Ir para conteúdo

Travessia da Serra Fina de sul a norte pela trilha do Rio Cl


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Blz Alessandro.

 

Como já disse o Jorge, vc nao vai conseguir fazer essa caminhada.

Ela inicia dentro de uma Fazenda e sem a autorizaçao nao dá p/ fazer de jeito nenhum.

Uma pena.

 

Hoje já tô atualizando alguns relatos, colocando fotos e novas dicas.

Quero ver se faço isso com todos os relatos da assinatura.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Seguem algumas dicas e infos atualizadas:

 

# Nem vou colocar muita informação sobre essa trilha do Rio Claro, porque a mesma é extremamente difícil e o risco de vida é sempre iminente, apesar que o dono da Fazenda, onde se inicia a trilha, não permite mais que façam essa trilha. Ele proibiu de vez.

 

# Recentemente o dono da Fazenda me pediu para alterar os locais de fotos que eu tinha postado no Panoramio, que aparecem no Google Earth.

 

# O Termo de Responsabilidade que assinamos para fazermos a trilha é bem detalhado e em vários parágrafos o dono da Fazenda se isenta de qualquer acidente ou morte que venha a ocorrer nessa travessia.

 

# Uma picada por animal peçonhento ou uma fratura muito grave no segundo ou terceiro dia de caminhada só sobra a opção de resgate por helicóptero e mesmo assim com uma dificuldade muito grande para se encontrar sinal de celular.

 

# Um resgate nessa trilha chega a ser bem pior do que na travessia tradicional da serra Fina, pela dificuldade de acesso e superação de inúmeros obstáculos e paredões.

 

# A corda foi um item essencial, pois sem ela não era possível ultrapassar inúmeros obstáculos.

 

# A trilha do Paiolinho que sobe da Fazenda Serra Fina até o topo da Pedra da Mina é bastante demarcada e bem fácil, mas a declividade é muito grande, possuindo vários trechos de subidas muito íngremes.

 

# O resgate no Paiolinho que tínhamos previamente acertado com o Sr. Edson iria nos custar $100,00 para o grupo levando do final da trilha até Passa Quatro.

 

 

Quem quiser fazer a travessia tradicional da Serra, entrando pela Toca do Lobo e finalizando no Sitio do Pierre, seguem algumas outras dicas:

 

# O ideal é levar uns 3 a 4 litros de um ponto de água a outro. Procure levar aquelas garrafas PET.

 

# Uso de óculos e luvas é quase obrigatório. Se você não tomar cuidado o capim elefante e os bambuzinhos vão provocar um estrago grande. Esse tipo de capim corta com facilidade.

 

# Muito cuidado com o isolante. Procure não deixá-lo fora da mochila ou pelo menos deixe-o bem protegido, porque os bambuzinhos vão acabar com ele.

 

# A navegação por essa travessia é muito complicada, já que na época do verão a vegetação vai se repondo e fechando a trilha.

 

# Sinal de telefone celular pega sem problemas no alto dos picos e na crista.

 

# Protetor solar é item também obrigatório.

 

# Bivacar na Serra Fina acho muito perigoso. É preferível levar uma barraca para se proteger dos ventos e da baixa temperatura durante a noite. É um peso extra, mas é o ideal.

 

# Na primavera e verão é uma época de chuvas e é extremamente perigoso caminhar, já que as tempestades são comuns nessa região. Inverno, mesmo com temperaturas muito baixas, é a melhor época para se fazer essa travessia.

 

# Na cidade de P4 uma das melhores opções de hospedagem é o Hotel Serra Azul: https://www.facebook.com/pages/Hotel-Serra-Azul-Passa-Quatro-MG/561280500569208?ref=stream

 

# Na Serra Fina, próximo da Toca do Lobo agora funciona um refúgio, que é um ótimo local para pernoite se não quiser ficar na cidade de P4.

http://www.refugioserrafina.com.br

 

# No final da travessia da Serra Fina, não existe linhas de ônibus regulares que passem pela Rodovia. Ali somente caronas (se for tentar alguma, é mais fácil conseguir na Garganta do Registro) ou contar com algum transporte de Itamonte ou algum que você tenha contratado em Passa Quatro.

 

# Se quiser fazer a Serra Fina, abaixo seguem alguns contatos que fornecem transporte para a Toca do Lobo ou para pegar no final da travessia, no Sitio do Pierre:

- Taxista Marquinhos: (35) 9113-1214 (Itamonte) - Um dos + baratos;

- Sr. Samuel: (35) 9113-1700 (Itamonte);

- Celso (35) 3371-1291 - Recados no Hotel Serra Azul (Passa Quatro);

- Edson da Toyota: (35) 3371-1660 e (35) 9963-4108 (Passa Quatro);

- Sr. Caetano: (35) 3771-1510 (Passa Quatro);

- Eliana da 4P4 Ecoturismo: (35) 3371-2268/1108 e (35) 8841-7206 (Passa Quatro);

- Taxistas Schmidt e Boni: (35) 3371-2013 e (35) 9962-4025 (Passa Quatro).

- Carlinhos: (35) 9109-1185

- Zezinho: (35) 9113-0745

- Maú: (35) 9216-4793

 

# Para quem quiser fazer a travessia da Serra Fina entrando pelo bairro do Paiolinho:

- O caminho para chegar ao bairro do Paiolinho (Passa Quatro) é pegar a estrada sentido IBAMA à direita, logo que você sair da cidade sentido Itanhandu e depois virar em uma estrada de terra para a esquerda sentido lixão. De lá seguir até a Fazenda Serra Fina (é chão p/ caramba), passando pelo Bairro do Paiolinho (deixe o carro na casa do Sr. José Ramos). A estrada é de terra e está relativamente boa, mas não é para qualquer carro. Se chover terá problemas. A trilha começa bem a ao lado de um placa verde com algumas recomendações e um mapa de acampamentos. Atravessando a cerca de arame, a trilha segue por algumas plantações e bifurcações de pequenos sítios. Procure sempre se manter na trilha mais demarcada e cerca de uns 20 minutos de trilha, você cruza com um afluente do Rio Verde, onde existem alguns poções. Assim que cruzar o rio e uns 20 metros depois haverá uma bifurcação para a esquerda, mas a trilha para a Pedra da Mina é a da direita, seguindo por trilha demarcada. Depois dessa bifurcação não tem mais erro e o resto é sempre se manter na trilha principal. Não se preocupe com água, pois haverá um outro pequeno riacho à frente e o último ponto de água vai estar por volta da altitude de 2100 metros. Se você quiser chegar no topo no mesmo dia, o ideal é iniciar a trilha de manhãzinha, pois a subida é íngreme e desgastante.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...