 

Editado por FCRO
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
32 minutos atrás, FCRO disse:

até entrevistou minha mulher e eu separados para saber se não tinha inconsistência nas respostas, ela perguntou até o nome da minha vó

Eles entrevistam em inglês? Se a pessoa não falar vem um intérprete? Meu inglês é bem meia boca e meu marido não fala, fico pensando se ele passa por uma entrevista dessa coitado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
14 minutos atrás, Juliana Champi disse:

Eles entrevistam em inglês? Se a pessoa não falar vem um intérprete? Meu inglês é bem meia boca e meu marido não fala, fico pensando se ele passa por uma entrevista dessa coitado!

em ingles, inclusive ela me entrevistou primeiro e depois seria minha mulher, ai falei pra ela que ela não falava ingles muito bem.

ai a pessoa lá só fez algumas perguntinhas bem básicas 

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Juliana ChampiJá contei aqui várias vezes que no ano passado poderia ter problemas na entrada da Suiça.Não deram entrada e chamaram o chefe de migração.Ele veio sorrindo e ,em espanhol,lingua que domino totalmente,pediu-me tudo.Até dinheiro e explicar tudo que ia fazer.Aproveitei e dei uma lição de espanhol e turismo na Suiça nele.Ficamos,então,batendo papo sobre o caos que está mergulhado o Brasil.Eles sabem tudo,dise a mim que eu tinha sido escolhido naquele voo e a escolha é aleatória.Nem passei por aduana,meu grande medo,pois levo muito medicamento.Ele liberou de vez.Agora,imagine se ele quisesse falar outra lingua.Ah,Suiça,que saudades!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
20 minutos atrás, Daniel_BR disse:

Caramba. Parece que será um cara ou coroa. Vamos ver, ainda tenho tempo pra decidir se tento a sorte em Israel ou se escolho um país com uma imigração menos paranóica para as próximas férias.

Bora pra Índia! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...