Ir para conteúdo

Ascenção ao Vulcão Licancabur


Posts Recomendados

  • Membros

Caros Mochileiros,

 

Estou planejando uma viagem para o norte do Chile e o noroeste da Argentina (San Pedro de Atacama, Jujuy, Salta e Mendoza). A princípio farei a viagem sozinho e utilizarei ônibus para me descocar entre estas cidades, com exceção do deslocamento inicial e final, que farei através de voos por Santiago.

 

Um dos objetivos principais da viagem é a ascenção ao vulcão Licancabur, localizado na fronteira entre Chile e Bolívia e acessível através de SPA. Gostaria de poder compartilhar experiência com pessoas que já fizeram esta subida e entender um pouco melhor o nível das exigências da montanha.

 

Segundo o que obtive de informações, o ideal é realizar a subida através do lado boliviano, pernoitando 1 noite no refúgio próximo à aduana e iniciando a atividade com um guia contratado antes do sol nascer.

 

Agradeço toda informação a respeito desta atividade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

oi Leandro, qdo pretende fazer essa viagem?!

 

Estive em SPA em outubro/2011 e infelizmente não consegui fazer o Licancabur pois segundo dois guias que conversei por lá, falaram q era preciso agendar. Porém encontrei um aventureiro local que fazia o Vulcão Lascar, por exemplo, sem muitas exigências. Enfim, pelo que esses dois guias me disseram, para fazer o Licancabur são necessários 2 dias. Segundo eles a temperatura fica meio estabilizada, em torno de -10ºC, por isso é exigido um preparo em relação a roupas. Tanto que qdo comentei com um deles q estava interessada em fazer o Lascar, que é feito em um único dia, ele me disse q não teria roupa o suficiente e que para o momento ele não teria reservas p me emprestar.

Bom fechando o Licancabur por SPA vi valores que ficam de 150.000,00 a 200.000,00 CLP ...

 

Tenho intenção de voltar para fazer um dos dois vulcões e gostaria de passar por Salta tb. Estou me informando pois pretendo ir agora em março, se realmente não der certo adiarei para outubro.

 

Caso queria o contato do guia q conversei lá, posso te passar. Não é ele quem faz, mas ele indica o guia para o Licancabur.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Renata,

Pretendo fazer esta viagem em março, entre o dia 5 e o dia 24. Também li a respeito da ascenção ao Vulcão Lascar, como uma alternativa mais fácil que pode ser feita diretamente de SPA. Sobre o Lascar é muito mais fácil encontrar informações, inclusive de empresas que organizam excursões.

 

Com relação aos valores, a contratação de um guia na base boliviana é muito mais barata, mas ainda não descobri se é possível reservar com antecedência

(Veja http://www.rumos.net.br/rumos/rumo.asp?cdNot=146).

 

Ainda estou planejando e colhendo informações para traçar minha viagem. Se puder me passar o contato do guia, irá me ajudar muito.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Leandro,

 

Estou em fase de conclusão do roteiro de uma viagem de 34 dias de Lima até Ushuaia. No roteiro, incluo um tour de 4 dias desde Uyuni até SPA e a subida do Licancabur. Está difícil conseguir boas informações das operadoras através de email. Talvez a demanda esteja alta e eles não estejam tão interessados em prestar informações precisas. Vi que a subida é bem demarcada e que um GPS daria conta do recado, mas ja li algo sobre "campo minado" e não entendi se trata-se de uma metáfora ou realmente aparatos de guerra.. rs

 

Farei no sentido contrário do seu mas caso consiga alguma informação, passo pra você. Meu plano é estar no Licancabur no dia 4 de março de 2012.

 

 

Abraço,

 

Maurício

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Complementando a informação, segue a transcrição do texto retirado do site www.rumos.net.br.

 

p_146UT_133126_705547442.jpg

 

Licancabur

 

Altitude Máxima: 5921 metros.

 

Altitude Mínima: 4.350 metros (refúgio)

 

Temporada ideal: O ano todo

 

Outras montanhas do roteiro:

 

# Cerro Toco

# vulcão Juriques

# Cerro Laguna Verde

# Vulcão Sairecabur

 

Data obtenção dos dados: 4/3/2011

Forma da obtenção dos dados:

 

Georreferenciamento de tracklogs 31/5/2010 e coleta de waypoints in situ por Parofes.

 

Mais informações sobre esta montanha:

 

O vulcão Licancabur é um estratovulcão perfeitamente cônico quando observado do lado chileno. É considerado adormecido, não extinto.

 

Ruínas que cercam o vulcão e até mesmo em sua cratera evidenciam que nenhuma erupção ocorreu pelo menos nos últimos 500 a 1000 anos. Em sua cratera também há um pequeno lago de 70 metros de largura e 90 metros de comprimento, considerado um dos mais altos do mundo. Na região, há um lago com maior altitude situado no vulcão Lullaillaco a cerca de 6.300 metros, outro na cratera do vulcão Pili, a 6.020 metros.

 

O vulcão Licancabur juntamente com seu vizinho próximo Juriques dominam a vista do salar de atacama e de cidades vizinhas, é visto desde 150 kms de distância de qualquer direção.

 

Aproximação: Desde San pedro de Atacama consiga um transporte até a Laguna Blanca, este pode ser privado ou um micro ônibus de alguma agência que esteja deixando a cidade para passeios como Salar de Uyuni e Laguna Verde. Tenha certeza de que o transporte pare na Aduana para que faça sua entrada legalmente na Bolivia, pois é deste lado que fara sua ascenção.

 

Não é aconselhável tentar a ascenção em solitário a não ser que seja bastante experiente, abertura de novas rotas estão fora de cogitação pois o vulcão é cercado de campo minado, todo cuidado é pouco.

 

Centenas de metros após a Aduana há um refúgio muito bom (4.350 m), limpo e barato para se hospedar e aclimatar antes de tentar o cume.

 

Na vila de San Pedro de Atacama existem diversas agências que contam com guias de alta montanha com centenas de ascenções aos vulcões da região, porém o preço é bem salgado, cerca de US$ 300.00. Ao chegar no refúgio, contrate um guia local lá mesmo, custará 10% deste valor.

 

Ascenção: Desde o refúgio siga caminhando (se contratar o guia no refúgio, terá carona até aprox. 4.400 m de frente para a Laguna Verde) e margeando a Laguna Blanca, do outro lado verá uma imponente montanha, é o Cerro Laguna Verde de 5.680 metros. Continue até chegar a Laguna Verde, siga as marcas no chão de carros até que ela se acaba em um local plano que serve de estacionamento. Já estará na base do vulcão.

 

Apesar de absolutamente nada técnica, a subida é exigente, pois o desnível supera os 1.500 metros e a altitude poderá cobrar seu caro preço se não estiver bem aclimatado. A ascenção para aclimatados pode levar de 4 a 6 horas, dependendo do sesempenho, para não aclimatados entre 6 e 8 horas, se chegar ao topo. Muitas pessoas tentam e desistem por não serem montanhistas e por não estarem aclimatados, descem com uma terrível dor de cabeça.

 

No falso cume (que lembra muito o falso cume do Cerro San bernardo – Cordon Del Plata) verá o cume e um totem de pedra com alguns galhos e bandeirolas. Na cratera verá a laguna licancabur que apesar de ficar congelada a maior parte do ano, possui uma fauna própria e até algas em seu interior. Também verá ruínas na cratera do vulcão.

 

A rota de descida pode ser a mesma de subida, mas também pode ser diferente, um acarreio de rochas soltas desde as ruínas da cratera, muito bem marcado não há como errar. Siga este acarreio diretamente até chegar às ruínas ao pé do vulcão e depois siga para seu transporte.

 

A vista de 360 graus desde a cratera é realmente sensacional, dentre as montanhas mais próximas é possível ver muito de perto a gigantesca cratera do vulcão Juriques (5.706 metros), um pouco mais distante o Cerro Toco (5.604 metros) que também era um vulcão e possui até hoje atividade extrativista de enxofre a 5.000 metros. Também próximo, diretamente a norte, é possível observar o enorme vulcão Sairecabur e seu cume chamado de La teta. Na maioria dos dias até mesmo San Pedro pode ser vista. Muito mais ao longe se vê o vulcão Putana (constantes fumarolas) e Colorado.

 

 

LINK PARA OS WAYPOINTS:

http://www.rumos.net.br/news/rumos/arquivos/146/Licancabur.rar

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...