Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Canivetes & Facas: Afiação

Postado
  • Membros

Olá Pessoal,

Alguem sabe como fazer a amolação de laminas com serrilha? ::sos::

Editado por Visitante

• Respostas 461
  • Visualizações 125.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Bom, vou comprar uma chaira de ceramica e couro.. minha pedra é exatamente essa Cabral, vou tentar refinar a afiação por enquanto com esses itens e talvez la pra frente comprar uma pedra melhor.. amanha vou tentar fazer esse triangulo de 20 graus... só nao sei onde providenciar o oxido de cromo, alguma sugestao? O facao eu ja desbastei o aço um pouco, mal, mas desbastei.. sendo assim a chaira funciona agora pra ajeitar ofio? Ou a chaira só funciona se o fio tiver bem feito?

Postado
  • Membros

Eduardo,

Infelizmente a chaira cerâmica só funciona se o fio já tiver praticamente rapando cabelo, porque a quantidade de metal que ela remove é tão pequena que se o fio estiver só "meio ruizinho" você levará uma eternidade para colocar um microfio com esta chaira! :o::mmm:

Eu já postei aqui neste fórum o telefone da Polil aqui em minha cidade. É local mais barato que encontrei as barrinhas de óxido de cromo. Eles remetem via correios ( PAC ).

Postado
  • Membros

hehehe beleza, bom saber.. pois é vai ficar pra depois essa aquisição porque vou ficar 1 semana no mato na semana que vem.. E cabral, voce acha que é possivel dar um fio razoavel ou bom com essa pedra no facao? A amzon ficou razoavel, vai quebrar um bom galho por enquanto, vou tentar melhorar o fio amanha.. só to preocupado com o facao e minha namorada que nao me aguenta mais falar sobre aço heheheh

Postado
  • Membros

Eduardo,

hehehehehehehe

Aprenda com os Mestres daqui: quando tiver oportunidade compre uma Mora stainless e diga que é para a namorada usar... não diga que é para ela usar na "cozinha", mas para frutas, etc... :wink:

Com relação ao facão dá para ficar com um fio muito bom só com a pedra carborundum; facão não precisa de fio espelhado!

Vai dar tranquilamente para você deixá-lo tão afiado quanto qualquer outro facão que você já tenha visto! ::cool:::'>

Rapaz, mas ir para mato logo depois do natal e antes do ano novo??? Uns aqui vão dizer: felizardo!!! ::tchann::

Postado
  • Membros

Pois é Cabral, a namorada do meu pai é uma privilegiada, o pai dela tinha uma casa lá no Parque do Marumbi e passou pra ela, dai ficaremos 1 semana subindo tudo que der e passar o ano novo provavelmente em alguma janela de algum dos morros.. vai ser um camping com barraca de madeira kkkkkkkk ::tchann:: E cabral, existe alguma pedra no mercado nacional que seja melhor, pra dar um fio mais preciso pra facas pequenas? Vi um video de uns caras falando que pra facao e machado tudo bem a carbodurum mas pra facas menores que necessitam um fio diferente a carbodurum sò "come" o aço :| verdade?

Postado
  • Membros

Eduardo,

Na verdade, realmente o carborundum é muito eficiente para remover aço quando se necessita refazer todo o fio devido a deformidades. À esta altura, você já deve saber o que é fio secundário e primário ou desbaste de alívio e fio primário. Nestes casos a manutenção se dá apenas com pedras de grana bem mais fina ou com hastes cerâmicas.

Mas com técnica, é possível sim dar um fio que rapa cabelo só com a carborundum dupla face, só que dá muito mais trabalho. Ao estar com seu fio pronto, ou seja, após usar o lado fino da pedra, agora você não mais removerá aquela laminha que fica e apenas passará a gotejar água para que ela não seque. Vai passar a lâmina sem pressão alguma, apenas o peso da própria lâmina, agora não mais para afiar, mas para polir o fio.

Óbvio que não ficará com um polimento como se passado em granas mais finas e depois stropado em óxido de cromo, mas rapara cabelo! Não dá para fazer a barba, mas os "cabilim" do braço e da perna sofrem de "queda precoce"! :mrgreen:

Como sugestão de uma única pedra para você comprar para refinar e polir os fios, seria uma japonesa sintética tipo waterstone, uma Suheriro ou uma King de grana 1200. É bem eficiente para remover pequenas quantidades de metal e dá um polimento muito bom, que é claro melhora bem mais com o óxido de cromo.

Você achará dela combo, mas não compre um combo de 1200 com outra grana inferior, pois não vale a pena. Ou a 1200 "pura" ( é mais barato ) ou um combo tipo 1200/3000 ou 1200/4000 ( são mais caras ).

Aqui neste fórum tem uns endereços de alguns vendedores destas pedras no mercado nacional ( comprar lá fora é furada por causa do frete! ).

Não tem como escapar, se você quer um fio realmente de navalha a lâmina tem que ser terminada no strop com óxido de cromo. Todo mundo que gosta de afiação, mais cedo ou mais tarde acaba comprando! E o grande detalhe: mesmo saido direto apenas do lado fino de uma carborundum dupla-face, ao se passar a lâmina no strop de couro com óxido de cromo nota-se uma diferença grande na capacidade de corte do fio! ::otemo::

Postado
  • Membros

Poderiam, os que compraram a 'Fallkniven DC4 Whetstone' pelo link do eBay postado aqui, me informarem quantos dias demorou para chegarem? E se mandaram algum código de rastreamento? Preciso ver qual endereço colocar para recebê-la.

Valeu!

Postado
  • Membros

E,

A minha levou cerca de 40 ou 45 dias... não me lembro de número de rastreamento, pois mesmo que houvesse como sempre compro pelo "mail mais barato " o rastreamento é só um número que informa que o produto foi aceito...

Postado
  • Membros

O rastreamento existe mesmo no tipos de entregas mais simples aqui no Brasil, é só entrar com o código no site dos correios que verá aonde a encomenda está. Já fiz compras assim vindo de fora, mas não lembro se acompanhei o pedido. Seria importante pelo lugar que estou morando. Bom, vamos ver os outros que pediram e saber obtenho alguma resposta sobre isto também!

Valeu, Cabral, sempre prestativo!

Postado
  • Membros

(E):

Algumas opções de envio do correio americano não tem rastreamento, o código só serve para confirmar o recebimento, extravio ou devolução.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.