Dicas: o que fazer em Porto Alegre

Guias e troca de informações sobre os destinos do estado do Rio Grande do Sul


Dicas de Porto Alegre

Mensagem não lidapor Mihaelo » 03 Ago 2009, 09:45



Participe:
Deixe aqui aquela dica de passeio que você gostou, do barzinho 10 que conheceu, daquele restaurante bom e barato ou daquele outro que serve um prato especial que você adorou. Vale também a dica daquela balada inesquecível que você foi em Porto Alegre.

Regras do Tópico:
Neste tópico não serão aceitas perguntas, apenas dicas sobre Curitiba. Perguntas devem ser postadas nos Tópicos de Perguntas e Respostas doos tópicos correspondentes. Todas as perguntas postadas aqui serão deletadas



A linha turismo sul faz o roteiro pela zona rural passando por vinicolas, calçadao da praia de Ipanema,pelo santuario da Mae De Deus no Morro Pedra Redonda e outras propriedades rurais, é muito bbonito. Já o tradicional percorre apenas a zona urbana.
Mihaelo
 
Mensagens: 368
Desde: 24 Mai 2004, 03:00
Localização: Porto Alegre

Re: ME AJUDEM!!! INFORMAÇÕES SOBRE PORTO ALEGRE

Mensagem não lidapor Ingrid Ferreira » 13 Ago 2009, 09:07

Já estive algumas vezes em Porto Alegre e os passeios que mais gostei foi passear no centro e visitar alguns museus que tem por lá... são todos muito próximos um do outro e vale muito a pena, pois o passeio nas ruas do centro é muito agradável.

No final da tarde sugiro que você pare para ver o pôr-do-sol do Rio Guaíba... dê um passeio no Parque do Gazômetro e sente na grama para apreciar o por-do-sol... realmente é muito bonito.

Abaixo algumas dicas gaúchas do que fazer em Porto Alegre:

1) Andar no Centro, pra lá e pra cá, pra cima e pra baixo da Rua dos Andradas.

2) Ir ao Gasômetro, caminhar na Beira do Rio Guaíba e ver um por-do-sol.

Parques:

Redenção - http://www.aredencao.com.br/
Parcão -http://www.riogrande.com.br/turismo/palegre_parques_parcao.htm (nesse site tem a lista demais uns parques)

Museus, Galerias e Espaços Culturais:

Casa de Cultura Mario Quintana
Rua dos Andradas, 736 - Centro
CEP 90020-004 / Porto Alegre (RS)
Fone: (51) 3221-7147
http://www.ccmq.com.br/
Aqui tem teatro e cinema também.

Santander Cultural:
http://www.santandercultural.com.br/
Sempre tem alguma exposicao, cinema, musica.

MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul:
Instalado em um edifício centenário, sede da antiga Delegacia Fiscal do Tesouro Nacional, foi inaugurado em 1974. O prédio foi tombado pelo Patrimônio Estadual em 1983.
Acervo: 2.087 obras, entre pinturas, esculturas, objetos, gravuras e desenhos de artistas gaúchos.
Localização: Praça da Alfândega, 1.010, Centro - Tel: 227-2311.
Funcionamento: 3ª feira a domingo de 10:00h às 17:00h.
http://www.margs.rs.gov.br/ - entrada franca

Studio Clio:
http://www.studioclio.com.br

Azul Galeria Produtora
R. Lima e Silva n. 04 - Só Sábados das 18 às 21hs

Galeria de Marte
Av. Osvaldo Aranha, 522 - sobreloja - Terça à Sábado das 14 às 18hs

Atelier Zupo & Isabel
Rua Garibaldi
Segunda à Sexta das 14 às 18hs - Oferecem aulas de desenho e pintura

Galeria The Next Ones
R. Garibaldi, 936 - Segunda à Sábados das 14 às 20hs - Exposição permanente de vários artistas além de outras atrações culturais. Excentricidades, estética gótica, Toy Art, pinturas, arte experimental, performances, música, moda, confraternizações diversificadas e cabeça.

La Photo Studio
Travessa da Paz, 44 - Segunda à Sexta das 10 às 18hs, eventualmente abrem nas tardes de domingos ensolarados - Um espaço expositivo amplo e sofisticado, promovem bate papos sobre arte com especialistas, promovem trocas culturais internacionais.

Koralle
Rua José Bonifácio, 95 - De segunda à sexta, das 09h00min às 18h30min. Sábados, das 09h00min às 15h00min - muito mais que uma loja de materiais para artistas e ateiros, livros de arte, um universo fantástico que mesmo quem nunca ouvi falar de arte se fascina. A Koralle atualmente é foco de cursos, oficinas e recentemente lançou um site/portal completíssimo com uma grande diversidade de orientações e referências.

Atelier Rodrigo Lourenço e Lia Braga
Trav. Venezianos, 30 - Todo o primeiro domingo do Mês ocorre a Feira de Arte Contemporânea DESVENDA, grande acontecimento de arte acessível. Próxima data: Dia 03 de janeiro de 2009, das 16 às 22h.

Atelier Antonio Augusto Bueno
R. Fernando Machado, 195 - Atelier e Oficinas

Confraria da Escultura
R. Riachuelo, 370 - Atelier, espaço expositivo e oficinas com os artistas Adriana Xaplin, Ana Aita, Julia Dorneles, Leandro Michels, Renata Martins.

Galeria Adesivo - Beco Cultural
R. João Pessoa 203 - Das 11h as 14h e das 15h as 19h de segunda a sábado Arte urbana, graffitis, adesivos, HQ´s, fanzines, universo skate e exposições com artistas do mundo todo. Divertida e informal.

Associação de Artistas Plásticos Chico Lisboa
Travessa Venezianos, 19 - Segunda à Sexta das 14 às 18hs - Orientações sobre o cenário artístico local e ponto de organização de artistas.

Atelier PLANO B
Av. Farrapos, 146/133 - Oferece cursos de arte e possui espaço expositivo.

Subterrânea Atelier
Av. Independência, 745 - Segunda à Sábado das 14 às 18hs

Museu de Arte Contemporânea:
Localização: Rua dos Andradas, 736, 6°and. - Tel: 221-7147.
Funcionamento: 3ª feira a domingo de 12:00h às 19:00h.

Museu do Trabalho:
Oferece exposição de artes plásticas, e atividades culturais.
Acervo: Equipamentos e materiais que retratam a evolução das atividades produtivas no Rio Grande do Sul e sua dimensão sociológica.
Localização: Rua dos Andradas, 230 - Tel: 227-1450.
Funcionamento: 3ª feira a domingo de 13:30h às 18:00h.

Museu do Vinho e Enoteca:
Localização: Av. Presidente João Goulart, 551 - Tel: 227-1738.
Funcionamento: 3ª feira a domingo de 9:00h às 20:00h.

Museu Júlio de Castilhos:
Criado em 1903, é o museu mais antigo do Estado.
Acervo: 9.000 peças históricas, artísticas e culturais, como armas, roupas, utensílios e documentos ligados à história e formação do Estado.
Localização: Rua Duque de Caxias, 1.205, Centro - Tel: 221-3959.
Funcionamento: 2ª a 6ª feira de 10:00h às 19:00h, sábado e domingo de 14:00 às 18:00h.

Fundação Iberê Camargo:
A Fundação Iberê Camargo foi criada em 1995 com o objetivo de preservar e divulgar a obra do prestigiado pintor brasileiro. Além de aproximar o público deste que é um dos grandes mestres da arte no século XX, a instituição procura incentivar a reflexão sobre a produção artística contemporânea.
http://www.iberecamargo.org.br
Avatar do usuário
Ingrid Ferreira
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 604
Desde: 01 Dez 2008, 18:37

Re: O que fazer em Porto Alegre

Mensagem não lidapor Thiago Colares » 17 Set 2009, 22:50

Estive em Porto Alegre no meio do ano e fiquei na Cidade Baixa, que por sinal eh um bairro MUUITO legal! Tem muita coisa rolando.

Ali por perto, sugiro que vc faca uma visita ao Bar 512, que fica na Rua João Alfredo 512, tel: 32120229. Eh um lugar super agradavel! O pessoal lah tem um clima espetacular, a comida eh otima e a bebida tbm! Alem de bar, o local tambem eh um atelier! Ficadica!!
Avatar do usuário
Thiago Colares
 
Mensagens: 7
Desde: 23 Abr 2009, 12:27
Localização: Salvador

Re: O que fazer em Porto Alegre

Mensagem não lidapor Mihaelo » 21 Set 2009, 10:55

aos sabados de manhã tem a feira ecológica da Redenção que ocorre no canteiro central da AV. José Bonifácio no bairro Bom Fim. Essa mesma feira também é realizada no Menino Deus se não me engano as quartas de tarde. Lá tem de tudo e produzido de forma orgânica. No mercado público para cucas e biscoitos caseiros tem a Loja da Reforma Agrária que fica quse na esquina com a av. Julio de Castilhos.
Mihaelo
 
Mensagens: 368
Desde: 24 Mai 2004, 03:00
Localização: Porto Alegre

Re: O que fazer em Porto Alegre

Mensagem não lidapor GustavoM » 21 Set 2009, 12:02

Olá!
No Mercado Público tu vais encontrar Tudo isso que procuras e por um preço muito bom, fora que é um belo lugar de se conhecer.
Outras opções de passeios com nenhum custo é vizitar os parques da cidade, onde aos finais de semana o pessoal costuma ir tomar o sei chimarrão, pegar um sol, e ter um "contato com a natureza". Os maiores e mais frequentados são: Parque Farroupilha ou Parque da Redenção e o Parque da Marinha do Brasil ou simplesmente Parque Marinha. Outros lugares de o povo daqui costuma ir tomar chimarrão e apreciar o por do sol na orla do Guaíba são: Usína do Gasômetro; que além disso é um local com eventos culturais; e o Calçadão de Ipanema na zona sul de Porto Alegre. Essas são algumas dicas boas para economizar dinheiro e ter um contato um pouco maior com os costumes e com a própria cidade.
Abraço!
Avatar do usuário
GustavoM
 
Mensagens: 5
Desde: 22 Dez 2008, 16:43
Localização: Porto Alegre

Re: O que fazer em Porto Alegre

Mensagem não lidapor brunassilvas » 24 Set 2009, 22:50

a linha turistica é bem concorrida.

1. Mas, não deixe de ver um pôr do sol no Guaíba.
É imperdível. Tem uns barzinhos lá na orla muito legais.

2. Perto da torre da antiga Usina ficam os barcos de passeio ao longo do Guaíba..custam em torno de 8 reais. Eu acho bem válido, pq vc consegue fotos lindas, e também conhece um pouco do entorno. Tem a noiva do caí, entre outros. :)

3. TRADICIONALÍSSIMO. Em São Paulo, o Mercadão é famoso pelos pastéis bem recheados, pão com mortadela e bolinho de bacalhau. Em Porto Alegre é tradicionalíssimo o sorvete (que é caseiro e servido com frutas). Uma delícia, seja no calor ou no frio. Fora a rapadura gaúcha (gaucho de fronteira toma chimarrão comendo rapadura gaúcha, que não é tão doce quanto a que conhecemos).

4. Tome no sul o verdadeiro café colonial. É algo entorno de 20 reais por pessoa. Mas vale por um café, almoço e janta. (ah sim, e tome o suco de uva deles. tem gosto de uva mesmo! nada de industrializados). Não sei onde tem em Porto Alegre, mas nas cidades do entorno tem bastante. Enfim, não se preocupe, uma boa alma saberá te responder na hora :)
"Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados."
Mahatma Gandhi
Avatar do usuário
brunassilvas
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 38
Desde: 12 Ago 2009, 23:08
Localização: São Paulo

Re: FORUM SOCIAL MUNDIAL

Mensagem não lidapor Karenldc » 26 Jan 2010, 16:46

O comércio fecha entre 18 e 19 horas no centro. Mercado público algumas bancas até 19 horas. Shoppings 10 - 22 horas.
Káren - Editora
Avatar do usuário
Karenldc
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 1802
Desde: 08 Jul 2009, 20:34
Localização: Clev - Paraná

Re: O que fazer em Porto Alegre

Mensagem não lidapor MiriamSch » 02 Mar 2010, 11:40

Oi, pessoal! Sou de Porto Alegre e recomendo o ônibus de turismo. Ver informações no link http://www2.portoalegre.rs.gov.br/turis ... _secao=285. O preço varia entre 10 e 15 reais. O passeio na zona sul é lindo, passa pela beira do Guaíba, que na verdade é um lago.
MiriamSch
 
Mensagens: 11
Desde: 19 Fev 2010, 15:46

Re: 20 dias sozinha em Porto Alegre, O que fazer ?

Mensagem não lidapor Elinaldo Gomes » 11 Abr 2010, 18:24

Em Porto Alegre, não deixe de fazer os passeios da Linha Turismo, e de visitar os diversos atrativos do centro histórico, o Parque Farroupilha, observatório, Museu de Ciência e Tecnologia da PUC, Usina do Gasômetro, Parque Moinhos de Vento, Calçadão de Ipanema, Monumento O Laçador. Vá também em alguma churrascaria que apresente shows com músicas nativistas e danças folclóricas.
Porto Alegre tem muito o que ver, mas para passar 20 dias, seria interessante você visitar outras locais como os cânions do Itaimbezinho e Fortaleza, a praia de Torres, as cidades de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul e Bento Gonçalves.
O que importa pro aventureiro é desbravar o desconhecido, sentir a imensidão do céu, o brilho das estrelas e o mistério do mar, encontrar no silêncio da alma, a paz e a presença do Criador, conhecer coisas, lugares e pessoas e ultrapassar seus limites.
Avatar do usuário
Elinaldo Gomes
 
Mensagens: 380
Desde: 30 Dez 2008, 13:32
Localização: Recife - PE

Re: Dicas: O que fazer em Porto Alegre

Mensagem não lidapor Mihaelo » 22 Ago 2010, 09:30

Olá Julio: sugiro o Casa Azul Hostel(www.casaazulhostel.com.br) situado na Lima e Silva,912 no bairro Cidade Baixa, local da boemia de Porto e ao lado do centro.
Mihaelo
 
Mensagens: 368
Desde: 24 Mai 2004, 03:00
Localização: Porto Alegre

Re: Dicas: o que fazer em Porto Alegre

Mensagem não lidapor Karenldc » 02 Fev 2011, 17:00

Os passeios da linha turismo de POA são passeios, só passagem, não é permitido descer do ônibus, apenas o ônibus passa mais devagar pelos lugares de interesse e o guia vai falando.

Eu não gosto desse tipo de passeio, eu Káren! Na minha opinião nada como vc entar nos lugares e realmente conhecer não tirando foto apenas das fachadas, mas cada um tem sua preferência, né?

Uma boa opção é pegar o roteiro seguido pelo linha turismo e fazer seu próprio, parando e indo onde desejas.

Os terminais urbanos de POA são bem tranquilos e tanto motoristas quanto a população em geral dá boas dicas de ônibus a pegar e lugares onde ir.

Imperdíveis: Fundação Iberê Camargo, Usina do Gasômetro (se puderes aqui ir ao final da tarde é lindo!), passeio pelo Centro Histórico, Jardim Botânico, estádios, Parque da Redenção, Moinhos de Vento, Museu de Ciência e Tecnologia (PUC - RS) e em Canoas, cidade da região metropolitana tem o Museu de Tecnologia (Conhecido como Museu do Automóvel).
Káren - Editora
Avatar do usuário
Karenldc
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 1802
Desde: 08 Jul 2009, 20:34
Localização: Clev - Paraná

Re: Dicas: o que fazer em Porto Alegre

Mensagem não lidapor ledammx » 02 Fev 2011, 17:30

Parques:

Usina do Gasômetro
Redenção (preferível ir de manhã, pois de noite é perigoso)
Parcão

By Night:

Porão do Beco (música eletronica e alternativa)
Opnião (Sempre tem shows bons lá)
Cidade baixa (é cheia de barzinhos, MUITO boa).
Pinguim (fica na cidade baixa, acho que é o melhor bar que tem lá!)
Boate do Chips
Santa Monica


Ah! Não deixe de ir no estádio mais lindo de porto alegre, o Olimpico Monumental! hehehe
Avatar do usuário
ledammx
 
Mensagens: 27
Desde: 31 Jan 2011, 09:49
Localização: Manaus, AM.

Re: Dicas: o que fazer em Porto Alegre

Mensagem não lidapor samy_sbz » 07 Jun 2011, 00:28

Opa!
Como gaúcha afirmo que o melhor estádio do melhor time é o BEIRA-RIO, conhecido como "GIGANTE", fica às margens do Rio (Lago na verdade) Guaíba e abriga os inúmeros troféus do Sport Club Internacional ;)

Gostei muito das dicas do pessoal que passou por aqui...dá pra ver que aproveitaram bastante!

Acrescento apenas alguns comentários de moradora apaixonada por esta cidade:

- O pôr-do-sol do Guaíba é a atração mais imperdível! Assista de camarote na Usina do Gasômetro após um belo passeio de barco pelas ilhas...e não se acanhe de pedir para provar o chimarrão quando veres os gaúchos tomando água quente com um copo de madeira na mão (cuia), chupando um canudinho metálico (bomba) enfiado num motinho de grama (erva-mate) hehe

- Passeio pelo centro é ótimo também. Dos museus citados só conheço os primeiros, que vergonha hehe Mas os prédios históricos são bonitos, além dos museus tem a bela Catedral Metropolitana (2ª maior cúpula do mundo, só perde para a Basílica de São Pedro no Vaticano), que fica na Praça da Matriz, Theatro São Pedro, Praça da Alfândega (onde ficam os museus e o prédio dos correios), Mercado Público (ótimo sushi, mas também pediria para provar um salame e compraria uns queijos), Camelódromo...

- Noite/Festa/Balada/Happy hour/Pubs: esqueceram de comentar a badaladíssima Rua Padre Chagas, no bairro Moinhos de Vento! Conhecida como 'Calçada da Fama', a rua abriga cafés, restaurantes e pubs em uma das zonas mais nobres da capital (bem próxima ao parque Moinhos de Vento - PARCÃO - já citado). Mais famosos: Dublin (pub irlandês, com ótimo cardápio e música ao vivo diariamente), Caminito, Z Cafe, Dado Pub...além das opções que atraem o estômago: Tortaria, Café do Porto, Padaria Listo (para um café com torta no fim da tarde) e ainda as opções pra janta, especialmente na Rua Dinarte Ribeiro, como Usina de Massas (provem a massa de pimenta, com moderação rsrs), Puppi Baggio, Tutto Riso, Orquestra de Panelas e os japoneses Riverside's Sushi Lounge, Daimu e GOKAN (em frente ao Moinhos Shopping e Hotel Sheraton).

Com o orçamento mais apertado, a melhor pedida é a popular Cidade Baixa, começando por algum dos bares da Rua Lima e Silva (Pinguim, Pedrini, Santíssimo, Só Comes, Copão...com suas belas tábuas de petiscos, chope gelado e POLAR - cerveja gaúcha que muito nos orgulha...uma delícia!), descendo a pé pela Rua da República faça uma pausa no OSSIP (bar de esquina em que as pessoas ficam bebendo e conversando em pé na calçada/rua, já relatado pela revista Veja) e seguindo para a noite nas coloridas casas noturnas da Rua João Alfredo (Pé Pallito, Nega Frida, Preto Zé, Parafernália e outras que não lembro), que tocam samba-rock e MPB até de madrugada.

- Se tiver um domingo na cidade, reserve o dia para passear nos parques, especialmente no Parque Farroupilha (conhecido como Redenção) onde tem o Brique (feira de artesanato e antiguidades que ocorre aos domingos), um pequeno zoo e na frente do ginásio (que está em obras), atravessando a rua (Av. Osvaldo Aranha), tem o melhor suco da cidade (você pede UM e vem um liquidificador com qse 1 litro! R$3,00 p/2 pessoas), além de outros lanches (ótimo BAURU e XIS) e serviço de buffet o dia inteiro: LANCHERIA DO PARQUE. Se quiserem algo doce depois, além dos vendidos na feira e no parques (pipoca, algodão-doce, churros...) tem uma confeitaria em frente ao brique (Av. José Bonifácio) chamada MAOMÉ com opções mais incrementadas porém mais caras.

No mesmo dia podes aproveitar para conhecer o Parque Moinhos de Vento (Parcão) e apreciar um smoothie ou açaí na tigela servidos nas lancherias Saúde no Copo, Oficina do Açaí e Açaí do Parcão, que ficam ao redor do parque.

Outros parques não citados:
- Germania (na zona norte, ao lado dos Shoppings Iguatemi e Bourbon Country)
- Praça da Shiga (praça estilo japonês, é um grande jardim muito usado para sessão de fotos): Av. Cristóvão Colombo esquina Av. Plínio Brasil Milano.

Locais perigosos: centro e parques à noite, proximidades da rodoviária, Avenidas Farrapos e Voluntários da Pátria (zona)...
Aeroporto é tranquilo, tem linhas de ônibus na porta e táxis que praticam as mesmas tarifas dos comuns.

Ai ai...não era pra ter escrito tanto! rsrs Mas se restar qualquer dúvida ou precisarem de alguma dica 'nativa', entrem em contato ;)
Avatar do usuário
samy_sbz
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 589
Desde: 08 Set 2010, 00:27
Localização: Porto Alegre

Re: Dicas: o que fazer em Porto Alegre

Mensagem não lidapor mazim5 » 02 Set 2011, 06:26

Olá, sou morador de Porto alegre também, e em meio a tantas dicas, sujiro a "rua mais bonita do mundo". É isso mesmo, ela fica em nossa cidade, é a Rua Gonçalo de Carvalho no bairro Independência.
Abraços
Imagem
Avatar do usuário
mazim5
 
Mensagens: 2
Desde: 22 Ago 2011, 05:27
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Dicas: o que fazer em Porto Alegre

Mensagem não lidapor mkseabra » 03 Dez 2011, 19:28

Gurizada

uma ótima dica pra quem vem pra Porto Alegre é a caminhada orientada no centro.
No 2o e no último sábado de cada mês, a prefeitura organiza uma caminhada guiada pelo centro de POA, sempre com um tema específico e orientada por algum historiador/escritor/jornalista... Partem sempre do caminho dos antiquários (esq Cel Genuino e Mal Floriano) às 10h. É necessário enviar um email para vivaocentroape@gmail.com confirmando e levar um kg de alimento na hora - o passeio é de graça e dura cerca de 2 horas.

Deem uma olhada no site do projeto 'Viva o Centro a Pé' da prefeitura, que tem toda a explicação ali.

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/turis ... _secao=297

Abraços
Avatar do usuário
mkseabra
 
Mensagens: 14
Desde: 16 Mai 2011, 23:25
Localização: Porto Alegre

Próximo

Voltar para Rio Grande do Sul



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes