Ir para conteúdo

Condicionamento físico - como se preparar?


mochila90lts

Posts Recomendados

  • Membros

Mochileiros bom dia,

 

Tô com uma dúvida aqui! Já tenho experiências em trekkings longos etc e tal....e para falar a verdade 'detesto' academia....

Ultimamente tenho feito minhas trilhas aos finais de semana e bike ou correndo durante o meio de semana, mas a pergunta é?

TENHO COMO TREINAR COM A MOCHILA com certa carga para sempre estar em forma e condicionado?

Algumas vezes até enchi a mochila com bugigangas mas não é a mesma coisa, cheguei até a ver um cara que colocava 'agua' dentro de sacos e fazia seu treinamento diário com a michila cheia d'agua!!!!

Alguém tem alguma idéia similar para que eu possa treinar diáriamente com peso na mochila ??

 

Agradeço desde já

 

MOCHILA90LTS

Emerson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Respostas 60
  • Criado
  • Última resposta
  • 7 meses depois...
  • Membros de Honra

Também não sou fã de academia. Mas frequento 4 dias por semana pra manter o condicionamento, principalmente o cardio-respiratório pois pratico mais o montanhismo.

 

Procuro encarar assim...pra ter a sensação maravilhosa da liberdade no alto de uma montanha, tenho que pagar com horas de dedicação em um lugar confinado..a academia.

 

A dica de subir escadas com a cargueira é boa. Sei de um cara que treinou assim para subir o Pico da Neblina.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros de Honra

Odeio academia...nunca entrei em uma, nem pra ver como que é :lol:

Entra pra natação e faça todos os seus exercícios baseado em uma piramide de respiração...

Depois me fala dos resultados, só não vai nadar de mochila :mrgreen:

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Galera!

Sou formado em educação física e aprendi que cada esporte tem sua especificidade. Para escalada e trekking não adianta tem que ser assim mesmo por a mochila nas costas e caminhar. O ideal é que seja gradual, primeirocom uma mochila de ataque, progredindo para uma média até uma cargueira de 90lts , visando o cuidado dom os joelhos. Pois uma lesão neles pode levar um bom tempo pra recuperar e por fora anos de "treinamento".

Mas lembre que é preciso reforçar as articulações do joelho. ( só com musculação)

Espero ter contribuido de alguma forma.

abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros

Quero lançar aqui um assunto para discussão e esclarecimentos... mas antes deixa eu colocar o porque deste tópico, então paciência durante a introdução!

 

Introdução

 

Ate 2 meses atrás eu era (ou pensava que era) uma pessoa absolutamente feliz no meu (nem tão) pequeno universo de concreto ocasionalmente expandido por uma visita ou outra ao litoral. Nunca nem tinha ouvido falar de trekkings, travessias, montanhismo & cia. Ahh que alegria era ser ignorante! ::lol3::

 

Eis que procurando destinos longínquos (usando milhas) para minhas próximas férias, me deparei com as paisagens fantásticas que Torres del Paine prometia se tão somente eu pudesse aguentar entre 4 e 8 horas de caminhadas diárias... Tolinha como era, imaginei que essa empreitada seria fácil pra quem estava acostumada a andar horas a fio em cima de saltos agulha de 8cm.. afinal, o que seria uma bota de trekking comparada com isso?

 

Comprei os equipamentos necessários - mochila, bota, saco de dormir, fleeces etc.. e achei que estava preparada para o desafio.. tsc tsc ::putz::

 

O desafio

 

A intenção original seria fazer o circuito W do jeito tradicional: 5 dias de caminhada e 4 pernoites acampando. Já no primeiro dia percebi que não seria tão fácil quanto eu imaginava, o trecho de 3,5 horas tal qual indicado nos guias foi vencido em quase 6 horas! Realmente nada havia me preparado para o peso extra nas costas (mais exatamente nos quadris), o terreno acidentado, o frio e o vento.. AHH MEU DEUS o vento!!!!!!!!!! Resultado: eu mal conseguia me mexer a noite no acampamento, que aliás foi a parte mais fácil de toda a jornada, exceto pelo fato de ter que dormir no chão duro, mas isso já é outra história...

 

OBS: Pra que vocês não tenham uma impressão muito ruim de mim, deixe-me pelo menos dizer que o mesmo trecho, no dia seguinte, foi feito em míseras 4 horas... será que a chuva ajudou? ::Cold::

 

Embora eu tivesse.. bom, nenhum preparo físico, a perserverança (ou teimosia) falou mais forte e eu continuei o meu caminho. Acabei ficando os 5 dias no parque, mas consegui fazer apenas um V ao invés do W originalmente pretendido. No quinto dia acordei toda inchada, parecia que eu tinha engolido dois melões que foram parar nos meus tornozelos, o corpo todo dolorido...

 

...e eis que estava totalmente e irrevogavelmente apaixonada (qualquer semelhança com Bella Swan é mera coincidência) com esta modalidade esportiva (?) chamada trekking. Desde a minha aventura no Chile venho lendo sobre o assunto e me interessando cada vez mais em descobrir novas trilhas, vencer novos desafios e principalmente em me auto superar. O que me leva à...

 

A pergunta

 

Muito mais do que equipamentos adequados (que é fácil, basta ter algum $$ e comprar) é preciso um condicionamento físico adequado, principalmente se você almeja maiores desafios (o Aconcágua que me aguarde!). Então a minha pergunta é, como se preparar fisicamente? Existe algum programa de condicionamento mais indicado para trekking e montanhismo? Entrei na academia, mas mesmo tendo exposto meus objetivos o programa que me foi passado me parece muito genérico..

 

Então deixem suas opiniões, suas histórias e suas dicas... e ajudem esta teimosa-inexperiente-entusiasta do trekking a ficar um pouquinho melhor nisso! ::sos::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Os trabalhos aeróbicos sao os mais indicados para aumento da resistencia. Se vc faz trabalhos em academias, procure aquelas esteiras que fazem a inclinacao automatica. É interessante para simulacao. Aquele aparelhinho de step tambem é legal...

 

Os musculos dos membros inferiores e das costas devem ser fortalecidos. Joelhos, coxas, panturrilhas e costas (lombar) devem ser muito bem trabalhados.

 

Os exercicios que vc irá fazer em uma academia sao os comuns mesmo. Nao foge muito.

 

Como diz meu colega: se vc chegou em casa da academia e nao tem nada doendo, volta e faz tudo de novo! huahuahauhauha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Acho que a preparação é a linha do Java passou... eu frequento acadêmia (qdo dá) e meu treino não é nada especial... procuro caminhar bastante na esteira, com inclinação mantendo os batimentos cardíacos para condicionamento físico. A musculação também é importantíssima, todos os grandes músculos devem ser exercitados.

 

Outra coisa que pode fazer, caso more em prédio como eu, é subir e descer as escadas... essa é a melhor simulação de subida de montanha, melhor até que a esteira inclinada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O tópico é muito bom, aliás, ja cai nessa de sair de casa achando que ia andar feito camelo, chegou na hora com 20 quilos nas costas a coisa ficou preta. Na chapada Diamantina era 30 minutos, 30 parando com todo mundo lançando 3 metros de língua pra fora. Claro que depois de 2 dias você acaba meio que se "condicionando", mas acaba virando um martírio e não uma prática de esporte. É muito importante estar desenferrujado sim e dependendo da trilha, do percurso, bom calcular um tempo de sobra pra não achar que vai conseguir fazer 6 horas e acabar andando 4 e acordar quebrado no outro dia. Por isso não gosto de viajar com tempo "exato" pois não consigo saber como vai estar o lugar e qual a condição da trilha. Na trilha do Ouro perdi quase um dia todo pra atravessar o trecho final porque tinha chovido e aquelas pedras viram um sabão...o que no mapa era um trecho ínfimo, virou a parte mais cansativa da trilha. Condicionamento físico é essencial para uma boa trilha, assim como é para todo esporte. Exceto gamão..rs ::hãã2::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Pois então Michel...

 

Citei o step exatamente para simulação das escadas. Vc falou de uma coisa super importante: os batimentos cardiacos. Mantê-lo na faixa de queima calórica (e não da faixa cardio-vascular) é fundamental.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...