LiCo escreveu:Alexandra, seja bem vinda ao mochileiros.
Eu sugiro que você não pague nada em dólares (com excessão da trilha Inca/Salkantay). Troque a quantidade necessária para um determinado período, e só. Nada de trocar tudo de uma vez.
O que pude perceber em vários lugares no Peru, é que dependendo como você pergunta o preço (em espanhol, inglês ou portugues), você vai ter uma resposta diferente. Se perguntar em inglês muito provavelmente vai ter o preço em dólares, mas o mesmo preço que era em soles, ou seja, se uma coisa custa 5 soles, vão te responder que custa 5 dólares (presenciei isso no mercado de Cusco. O mesmo chapéu que eu paguei 5 soles, os belgas que conheci na trilha pagaram 5 euros, ou mais ou menos 15 soles).
Intééé
Lico, muito obrigada pela dica!
A viagem foi incrível... estou cheia de informações para compartilhar... realmente valia bem mais a pena ir trocando os dólares pelos soles aos poucos e NÃO pagar nada em dólar (com exceção da trilha inca)!
E SEMPRE vale a pena pechinchar, nunca aceitar o primeiro preço, principalmente com os taxistas... Tb reparei que uma boa tática quando se quer comprar algo é não se mostrar muito interassado, perguntar meio desinteressado às vezes faz com eles baixem o preço.
Outra dica pra quem vai nessa época, principalmente em Cuzco, como é baixa temporada por causa das chuvas muitos hostels e hotéis oferecem 20% de desconto, mas eles só vão dar se vc pedir...hehe
Abraços e mais uma vez obrigada!

Resumo