Ir para conteúdo

Opinião: Rota Romântica da Alemanha, Munique e Áustria - Agosto 2013 (máx 16 dias)


Posts Recomendados

  • Membros

Oi gente, estou planejando uma viagem ao sul da Alemanha para agosto de 2013. A viagem vai ser meio curta porque vou com uma amiga que tem poucos dias de férias, então podemos ficar no máximo máximo uns 16 dias no total. Nós resolvemos fazer a rota romântica da Alemanha de carro, passando também por Innsbruck e Salzburg na Áustria. Já fui para a europa 3 vezes, mas sempre a cidades principais e utilizando transporte público. Nunca aluguei um carro na Europa e confesso que estou muito nervosa. Li muitos relatos de pessoas falando que é tranquilinho, mas mesmo assim me dá um frio na barriga só de pensar. Depois de muito refletir, ler relatos e blogs (um abração para todos que se disponibilizam a escrever seus relatos, sem isso seria impossível viajar! rsrs), elaborei o itinerário está abaixo. Mas mesmo com tanta pesquisa sinto que ainda está um tanto bruto e precisando melhorar a logística:

 

Frankfurt - chegada no aeroporto, retirada do carro e ida a Heidelberg (dependendo do horário de chegada do voo)

Heidelberg - 2 noites (1 dia e meio na cidade, saída de manhã)

Parada para conhecer Worms (meio dia ou menos na cidade)

Nuremberg - 2 noites (chegada ao meio dia, 1 dia e meio na cidade, saída de manhã)

Würzburg - 1 noite (1 dia na cidade, saída de manhã)

Seguindo viagem e passando por 7 cidades com parada para almoço e visitas conforme parecer interessante (Tauberbischofsheim, Lauda-Königshofen, Bad Mergentheim, Markelsheim, Weikersheim, Röttingen e Creglingen)

Rothemburg Ob Der Tauber - 2 noites (chegada no final da tarde, 1 dia na cidade, saída de manhã)

Seguindo viagem e passando por 4 cidades mas parando um meio período em Dinkelsbuhl (Schillingsfürst, Feuchtwangen, Dinkelsbühl e Wallerstein)

Nördlingen - 1 noite (chegada após o almoço, saída de manhã)

Seguindo viagem e passando por 3 cidades (Harburg, Donauwörth e Rain)

Augsburg - 2 noites (chegada no final da manhã, 1 dia e meio, saída de manhã)

Seguindo viagem e passando por 9 cidades mas parando para conhecer Friedberg, Landsberg am Lech e Steingaden (Friedberg, Landsberg am Lech, Hohenfurch, Schongau, Peiting, Rottenbuch, Wildsteig, Steingaden e Halblech)

Schwangau/Füssen - 2 noites (chegada no fim da tarde, pernoite, 1 dia de visita a Neuschwanstein e Schloss Hohenschwangau, saída de manhã)

Visita a Oberammergau e à Abadia Beneditina de Ettal

Garmisch-Partenkirchen - 1 noite (chegada no começo da tarde, meio dia na cidade, saída de manhã)

Innsbruck - 1 noite (chegada de manhã ainda, 1 dia na cidade, saída de manhã)

Salzburg - 1 noite (chegada de manhã ainda, 1 dia na cidade, saída de manhã)

Parada em Dachau (visita ao campo de concentração)

München - 3 noites (entrega do carro, 2 dias e meio inteiros para visitar a cidade)

Vôo de volta

 

Um problema é que o roteiro acima são 18 noites, que seriam 20 dias (contando com a viagem de avião), mais do que temos disponível. Mas não sei onde reduzir o tempo, se devo cortar a Áustria, ou os dias em Munique ou apenas reduzir o tempo na rota romantica. Agradeço muito quaisquer opiniões e dicas que puderem me dar!!!

Link para o comentário
  • Membros

Okay, labutei um pouco mais e refinei meu roteiro:

 

Vôo saindo do Brasil dia 17/08 e chegando em Frankfurt dia 18/08 às 11h35.

18-19/08: Frankfurt (pretendemos passar a tarde, pernoitar e pegar um carro alugado no dia 19 para visitar as cidades seguintes)

(parada para conhecer Worms)

19-21/08: Heidelberg - 2 noites (chegada ao meio dia, tarde e dia seguinte na cidade, saída de manhã)

21-23/08: Nuremberg - 2 noites (chegada ao meio dia, tarde e dia seguinte na cidade, saída de manhã)

23-24/08: Würzburg - 1 noite (um dia na cidade, saída de manhã)

(Seguindo viagem e passando por 7 cidades com parada em Weikersheim)

24-25/08: Rothemburg Ob Der Tauber - 1 noite (tarde e manhã seguinte na cidade, saída no fim da manhã ou começo da tarde)

(Seguindo viagem e passando por 4 cidades com parada em Dinkelsbuhl)

25-26/08: Nördlingen - 1 noite (chegada no fim da tarde, dependendo do tempo em Dinkelsbuhl, e saída de manhã)

(Seguindo viagem e passando por 13 cidades com parada em Landsberg am Lech e visita à igreja em Rottenbuch e à Wierskirche em Steingaden)

26-28/08: Schwangau/Füssen - 2 noites (chegada no fim da tarde, 1 dia de visita a Neuschwanstein e Schloss Hohenschwangau, saída de manhã)

(Visita a Schloss Linderhof, Oberammergau e à Abadia Beneditina de Ettal)

28-29/08: Garmisch-Partenkirchen - 1 noite (chegada à tarde, saída de manhã)

(Voltando para a região de Munique, parando primeiro em Dachau para visita ao campo de concentração e devolução do carro em Munique)

29/08-02/09: München - 4 noites (3 dias e meio para visitar a cidade)

02/09: Vôo de volta

 

Mas esse roteiro ainda não está certo, apesar de ler todas as mensagens ainda tenho muitas dúvidas. Será interessante parar um pouco em Ausburg no dia 26 ou é melhor passar direto e parar só em Landsberg am Lech, Rottenbuch e Steingaden? As distâncias são pequenas mas não sei o quanto o dia é produtivo, ou se demoramos mais nos locais. É melhor dormir em Schwangau ou Fussen? Como as duas cidades são muito próximas, vou escolher um hotel só para passar as duas noites. Agradeço quaisquer dicas e opiniões que puderem me dar!

Link para o comentário
  • Membros

Olá Andrea, eu estava pensando em fazer um roteiro bem parecido.

Qual a sua intenção de dormir em Heidelberg e Nuremberg? Se eu fosse vocês, tiraria essas suas cidades e iria direto de Frankfurt para Wurzburg.

Eu acrescentaria mais dias em Salzburg para conhecer o lago Koningsee, o Ninho da Águia e a cidade de Hallstatt que é lindíssima.

Augsburg dizem que não é muito interessante, já que é uma cidade grande e sem muita beleza.

 

Abraços,

Sandro Stéfano.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Andrea, procure postar num local só. De outro modo, quem tá no fórum pode acabar respondendo duas vezes.

 

Roteiro parece ok, mas tem muitas trocas de hotéis. Para Würzburg, Nuremberg, Rothenburg OdT e Nördlingen eu usaria um hotel só e faria bate e volta. Nuremberg é uma cidade bem central em relação a essas.

 

Da mesma forma, faria apenas uma base nos Alpes. Ou Füssen ou Garmisch-Partenkirchen. Dá até para ficar só em Munique e fazer bate e volta.

 

Tenho a impressão de que já respondi a pergunta sobre Füssen ou Schwangau, mas lá vai: não tem como errar, tanto uma quanto a outra são boas opções e muito próximas uma da outra.

Link para o comentário
  • Membros
Olá Andrea, eu estava pensando em fazer um roteiro bem parecido.

Qual a sua intenção de dormir em Heidelberg e Nuremberg? Se eu fosse vocês, tiraria essas suas cidades e iria direto de Frankfurt para Wurzburg.

Eu acrescentaria mais dias em Salzburg para conhecer o lago Koningsee, o Ninho da Águia e a cidade de Hallstatt que é lindíssima.

Augsburg dizem que não é muito interessante, já que é uma cidade grande e sem muita beleza.

 

Abraços,

Sandro Stéfano.

 

 

Hummm, Sandro, você tem razão. Acho que vou cortar Heidelberg, mas quero muito ir em Nuremberg, essa fica, kkkkkkkk. Parece que Hallstatt é lindíssima mesmo, eu nem conhecia. Vou verificar se dá para incluir no roteiro. Como encontramos passagem aérea mais barata indo e voltando por Munique, ao invés de Frankfurt, vou ter que dar uma readequada no roteiro...

Link para o comentário
  • Membros
Andrea, procure postar num local só. De outro modo, quem tá no fórum pode acabar respondendo duas vezes.

 

Roteiro parece ok, mas tem muitas trocas de hotéis. Para Würzburg, Nuremberg, Rothenburg OdT e Nördlingen eu usaria um hotel só e faria bate e volta. Nuremberg é uma cidade bem central em relação a essas.

 

Da mesma forma, faria apenas uma base nos Alpes. Ou Füssen ou Garmisch-Partenkirchen. Dá até para ficar só em Munique e fazer bate e volta.

 

Tenho a impressão de que já respondi a pergunta sobre Füssen ou Schwangau, mas lá vai: não tem como errar, tanto uma quanto a outra são boas opções e muito próximas uma da outra.

 

Obrigada pelas dicas, Marcos! Eu pensei em ir dormindo pelo caminho para poder ver as cidades à noite também. Como é a primeira vez alugando carro no exterior, pretendo dirigir só durante o dia. Nordlingen, por exemplo, eu só ia conhecer no final da tarde e à noite. Se for para voltar para Rothenburg Ob Der T. talvez a gente dê preferência a outros locais, pois li que as duas são bem parecidas. Mas vou dar uma reavaliada, tentar reduzir o número de hotéis que realmente está alto.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Eu também tiraria Heidelberg pensando na logística. Não sugeri porque também não é nada impossível deixar Heidelberg no roteiro e é complicado opinar pra tirar destinos, mas se considerar, é uma boa ideia.

 

Hallstatt não é lá muito próxima do seu roteiro e você tem pouco tempo para incluir a Áustria. Eu deixaria para uma outra viagem, quando puder conhecer o Vale do Wachau, o Tirol, Viena, talvez a República Tcheca, Hungria, ou descendo para a Eslovênia, ou incluindo a Suiça, o Vêneto, as Dolomitas ...

 

Fazer roteiro é assim mesmo, um mundo de possibilidades. Se você não bota um ponto final e se convence de que um dia vai voltar, o roteiro vira um monstro e não sai nunca do lugar.

 

Eu gosto sempre de indicar esse excelente texto, que ilustra muito bem o que acontece na cabeça dos viajantes, especialmente os marinheiros de primeira viagem:

 

http://www.viajenaviagem.com/2010/02/o-turista-nunca-chega-2/

Link para o comentário
  • Membros
Fazer roteiro é assim mesmo, um mundo de possibilidades. Se você não bota um ponto final e se convence de que um dia vai voltar, o roteiro vira um monstro e não sai nunca do lugar.

 

Eu gosto sempre de indicar esse excelente texto, que ilustra muito bem o que acontece na cabeça dos viajantes, especialmente os marinheiros de primeira viagem:

 

http://www.viajenaviagem.com/2010/02/o-turista-nunca-chega-2/

 

Oi Marcos, gostei do texto ::otemo:: . Já fui para a Europa 3 vezes, e sempre escolhi apenas 4 cidades próximas durante um período de 16 dias (2 maiores e 2 pequenas) para fazer por transporte público mesmo. Eu sempre preferi ficar um pouco mais na cidade e conhecer realmente do que fazer maratona. Mas confesso que dessa vez caí na armadilha do "nunca cheguismo" sim, kkkkkkkkkk. Quando a gente pensa em alugar um carro para conhecer uma região a gente cai muito nessa de querer ver qualquer e todos os lugares pois já estamos na região mesmo, é fácil, "pertinho" e parece tão imperdível ... ::hahaha::

O jeito é se acalmar e pensar mesmo que outras viagens virão... Desde o começo eu sentia que meu roteiro estava pouco pratico e acho que isso é normal, a gente começa com um roteiro, vai aprendendo e ajustando ele. Espero que o roteiro abaixo esteja melhor, ainda tem muitos lugares mas o número de noites coube no período da minha viagem. Pesquisei muito e tentei incluir os lugares da região que acho (espero!) que dê para visitar no tempo disponível e que sejam legais de conhecer sem serem muito repetitivos (se bem que amo tanto a arquitetura européia que é difícil não me contentar, kkkkk). E o roteiro não é uma lei absoluta, imagino que muita coisa vamos decidir e ajustar lá mesmo, depois de sentir nosso "passo" de viagem e a realidade local. Mas mesmo assim agradeço muito os comentários até agora e todos os que ainda virão! São imprescindíveis para ajudar a gente a "por o pé no chão". :D

 

17-18/08: Vôo saindo do Brasil dia 17/08 às 05h35 e chegando em Munique dia 18/08 às 11h45. Pegamos o carro alugado no aeroporto e seguimos para Nuremberg (170 km / 01h45)

 

18-20/08: Nuremberg - 2 noites (chegada ao fim da tarde, dia seguinte na cidade, saída de manhã)

Percurso até Bamberg (63 km / 44 min) para visita à cidade e seguindo até Würzburg (63 km / 46 min)

[* Pensei em voltar para dormir em Nuremberg mas não seria legal dormir em Würzburg para ver a cidade iluminada à noite? Eu já teria passado duas noites em Nuremberg.]

 

20-21/08: Würzburg - 1 noite (chegada no fim da tarde, um dia na cidade, saída no fim da tarde)

Percurso até Rothenburg Ob Der Tauber (96 km / 01h45 min pela rota romantica - 65 km / 42 min pela A7)

 

21-23/08: Rothenburg Ob Der Tauber - 2 noites (chegada no fim da tarde, um dia na cidade, saída de manhã)

Visita à Weikersheim e ao castelo de Weikersheim (29 km / 36 min), percurso com parada em Dinkelsbuhl (73 km / 01h20 min) e seguindo até Landsberg am Lech (mais 146 km / 01h50 min)

 

23-24/08: Landsberg am Lech - 1 noite (chegada no fim da tarde, manhã passeando na cidade e saída no começo da tarde)

Percurso com parada na igreja em Rottenbuch (44 km / 40 min) e na Wierskirche em Steingaden (11 km / 15 min), seguindo até Füssen (23 km / 23 min)

 

24-27/08: Schwangau/Füssen - 3 noites (chegada no fim da tarde, 2 dias descritos abaixo, saída de manhã)

Dia 01 (25/08) - visita aos castelos Hohenschwangau e Neuschwanstein

Dia 02 (26/08) - visita a Schloss Linderhof, Oberammergau e à Abadia Beneditina de Ettal

Saída dia 27 de manhã. Percurso com parada em Garmisch-Partenkirchen (65 km / 01 hora) e seguindo viagem até Innsbruck (64 km / 56 min)

 

27-28/08: Innsbruck - 1 noite (chegada no começo da tarde, saída no final da manhã)

Percurso até Dachau (197 km / 02h10) para visita ao campo de concentração, depois até Munique (21 km / 35 min). Nesse dia já devolvemos o carro em Munique, pois os deslocamentos lá dentro são melhores por transporte público.

 

28/08-02/09: München - 5 noites (chegada no fim do dia, 4 dias para visitar a cidade, saída de manhã)

 

02/09: Vôo saindo de Munique dia 02/09 às 07h15 e chegando em Campo Grande dia 02/09 às 21h37

 

Agradeço a todos que puderem me falar também sobre como são as placas na Alemanha, se há algumas regras ou costumes de trânsito que são desconhecidos dos brasileiros ou lugares proibidos de entrar de carro (leio "ruazinhas medievais" e me desespero em pensar de entrar na contramão, ficar trancada, etc... kkkk). Não entendi muito bem como funciona o pedágio e nem sei como abastecer o carro, pois li que lá cada um abastece por conta! :oops:

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...