MOCHILEIRO PEREGRINO escreveu:galera eu utilizo lona em baixo da barraca, algumas pessoas ja me alertaram sobre o acumulo de agua entre a lona e a barraca, mas nunca tive esse problema.
o que pensam a respeito ???
Olá galera.
Já foi dito tudo praticamente.
O tempo foi mudando as caracteristicas das barracas. Quando escoteiro, nossas barracas ("de campanha"), doada pelo exército, eram enormes, com dois "mastros" internos. Cabia muito menino. E sem fundo, era chão. Tinhamos que forrar. Se estava chovendo, era lama por baixo. Tinhamos que procurar um "gramado"...
Depois vieram as barracas "fuleiras'', as Nautikas da vida. Resolvem bem na média brasileira, sem grandes desafios. Não aguentam Patagonias da vida, nem algumas montanhas brasileiras, com tempestades por dias !!! Disse Dias, porque horas de chuva pode não saturar o tecido. E DIAS de chuva pode saturar o mesmo tecido, e ele começar a vazar. Por tecidos entendamos que existem os Top, Ultra impermeaveis, (7000, 10.000 mm de impermeabilização) que as "nautikas da vida" não têm. Mas uma barraquinha Nautika já resolveu muito minha vida. Forrava o gramado com jornais, pois ia de carro (lógico), para isolar o frio, reduzir a sujeira, e diminuir a chance de "furinhos", além de aumentar a vida útil do tecido.
Todo atrito com o TEMPO rasga o tecido. Quem nunca teve uma calça (jeans ou não...) que furou na frente da coxa? Só o atrito do dia a dia, sem pedrinhas, ou galhinhos...
Portanto deixar a "BATALHA" do atrito com o primeiro pelotão ( a lona, ou footprint ), é deixar o segundo pelotão ( o piso da barraca ) descansado !!!
Deixe a batalha do ATRITO para a lona. SE um cristalzinho tiver a capacidade de furar apenas uma camada, a lona será furada (seta vermelha), e a barraca preservada. AO mesmo tempo o tecido vai sendo "ralado", (setas azuis) , e é mais barato trocar uma lona, do que uma barraca técnica... |
.
E a impermeabilidade? Vai variar de cada barraca ( da mais barata, à mais técnica, ou da mais pesada, à mais leve).
.
Agora vem a sofisticação dos tempos: Comprei uma barraca ultraleve (900 gramas, Big Agnes, Fly creek 2p), com piso de nylon rip-stop, tratada com silicone, com revestimento de polyuretano à prova d'água, com 1200 mm de impermeabilização.
A fábrica vende o footprint (lógico que comprei, 144 gramas). Diz que em caso de a água ficar MUITO TEMPO em contacto com a piso, ele pode perder suas características.
Vamos entender: MUITO TEMPO de pouca água também faz mal. Dará TEMPO para alterar a química e física da proteção do piso, que passa a não proteger tão bem.
E a fábrica acrescenta que o footprint aumenta a impermeabilização do piso da barraca. (óbvio).
Os tecidos são muitos finos. Sou cuidadoso, nas minhas mãos duram anos. Na minha região não chove, e quando chove, escondemos...

,rsrsrs
O footprint original é bem vindo. Se não tivesse, eu iria comprar uma loninha preta. Pode passar a mão no terreno, limpar, sentir as pontinhas, mas...
Detalhes do Footprint ou lona: o grande Getúlio já disse. Tem que ser menor que a barraca. A água tem que passar por baixo da lona.
Lona menor que o piso da barraca = CORRETO |
.
Quando a lona é maior, talvez se virarmos para baixo (vide desenho), o próprio peso da lona já ajuda segurar a parte virada... ( o Getulio vira para cima ).
.
Lona maior? Vire para dentro, de modo que fique menor que a barraca. Imagino que virando para baixo (ponta do lado Esquerdo), fique mais no lugar pelo próprio peso da lona em cima... Porém virando para cima, também faz uma "barriga", e acho que é até melhor ter estas viradinhas, do que a lona mais curtinha. pois as "barrigas'' jogam a enxurrada para baixo... Só é mais peso... |
.
.
E sobre a recomendação de colocar por dentro??? O argumento é a impermeabilização falhar, entrar umidade ou água, você tem a proteção de uma lona seca por dentro.
Outro argumento é de que você com a lona por dentro diminui o atrito em cima do piso, e este fica mais protegido.
Fica a lembrança: EVITE O ATRITO POR CIMA, nada de arrastar a mochila pesada dentro da barraca, manipule as coisas com cuidado dentro da barraca. Arraste os joelhos, etc, por cima do colchonete, ou saco de dormir...
Mas não acho que um pé fofinho

, ou um pé cascudo

, atritando por cima, vai ser pior do que o cristalzinho em baixo...
Tem as outras vantagens que já foram ditas ( servir para fazer sombra, armar sem o "casulo", etc ).
E cada um sabe o tanto de peso que vai carregar, ou quer carregar !! e por quantos dias, e por quantos kilometros...
Como já diziam os apaches e sioux : " Só podemos julgar alguém depois de andar uma milha dentro do seu mocasim..."
então?
Vamos caminhar nossas caminhadas !!