por andreantunes » 03 Jul 2008, 22:12
Hendrik, obrigado, você esclarece bem, seus relatos são ótimos (humorados e detalhados). Ajuda muito.
A experiência local é importante. Estive no extremo Saara Marroquino, por 8 dias, e descobri que o material “dry fit” (seca rápido) não era o ideal (com o excesso de suor e areia fininha, parece que os canaliculos emtupiam ,ficava “meio” impermeável, muito quente, e a pele seca). A "velha" camiseta Hering de ALGODÃO, manga comprida, se tornou o MÁXIMO: Excelente isolante térmico (o calor fica lá fora), mais confortável, fazia um micro-clima ÚMIDO em volta do meu corpo, e também melhor PROTETOR solar (“pano”). Rapidamente mudei para calça comum de algodão; chinelos como os Bérberes (aposentei a bota), turbante (aposentei meu super chapéu, com filtro UV, etc). Se ficasse mais tempo compraria uma “djellaba”, a bata deles. (gente, algodão só no deserto. No ambiente úmido e frio bom é lã...).
Por conta da previsão de noites gélidas no Saara já comprei parte do material do Everest (nem usei, ficou na vila M’Hamid, engraçado né?).
-- Tenho: uma camada base para perna e tronco e mãos, tenho 2 gorros, 2 balaclava, luvas fina, uma calça de Fleece.
-- Tenho Dois blusões fleece (tecidode 100g/m2 e de 200, penso que deverei comprar o grossão de 300: assim teria as opções 100, ou 300, ou 100+300. Outra opção seria 200 e 300 (talvez quente demais se tiver um Down Jacket, mas calor com muitas camadas, é só tirar, pior é faltar...).
-- Devo buscar um bom CORTA-VENTO ( Em KTM encontra-se marcas boa com facilidade, que tenha zipers para ventilar debaixo do braço, bolsos para lanche, etc? Ou só tem imitações, como você disse? Qual o material do seu azul ? Aqui achei um da Trilha e R... , modelo "Andes", de Goretex, fleece interno separável, bolsos e zipers de ventilação, por R$400,00. Acharia melhor e mais barato em KTM?
“Não que não se ache coisa boa lá.”-- Pois é! Será que posso achar um bom DOWN JACKET, de marca, por lá? Seria um investimento definitivo. Aquela foto sua dos gringos descendo o Cho La, a Jaqueta deles, amarela, com capuz, parece ser leve, quente, e "chique"... Eu pretendo também atravessar o KONGMA LA (5535 metros)...
“Se EU fosse fazer o trek de novo, levaria umas boas camadas básicas (bem quentes) - 3 para os pés, 1 para a perna, 3 para o tronco e 1 para as mãos.”
-- Treis para o tronco seria para trocar a suada pela seca , à noite, ou usar as treis de uma vez? , ou não ter que ficar lavando com água congelante?
-- E para os pés seriam a camada básica seriam 3 meias tipo Liner (mais finas)?, acrescentando as de lã merino (sem mal cheiro) para a parte alta? Imaginei que para atravessar o Cho La seriam um meia base, e duas de lã. Você usaria quantas meias agora, no Cho La? no Brasil encontra-se meias de lã Merino (FoxRiver, de R$75,00), e fina "x-static Liner", de R$50,00).
-- Minha maior dúvida técnica agora é a calça:
A CALÇA para caminhadas iniciais seria uma reforçada, certo? (Para sentar no chão). E seria a MESMA calça acima dos 4000-5000m? , vestindo por baixo uma “camada básica e outra média”?
Serve para atravessar os passes? Cho La e subir o Chokung, Kokyo ou Kala Patar.(vento e frio e/ou neve) ou vestiria outra Diferente, uma impermeável, corta-vento? (penso em ir em novembro).
-- Aqui achei uma (Climatic) com reforço, de Dry Tech, ”resistência” à água 1.200 mm, reforço nos pontos chaves de rip-stop, zíper na parte inferior, forro encima de tela, e embaixo de nylon (não gostei desse náilon, deve suar feito o cão...), por R$170,00. Me parece muito impermeável, pouco respirável. Talvez só sirva pro Cho La. Talvez nem isso.
Outra calça “impermeável fabricada com a exclusiva membrana Triplepoint®. Altamente impermeável e respirável, provê extrema proteção contra chuva, vento e neve” da Alpine por R$400. e outras, e outras...
-- A bota já tenho, comprei há dois anos, numa liquidação da Salomon (pode até colocar semi-crampons), só é meio pesada (uns 750-800 gramas cada). Devagar vou chegando lá...
Abraços,