por luizniquet » 22 Set 2011, 10:57
Por motivos profissionais, fui enviado a São Paulo essa semana. Cheguei na manhã de segunda feira e retorno no início da tarde dessa sexta feira. Serão apenas cinco dias na cidade, e as principais horas do dia serão passadas dentro de um escritório. Mesmo assim, com certo esforço, estou tentando transformar uma semana de trabalho em um tipo de turismo – mesmo que somente nas horas vagas.
Essa é praticamente minha primeira visita à cidade. Já estive aqui uma vez, alguns anos atrás. Mas foi uma passada rápida, de apenas um dia, também a trabalho. Isso sem considerar, é claro, as rápidas escalas no aeroporto de Guarulhos, entre o Rio de Janeiro e o resto do mundo.
Confesso que não tinha feito meu dever de casa, e não tinha nada planejado para esses dias – e nem muita noção do que me esperava em termos de atrações para um turista de ocasião. Mas fiquei bastante surpreendido (positivamente) com a cidade. Mesmo com uma disponibilidade de tempo espremida durante o horário do almoço, ou com as poucas horas restantes ao final do expediente, estou conseguindo aproveitar algumas atrações muito interessantes, e que certamente instigam uma nova visita, dessa vez com mais tempo, para apreciar tudo com calma e com a devida e merecida atenção.
Logo no primeiro dia, aproveitei o horário do almoço para uma visita ao Museu do Futebol, localizado sob as arquibancadas do tradicional Estádio do Pacaembu. Apesar de não ter muitas informações sobre o museu, já tinha ouvido falar muito bem do local. Ainda assim, fiquei surpreso com a qualidade e a modernidade da exposição. Rica em conteúdo multimídia, a mostra conta em detalhes a história do futebol brasileiro, desde a sua fundação até os dias atuais, focando principalmente na seleção nacional e nos seus astros. Bem localizado (próximo ao centro da cidade e da Avenida Paulista) e com uma entrada bem barata (apenas seis reais), esse é um local que merece, sem dúvida, uma visita! Agora sim temos no país um excelente museu dedicado ao esporte nacional e que pode rivalizar (e ganhar!) no museu do Boca Juniors, localizado no histórico Estádio de La Bombonera.
Ontem fui almoçar no Mercado Municipal, onde experimentei o tradicional pastel de bacalhau. O local me pareceu muito agradável, com diversas opções para um almoço. Além disso, as barraquinhas vendiam frutas, queijos, e outras delícias. Se eu fosse morador dessa cidade, certamente seria um freqüentador assíduo! No caminho até o mercado, tive ainda a oportunidade de passear um pouco e conhecer melhor a Avenida Paulista (menos movimentada do que imaginava), o metrô paulistano e a famosa 25 de maio, com uma multidão caótica que me lembrou a região carioca conhecida como Saara (só que em proporções colossais).
Para hoje, tenho planos de fugir no horário de almoço e visitar o Museu da Língua Portuguesa. E, ao final do dia, aproveitarei o horário estendido das quintas feiras (quando o horário de abertura do museu vai até às 20h, de acordo com o site oficial) para conhecer o MASP.
Amanhã, retorno para o Rio, com a impressão que deixei muitas coisas por fazer e muitos locais a serem conhecidos. Mas com a certeza de que São Paulo merece uma visita – nem que seja em um fim de semana prolongado, ou até mesmo numa semana de turismo improvisada nas sobras de uma semana de trabalho.
PS (aos editores): Tentei achar um tópico já existente em que esse meu pequenos artigo se encaixasse, mas não consegui. Por isso acabei criando um novo tópico. Por favor, se vocês achar que não foi apropriada a criação do tópico, por favor mover para o local adequado. Obrigado.
Ei, não deixe de visitar meu site:
http://www.cruzandofronteiras.com.brLá você encontra dicas, relatos de viagens, roteiros, artigos, sugestão de filmes e livros, enquetes e muito mais!