Ir para conteúdo

A Fantástica Turquia!! Istambul - Ankara - Região da Capadócia (Nevsehir, Avanos, Goreme) - Pamukkale - Ephesus - Konya - Kusadasi - Bursa


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Eu sou leitora deste site há muito tempo, mas só este ano efetuei meu registro. Resolvi fazer o relato retroativo de uma viagem realizada por mim e o marido antes do meu registro aqui no site pela relevância que ela teve para mim e com o objetivo de divulgar o destino, que é mágico! E tb tem algumas pessoas que me escrevem MP pedindo dicas, então já ficam todas dadas! :D

 

PRÉ-VIAGEM

Quando comecei a pensar para qual destino seria esta viagem (ocorrida em junho de 2013), só tinha em mente que queria ir “pra um lugar diferente”. Eu sempre sonhei em viajar mundo afora... então escolher um único destino quando vc quer conhecer o mundo todo, é tenso!

 

A ideia inicial era Jordânia e Egito, abandonada em pouco tempo por falta de orçamento. Aí fiquei naquela... sem saber pra onde ir sem gastar um rim. Eu acompanhava muitos blogs de viagens e promoções, como o MD, e era fato que, graças ao sucesso de uma novela que passava na Globo à época, a Turquia estava em alta.

 

Eu não assistia novela, mas sabia que a Turquia era um país islâmico, que continha a fantástica cidade de Constantinopla (hj Istambul) e tinha paisagens de outro mundo... e só. Aí fui dar uma olhada mais a fundo. Em meia hora eu tinha decidido que eu ia morrer se não fosse pra lá urgente!! Meu marido achou a ideia ótima, então bora!

 

ROTEIRO

O roteiro é o que está no título! Circular! Fizemos toda essa maratona de busão, com exceção da travessia do mar de Mármara, feita de Ferry. Mas tem como otimizar muito!

Imagem1.png.858ec548f50ae699afd365028a0b76a7.png

 

HOSPEDAGEM

Ficamos hospedados nas seguintes cidades:

Istambul: hotel Ramada (não recomendo)

Avanos (Capadócia): hotel Suhan (legal...)

Pamukkale: hotel Tripolis (recomendo)

Kusadasi: Euphoria Resort (recomendo)

 

GASTOS

A moeda local é a lira turca, que na época estava praticamente pareada com o real. Levamos dólares pra trocar lá. Tenha LIRAS TURCAS. Troque seus euros ou dólares por liras. Não fiquei correndo atrás de cotação, troquei no hotel e em locais aconselhados pelos turcos nas ruas. O lance de ter lira é que os mercados e comércio de rua até aceita euro e dólar, mas a cotação é muito desfavorável. Tinha coisa que custava UM, independente da moeda, kkkk... 1 lira (= 1 real) ou 1 dolar (= 2 reais) ou 1 euro (= 3 reais)... portanto, tenha liras!

 

Uma refeição normal custava em torno de 20 liras por pessoa. Só que os preços variam muito... como tudo é muito turístico, tem hora que a coisa fica sem controle. Em alguns lugares uma garrafa de água de 500ml custava 3 euros... uma coca light 4 euros... no mercado ou posto de gasolina era cinquenta centavos de lira a água de um litro!!!

 

O gasto total com a viagem foi cerca de 14 mil pro casal, 12 dias. Mas fiz muita bobeira. Por inexperiência em viagens deste tipo, comprei passagens caras e contratei serviços desnecessários. Além de ter simplesmente amado o país, também aprendi uma lista de coisas “a não repetir”. Hoje se fosse fazer a mesma viagem gastaria muito menos... veja abaixo as principais coisas a não fazer:

 

1) Passagens: paguei 5700 reais para dois adultos, pela Swiss, Gru > Istambul, com conexão em Zurich. Achei o serviço da Swiss espetacular, mas depois de ter aprendido a comprar passagem, tive ciência de que paguei caro demais. Mas valeu a pena, renomeei essa tontice como “aprendizado”, kkkkkkkk... hoje estou “craque” em comprar passagens!

 

2) Comprei um chip “global” ainda em Guarulhos pq a moça era muito boa em me dizer que era necessário... não é, não compre, kkk... é caro.

 

3) Passeios guiados: eu nunca tinha ido tão longe, meu inglês é meia boca, eu tinha receio de não saber me comportar em um país islâmico, e por isso, contratei visitas guiadas. Mas esta opção foi um “aprendizado” que não considero “tontice”. Eu estava insegura, precisava disso. E não foi de todo ruim. Repetiria a escolha em países em que não me sentisse segura, tipo Egito ou Índia. Mas na Turquia é totalmente desnecessário!! De qualquer forma, os pontos altos foram: deslocamentos eficientes, o guia (sabia muito de tudo, era historiador), as pessoas que conheci. Os pontos baixos: o tempo marcado, o tempo desperdiçado com atividades que eu não tinha interesse e o guia (kkk, ele era bom, mas era muito mal humorado).

 

Agora... a viagem!

Editado por Visitante
  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

A VIAGEM

 

Chegando até lá!

Passei a noite que antecedia a nossa partida em claro, óbvio, olhando para o céu e lamentando aquele imenso oceano que pairava perto da minha janela, prestes a desabar... enquanto meu marido dormia tranquilamente, que inveja. Bom, o céu não desabou, e partimos para São Paulo sem atrasos.

 

Tinha comprado este trecho interno separado, pq a Swiss não vende (vendia?) saída do interior... então comprei a ida LDB – GRU bem cedo, e nosso voo pra Istambul partiria só a noite! Ficamos o dia todo no aeroporto, andamos, sentamos, comemos, bebemos, enjoamos de estar ali, tudo isso mil vezes. O relógio parecia ter parado. A gente tem um monte de amigos na cidade, mas era dia de semana, todo mundo trabalhando, Guarulhos longe pra burro... resolvemos ficar por ali mesmo.

 

Umas 3 horas antes do voo abriu o despacho de bagagem e check in. Já imprimiram os dois cartões de embarque (São Paulo > Zurich, e Zurich > Istambul), e informaram que nossas bagagens seriam retiradas somente em Istambul. Enfim chegou a hora.

 

Entramos naquele avião imenso... nunca tinha pego um destes! A disposição das poltronas na econômica era 2-4-2, e tínhamos um destes de “2”, graças a Deus! Digo isso pq mesmo sendo Swiss, econômica é econômica, naquele esquema lata de sardinha! Sendo nas poltronas de par, eu podia me esparramar em cima do marido. Não que adiantasse, não dormi nada. Nunca durmo, rs.

 

3.JPG.27af182a51078f58cf425ccbc1674078.JPG

 

O serviço de bordo foi ótimo... tomei umas duas daquelas garrafinhas de vinho, fiquei meio tonta, kkkk... meu marido tb! O rango tb tava bom! Já tinha enjoado de comer e beber, apagaram as luzes, e duas horas depois acenderam pra servir o café. Viajar contra o fuso é engraçado. Comi mais, kkkk! E chegamos em Zurich!

 

2.JPG.be3480689d2333447596c8c0d062a702.JPG

 

Aeroporto imeeenso! Pouco antes de chegarmos, ainda no avião, as telas de aviso mostravam os números dos terminais e portões das conexões. Saímos do avião meio perdidos e seguimos o fluxo... kkkkkkk... fui reparando nas placas e achei que tava mesmo indo na direção correta. Andamos em esteiras, escadas rolantes e um metrô. Uns 15 minutos depois de ter desembarcado eu já tinha achado o nosso novo terminal.

 

4.JPG.e881b3fcff9b71a7a628b6586377f1ec.JPG

 

Eu não tinha certeza se ia passar pelo controle de passaporte, mas aparentemente não ia. Achei melhor perguntar pra um funcionário da Swiss. Ele pediu pra ver meu cartão de embarque e disse sorrindo “Está bom assim”, em português, haha!! Mas acho que ele só sabia falar isso. Hoje sei que é claro que não íamos passar na imigração na Suiça... não íamos sair do aeroporto (conexão 3 horas) e a Turquia não é integrante do Schengen!

 

Ok, resolvida essa imensa fonte de desespero, kkkkkk, resolvemos olhar ao redor e dar uma andada na área de embarque, que na boa, era muito grande. Na época eu fumava, e gente, eu tava desesperada. Fui atrás de uma sala de fumantes que já tinha visto que tinha.

 

Achei que ela foi feita de propósito daquele jeito. Era no alto de uma escada de uns 4 lances. A gente já chegava lá botando os bofe pra fora. E aí aquele aquário projetado sobre a pista, gelaaado, silêncio mortal, enfim, esquisitíssimo.

 

Falando em silêncio, OOo lugar quieto. Um monte de gente andando pra lá e pra cá... em silêncio. Deve ser coisa da Suiça. Mas enfim chegou a hora de partir de novo, e lá fomos nós. O avião dessa vez era desses comuns, 3-3. Não sei modelos de avião, rs. Uma hora e meia depois aterrissamos na Turquia! Apaixonando pela Turquia em 3, 2, 1...

 

1.JPG.c58f90908cade2b186a8d2644fbbd4a9.JPG

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

ISTAMBUL

 

Aeroporto de Ataturk uma zona... filas imensas, gente com todo tipo de roupa por toda parte... falando alto, falando árabe, grego, chinês, alemão... que doidera! Nada parecido com o que eu tinha conhecido na Suiça horas antes...

 

Fomos pra fila da imigração... passamos juntos, eu tinha uma pastinha com zilhões de documentos... o moço nem olhou na minha cara, após o carimbo me disse algo em turco que eu imagino que tenha sido um “bem vindos”, rs.

 

Pegamos o transfer pro hotel meio assustados, mas logo de cara já fomos nos apaixonando pela cidade. É imensa, linda, vibrante, mágica. Vc vê arranha-céus e o muro de Constantinopla... Mesquitas fantásticas por toda parte, flores nos postes... eu simplesmente me encantei muito! A primeira impressão foi ótima. Eu já queria me mudar pra lá... veja mais adiante porque não daria certo!

 

5.JPG.763f664e4259f73d44cdc316216a4927.JPG

 

Hotel... ficamos num hotel chamado Ramada, mas tem dois, fiquei no bairro de Tekstilkent. Apesar de ser um excelente hotel, não recomendo devido a ficar num lugar ermo, bairro industrial, longe de tudo que possa ser interessante. Fiquem hospedados em Sultanahmet!

 

Eu tinha guia lembra? Foi legal pq o cara era turco, manjava muitíssimo de arte e história, coisas que me interessam muito... mas... era aquela coisa com horário, odiei. Foi a primeira de nunca mais. Com o guia nós visitamos:

 

a) O bairro de Sultanahmet, onde tudo acontece. Aqui tem a Santa Sofia (e as cisternas da Basílica), Mesquita Azul, Gran Bazar, Palácio Topkapi, Hipódromo romano (que é a praça entre a mesquita azul e a Santa Sofia), enfim, o clássico! Se vc for fazer a coisa toda no esquema turista, vc faz em um dia... mas recomendo fortemente curtir com calma. O Palácio de Topkapi é imenso e lindo... leva meio dia pelo menos com calma. Tb recomendo comprar tudo o que for possível antes, as filas de quem não tinha os tickets eram desanimadoras. Mais impressões junto às fotos!

 

Imagens de Santa Sofia!

6.jpg.661b426be62eff4418b0a3afd253b837.jpg

6a.jpg.00820fa91ea7024597e59f034a63fc7e.jpg

7.jpg.8684f90f662e40e7f8947e618e175ff5.jpg

8.jpg.7c3d8de9a9015f4d0f0791f35a355eca.jpg

9.jpg.cd9209c037967d8dbb0ca509b70d4425.jpg

10.jpg.e074353b7ada348fcadc17f1d5ead1fc.jpg

 

Imagens da Mesquita Azul!

11.jpg.14d226a9c7028a390718ab437a39f5b5.jpg

12.jpg.3fde812ae9f7f22db384718b7824a5b0.jpg

13.jpg.1d19434ccc3c9e14f6ca318b1b17c456.jpg

14.jpg.bd6136052e71382de54bf3f3623fc789.jpg

15.jpg.81a979ca23cd0378d1c4a41b372fa57e.jpg

 

Imagens do Palácio de Topkapi

16.jpg.af430a37eb63899010407ad3db9b4379.jpg

17.jpg.8affe6490fcfb63d1f9ebe100e6fac20.jpg

18.jpg.91d8b526e835e871429ec4f918675678.jpg

19.jpg.e942ce53d1459692bc1fe250358dfa9f.jpg

20.jpg.8bab80b19be98cf02431f7959d7abfa2.jpg

21.jpg.d68805907ee2f9863bfe5cfe5bd6b70b.jpg

22.jpg.f31c448ce487b226cd1cfa3137401c1b.jpg

23.jpg.f9d2cc3de4c5d57d5f2d65f771f03873.jpg

24.jpg.5b95c6e3770090e4bb678423cf354c02.jpg

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

O Gran Bazar... Istambul talvez seja a primeira cidade que vc visite na Turquia. Se for ficar só nela, compre tudo o que quiser no Gran Bazar após horas de negociação (haja paciência)... mas se for visitar o interior do país, não compre nada. Este mercado é coisa pra turista... é tudo caro e de baixa qualidade, falsificado. Deixe pra comprar Cerâmica na Capadócia e Seda (lenços) em Bursa... jóias tb são mais famosas no interior, atenção com golpes... e tapetes... bom, custam milhares de euros.

Aqui a regra é negociar... nada tem preço. Eles falam preços 5, 8x maiores do que o real. A dica é oferecer pelo produto o preço que vc acha justo e ver no que dá... mas aviso, tem que ter paciência. E eu não tenho muita. Não comprei quase nada.

 

Alguns comerciantes podem ser um pouco chatos, te obrigando a entrar na loja deles, oferecendo coisas que vc não quer... dê as costas e saia andando.

 

Imagens do Gran Bazar, no Bairro de Sultanahmet

26.jpg.85919a13760dd1964e6af27b96e69246.jpg

27.jpg.c2e6c6cb8a5ded3d6964a38638f8e266.jpg

28.jpg.1af3834c68a7bee038a4ceb37fa2b7d3.jpg

29.jpg.a4ee3b7f5216241548e325521fd83daa.jpg

 

b) Catedral de São Jorge, maior Igreja ortodoxa grega de Istambul... lindíssima, fica do lado asiático, que vale a pena uma andada! Minhas fotos não ficaram boas, mas ela é muito bonita mesmo.

 

30.JPG.e7ce43088f82ac587bf468ac479e29ed.JPG

 

c) Mesquita, cemitério e o Café Pierri Loti no bairro de Eyup, junto ao estuário do Estreito de Bósforo. Andamos bastante por lá... tem um teleférico com panorâmicas deslumbrantes de Istambul! Recomendo muito forte.

31.JPG.a24480bcbd35c36acecd23c6a914ce12.JPG

32.JPG.b2f20748d56cf86854a4a9b170e109e3.JPG

33.JPG.6ab2645f9d634ed69f581d6ee26ee6d3.JPG

34.JPG.add81a842b384b910d0a7bee3903a287.JPG

35.JPG.6eece3b8026dc625b315583738593b9b.JPG

36.JPG.872d66980b4328d5ebdc693054eeceef.JPG

37.JPG.1600dfad70125120857ffac0d8dd5366.JPG

 

d) Cruzeiro pelo Bósforo: o estreito que separa a Ásia da Europa! É muito legal, tem um longo e um curto. Fiz o curto e recomendo, acho que o longo deve ser monótono, a não ser que vc tenha algum interesse específico. Como o guia estava junto, foi contando o que era cada coisa que a gente via... não sei se sem tem alguém que explica, é legal saber! Custava barato, acho que 10 liras. Na “orla” do estreito, onde se embarca no cruzeiro, tem um montão de restaurantes legais. Frutos do mar são o destaque!

38.JPG.d4d86edb56b4beea24754fad8cf49f65.JPG

39.JPG.b0939279a84909aedab8fd686de94cac.JPG

40.JPG.50f2a5d3e84ea9e3c9c793112b08c3f7.JPG

 

e) Bazar das Especiarias, ou mercado egípcio! Gente, eu não cozinho nada e não sou nem um pouco apegada na vibe Gourmet, mas esse mercado é demais. Totalmente sensorial, cheio de cores, cheiros, sabores. Aqui tem doce e tempero de tudo quanto é tipo. Não achei os doces fantásticos como dizem... a maioria tem o mesmo gosto (mel + pistache), mas vale a pena visitar ao menos. Gostei muito de umas frutas cristalizadas que vendem por lá, estas são realmente boas, queria ter comprado mais. E o pistache tb é ótimo, diferente do que compramos aqui. Pra quem curte temperos, isso é o paraíso.

41.JPG.003d5a666ef457756ddc42d11d08c915.JPG

42.JPG.69157be3a78a965dac3ce43b3ca3f0aa.JPG

43.JPG.7d27fa0653b99d88f59e8d3b92797a7a.JPG

44.JPG.4d665ab73d8ccbb8383e3296128154b0.JPG

45.JPG.86ac560c6d2830afeb70da8bacfd6eb7.JPG

 

Obs: todo bazar está inserido em um complexo arquitetônico. Tem um bazar, uma mesquita e um banho turco, ou Hammam. Ao lado deste bazar de especiarias visitei uma Mesquita muito bonita, que não lembro o nome. O maior bazar (Gran Bazar) está ao lado da maior Mesquita (Mesquita azul) e do banho mais famoso (não lembro o nome). Se for encarar o banho turco (não simpatizo, kkk), vá neste perto da Mesquita Azul. Custava 70 liras quando estive lá. Quem foi gostou.

Editado por Visitante
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Sem o guia nós fomos jantar fora todos os dias e fomos a um shopping que se chama Forum se não me engano. O restaurante que fomos El Lokantasi, era legal, tradicional, mas totalmente fora de mão pra quem fica hospedado em Sultanahmet, por ficar perto do hotel em que eu estava. A ida até este restaurante, a pé, resulta em uma aventura e uma dica! A aventura é que a gente não sabia ir neste restaurante... sabíamos apenas que ele ficava perto do hotel, em determinada direção. Então saímos andando e procurando... a noite, num bairro industrial, sem ninguém na rua. Kkkkk... estávamos em mais gente (3 casais), mas nos perdemos, é claro. E as parcas pessoas do caminho não falavam inglês... aliás, pouca gente fala inglês, na rua, já nos mercados, falam de tudo um pouco. Quando a gente não entendia nada eles começavam a falar turco beeem devagariiinho, kkk... mas a conversa foi na base da mímica. Teve uma hora que atravessamos uma praça e acho... invadimos uma área militar, cercada por arame farpado de um lado. Não sabíamos que era militar, nem que estaria cercada de um lado, quando demos conta saímos de lá correndo... Mas chegamos sãos e salvos no tal restaurante e voltamos lá outros dias, rs.

 

48.JPG.65351e98250227922def0f0b34660c1f.JPG

47.JPG.5a54abf53a5b80940f4fd17207951bc3.JPG

 

Não ligo muito pra essa coisa de shopping mas gostei de ter ido! Lá consegui comer algo que não achasse tenebroso (=Burger king) e vi o povo turco de verdade. Istambul é tão turística que é impossível saber quem é e quem não é de lá... a cidade é muito gigante! Tem gente do mundo todo. O povo turco é igual a gente, rs. Se vestem de forma parecida, não usam burca nem nada, só algumas mulheres usam lenço no cabelo. Tava achando tudo tão ocidental que fui conferir as roupas que tem pra vender na C&A... são iguais as nossas... só as calcinhas que são diferentes, kkkkkkkkkkkk... na bunda, não são cavadas, parecem aquelas de senhorinhas!

Editado por Visitante
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Curiosidades!

 

Em Istambul a gente vê muito aquelas mulheres inteirinhas cobertas de preto... elas não são turcas, são afegãs ou provenientes de outros países árabes. As turcas são menos tradicionais no quesito vestimenta. Sobre roupas, vc vê de tudo. Vc, amiga menina, pode ir sozinha pra lá sem grilo, tomando todos os cuidados que qualquer mulher deve tomar numa cidade de 12 milhões de habitantes! Eu andei de bermuda e blusa regata sem problemas. O islamismo deles é bem soft! Mas tinha uma brazuka sem noção no hotel usando roupa de funkeira... o MUNDO olhava pra ela. Não faziam nada, mas olhavam e davam risada, pelamor, olha o mico!

 

Vc não pode, em hipótese alguma, confundir turcos com árabes. Eles consideram uma ofensa. E de fato, são muito diferentes, especialmente na forma de encarar a religião.

 

Sobre a Mesquita Azul: não sei se é sempre assim, mas ela estava muito fedida, MUITO. CHULÉ. Eu aguentei pouco tempo lá dentro. A receita é simples: 10 mil pessoas andam - POR DIA - descalços num tapete que nunca é removido ou lavado. É fungo do mundo inteiro! E os islâmicos se lavam antes de entrar na Mesquita, portanto, muitos andam com os pés molhados... já viu né?

 

Em outras Mesquitas que visitei eles davam uns plásticos de colocar nos pés e se podia entrar de sapatos... em outras tb só precisava cobrir os cabelos. Na Mesquita azul tinha que cobrir tudo... eles emprestam se vc não tiver, até pros meninos de bermuda eles dão umas saionas! Mas se vc for meio apegada na limpeza, kkkkk, já vá com roupa adequada e leve um plástico pra por nos pés.

 

O povo turco é muito bacana e acolhedor, se assemelha um pouco com a gente, mas são mais sérios. Não fazem nem entendem piada, e tem um jeito de falar que parece que estão brigando o tempo todo. A cultura deles é muito rica, se vc é do tipo que curte estas coisas, mergulhe! Não dá pra contar tudo que aprendi com o guia, mas é muito legal. História e Arte é o que não falta numa cidade de 6000 anos! E eles são muito patriotas, se ofendem se vc "falar mal" de alguma coisa do país deles.

 

Álcool é mega ultra power sobretaxado. O imposto do álcool financia a educação. Portanto vc não vai encontrar cerveja em qualquer lugar e tudo que é alcoólico custa bem caro. Mesmo assim tomamos algumas cervejas... a mais comum se chama Efes... bem boa, parece as nossas. A tal da Rak, que em árabe eles chamam de Araque, é forte e pro meu gosto, ruim. É um licor de anis transparente que vc mistura água... bem ruinzinho.

 

Eles fumam horrores em toda parte. Os homens, não vi muitas mulheres fumando... e eles olhavam com curiosidade as mulheres fumantes do grupo. Perguntei ao guia pq, ele disse que é pq “fumar tá fora de moda”, o que constestei... tá fora de moda aqui, lá se fuma até no aeroporto, rs.

 

O chocolate da Turquia custa um décimo do suíço e é MARAVILHOSO. Eu comprei um monte em uma loja desse shopping Forum e esqueci em uma outra loja que entrei... quando me dei conta já não dava tempo de voltar pra buscar!

 

O famoso café turco é horrendo, mesmo esperando “decantar”, vc bebe pó, eu não gostei. Os chás são bons, experimente todos!

 

E pra finalizar Istambul... Eu sempre encaro os locais que visito como se fosse me mudar pra lá... Mas mesmo com tanta beleza e coisa boa, eu não seria plenamente feliz em Istambul! Eu ODIEI a comida! Pode me chamar de fresca e o que for, mas eu não gostei de nada. O tempero (ou doce, ou apimentado demais, ou os dois), a escassez de carne de boi (caro, difícil de achar e ruim), o excesso (quase que exclusividade) da carne de carneiro (que não gosto), a falta de gosto dos doces e elementos que não gosto mesmo (coalhadas, grão de bico e outras coisas esquisitas) me fizeram ter uma má impressão da comida. Pode ser que eu tenha dado azar tb... mas não gostei. Não passei fome graças aos pães, que são ótimos, e aos kilos de nutela que comia no café da manhã. Hahauaha! Tb tinha abundância de frutas (me matei de comer cereja in natura) e saladas verdes (folhas de coisas que não sei o nome e das que conhecemos, tipo alface). Mas como eu já disse, eu não curto turismo gastronômico, sou bem básica na alimentação, não fui comer em locais top... talvez tenha dado azar mesmo!

 

No fim, Istambul é muito mais que isso. Fiquei só 3 dias, fiquem mais! Não peguei nenhuma balada e dizem que são insanas! Eu chegava sempre muito cansada! Eu não curti a cidade com a calma que ela pede... terei que voltar!

 

Continua...

Editado por Visitante
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

ANKARA

 

De Istambul rumamos para Ankara, a capital, de busão.

Não ficamos hospedados lá, só conhecemos. É uma cidade grande, com 6 milhões de habitantes (a segunda maior da Turquia, só perdendo pra Istambul) e aparentemente de negócios.

Conheci muito superficialmente, mas acho que não há muito o que se fazer por lá. Salvo os vidrados em história.

Lá fica o Mausoléu de Ataturk, que em turco significa "o pai dos turcos". Ele é venerado no país, pois liderou a reconquista do território após a primeira Guerra e foi responsável pela democratização do país, livrando o povo do regime de sultanato. A história é fantástica!

O Mausoléu em si é um complexo bem grande e bonito, e conta em detalhes essa história toda que eu mega resumi em duas linhas! Essa foto do meu avatar tb é lá. (Editado: não é mais! haha)

ankara.jpg.7082b7dce936d559f1f81f23b64b1604.jpg

Dica: se vc não tem esse interesse específico em história, aconselho a ir direto pra região da capadócia de avião, pois é longe. Desde de Istambul são cerca de 900km.

A paisagem da estrada é bacana, mas cansa. Tem muitos campos de cereja, usinas eólicas em toda parte, salares e rochas... muitas rochas. Tem uns mirantes bonitos pelos caminhos, mas nada que de fato compense essa travessia de carro ou busão.

 

Daqui seguimos viagem pra tão sonhada capadócia!

Continua...

Editado por Visitante
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Juliana! Tô acompanhando!

Gente, que viagem incrível! Essa foi a primeira viagem que vocês fizeram em estilo mochilão, por conta própria?! Se sim, acho uma baita coragem! a gente ainda preferiu uma cultura mais parecida com a nossa e uma língua que podemos enrolar e tentar sermos melhor entendidos (como fomos para a Espanha)!

Eu também não acompanhei a novela da Globo, mas vários colegas meus já foram pra lá para a Turquia e vi principalmente por imagem que realmente é muito bonito e interessante... Sem contar a parte da dança, que eu adoro! ::otemo:: Vocês foram em alguma apresentação de dança? Foram em algum restaurante que tinha dançarinas?

Como você contratou os guias? Foi por indicação? Foi pela internet?

Ri muito com a parte de terem se perdido antes de achar o restaurante! :lol:

Continuo acompanhando por aqui! Beijos!

P.S.: Estou mega curiosa com a parte da Capadócia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Oi Juliana! Tô acompanhando!

Gente, que viagem incrível! Essa foi a primeira viagem que vocês fizeram em estilo mochilão, por conta própria?! Se sim, acho uma baita coragem! a gente ainda preferiu uma cultura mais parecida com a nossa e uma língua que podemos enrolar e tentar sermos melhor entendidos (como fomos para a Espanha)!

Então, não chegou a ser 100% por conta própria pq teve passeios guiados e tal. Foi por conta própria no sentido de que cacei tudo pela internet, não fui a nenhuma agência, mas não há necessidade de nada disso, é bem fácil fazer tudo por conta lá! Sem guia e percursos contratados. :D

 

Eu também não acompanhei a novela da Globo, mas vários colegas meus já foram pra lá para a Turquia e vi principalmente por imagem que realmente é muito bonito e interessante... Sem contar a parte da dança, que eu adoro!

Aparentemente eu eu era a única brasileira que não sabia quem era o tal do Ziah... kkkkk... a novela tinha acabado a pouco tempo quando fui, e o guia fazia bastante referência sobre ela! Desmentindo coisas, claro. Chegamos a visitar a cidade cenográfica na capadócia. rs... e todo mundo por lá sabia dessa novela do Brasil!

 

Vocês foram em alguma apresentação de dança? Foram em algum restaurante que tinha dançarinas?

Fomos... numa apresentação dos Dervixes... é muito lindo. Hipnótico! Não chega a ser uma dança, é a representação artística de um antigo ritual. Depois da apresentação dos dervixes tiveram outras apresentações de dança mesmo, algumas bem animadas, com homens e mulheres, outras só com mulheres... pelo pouco que sei, parece bastante com a dança árabe, aquelas moças com véus, achei bem bonito.

 

Como você contratou os guias? Foi por indicação? Foi pela internet?

Internet... Uma empresa do Brasil faz a intermediação com a turca...

 

Ri muito com a parte de terem se perdido antes de achar o restaurante! :lol:

Continuo acompanhando por aqui! Beijos!

P.S.: Estou mega curiosa com a parte da Capadócia!

A Capadócia é de outro mundo... logo posto! ;)

Obrigada por acompanhar.

Bjos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

CAPADÓCIA

 

A tão sonhada Capadócia! Ao contrário do que muitos pensam, a "capadócia" é uma região, não uma cidade. O interior da Turquia é bem vazia demograficamente se comparada com Istambul e Ankara, existem inclusive políticas públicas de manutenção da população no interior e incentivos para que outros venham. A região da capadócia é imensa... portanto, a área turística se concentra em algumas cidadezinhas/vilas. Ficamos 3 dias na região e foi suficiente.

 

Ficamos hospedados em Avanos, no Hotel Suhan, mas tb dá pra ficar hospedado em Nevsehir, Goreme, Kayseri, enfim... as opções são muitas e vc vai andar por toda a região. O Hotel Suhan é bonito, comida razoável, gostei. Mas tem várias outras opções, talvez valha a pena avaliar outros com melhor custo-benefício.

Tem aeroporto, pra quem vem de avião desde Istambul, em Kayseri e Nevsehir.

598dc1aa4ec93_1turkey.jpg.4022e5df4c1014d40828a10301458877.jpg

 

Vamos aos atrativos pq nem só de voo de Balão vive a Capadócia! É claro que o voo de balão é a cereja do bolo, mas toda a região é surreal. Quando a gente chega, parece que estamos em cenários de filmes futuristas, que chegamos em outro planeta ou na lua. Os destaques são: Goreme, com suas capelas e mosteiros escavados; Uchisar e a fantástica paisagem das chaminés das fadas; Ozkonak ou outra cidade subterrânea entre as várias que podem ser visitadas e... o voo de balão.

 

Voo de Balão: independente de sua cidade-base, em todas elas vai ser muito fácil contratar o voo. Ele custa de 150 a 250 dólares (pesquisar) por pessoa e dura de 1 a 2 horas, dependendo do piloto e do tempo. No preço do voo está incluído o transfer do seu hotel até a área dos balões, pois no verão os balões decolam as cinco da manhã, as 4:15 todo mundo já tá na área de decolagem tomando café e vendo centenas de balões inflando. É lindo. Tem várias empresas que fazem o voo, uns amigos acharam um piloto brazuka que voou mais com eles e fez descontos, vale a pena pesquisar. Tb não aceite intermediação do hotel ou agente... eles levam comissão, claro! Negocie direto com a empresa. Eu voei de Discovery Ballons, mas a maior empresa é a Anatolian... aquela que caiu um... e tinha sido dois meses antes da minha viagem! ::ahhhh::

 

Bom, o voo de balão é algo espetacular e obrigatório a quem visita a Capadócia! O preço é salgado mas não deixem de fazê-lo! As imagens falam por si! O voo é muito tranquilo, a gente pousa em cima do caminhão. Tem algumas instruções de segurança que assustam no começo, mas deu tudo certo. Os balões tem um cesto grande dividido em 4, cada parte carrega até 7 passageiros no estilo lata de sardinha. Portanto são 28 passageiros + o piloto! No fim a gente ganha um certificado de voo e faz um brinde... com guaraná! rs

598dc1aa53869_2inflando.JPG.f1ab02d564bd96982751c0d36dbdad80.JPG

598dc1aa7d856_2preparando.JPG.02f076ea7df90722331228c51bb13e92.JPG

598dc1aa58358_2levantandovoo.JPG.538aed58c3ebbba821f249c0291e6212.JPG

598dc1aa5d19c_2osolnascendo.JPG.38a3032681ceb8d25b8d22edcc987a7b.JPG

598dc1aa62415_2paisagemmagica.JPG.3d39f3db25be16798d391a9725f7083d.JPG

598dc1aa767f1_2paisagem.JPG.aae012e805ff67e9c51871aeef2e65ea.JPG

As duas imagens abaixo resultaram em um sem fim número de piadas! kkkkkkkkkkk

598dc1aa8c04b_2valedoamor.JPG.d5e0cfeb64c0e6c552e647b01b220055.JPG

598dc1aa84fba_2valedoamordeperto.JPG.1ea4764f05f0306f43fe1e9955b11d0f.JPG

598dc1ab8162e_3pouso.JPG.86a47ee2faa3102e01f429a4dc6a0de6.JPG

598dc1aa9382c_3chegamos.JPG.af6e3042f399e88a0525947b166725a1.JPG

 

Uchisar: esse lugar é daqueles que parece não existir... e foi esculpido pelo vento! paisagem fantástica, tanto que sempre tinha umas noivas fotografando! :D

598dc1ab872ff_4chamindasfadas.JPG.285d6bfca90deee2d168c5656b3723cb.JPG

598dc1ab8cbf0_5chaminedasfadas.JPG.23bc4979d53f7912cf56ebe36522e621.JPG

598dc1ab93dca_6chaminedasfadas.JPG.398937636ab9eaf5a34a18a8976459d1.JPG

 

Perto de Uchisar fomos conhecer a cidade cenográfica da novela...

598dc1ab9af81_7casadoziah.JPG.f5ba31e68617e1bfc4950d68d9954975.JPG

598dc1aba27a1_8casadoziah.JPG.ca3920ab13e61202d11926ca4cb6ea59.JPG

598dc1aba9c1f_9casadoziah.JPG.80d3b4bef597afacdfabfc9ad596524e.JPG

 

E as paisagens do caminho não cansavam de ficar mais e mais bonitas!

598dc1abb1401_10paisagem.JPG.9c152be6bd34cbc9ad290f003f1f0f8c.JPG

598dc1abb75a2_11paisagem.JPG.706a6793579acfc713ee10ac678b938a.JPG

 

Ozkonak: essa é uma das várias que existem na região. São imensas, cabia milhares de pessoas. Primeiro abrigou povos antigos, depois os cristão fugidos da perseguição de Roma... a história é longa e fascinante! Não tenho muito fotos boas, mas eles tinham quartos, cozinhas, até sala dos mortos... sistemas de ventilação, é impressionante!

598dc1abbcbeb_12ozkonak.JPG.d0f7563302db0b500e76b52f6a817d83.JPG

598dc1abc1f53_13ozkonak.JPG.a7d525699cab527eae9db616eea6443b.JPG

 

Goreme: um museu a céu aberto, pago, que tem muitos monastérios e igrejas escavadas. A vida religiosa foi intensa na região entre os séculos V e XII. Eu não vou entrar em detalhes da história, mas é muito legal!

598dc1abc75a6_14goreme.JPG.77f9f6f08c183c3474748df7fd1a0e07.JPG

598dc1abcca7c_15goreme.JPG.c11ed10effe84f6dc79f2fca91f5ae7d.JPG

 

Compras: na capadócia tudo é muito mais barato que em Istambul. O banho turco era oferecido nos hotéis e nos hamans por 40 liras (em Istambul era 70), mas disseram que eram mais turísticos, menos tradicionais que os de Istambul... não experimentei. O ponto alto da região são as cerâmicas, tem várias oficinas e eu gostei de conhecer. Para aqueles potinhos o truque é ver o fundo branco, quanto maior a parte branca, mais barato ele tem que custar, pois é de qualidade inferior. Eu surtei com os potinhos, comprei zilhões, rs. Tb tem várias coisas que só vi lá, umas echarpes feitas de linha, brincos diferentes, enfim. As pashminas tb são bem mais baratas, mas se vc for incluir Bursa no seu roteiro, deixe pra comprar lá. Na Capadócia tb são encontradas as oficinas de tapete, pra quem estiver disposto a gastar milhares de euros. Eles são fantásticos e demoram anos pra ficar prontos, tanto maior a complexidade dos nós, mais caro, não tem a ver com o tamanho, mas enfim... não é pra mim. :D

 

598dc1abed025_20ceramicacavusin.JPG.0c4423fd6c19d4a393ce069752afadd2.JPG

Dica de OURO: troque seus dólares/euros em Istambul. Na capadócia as cotações são bem ruins.

 

E pra finalizar a Capadócia, uma "noite turca". O local de apresentação é escavado na pedra. Aliás, tem até hotel escavado na pedra. Custa caro e quem ficou não curtiu... é bem rústico, rs. Na apresentação de dança vimos primeiro os Dervixes. São aqueles moços que ficam horas girando, entram em transe. O ritual é bastante hipnótico e é um símbolo da ideologia sufi, ligada ao islamismo. Depois vimos umas danças bem animadas, mas não sei classificar. E por fim a moça que dançou com véu, cobra, espada, enfim... super legal.

598dc1abd2864_16dervixes.JPG.bc918246e9e794a1308b04372bba8784.JPG

598dc1abd951a_17dana.JPG.df84ef20a8d2a994b8821adaace56481.JPG

598dc1abe0000_18danacomespada.JPG.1f368f4aaa1549ff53763d3d6a28c124.JPG

598dc1abe6237_19hotelescavado.JPG.cf218d2c3b180901810db425887ccd23.JPG

 

O melhor de tudo é que, pra mim, o ponto alto da viagem ainda estava por vir: Pamukkale!

Continua...

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...