Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Goiás e Distrito Federal


#806151 por carlanog
07 Fev 2013, 11:01
Oi amigos!
O Parque Estadual Terra Ronca é lindo! Estive lá no início de janeiro.
A estrada está ruim, um 4x4 sempre é bom...
Passei um dia apenas, mas deu para explorar bem (fotograficamente falando) a caverna.
Ficamos na Pousada São Mateus, da Dona Neide. Ótima comida, mas leve repelente!!!!!
Fizemos a travessia ao contrário, pois entramos na caverna já tarde, depois das 16h e como na travessia tradicional você sai por uma trilha na mata fechada, o nosso guia (Peskero, ótimo guia), sugeriu que fizéssemos ao contrário. Foi uma ótima ideia, pois pegamos uma luz incrível quando chegamos a entrada da caverna!
Não estou conseguindo colocar as fotos, então vou por o URL delas aqui:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Adorei conhecer o coração do Brasil...
Até mais!

#809316 por fellipescorreia
18 Fev 2013, 16:28
Olá galera, estive no Parque Terra Ronca, aqui ficam as minhas dicas, porque tenho recebido muitas perguntas, então vou tentar sintetizar as maiores duvidas aqui:

O Parque Estadual Terra Ronca - GO Vulgo PETER, é um parque relativamente novo e desconhecido, a infraestrutura turista é péssima, quase zero, então se você espera ficar em uma boa pousada e tomar um cervejinha na rua principal ao fim da tarde pode esquecer, PETER é aventura, o que tem é umas pousadinhas que servem uma comidinha caseira e olhe lá! mas é só oque precisa, se você quer aventura está no lugar certo!

Para acampar é só chegar e escolher o lugar, a alguns campings mais a verdade é que você pode escolher um lugar e por a barraca tranquilamente, o melhor guia da região o Ramiro é difícil de conseguir, tem que marcar com antecedência, mas é só bater nas pousadas e perguntar por guia que eles logo te arranjam alguém, então com isso não precisa se preocupar!

O que levar, indispensável:

Equipamento de Camping.
Roupar pra sujar e rolar no chão e no barro (Mesmo)
Tênis pra molhar (tem que ser tênis, nada de chinelo ou sandália, vai cortar os pés nas pedras do fundo dos rios)
Lanterna de cabeça
Lanterna
Tênis seco
Muitas pilhas! (lá não tem onde comprar)

O parque fica no norte a direita do Goias, perto da fronteira com Bahia, saindo de Brasília são 380 KM até Posse, mais uns 50 KM de Terra até o centro do parque, seguindo ao norte do parque a estrada se divide em esquerda e direita, sendo esquerda uma estrada de terra que sai em Cavalcante, e a direita outra estrada de terra que sai em São Domingos e sequente BR Goias-Bahia.

A pousada que eu recomendo é a São Mateus, a hospedagem sai em média (18/02/2013) 70 Reais com Café da manhã e mais uma refeição, eu almoçava e a noite tomava um caldo bem caprichado, que a dona Neide me cobro só 5 reais por caldo.

O guia sai de 80 a 100 reais/dia, podendo dividir com até 6 pessoas ou pagar individual. eles são bem ríspidos, boa parte da população de lá é analfabeta e os guias também, não tem boa lida com o publico então você tem que se virar, tirando o Ramiro, eles também não conhecem bem a região e as cavernas (tecnicamente) não sabem nomes de plantas e nem de formações rochosas e etc, e nem gostam muito de conversar.

A região é bem preservada, apesar de só ter um guarda para todo o parque, e o governo ter proibido a plantação e criação de animais a mais de 20 anos, e você ver gado e pequenas lavouras para todo lado, é rico em animais silvestres, principalmente aves, veados, pumas (Sussuarana), insetos (Caranguejeiras).

Cavernas que eu conheci: Angelica (Bonita mas muito depredada, Fácil, trilha simples), Terra Ronca I (unica visível da estrada do parque e possível de se visitar sem guia, pelo menos a parte iluminada naturalmente, Fácil, trilha minima) e São Bernardo (Lindíssima, Difícil, Aclive de 250m na entrada), Me recomendaram muito a São Mateus, dizem ser a mais bonita e mais difícil de todas, não fui pois estava sem condições físicas.

Qualquer duvida, comente abaixo que eu respondo!

Segue abaixo também o flyer e cartão de visitas da Pousada São Mateus, Recomendadíssima! E o mapa que eu fiz baseado nas posições do meu IPAD dentro do Parque, mostrando a localização da Pousada e do vilarejo de São João (150 Habitantes)

Imagem

Imagem

Imagem

Algumas fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
#840177 por larissinha_gabrielle10
15 Mai 2013, 01:30
Vou para Alto do Paraíso em julho, como faço para ir de la para Terra Ronca?
Vou estar de carro... quero saber se carro comum chega... qto tempo de viagem? Vale a pena ir até la? Qtos dias pra conhecer os locais principais?

Qualquer ajuda ou dica eu agradeço e se mais alguém for em julho...

Valeu =)
#842764 por carlanog
22 Mai 2013, 19:17
larissinha_gabrielle10 escreveu:Vou para Alto do Paraíso em julho, como faço para ir de la para Terra Ronca?
Vou estar de carro... quero saber se carro comum chega... qto tempo de viagem? Vale a pena ir até la? Qtos dias pra conhecer os locais principais?

Qualquer ajuda ou dica eu agradeço e se mais alguém for em julho...

Valeu =)


Fizemos esse trecho agora no começo do ano e a estrada estava em condições bem ruins. Eu não me arriscaria ir com carro que não fosse 4x4...
Levamos 1 dia para fazer de Cavalcante a São Domingos.

Imagem

Vale a pena sim, a Caverna é linda! Visite também a Caverna Angélica, com formações diferentes...

Mais dicas acesse aqui:
http://www.expedicaoandandoporai.com/20 ... ronca.html
#1036975 por Natália Honorato
25 Dez 2014, 20:46
Estou querendo colar por lá dia 26, está acontecendo o KiUne, é um evento bem integrador e aberto a quem quiser numa chácara de lá - os donos a disponibiliza para passarmos de 20 de dezembro a 4 de janeiro em comunhão com outras pessoas, é gratuito, só precisa contribuir com a comida coletiva. Mais informação: https://www.facebook.com/events/7552591 ... y&source=1
#1059385 por Roger Lezino
19 Fev 2015, 13:00
Puxa Erikakim!
Eu fui... Mas decidi em cima da hora... Não li isso aqui antes pra poder contactar.
Fui já no domingo madrugada... Pena mesmo...
Pra quem pretende ir pra lá por esses dias, a estrada até Guarani é boa... De Guarani em diante tem aproximadamente 40 km de estrada de terra. Não fomos de 4x4 e nos viramos bem, contudo, tem muita pedra solta na estrada... mas relativamente boa.
as distâncias não são tão próximas, entre atrações e o forte lá é cavernas mesmo - E são fantásticas! Cachoeiras só conheci duas boas, mas não chegam aos pés das da Chapada dos Veadeiros.
Fiquei na pousada de um professor meu, chamada Estação Lunar, localizada no povoado de São João. Muito boa, com alimentação inclusa e pessoal muito agradável e receptivo.
A região ainda tem um turismo muito tímido, mas foi o que me atraiu mais. Estava tranquilo no carnaval e ainda é possível gastar pouco pela baixa procura. As hospedagens são em geral simples, mas pra quem gosta de aventuras, tá ótimo!
Os guias realmente são pessoas da região que muitas vezes não dominam conhecimentos maiores sobre as formações, seus nomes e história... mas tá valendo!
Só fui em duas cavernas: São Mateus e Terra Ronca I. A São Mateus é lindíssima! Muitos dizem que é mais bonita, mas não conheci todas pra poder confirmar. O acesso é meio complicado e os primeiros momentos da caverna são beeeeeeeem radicais... tendo que passar por frestas bem estreitas um a um... mas lá dentro é incrível. Cheia de formações bacanas...
Recomendo muito, mas só vá com guia.
A Terra Ronca I é massa, mas é fácil e rápida, como o colega relatou anteriormente... Muitos disseram que é válido fazer junto com a Terra Ronca II (na sequência).
Fotografei pouco pq estava sem o equipamento adequado, mas vale a pena conhecer a região.

Flws
#1073826 por Robson Loureiro
31 Mar 2015, 19:58
Olá galera essa minha primeira postagem no fórum então já peço desculpas por qualquer gafe aqui cometida. Então estive no Parque Estadual Terra Ronca, sai de Brasília na sexta-feira dia 27/04/2015 sentido a cidade de São Domingos que foi a que achei mais próxima do Parque a decisão dessa viagem foi muito de improviso só sabia do lugar e na oportunidade de folga do meu trabalho que englobava esse fim de semana resolvi ir chamei mais uns amigos que toparam a ida assim mesmo de ultima hora sem dar tempo de planejar algo só olhamos onde é era e seguimos na BR020 chegando em Alvorada do Norte paramos para abastecer e inocentemente pedimos informação do frentista do posto, perguntei se era melhor ir pela GO112 ou seguir na BR020 e o mesmo no informou que a GO112 seria o melhor caminho o que na verdade não era, era uma estrada e meu carro é de passeio o que passamos maus bocados devido ter passado duas horas pra percorrer pouco mais de 50km em fim chegamos ao Município de São Domingos local que escolhemos como base de nossa viagem logo na chegado avistamos da estrada um morro enorme e acho que a vontade incomum de subir no cume do mesmo foi a de todos dentro do carro então já eram 14h encontramos dentro da Cidade o Centro de Atendimento ao Turista que estava praticamente abandonado isso foi um ponto muito negativo,

20150327_142400.jpg
CAT - São Domingos-GO

procuramos um local pra almoçar e seguimos em direção ao Morro do Moleque

20150327_145917.jpg
Morro do Moleque. São Domingos-GO
20150327_145917.jpg (358.12 KiB) Exibido 12024 vezes

ficamos sabendo do nome em uma foto na parede do restaurante a estrada até o ponto mais próximo que encontramos é tranquila conseguimos chegar com nosso carro subimos até onde conseguimos e vislumbramos uma vista incrível

20150327_173447 - Copia - Copia - Copia.jpg
Alto do Morro do Moleque. São Domingos-GO
20150327_173447 - Copia - Copia - Copia.jpg (426.93 KiB) Exibido 12024 vezes

mas demoramos muito e acabamos descendo a noite sorte que estávamos com o gps, após essa primeira aventura tendo em vista já está muito tarde decidimos ficar na cidade pois a ideia inicial era dormir em algum camping ou pousada dentro do Parque, por fim ficamos hospedados no Hotel Uirapuru o que nos atendeu muito bem pagamos R$ 30,00 a diária incluso o café da manhã e o dono nos atendeu muito bem e nos serviu com várias informações sobre as cavernas, rotas, distâncias e guias. No dia seguinte seguindo as informações coletada e tendo em vista o pouco tempo que iríamos ficar praticamente só o sábado mesmo, fomos a Caverna mais próxima “Angélica” da Cidade até a entrada do Parque

20150328_080416.jpg
Entrada do Parque Estadual Terra Ronca.

você percorrer 15km de estrada depois mais 2km até a estrada que dá acesso a Entrada da Caverna não exploramos muito pois estávamos sem guia e o risco é enorme foi a primeira vez que realmente senti a necessidade de um guia em meus poucos passeios

20150328_085526.jpg
Entrada da Caverna Angélica.

pois bem ficamos por ali não entramos muito tiramos algumas fotos mas tendo em vista ser a primeira caverna que entrei em minha vida não senti a sensação de estar explorando uma caverna, pois bem seguimos de volta a estrada principal do Parque sentido a Caverna principal Terra Ronca a estrada não é das melhores tendo em vista o nosso veículo mas conseguimos chegar no meio do caminho passamos pelo povoado de São João onde paramos pra fazer um lanche e contratamos um guia chamado Paulo a coisa mais sensata que fizemos, com ele seguimos até a entrada da caverna (36km da entrada do Parque até a entrada da Caverna)

20150328_122341.jpg
Entrada da Caverna Terra Ronca I

onde podemos realmente sentir o que é estar em uma caverna passamos pela Terra Ronca I e Terra Ronca II, o que levou o resto do dia por dentro das cavernas lugar surpreendente

SAM_1441.JPG
Dentro da Caverna Terra Ronca II

onde pretendo voltar pois segundo Paulo há em torno de 600 cavernas catalogadas na região porém somente 8 aberta a visitação, o fim do passeio finalizou em cima da entrada da caverna Terra Ronca I mais uma vista incrível.

20150328_170635.jpg
Em cima da Entrada da Caverna Terra Ronca I.

No dia seguinte voltamos pelo caminha que deveríamos ter vindo que é o da BR020 que está ótimo e você tem asfalto até a cidade. Espero que te auxiliado de alguma forma com essa experiência.

20150328_172158.jpg
Eu, Felipe Rossini, Gário e Paulo.

Abraços e boas aventuras.
#1160170 por marcelovamorim
01 Fev 2016, 20:19
Pessoal,

vejo aqui 3 opções de POUSADAS mais comentadas: Pousada São Mateus, Estação Lunar e Estalagem Terra Ronca (Peskeiro)...

Qual a melhor entre essas para se hospedar (e não acampar)?? Melhor em termos de beleza do local, conforto, atendimento e proximidade das cavernas??

Muito Obrigado!!
#1162508 por Raulz!to
11 Fev 2016, 14:33
Opa. Estou caindo pros lados do Terra Ronca na primeira quinzena de abril, depois de passar algum tempo na Chapada e também queria saber sobre as hospedagens, se alguém tem uma informação mais atualizada.
Falaram também do Hotel Uirapuru. Será que ainda existe? Gostaria também de infos atualizadas sobre a cidade (se já abriu algum restaurante/butequinho que abre à noite e como andam as condições dos tais 50km de estrada de chão.
Valeu!


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes