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Canivetes & Facas: Afiação


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Então, já comprendi e aprendi bastante nesse papo sobre fio primário e secundário..

Amanhã farei o seguinte, tentarei com minha Faca Amazon..

1 moeda de 5 centavos vou apoiá-la na moeda e usar esse angulo na pedra grossa até sentir a rebarba (que não sei se é meu caso mas essa faca é mais difícil de perceber, no meu Gator Jr. quando eu "afiei" ele eu senti bem a rebarba e consegui no final das contas dando um fio bem bom, está cortando papel hehe não sei como consegui mas consegui), daí faço isso dos dois lados da faca, na passada do outro lado quando sentir a rebarba uniforme nesse lado eu devo passar somente uma vez no outro lado certo? Pra tirar essa rebarba..

E a pressão que eu aplico nesse processo, é o peso da faca? Um pouco de força?

E depois eu vou pro lado fino com 2 moedas, certo? E passo umas 8 vezes (4 de cada lado).. correto pessoal? Ou eu posso dar fio no lado grosso com 2 moedas e depois passar pro lado fino com 2 moedas pra diminuir os ruídos do lado grosso?

Infelizmente não tenho aind o couro com óxido de cromo porque não sei onde vende isso em Curitiba, mas estou pesquisando!

 

Mas ainda fiquei com dúvida quanto a utilização da Chaira, qual sua função? É quando voce não precisa remover muito aço e só dar uma retocada no fio?

Abraços!

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Eduardo,

 

Leia com mais atenção o que eu e o (E) escrevemos. Mesmo no desbaste de alivio, depois que você sentiu a rebarba de um lado, virou passou na pedra até sentir a rebarba do outro e ai 1 ou 2 passadas de cada lado bem de leve só para matar a rebarba.

 

Ainda assim, você usará o lado fino da pedra, com pouca pressão, APENAS PARA SUAVIZAR OS RISCOS provocados pelo lado grosso da pedra. Mas de novo, você deve usar este lado fino até sentir uma rebarbinha, então vira e passa até sentir a rebarbinha de novo. Passa-se então 1 ou 2 vezes de cada lado bem de leve para matar esta rebarbinha.

 

Agora sim, você colocará as 2 moedas e USARÁ APENAS O LADO FINO da pedra, pois muito pouco metal terá que ser removido. Vá passando até sentir uma rebarbinha; normalmente de 2 a 4 passadas serão o suficiente . Vira o lado da faca e passa mais 2 a 4x até sentir a rebarbinha. Ai alterna-se um lado e outro bem de leve apenas para matar a rebarbinha. Está pronto!

 

Dai para frente para retocar o fio, usar apenas as 2 moedas e o lado fino da pedra, pois como já foi dito à exaustão muito pouco metal terá que ser removido.

 

Com relação a que pressão exercer na hora da afiação, depende muito do tipo de aço. Com o D-2 por exemplo, se você exercer muita pressão estará arrancando os carbonetos de cromo da matriz ao invés de desgastá-los. Mas de maneira geral, ao se usar o lado grosso da pedra no desbaste de alívio pode sim usar um pouquinho mais de pressão, principalmente com aços simples como o 1095, 1075, etc.

 

Por fim, só lembrando que o lance das moedas é uma aproximação e que irá haver variação do ângulo do fio de uma lâmina para a outra, dependendo da espessura de sua espinha, mesmo você usando a mesma moeda. Só para você não ficar confuso, vou frisar que para uma mesma lâmina ( mesma largura e mesma espessura ) o ângulo será sempre o mesmo quando você usar uma ou duas moedas ( claro que com uma será um e com duas será outro maior ).

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Cabral, mas na prática essa etapa de desbaste de alívio "deve ser" (de acordo com o tipo de fio que eu quero dar pra ela) por exemplo entre 11 e 12 graus de angulo para no fio secundário eu calcular um angulo de 23 graus por exemplo baseado na "tabela" do (E).. correto?

Sendo assim (se eu estiver correto) eu devo passar no lado grosso com angulo de 11 ou 12 graus até criar rebarba nos dois lados e matar a rebarba, daí pronto. Faço a mesma coisa com o mesmo grau do lado fino, até aparecer a rebarba, e mato elas, desgaste de alívio feito.. DEPOIS disso eu faço um angulo de 23 graus e passo SOMENTE no lado fino da pedra passo umas 4 vezes para sentir a rebarba, vou pro outro lado e após isso levemente passo novamente nos dois lados para matar a rebarba.. Teoricamente TRABALHO FEITO.. correto?

O aço da Amazon como voce disse é mais mole.. isso quer dizer que preciso fazer pouca pressão no desgaste de alívio (?) e menos ainda no lado fino?

 

Desculpa aí galera, sou meio lerdo! :x

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Eduardo,

 

Agora sim você pegou a "coisa"! ::cool:::'>

 

Só largue mão deste preciosismo de 12 ou 13 graus e 23 graus... ::dãã2::ãã2::'> Como você está começando a entender e usar o sistema use o esquema das moedas!

 

Quando você já estiver dominando a técnica, faça experimentos. Use uma moeda mais fina no desbaste de alívio; isso afetará muito pouco a durabilidade do fio verdadeiro que você fará depois. Se eu não estiver muito enganado, com 2 moedas de 10 centavos na pedra e usando uma Amazon o fio verdadeiro deverá ficar entre 15 e 20 graus.

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Eduardo,

 

Você entendeu mas ainda não compreendeu a essência da coisa.

 

Só para citar uma marca famosa que normalmente já vem com um desbaste de alivio razoável que é a Spyderco, ainda assim ele é de 15 graus de cada lado! :o Nos meus 3 Spyderco eu fiz um desbaste de alívio de 10 graus de cada lado: no 8Cr13MoV, no VG-10 e no ZDP-189.

 

Se a Police com um aço mole suporta um desbaste de alívio de 10 graus de cada lado e um fio verdadeiro de 20 graus de cada lado, por que em nome hefestus eu manteria o desbaste/fio original de fábrica que deve ser de 20 ou mais graus de cada lado?

 

Para fazer isto, então para que usar a técnica do desbaste de alívio e fio verdadeiro? Mantenha então o fio de fábrica. Vai rolar e dentear num piscar de olhos, mas se o que procura é isso, fazer o quê?

 

Eduardo, aqui vai mais uma tentativa. Você conhece as Moras Classic e outros modelos, certo? O seu fio é o scandi, ou seja, a lâmina vem íntegra, sem desbaste até cerca de 2/3 de sua largura e de repente, bam! Você tem um desbaste de cerca de 10 graus de cada lado que se encontram formando o fio.

 

Pois bem, este fio em "V" tem 10 graus de cada lado, ou seja, 20 graus inclusos. É um fio agudíssimo com muita habilidade de corte, só que não dura! Ele pode ser excelente para entalhar madeira, mas qualquer outra coisa que você for cortar com ele, até um pão de sal torradinho ele vai rolar e dentear.

 

Encare a Mora como o fio da sua Amazon. Se ela tivesse de fábrica este desbaste de 10 graus de cada lado ( coisa que ela não tem! ), para refazer este fio de fábrica dela você teria que apoiar este fio na pedra e remover metal de toda a área do fio toda vez que fosse retocá-lo. Assim como a Mora. Se não for feito nela um fio primário ( considerando o desbaste já existente o fio secundário ), toda vez que o fio degradar você terá que remover metal de toda aquela área do scandi.

 

Como no caso das Moras este fio vai rolar e vai dentear com o uso corriqueiro, toda vez você terá deitar aquela parte na pedra e remover muito metal para restaurar o fio navalha dela e neste processo sua faca vai sendo literalmente comida pela pedra!

 

Agora, se você deitasse a porção scandi da Mora na pedra, removesse os dentinhos e a afiasse normalmente e depois levantasse ela um pouquinho da pedra e desse um outro fio com um ângulo um pouquinho maior ( 2 moedas = mais ou menso 20 graus de cada lado ), este fio ainda teria uma habilidade de corte muito boa e seria muito, mas muito mais durável! E na hora de retocá-lo, você só o faria neste fiozinho primário ( 20 graus de cada lado ou 2 moedas ) e não em todo o desbaste scandi ( que agora no caso seria o desbaste de alivio ).

 

Eduardo, caso ainda tenha ficado com dúvidas, vamos esperar que algum amigo com mais didática que eu consiga lhe explicar. :)

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Eduardo,

 

Pois bem, este fio em "V" tem 10 graus de cada lado, ou seja, 20 graus inclusos. É um fio agudíssimo com muita habilidade de corte, só que não dura! Ele pode ser excelente para entalhar madeira, mas qualquer outra coisa que você for cortar com ele, até um pão de sal torradinho ele vai rolar e dentear.

 

 

Exagero mode ON :twisted::twisted::twisted:

 

Eita pão duro mineiro.

 

kkkkkkkkk

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