Ganhei este canivete de um tio que sabe que gosto de lâminas, e achou o canivete “diferente”, me dando de presente.

- Canivete sem marca 01.JPG (140.54 KiB) Visualizado 655 vezes
Especificações:
Comprimento total: 21cm
Comp. Da lâmina: 9,7cm
Largura da lâmina na porção mais larga: 2,4cm
Espessura da espinha: 2,2mm
Formato da lâmina: clip point
Desbaste: hollow ground ( raso, quase um saber grind )
Aço: provavelmente 440A
Dureza: abaixo de 54 HRC
Construção: tipo pilar com liners de aço
Ação: automático
Trava/acionamento: rolling cylinder ( cilindro deslizante ). Tem ainda uma trava de segurança deslizante do tipo interposição, que impede o deslizamento do cilindro mantendo o canivete com a lâmina travada na posição fechada ou aberta.
Peso: 117g
Como extra, tem uma pequena lanterna de LED escamoteável na porção dianteira da empunhadura ( a do meu jamais funcionou, não sei se pela pilha estar descarregada ou outro motivo qualquer, já que sequer me dei ao trabalho de verificar ).
O acionamento automático funciona sem falhas, mas posso dizer que é um pouco mais lento que a ação de flip manual de alguns canivetes meus como o CRKT Desert Cruiser, os Buck Vantage e o Kershaw Zing.
Há mais de um ano estava com o canivete “misterioso” jogado em cima de um armário quando resolvi incluí-lo na afiação noturna ( para passar tempo ).
Não é necessário dizer que sua afiação foi mais mole que mastigar água!

Dei o meu desbaste padrão de 10 graus de cada lado e um fio primário de 20 graus. Já que estava na chuva, o negócio era se molhar... fui em frente e o terminei na cerâmica ultra fina!
Para minha surpresa, o corte ficou tão suave quanto minhas lâminas em aço Sandvik 14C28N, o que já é dizer muito, já que estas só são superadas neste quesito pelo meu Buck Vantage Avid, com sua geometria de “super hollow ground” e aço Sandvik 13C26 ( adoro este aço! ).
Só deixando claro: corte suave literalmente significa poder fazer a barba com o mesmo!

- Canivete sem marca 02.JPG (137.37 KiB) Visualizado 655 vezes
E a retenção de fio? Bom, aí já era querer demais!

No meu teste empírico de dureza ( bater quina de espinha contra quina de espinha ), ele deve ter dureza inferior a 54HRC, já que o SAK Victorinox ( 56 HRC ) não apresentou nem vestígio de marca, enquanto ele mostrou uma bela “dentada”!
Usando um galho seco de laranjeira de aproximadamente 2cm de diâmetro, comecei a cascá-lo como se fosse fazer uma estaca; foram umas 15 lascas finas.
A lâmina apresentou 2 micro-dentes e um fio visivelmente deteriorado à inspeção com uma lupa de 20x e uma lanterna de LED.

Bastou 2 passadas suaves em uma chaira de aço liso e o fio voltou, com os 2 micro-dentes quase imperceptíveis ao cortar papel fino.
Duas passadas no afiador cerâmico em V ( 20 graus ), nas hastes extra-finas e corte de fazer barba estava de volta! Mas com atenção, os dentes ainda podiam ser levemente detectados ao cortar papel!
Como a imensa maioria dos usuários só irá utilizá-lo para cascar e cortar frutas, envelopes, barbantes e talvez ocasionalmente uma tampa de caixa de papelão, ele seria considerado por estes usuários mais que adequado!
Ao se notar a perda de corte, o motivo mais provável será o rolamento do fio; portanto, umas 2 ou 3 passadas sem pressão em uma chaira de aço liso procurando coincidir o ângulo do fio ( no caso 20 graus ) serão o suficiente para reestabelecer o corte.
Se o caso não for de rolamento,mas de desgaste do fio ( aço mole ), uma passada rápida em uma pedra de afiar fará a mágica!
O acabamento é de regular para ruim.

Os parafusos das talas de empunhadura “vazam” para o interior entre 1 e 1,5mm. Apresenta um certo jogo vertical entre o lado esquerdo e direito da empunhadura. A lâmina apresenta um jogo muito pequeno na vertical e nenhum na horizontal.

- Canivete sem marca 03.JPG (147.01 KiB) Visualizado 655 vezes
Após o apontamento do galho de laranjeira, o jogo vertical da lâmina ficou mais pronunciado e surgiu um movimento na horizontal!
Não recomendaria a compra de um canivete destes, mesmo por valores como R$15,00 como vi alguns similares anunciados na NET.