beier escreveu:Só para constar, nunca foi dito que o seguro carta-verde não é aceito mas sim que ele não é EXIGIDO no Chile até porque este seguro somente é necessário para países membros do Mercosul. O Chile não é membro mas associado ao bloco, portanto se vc quiser ir de carro ao Chile e não contratar o carta-verde para aquele país não tem problema.
Desde algum tempo muitas seguradoras fazem uma extensão de perímetro para Chile o que eu acho muito bom. A cia seguradora que utilizo tem esta extensão desde a primeira viagem que fiz no final de 2004.
Ocorre-me fazer algumas considerações:
a) o CHILE não faz fronteira com o BRASIL;
b) é sabido que a menor distância para se chegar ao CHILE, via terrestre, é passando pela ARGENTINA;
c) o caminho mais frequente para se chegar ao CHILE é cruzando o território argentino.
De posse de tais considerações, não vejo possibilidade de não se contratar o seguro carta-verde posto que rodaremos em território argentino. Ora, se o CHILE faz ou não parte do Mercosul, se o CHILE exige ou não o seguro, pouco importa, porque ao contratarmos o seguro para rodarmos na ARGENTINA a cia. de seguros já extendeu a cobertura também para o CHILE (que não faz parte do Mercosul), PARAGUAI e URUGUAI. Entendo que um fato é consequência do outro. Porque, como já disse, se a ARGENTINA exige o seguro e a cia. extende a cobertura para o CHILE, acaba não tendo a menor importância se o CHILE faz parte ou não do MERCOSUL, ou se o país exige ou não o seguro. Isso porque já vou ter que contratar o seguro carta-verde para rodar na ARGENTINA. O seguro já está em meu poder e lá consta que a cobertura se extende para o CHILE também. Pouco importando (na prática) se o CHILE pertence ao CONESUL e não ao MERCOSUL. Esse é o meu humilde entendimento, que de longe não precisa ser necessariamente CORRETO. É isso.