Ir para conteúdo

18 dias no Peru (com um saltinho na Bolívia)


Posts Recomendados

  • Respostas 101
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores
Muito bom relato! E o seu blog também. ::otemo::

 

Aguardando o restante!

 

[]'s,

Camila

 

 

Seu relato está muito bom. Obrigado por comprartilha-lo conosco. ::cool:::'>

 

 

 

Obrigada Camila e Flavio! Fico feliz que vocês estão gostando.

Continuarei sim o meu relato, mas tenho tudo completo no blog!

;)

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Excelente relato! Já me ajudou a rever alguns pontos do meu roteiro.

 

Dei uma olhada site do El Tuco e vi que eles oferecem o serviço de busca no aeroporto. No seu caso foi tranquilo? Você reservou antes?

 

 

Que bom que está te ajudando Fred!

Preciso acrescentar isso em meu relato! Eles nos pegam sim no aeroporto. No email da minha reserva, comuniquei o dia, horário e numero do voo. Fui recebida por um funcionário do hostel na saída (o aeroporto é minúsculo). Assim que ele nos viu, chamou um taxi a custo deles.

O Hostel é muito simples, nada de agitação (eu queria tranquilidade) e eu retornaria nele com toda certeza. Pode ser que eu tenha tido sorte, mas eu ainda assim aconselho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Aqui termina o meu relato sobre Cuzco, cidades do Vale Sagrado até Machu Picchu.

 

Para quem conseguiu acompanhar, chegamos em Cuzco e ficamos 2 dias conhecendo a cidade e nos aclimatando. No terceiro dia partimos para Pisac.

O quarto dia continuamos em Cuzco e no fim da tarde pegamos um taxi coletivo para Ollanta.

 

O ideal seria pernoitar em Ollanta e partir para Aguas Calientes no dia seguinte. Mas por causa do nosso vacilo com o trem, chegamos em Ollanta diretamente para o trem.

 

Pernoitamos em Aguas Calientes para que no nosso quinto dia partissemos para Macchu Pichu.

 

Dormimos novamente em AC e pegamos o trem das 5 da manha diretamente para Ollanta.

Como jà tínhamos reservado o hostel resolvemos usar o nosso 6° dia na cidade, mas o ideal seria termos deixado as malas em algum canto, dado um giro na cidade e retornado para Cuzco no fim da noite, o que fizemos no dia seguinte, em nosso 7° dia.

 

Decidimos ficar mais uma noite em Cuzco (para não ir para Puno da correria) e na noite do nosso 8° dia pegamos um ônibus direto para Puno.

Nestes últimos dias em Cuzco visitamos as ruínas próximas e curtimos mais um pouco a cidade.

 

A região do lago do Titicaca ficou um pouco curta. Íamos ficar 2 dias em Puno, mas uma amiga nossa nos aconselhou conhecer o Lago pelo lado boliviano. Por isso, tiramos um dia de Puno e colocamos na Ilha do Sol. A viagem foi difícil pois decidimos pegar um bus noturno de Cuzco para Copacabana, mas não se engane: por mais que te digam isso na rodoviária, não existe bus que faça Cuzco\Copacabana.

 

Eles chegam em Puno no amanhecer (por volta das 4h30) e o bus para Copacabana sai por volta das 7hs. A rodoviária de Puno é horrorosa, com banheiros sujos e fedidos e seus restaurantes não são là grande coisa. Aconselho levar lanchinhos.

A viagem para Copacabana tbem não é fácil. Eh longa e cansativa. Foram aproximadamente 6 hs de viagem mas eu confesso: valeu muito a pena. O lado boliviano, como disse minha amiga, é lindo demais!

 

Para que vocês possam entender, fizemos isso pois o nosso objetivo não era entrar realmente na Bolívia (por isso o saltinho no título). Teria sido menos complicado se esse fosse o nosso objetivo, mas apenas fomos para a Isla del Sol e depois retornamos a Puno.

 

Em breve continuo a sequencia da viagem.

Falarei da Ilha do Sol, das Ilhas Flutuantes de Uros, da ilha de Taquile, de Arequipa, do Vale do Colca e de Lima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ilha do Sol

598da10f629da_IsladelSol03ago2011(34).jpg.37586a6c8366c6c59256c5217af2b006.jpgComo disse anteriormente, saímos de Cuzco na noite do nosso 8° dia rumo a Ilha do Sol na Bolívia.

 

De ônibus, a viagem é mais longa que o avião, mas mais rápida e barata que o trem; Existem 3 opções: avião; ônibus de viagem e ônibus turísticos;

 

Nao sei se vale a pena ir de avião. o Aeroporto mais próximo é em Juliaca, uma cidade considerada perigosíssima. Após essa cidade, teria que pegar mais um ônibus de viagem ou táxi. O turístico é mais caro, mas bastante interessante; ele sai de Cuzco na manha e vai parando por várias cidades até chegar em Puno em um passeio intitulado Ruta del Sol. O problema é que para quem tem uma limitação de tempo, a viagem não é ideal!

 

Decidimos pegar o de viagem; Saímos de Cuzco às 22h; chegamos por volta das 05h00 em Puno (no inverno é um frio do cão! Levem roupa pesada; há um hotel na rodoviária!) e um bus sentido Copacabana que saiu por volta das 07h00 (um ônibus simples! Não façam como nós! Não paguem por bus de luxo pois parece que não tem!).

 

A viagem que começou às 07h00 terminou por volta das 14h; Além do percurso ser realmente muito longo, há a demora para passar pela imigração; Tivemos ainda a "sorte" de chegarmos em dia de festa e com isso, transito completamente parado!

598da10f5b1ed_PunotoCopacabana02ago2011(34).jpg.7ee68ab35183594607ee8b832b15aea0.jpg

 

Ao chegar em Copacabana, diversas pessoas te seguirão para vender a passagem de barco para a ilha; compramos a primeira que nos ofereceram; mas cuidado com os preços; mais barato não significa barganha, mas sim, barco menos confortável e devagar! Todos eles saem praticamente no mesmo horário; são apenas 2 por dia; um na manha (às 8hs) e outro à tarde (às 15hs). Tivemos apenas tempo para uma pausa-almoço antes de seguir viagem!

 

A viagem de Copacabana para a Ilha do Sol é bastante parecida com a viagem Puno-Copacabana: encantadora no inicio e tediosa na sequência. O barco que fomos era lento demais e o trajeto longe demais; Não me lembro, mas acho que a viagem levou umas 2 horas; E o nosso barquinho nao tinha banheiro!

598da10f6a90d_LagoTiticaca02ago2011(5).jpg.244a743d2fe085e96b70289d2d04c906.jpg

 

Bom, ao chegar na Ilha do Sol, que está em um local muito alto, a quase 4500m do nível do mar, temos apenas o porto, algumas barraquinhas e uma super escadaria. Para chegar a qualquer lugar, é necessário subir pelo menos 500m de escada.

Fácil?

Nem um pouco!

Mesmo com uma semana aclimatada em Cuzco, tivemos a sensação de sufocamento ao tentar subir essa escadaria! Para piorar nossa situação, estávamos com toda a nossa bagagem (aqui é mais que imprescindível o uso de mochila;) nas costas!

CIMG8094.jpg.c199bd0dca6a4db4603814af0547eb7b.jpg

 

No entanto, a ilha é muito agradável! O hostel da rede H.I que ficamos è bastante rústico, mas limpo e organizado. Nos hospedamos em um quarto com sacada e a visão de nossa janela era simplesmente de tirar o folego, desta vez não literalmente!

;)

598da10f7a956_IsladelSol02ago2011(13).jpg.6648531f6842dff5ede2f1b9a7e4e197.jpg

 

Um detalhe muito importante sobre a ilha: ela não tem grandes estruturas; a maior parte da iluminação é a luz do sol; a energia que passa é usada para eletricidade caseira; Se quiser curtir a ilha à noite, leve lanterna. A água (da descarga, por exemplo), normalmente fica em um barril, do lado de fora do banheiro; e essa água vem carregada por um burrico; Não tivemos coragem de descobrir como seria o banho aqui! Mas certamente não seria quente!

598da10f82fad_LagoTiticaca02ago2011(12).jpg.df9f4391a5879454fdd09628bf521387.jpg

 

Bom, depois de toda dificuldade em subir os 500 metros de escada até o HI, descansamos um pouco e decidimos ver o por do sol que estava por acontecer. Nos indicaram a trilha e lá fomos nós. O caminho é muito bonito, a cor azul que o sol deixa na água é estonteante! Como fomos no inverno, era possível admirar as montanhas com picos enevado! Lindo demais! Claro que, para apreciar tudo isso, tinha um preço: o fôlego!

Quando se chega próximo da parte mais alta da ilha, uma simples ladeirinha parecia impossível de percorrer.

Mas conseguimos!

598da10f8c139_IsladelSol02ago2011(37).jpg.d1c28217cb6fd96f9b7f5722822e5274.jpg

Outro fator ruim para o inverno: o frio! Sabe aquela história de que, quanto mais alto, mais frio? Imagine no inverno? Como o sol estava forte, não fomos com agasalho pesado. Resultado: fomos embora antes do por do sol!

 

Como eu disse no inicio do post, existem 2 horários para embarcação na ilha; não me lembro agora, mas acho que o embarque para Copacabana se dava às 16hs. Tomamos logo cedo o nosso café da manhã (o melhor que tivemos na viagem) e decidimos caminhar pela ilha; tínhamos muito tempo para isso.

 

Decidimos pegar uma trilha plana que saia da rua abaixo ao albergue (não queríamos esforço - rs) e fomos até onde dizem ter a porta do Sol. Digo isso pois não a achamos! ;)

Claro que o caminho não foi perdido! Muito pelo contrário; foi lindo demais e nos rendeu muitas fotos!

598da10f93d3f_IsladelSol03ago2011(29).jpg.2f2bacda7a5c57e2f737941a7e1510b2.jpg

Não sei exatamente o que os turistas fazem quando vai à esta ilha. As embarcações saem lotadas, mas vimos poucas pessoas circulando por là (talvez estivéssemos no lado oposto ao restante), mas depois de nossa caminhada, ficamos um pouco no albergue.... descansando e esperando almoço que a caseira do albergue, a Marcela iria nos fazer.

 

Bom, conto esta historia para todos; porque não também a vocês! Peru é barato, mas a Bolívia (principalmente aqui) é quase de graça! Tirando, claro, produtos de mercadinho (que são caros pois tudo vem de barco e nas costas dos moradores), o que é feito por eles, é muito barato.

Compramos de uma vendinha na garagem de um local um tipo de pão com recheio de doce de leite com coco delicioso! E barato! O mesmo com a nossa refeição! Nós éramos os únicos no albergue e decidimos de última hora comer ali; como não avisamos na hora do café da manha, tivemos que esperá-la terminar a arrumação; isso foi o de menos!

Olhamos o cardápio e pedimos truta andina com arroz e batata. Mais uma garrafa de cerveja de 600 ml. Acreditem se quiser, em 2011, pagamos por 2 pratos de truta com arroz, batata, salada de pepino e uma garrafa de cerveja, a bagatela de US 10! Naquela época era algo como R$ 17,00!!!!!! A cerveja onde moramos custa R$ 7,00 a garrafa! Nunca comeríamos bem por menos de R$ 20,00!!!!!! E estava tudo muito delicioso!

598da10f9c50e_IsladelSol03ago2011(97).jpg.9f2ecd17e72c2dc30f3cb09f5b38fe35.jpg

De Copacabana voltamos para Puno no mesmo ônibus! Desta vez atravessar a fronteira foi mais complicado. Fila imensa pois estava em cima da hora para o fechamento da imigração. Por sorte deu tempo!

 

Meu conselho: a nossa viagem foi punk demais. Talvez deveríamos ter feito Puno no primeiro dia e ilha do Sol no segundo; mas de qualquer forma, façam! O lado boliviano, pelo menos na Ilha do Sol é muito mais bonito do que o lado peruano (ou demos muita sorte)!

 

EM BREVE, FOTOS

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...