Alfândega - Perguntas e Respostas

Troca de informações sobre a Argentina, o país dos 5 continentes. Neve, montanhas, desertos, pântanos e cidades maravilhosas.

Re: Alfândega - Perguntas e Respostas

Mensagempor renatodiasd » 01 Ago 2011, 03:38

Fala galera!!
Tenho uma dúvida com relação ao duty free do Brasi.
As mercadorias que eu comprar no duty free do Brasil se enquadram na cota que eu posso gastar no duty free, mas com relação a bagagem? Por exemplo, eu trago uma mala com 32 kg, compro alguns produtos no duty free, esses produtos se enquadrariam como excesso de bagagem, ou essa parte da pesagem é feita anteriormente??

Valeu!!
renatodiasd

Data de registro: 01 Ago 2011, 03:34
Reputation point: 0

Mensagempor MauroBr. » 01 Ago 2011, 10:29

::dãã2:: ::dãã2::
MauroBr.
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 25 Abr 2005, 21:44
Reputation point: 2704

Mensagempor Sandman » 01 Ago 2011, 10:46

Renato, vc compraria na IDA? Se for na IDA e for pegar itens mto volumosos, eles vão despachar. Acho q vc n paga excesso não, mas qdo vc for voltar vai ter q despachar daí paga. Melhor comprar só quando chegar msm.
Yuri Scaramussa

"'Everything changes, but nothing is truly lost.'"

Se vc está traçando a 1ª rota leia essas dicas
Relato: 40 dias no Norte da Índia, Montevideo/Colônia
Guia: Como viajar pelo mundo sem dinheiro
Sandman
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 01 Fev 2006, 22:04
Reputation point: 3617

Mensagempor MauroBr. » 01 Ago 2011, 11:51

Sandman se for na ida e for volumoso tem que pagar o exesso, se for pouca coisa desnecessáriode perguntar ou responder ::mmm: ::mmm: ::mmm: e se for na volta mas desnecessário ainda. Vc tem paciência amigo. ::otemo:: ::otemo::
MauroBr.
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor Sandman » 01 Ago 2011, 11:57

kkkk Mauro, n sabia q tinha q pagar se despachassem na IDA. Essa informação vai ser mto útil qdo eu comprar meus 50 kgs de tranqueira no duty free na ida do meu próximo mochilão ::dãã2::
Mas vai saber, o kra n ta ligado q tem duty free qdo chega no Brasil rsrs
Yuri Scaramussa

"'Everything changes, but nothing is truly lost.'"

Se vc está traçando a 1ª rota leia essas dicas
Relato: 40 dias no Norte da Índia, Montevideo/Colônia
Guia: Como viajar pelo mundo sem dinheiro
Sandman
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 01 Fev 2006, 22:04
Reputation point: 3617

Mensagempor MauroBr. » 05 Ago 2011, 11:25

Não amigo teve umas mudanças, mas ainda tem dúvidas sobre câmera mais que 10 pixéis, se não vai ser uma baba comprar lá e revender aqui super câmeras.
segue abaixo as novas normas.

Bens
Novas regras da alfândega já valem
Escrito por Jornal do Commercio RJ
Lunes 04 de Octubre de 2010 11:09
There are no translations available.

Começaram a valer na sexta-feira as novas regras da Receita Federal para entrada e saída de bens, principalmente em aeroportos do Brasil. A partir de agora, máquinas fotográficas, celulares e relógios de uso pessoal não precisarão mais ser declarados à alfândega - a Declaração Temporária de Saída (DST) foi extinta. As regras para esses produtos serão as mesmas que já valem para roupas, sapatos, produtos de beleza e higiene pessoal, ou seja, não entram na cota de compras no exterior. Em compensação, itens como bebidas alcoólicas e cigarros ganharam limite.

A mudança tem como objetivo diminuir filas nas alfândegas dos aeroportos e reduzir a burocracia na entrada e saída de turistas. Antes, sair do País com uma câmera fotográfica ou trazer um celular exigia paciência extra do viajante. O valor limite que cada passageiro pode trazer de outros países não mudou: U$ 500 para quem viaja de avião e U$ 300, se a viagem for por via terrestre. Ultrapassando essa cota, o imposto é de 50% sobre o valor extra do produto.

Por exemplo: um notebook de U$ 700 extrapola em U$ 200 o limite pré-estabelecido. O portador do notebook terá de pagar, então, U$ 100 de imposto à Receita Federal. Já o controle de entrada e saída de eletrônicos considerados menos corriqueiros e de maior valor continua.

Para itens como filmadoras, notebooks, iPads, aparelhos de som, vídeo ou televisores, a nota fiscal passa a ser obrigatória, até para o viajante que estiver saindo com eles do País. Se comprovado que os produtos são de uso pessoal - com sinais evidentes de que já estão gastos ou por um documento que comprove a compra em outra situação que não a da viagem -, o imposto não será cobrado.
LIMITES. Outra grande novidade foi a criação de limite para itens normalmente trazidos em viagens. Passageiros só poderão entrar no País com, por exemplo, 12 litros de bebida no máximo. Ultrapassando essa quantidade, mesmo que o valor seja inferior aos U$ 500, as doses extras ficarão retidas na Polícia Federal. O mesmo vale para cigarros (10 maços), charutos (25 unidades) e fumo (250 gramas). Se a quantidade extrapolar, os produtos passarão a ser considerados como de fim comercial, em vez de de uso pessoal, o que é proibido pelas leis brasileiras.

Até chocolates, balas e outros produtos classificados como "baratos" - até U$ 10 (via aérea) ou U$ 5 (via terrestre) - entraram na mira da Receita. O novo limite é de 20 unidades por tipo de produto, com um detalhe: mais da metade deles não pode ser idêntica. Outros itens não especificados na restrição de limites não devem extrapolar três unidades idênticas. Trazer quatro celulares iguais, por exemplo, está proibido - a justificativa é que uma única pessoa não usa tantos aparelhos

o resto não mudou nada.
MauroBr.
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor Marçal Falcão » 05 Ago 2011, 14:28

E então Mauro, você confirmou o que eu disse, que não tem mais que declarar quando sai: "A partir de agora, máquinas fotográficas, celulares e relógios de uso pessoal não precisarão mais ser declarados à alfândega - a Declaração Temporária de Saída (DST) foi extinta."

Mas deve sim demonstrar que foi e voltou: sinais de uso ou nota fiscal.
Sou meio como um mosquito num campo de nudismo; sei o que quero fazer, mas não sei por onde começar.
Marçal Falcão
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 13 Ago 2010, 23:41
Próximo Destino: Para onde me chamarem...
Reputation point: 126

Mensagempor criskeune » 05 Ago 2011, 15:41

Ou seja, vou ter de levar as NFs do meu netbook, câmera digital e Iphone....Especialmente do netbook e da câmera, que estão bem novos ....

De resto, estou começando a ficar preocupada com a quantidade que eu truxer de Kit-Kat do free-shop, já que nos supermercados de Porto Alegre quase nunca tem ... huhauhuahuahuahuahuahua

Outra questão: uma caixa de "Doce de ovos moles de Aveiro" conta como "alimento", naquele formulário que a gente tem de preencher na volta ao Brasil? uhuhuhuhu ... Eu já trouxe isso de Lisboa, e na dúvida, eu não marquei "alimentos" (pensei em grandes quantidades de coisas exóticas como caviar, paté de foie-gras, essas coisas e não nos inocentes doce de Aveiro...rs) ... Mas não fui fiscalizada na volta....
criskeune

Data de registro: 09 Jun 2011, 22:30
Próximo Destino: FEV/MAR 2013: Londres - Berlin (+ Bremen) - Praga - Viena - Munique (+ Fussen) - Paris - Lisboa
Reputation point: 532

Mensagempor jujubexxx » 05 Ago 2011, 16:37

Isso é mt chato,ter q provar não sei oq...

tinha q ser pela quantidade!!

digo isso pq eu ganhei um iphone numa promoção e ele tá suuuper novo,
e eu não tenho nota fiscal...!!

ao invés de preocuparem com bandidos/drogas,ficam querendo apreender nossos eletros q suamos tanto pra comprar/ganhar
kkk
::lol4::
jujubexxx

Data de registro: 17 Set 2010, 14:40
Próximo Destino: DISNEY!!!
Reputation point: 374

Mensagempor MauroBr. » 05 Ago 2011, 17:48

Juju leia outra vez que vc vai entender.
Digamos que vc entra na fila nada a declarar e o agente escolhe vc e te manda para a fila da fiscalização, primeiro a tua mala é que vai passar no raio X e se tiver dúvidas é que ela vai ser aberta, não é comum abrirem bolsas de mão e/ou fiscalizar os bolsos. Digamos que eles fiscalizem. Vc vai mostrar o número de horas usadas do iphone, contatos etc. etc. Pronto está provado que ele não é novo. ::cool:: ::cool:: ::cool:: ::cool::
MauroBr.
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor EnricoNeto » 11 Ago 2011, 07:27

colega chegou ontem vindo de los angeles

ele foi na fila do nada a declarar com uma mala, uma mochila e uma bagagem de mão. A fiscal olhou p/ cara dele e mandou ele pro raio X

lá ele passou todas as bagagens e viram que ele tinha 2 netbooks ou ipad, um note e uma camera. Ele falou q tirando os 2 ipads o resto era usado, e não eram. O fiscal acreditou nele, talvez por conta dessa nova lei falada acima, e taxou ele nos ipads e ele ainda pagou multa por ter ido na fila errada
EnricoNeto

Data de registro: 26 Ago 2010, 18:02
Reputation point: 120

Mensagempor MauroBr. » 11 Ago 2011, 09:22

Este é o preço quem anda no descaminho.
Existe uma regra básica Mochileira - Viajar é liberdade e turismo, compras é outro assunto que a galera da dicas mas não aconselha de modo algum o descaminho.
MauroBr.
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor MPacheco » 11 Ago 2011, 11:03

Sobre o raio-x, eu viajei pro exterior algumas vezes nos últimos anos, e a escolha era aleatória em Guarulhos, ou seja, vc entregava a declaração da receito pro agente e ele decidia se vc ia pro raio-x ou não. Acontece que esse ano viajei de novo, confesso que demorei um pouco no free shop, mas todo mundo que ficou ali no final passou pelo raio-x. Acho que estão mudando os procedimentos.
MPacheco

Data de registro: 25 Jul 2010, 22:47
Próximo Destino: Pensando em Oceania, vamos ver...
Reputation point: 5

Mensagempor Marçal Falcão » 11 Ago 2011, 17:20

Vai muito do humor dos caras e de quanto eles estão afim de trabalhar naquele momento!! Podem pegar todo mundo como podem não pedir a ninguém pra ir pela fila do a declarar...

Teve um amigo meu que foi pela fila do a declarar com um note, dois celulares e alguns relógios, mas estava rolando um jogo Brasil x Argentina, o fiscal mandou ele ir embora que o jogo tava bom!!! kkkkkkkkkkkkkk

É que nem chuva isso, dá pra prever direito não!!!
Sou meio como um mosquito num campo de nudismo; sei o que quero fazer, mas não sei por onde começar.
Marçal Falcão
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 13 Ago 2010, 23:41
Próximo Destino: Para onde me chamarem...
Reputation point: 126

Mensagempor EnricoNeto » 11 Ago 2011, 19:25

tirem uma duvida plis

li em algum lugar que importar material para trabalho não é taxado e nem entra na cota...sou prof de ed. fisica e trabalho com tenis

posso trazer raquetes e raqueteira?
EnricoNeto

Data de registro: 26 Ago 2010, 18:02
Reputation point: 120

AnteriorPróximo

Retornar para Argentina