Pessoal! Legal este tópico! A barraca que cito aqui não é levíssima (pesa 1,69 kg), mas colabora com o tópico!

Deixei de comprar uma barraca
Azteq Nepal (R$ 550 em 6x / 1,95 kg) e preferi a
Lafuma Sunset 2 (R$ 250 em dinheiro, 1,69 kg). Ela mede 150 x 250 x 105 mm, com bom espaço para 2 pessoas.
É de poliéster com revestimento de poliuretano, aluminizada internamente. A única vareta é de fibra de vidro 7,9mm.
Comprei numa loja em Sampa, Morumbi. A barraca é do tipo
"single roof", ou seja, com apenas 1 parede.
Não tem aquela segunda parte interna, de tela. As aberturas da barraca incorporam estas telas anti-insetos.
As vantagens em ter só 1 parede são:
1) Poder montá-la e desmontá-la sob chuva, sem molhar a parte interna.
2) A área interna útil é maior que nas barracas com 2 paredes.
3) É mais fácil de limpar antes de guardá-la.
4) Menores peso e preço!
As desvantagens:
1) Talvez tenha menor ventilação no calor.
2) Entrar e sair da barraca, sob chuva, exige um cuidado maior pra não entrar água pela portinha.
3) Não tem
área externa coberta (tipo "avance") pra colocar botas sujas, etc.
De qualquer forma, eu costumo guardar tudo dentro da área telada da barraca, visando proteção contra insetos e animais curiosos!
Só testei esta barraca na região das Agulhas Negras.
Ela teve condensação interna e fiquei preocupado. Mas as 2 barracas Azteq Nepal montadas ao lado suaram igualmente.
Montei a barraca Lafuma com as ventilações inferiores e superiores fechadas (erradamente!) e isto contribuiu pra condensação de água nas paredes internas.
Quanto à
resistência ao vento, nesta trilha ela não foi exigida.
Nas próximas semanas usarei a barraca (junto com amigos que tem a Azteq Nepal) na trilha da Ponta da Joatinga e na travessia Marins-Itaguaré. E se ela for aprovada, usarei a Lafuma na travessia da Serra Fina!
De qualquer forma, estas barracas em torno de 1 kg (tipo AKTO, da Hilleberg) me atraem tremendamente!
Tô na espreita! rs
Abraços!
Luis