Torres del Paine - circuito "O" - Jan/2010 e circuíto "IOI" fev/2011

Troca de informações e relatos sobre Trilhas e Travessias na América do Sul


Torres del Paine - circuito "O" - Jan/2010 e circuíto "IOI" fev/2011

Mensagem não lidapor marioluc » 29 Ago 2010, 11:01

O relato a seguir faz parte da viagem realizada entre dez e fev/2010 a américa do sul de carro, as fotos, bem como o restante do relato, está em:http://www.mochileiros.com/america-do-sul-de-carro-no-verao-t25689-210.html


18/01/2010 - SEGUNDA-FEIRA
Puerto Natales
Preparativos para enfrentar o circuito "O" de torres del paine.
Telefone para o brasil: Pcl$550 por minuto.

Acordamos bem cedo, nosso hostel ficava um pouco distante do pequeno centro, então tinhamos que comprar os mantimentos e descer prá guardar e voltar, estávamos indecisos se compravamos barraca, saco, fogareiro.... ou alugavamos, decidimos comprar o fogareiro e as panelas e alugar o resto, era o primeiro grande trekking, imagina comprar tudo e não gostar do "esporte".
Aqui tivemos uma péssima surpresa: NÃO ACHEI EM PUERTO NATALES UM CARTÃO PARA MINHA MÁQUINA, PORTANTO, IREI SOMENTE COM UM CARTÃO, SERÃO POUCAS FOTOS DAQUELE PARAÍSO.....faz parte.
Fizemos pesquisa de preços para alugar, decidimos alugar tudo no mesmo lugar, num hostel na praça principal, vou ficar devendo o nome, mas vou procurar, o pessoal é muito atencioso, e, melhor, eles montam a barraca na tua frente, se tiver problema eles arrumam outra, faz isso com o saco de dormir.... quando vc retornar, eles conferem tudo, então muito cuidado, senão vai ter que pagar os estragos, isso é muito justo.
A lista dos produtos, com preços, quantidades(alimentícos, remédios, roupas,.....), informarei na mensagem seguinte, pois tenho que procurar as anotações.


Fiquei devendo o endereço do pessoal que aluga equipamento de trekking em Puerto Natales, segue:

Marisa Pugliese & Jorge Ruiz
Hostel, agência de viajes, restaurante, aluguel de equipamentos.
Calle Tomas Rogers, 179 Puerto Natales - PRAÇA PRINCIPAL
Contato: info@apatagonia.com
fone: (56-61) 411028

Eles alugam tudo: saco de dormir, barracas(doite/north face), bastão, isolante, mochila(doite), panelas, talheres, copos, protetor mochila, copos..........
A vantagem deles é que montam a barraca antes de entregar, na tua frente, se tiver algum problema é resolvido na hora, mas quando vc for devolver, vão fazer o mesmo processo, portanto, se houver algum estrago terá que pagar.

São ruins de negociãção, não dão desconto se alugar, por exemplo por dez dia.
a diária vence as 22 horas, se por acaso deixar para entregar no outro dia cedo, pagará outra diária.


TORRES DEL PAINE - ROUPAS, EQUIPAMENTOS, ALIMENTOS, REMÉDIOS.....

EQUIPAMENTOS:
COMPRADOS(Loja Balfer - filial Puerto Natalaes):
Fogareiro Doite a gás...: Pcl$13.750,00 bem pequeno e prático, deu conta do recado.
Jogo de cozinha Doite...: Pcl$20.700,00 (panela, frigideira, 2 pratos, copo, chaleira, espátula), muito prático.
Gás butano 230 grs doite: Pcl$ 3.300,00 cada (levamos dois)
capa mochila

ALUGADOS (Calle Roggers, 179 - Praça principal Puerto Natales:
Barraca 2 pessoas ......: pcl$4.500,00 por dia - Marca doite, modelo himalaya - ÓTIMA
Saco dormir ......: pcl$2.000,00 por dia - marca doite - ÒTIMO
Isolante térmico .......: Pcl$ 500,00 por dia
Bastão ......: Pcl$1.500,00 por dia o par
Mochila doite 70 lts ...: Pcl$1.800,00 por dia
Polainas ...............: Pcl$ 800,00 por dia o par - muito útil

Máquina fotográfica sony, compacta, 7.1 mpx.

Restante: talheres, luva de borracha(muito útil), faca, saco lixo, repelente, protetor solar/labial, sabo pó, esponja, cordão, isqueiro, fósforo....comprados em puerto natales.

ALIMENTOS:
JANTAR:
Macarrão instantâneo, sopa, atum, sardinha, salmão defumado, salaminho, sal, óregano, queijo ralado, azeite,

Café da manhã/meio da tarde:
Barra cereal, bolacha, suco em pó, chocolate, castanhas e nozes, frutas cristalizadas, café instantâneo, chás, adoçante, açúcar, doce de leite.


REMÉDIOS:
pessoais,relaxante muscular(não esqueçam), anti-ácido, pastilha garganta(útil), mertiolate, band-id, esparadrapo, ataduras, faixas, arnica.

Para os pés: creme hidratante + glicerina(para dores nos pés) receita ótima

ROUPAS:
Bota Snake alpinist, aguentou bem
2 calças que reverte prá bermuda;
1 corta vento(blusa e calça);
1 flecce 200;
3 camisetas - manga comprida;
1 par luva, gorro;
1 sandália;
meias, roupas íntimas
capa chuva
boné(importante)
óculos sol

DIVERSOS:
Tolha rosto(p/banho); sabonete, shampoo, desodorante, creme hidratante, repelente(importante), pasta dente, escova cabelo, papel higiênico...
ÍTEM INDISPENSÁVELLLL: TOALHAS EMUDECIDAS, AQUELAS DE LIMPEZA DE BEBÊ........, três dias sem banho, sem ela não dá.....
Editado pela última vez por marioluc em 14 Mai 2011, 15:13, em um total de 3 vezes.
Avatar do usuário
marioluc
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 1372
Desde: 28 Jan 2005, 10:59
Localização: Brazil

Re: Torres del Paine - circuito "O" - Janeiro 2010

Mensagem não lidapor marioluc » 29 Ago 2010, 11:03

ENTRANDO NO PARAIS
19/01/2010 - TERÇA-FEIRA
Puerto Natales com destino ao Paraíso

Grande dia, como já tínhamos preparados as mochilas, foi só tomar um bom banho, café e seguir viagem.
Para não perder o costume, errei a entrada do parque, segui alguns kms adiante. Mas foi até bom, estava muito inseguro com a MINHA PARCEIRA, neste pedaço reforcei a ela que o roteiro era forte, com neve, chuva, sol, frio, sem banho em alguns refugios, e mesmo assim ela firme, mostrei que em alguns trechos o vento era fortíssimo, noutros ribanceiras terríveis, e ela dizia "TUDO BEM", então vamos. Eu sempre com receio. Até ali dava para desistir.
NOTA: já fui ao parque uma vez e desisti de fazer o "O", pois meu parceiro não me transmitia segurança. Ficar 10 dias, 24 horas juntos, é muito desgastante, ainda mais dentro duma barraca minúscula.
Sabia que minha parceira tinha medo de altura, não gostava de frio, gosta muito de usar chapinha(!),salto alto, nem se fala, banho quente, dormir em cama boa, conforto, o que TDP não oferecia, mas em contrapartida tinha a beleza do lugar, o contato com natureza pura, a oportunidade de provar o condicionamento físico e mental....

Efetuamos o pagamento na entrada do parque: Pcl$15.000,00 por pessoa.
Estacionamos o carro defrente a hosteria las torres, no estacionamento tinha uma 4 x 4 com um pneu mucho, isso ficou na minha cabeça, já pensou, no meu retorno encontrar um assim!!

O COMEÇO: Primeiro dia circuito "O"
Tempo nublado, torres encobertas, decidimos não ir até elas, na volta, se o tempo ajudar, vamos. Já fui ao mirante duas vezes.
Começamos o "O", sentido anti-horário, uma chuva fina começou, foi até bom, testamos a resistência de nossas roupas, na primeira subida, um vento forte quase nos derrubou, por pouco, somente aperitivo para o que tava por vir. Seguimos viagem, trecho muito tranquilo com retas, algumas subidas e descidas leves, campos de margaridas brancas e amarelas a perder de vista, Lindo!!! mas a chuva continuava, as mochilas começaram a pesar. Numa porteira, seguimos a indicação duma placa, no final chegamos num rio, e agora, sabia que teríamos que seguir sempre o rio na margem esquerda, tudo resolvido. Depois de um tempo, ouvíamos vozes, num matagal, será ali o Campamento Serón, ficamos na dúvida, seguimos viagem, o tempo previsto é de 4 horas, já se passavam 4:20hs, e ai....será que passamos pelo campamento, ficamos em dúvida, não sou de voltar, então decidi, vamos dormir no Dickson, tá bom companheira, e ela OK, vamos nós, animados, seriam mais 6 horas de caminhada neste dia.. passados uns 10 minutos não é que avistamos o Serón, estava condicionado a ir até o Dickson, naquele momento deu uma canseira do caral....quase não cheguei ao seron...rsrsrsr
O Serón(pcl$4.000,00 por pessoa) é um pouco estruturado, já deixam algumas barracas montadas para aqueles que vão alugar; lugar limpo, banho quente, pequeno restaurante, área de acampar ótima(reta e com grama), pouco vento, mas a chuva e vento, aqueles que levaram fogareiro a álcool sofreram....
Demorei a montar a barraca, escolhi o lugar e deixei as coisas, já pensou eu montar-lá e minha parceira resolver tirar uma soneca e "não gostar" de dormir ali, pronto, seria o fim da viagem....preparei o almoço/janta(miojo com sopa + queijo ralado e salmão defumado), depois de um tempo, decidi montar, pagar para ver.....a primeira coisa que ela quis foi dormir, pois tínhamos acordado muito cedo naquele dia. Fui tomar banho, preocupado e aguardando a avaliação dela sobre dormir "numa barraca", lá pelas 21 horas, ela acorda, e diz, "poxa, nunca dormi tão bem em toda a minha vida" ufa!!......então vamos dormir novamente que amanhã o negócio vai pegar, pois o pessoal da portaria do parque, informou que nos dias seguintes seriam de muita chuva...tomamos um chá e tchau!

AVALIAÇÃO: trecho muito tranquilo, o mais fácil. Boa sinalização, caminho demarcado, somente uma placa errada. LINDO CAMPO DE MARGARIDAS, picos nevados, rio.

A primeira coincidência: Na fila do banho, puxei conversa com uma moça(duns 20 anos), uma chilena de CONCEPCION, como os jovens chilenos são receptivos, os mais velhos são mais ranzinzas, mas depois descobri o motivo, infelizmente. Essa chilena nos apresentou vários amigos(as) da mesma região(viramos amigos de todos no circuito), até brinquei com ela dizendo que o pessoal de CONCEPCION tinham invadido TDP...COMO FIQUEI TRISTE EM VER, DEPOIS, A DESTRUIÇÃO DAQUELA CIDADE. Será que algum jovem que conheci foi vítima daquele terremoto. Tínhamos passados momentos felizes com todos eles, como erámos os mais velhos da turma toda, sempre nos consultavam sobre qualquer assunto relativo ao roteiro. :cry: :cry: :cry: :cry:

Algumas fotos:
Imagem Imagem
Editado pela última vez por marioluc em 29 Ago 2010, 11:14, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
marioluc
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 1372
Desde: 28 Jan 2005, 10:59
Localização: Brazil

Re: Torres del Paine - circuito "O" - Janeiro 2010

Mensagem não lidapor marioluc » 29 Ago 2010, 11:05

20/01/2010 - QUARTA-FEIRA
SEGUNDO DIA DO CIRCUÍTO "O"
Trecho Serón x Campamento Dickson: Previsto 6 horas, realizado 05:45hs
Dickson: Pcl$3.500,00 por pessoa
Alguns preços no dickson: Um sachê café solúvel: Pcl$500,00; uma coca-cola em lata Pcl$1.000,00

Dormimos muito bem, acordamos por volta das 06 horas, desmontamos a barraca(sem dificuldade), café com bolachas, doce.., arrumamos as coisas, e partimos, somente um casal partiu antes de nós, o pessoal estava com medo da chuva, muitos chegaram ao dickson tarde, pois a chuva não parava.
No início o caminho é bem tranquilo, sempre margeando o rio, com uma garoinha na cabeça seguiamos tranquilos, ai começou uma subida bem ingreme(p/o nosso padrão de idade), sofremos um pouco, ai aconteceu o pior, a chuva ficou mais forte, no final da subida ai sim, foi duro, chovendo forte e um vento ainda mais forte e frio, mas descida é descida, à frente enfrentamos um pântano, tinha uma ponte em contrução, nossos pés afundavam no capim e abaixo um riacho, molhamos a bota e os pés...viche....essa chuva nos seguiu até o campamento. Foi um alívio quando avistamos lá embaixo o dickson, paramos para tirar umas fotos, coisa que não deu prá fazer antes(em função da chuva/vento forte).
LINDA A CHEGADA AO CAMPAMENTO DICKSON, LÁ DE CIMA VC VÊ ELE, O RIO FAZENDO CURVA, OS PICOS NEVADOS, AS ÁRVORES...MUITO BONITO MESMO!!!
Na chegada ao dickson tivemos a surpresa: além das botas, nossos sacos de dormir, colchonetes, barraca, estavam literalmente molhadas, e a chuva em cima, estava difícil até prá montar a barraca.
Nossos amigos de CONCEPCION CHEGARAM MAIS TARDE, MONTARAM AS BARRACAS EM VOLTA DAS NOSSAS. mas estavam com o mesmo problema(roupas molhadas), não teve um que não teve problema, a chuva forte pegou todos com as calças na mão.
No SerÓn conhecemos um Alemão, que parou lá, prá almoçar, mas fêz las torres x dikson em um dia, chegou tarde, com a roupa e tralhas toda molhada, dormiu praticamente sem nada, ele estava secando tudo no restaurante(lá tem um aquecedor, movida a lenha), então o pessoal estendia dentro tudo que podia nas vigas, as botas ficavam perto do aquecedor...ESSE PESSOAL SIM DEVE TER SOFRIDO PRÁ CARAMBA....aproveitei e usei esse "serviço", mas no final da tarde o sol apareceu com a ajuda do vento deu prá secar tudo...ufa!!, só as botas que não deu!
Ontem conheci no serón um brasileiro de curitiba, como ele mesmo disse: curitibano é difícil de começar uma conversa, e foi mesmo, só realmente mantivemos uma conversa mais demorada no final do circuito.

AVALIAÇÃO: Trecho tranquilo margeando o rio, somente uma subida forte, alguns pântanos, pontes rústicas, riachos prá atravessar, mas bem demarcada, não dá prá se perder. Vimos a ponta das torres, tinha, também, aquelas lindas margaridas, picos nevados....

ROUPAS: Ontem e hoje usei: uma camiseta manga comprida, 1 bluza, 1 fleece e corta-vento, quase cozinhei, mesmo com chuva e frio. No início da caminhada até que não tive problema, mas com o tempo, o suor molhou até a meia.

Tiramos uma soneca até lá pelas 22 horas, neste horário não tinha banho quente...e ai...amanhã cedo tomamos....será!!!!

SOBRE A PARCEIRA: Naquela subida forte, sem querer eu deixei escapar um: "não sei o que estou fazendo aqui", realmente foi duro aquilo, mas ela firme e forte disse: "frio, peso e a chuva está na nossa mente, isso não existe...portanto trate de andar e esquecer...VAI!!!!! vou falar o quê, elas mandam mesmo!!!!

CAMPAMENTO DICKSON: área camping boa(grama, reto, com mesas prá comer), restaurante, banho quente, mercado com alguns ítens(macarrão, molho, bolachas, chocolate......), visual no entorno lindíssimo.


ALGUMAS FOTOS:
ImagemImagem
Editado pela última vez por marioluc em 29 Ago 2010, 11:18, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
marioluc
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 1372
Desde: 28 Jan 2005, 10:59
Localização: Brazil

Re: Torres del Paine - circuito "O" - Janeiro 2010

Mensagem não lidapor marioluc » 29 Ago 2010, 11:05

21/01/2010 - QUINTA-FEIRA
TERCEIRO DIA DO CIRCUITO "O"
Trecho Campamento Dickson x campamento Los Perros: Previsto 04 horas; realizado: 05:30hrs
Los Perros: pcl$3.500,00 por pessoa
Alguns preços Los perros: Coca-cola lata pcl$1.000,00; bolacha 120 gramas: Pcl$1.000,00; barra chocolate 72 gramas: pcl$1.500,00.

Hoje acordamos, despertados pelo canto de vários passáros. O sol apareceu prá brindar o dia que começava, e nos acompanhou quase o dia todo.
A noite foi ótima, conseguimos secar tudo, na madrugada acordei p/ir ao banheiro, a LANTERNA FOI PROVIDENCIAL, não estava muito frio.
Fomos tomar banho cedo e ainda não tinha água quente, sabia que esse era o último lugar que tem banho quente antes do campamento grey... não esperamos.
Hoje decidi que farei esse trecho somente com uma camiseta e o corta-vento, apesar da chuva no início, não senti frio, no final não tranSpirei muito.
Nós não temos experiência em trekking, o próximo trecho é um pouco mais complicado, então acordamos mais cedo, afim de ir mais devagar e chegar cedo no Los Perros. Ontem funcionou bem, pois chegamos no dickson todos molhados mas deu para secar tudo, aqueles que deixaram para sair tarde do seron, dormiram com roupas molhadas.
Nossos amigos CHILENOS DE CONCEPCION, dormiram até mais tarde, fomos sem eles.
Não tomamos café da manhã, como jantamos tarde ontem, nem deu vontade, pagamos o preço na subida forte no início do trecho, tivemos que tomar nosso café no bosque, tomando aquela água gelada dos riachos.
Como previsto chegamos cedo ao Los Perros, montamos nossa barraca longe de um pequeno arroyo, pois havia muitos mosquitos próximo.
Tentei tomar banho frio, mas só consegui lavar da cintura prá baixo e o rosto, aquela água é geladíssima, mas pelo menos amenizou.
Hoje conhecemos um casal francês, e outro holandês, são alpinistas, foram nossos companheiros por um bom trecho, pessoas educadíssimas.
Como no dia seguinte o percurso seria fortíssimo(o pior deles), caprichamos no jantar(miojo, sopa, salaminho, atum, suco, chá).

AVALIAÇÃO: No início uma subida forte, no final um mirante com vista linda do glaciar, rio, lago, picos nevados. Seguimos sempre dentro de um bonito bosque, com subidas/descidas leves, passamos por várias pequenas pontes, tivemos que passar por cima de alguns troncos de árvores caídas; alguns lugares o caminho ficava ruim com muito lodo e escorregadio; no final subida com muitas pedras, chegando ao glaciar Los Perros e um bonito lago abaixo dele, à direta descemos até um rio, após uns 500 metros chegamos ao campamento Los Perros.

CAMPAMENTO LOS PERROS: Fica literalmente dentro de um bonito bosque, com árvores altas, tem rio perto, suas instalações são simples, mas limpas, somente banho frio, vendem(macarrão, molho, chocolate, bolachas, gás.....) preços justos, não há restaurante, mas tem lugar para fazer comida e reunir com o pessoal. Área de camping razoável, não tem grama, terra com raiz e pedras, portanto procurem chegar cedo para instalar a barraca num local plano. Aqui testamos a luva de borracha na lavagem de utensílios de cozinha - item indispensável, a agua é muito gelada. Neste campamento conheci o pernilongo da patagônia(são bem criados).

Hoje não encontramos com nossos amigos CHILENOS.

Algumas fotos do caminho/acampamento los perros:
ImagemImagem
Imagem
Editado pela última vez por marioluc em 29 Ago 2010, 11:18, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
marioluc
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 1372
Desde: 28 Jan 2005, 10:59
Localização: Brazil

Re: Torres del Paine - circuito "O" - Janeiro 2010

Mensagem não lidapor marioluc » 29 Ago 2010, 11:06

22/01/2010 - SEXTA-FEIRA
QUARTO DIA DO CIRCUÍTO "O"
Trecho: campamento Los Perros x campamento los Guardas. Previsto: 10 horas; Realizado: 09:40hrs.
Campamento Los Guardas: grátis.

Choveu forte a noite toda, com muito vento, porisso não dormi bem, acordei várias vezes, pelo barulho, mas minha parceira nem viu a chuva. A barraca me surpreendeu, aguentou firme e forte, realmente foi muito valente, não entrou um pingo d'água, mas por fora tinha muito barro, tivemos que lavá-la por fora e esperar um pouco para secar.
O café da manhã foi bem reforçado, pois faríamos o trecho mais difícil e mais longo, vamos ao nosso limite físico/mental, de barriga vazia não dá.
Adotamos a mesma estratégia de sair cedo, prá chegar com o dia claro, sabíamos de antemão, que o trecho era complicado. Mas foi pior que imaginávamos, no final deu tudo certo.
No início subida forte dentro de um bosque, como choveu muito à noite, e ainda garoava, muitaaa lama, lodo, pântanos, tínhamos que desviar das poças d'água, afundei a perna numa poça de lama, sujei até a alma, entrou água na bota, mesmo com polaina. Após esse trecho, entramos num trecho com bastante gelo, para nossa felicidade/infelicidade, começou a nevar, mas pouco, o vento forte batia e cortava nossos rostos.
Foi assim, parte em gelo, outra de pedra, até começar realmente a subida fortíssima, num lugar que beirava um pequeno abismo, começou a ventar forte, minha parceira e eu fomos ao chão, caimos feio, nisso o protetor da mochila foi levado pelo vento.
A grande e última subida, foi dramática, o temível "viento blanco" apareceu, credo, justamente na parte mais difícil(subir na neve, com vento fortíssimo, e sem visibilidade, foi phoda), minha parceira tem medo de altura, nessa hora, tive que dar total apoio, mesmo estando com medo também.............AI ENTRA UM ÍTEM INDISPENSÁVEL, OS "BASTÕES", sem eles, com certeza teriamos sérios problemas, apesar que muitas pessoas não estavam utilizando(os amigos alpinistas, por exemplo).
Eu prá motivá-la, falava, fique fria que daqui a pouco vamos descer... Passamos pelo Paso, onde tem uma cruz, o pessoal colocam suas lembranças, nesta parte o vento foi terrível também, tinhamos que fincar os bastões entre as pedras e segurar firme, senão era tombo na certa.
Ai apareceu, todo magestoso e imponente glaciar grey, ficamos um tempo vislumbrando aquela maravilhava, LINDO, cercado por maravilhosos picos nevados, visual deslumbrantes(um dos mais bonitos que vi em minha vida), animados pois começaria a descida, crentes que seria tarefa fácil.
Ledo engano, que lugar terrível, os troncos de árvores, aliados ao piso molhado, chuva fina, desnível acentuado, tornou essa tarefa medonha, nossos joelhos foram ao limite, nisso apareceu uma dor no calcanhar direito, mais essa...e a descida não terminava, caimos mais umas 3 vezes cada, depois de muita dificuldade chegamos ao /campamento Paso, como não tem estrutura de apoio, seguimos ao próximo(los guardas, que também não tinha apoio), nisso o Brasileiro de Curitiba nos alcançou, ele estava animado, nos convidou para ir até o campamento grey, como estava começando a escurecer e nossas pernas já tinham dado o máximo, ele seguiu, nós ficamos.
Fomos desfazer as mochilar e a triste surpresa, meu saco de dormir estava molhado, só o meu, pois perdemos nossos protetores das mochilas, resultado, tivemos que abrir o saco de dormir da minha parceira e fazer de edredon, noite complicada, faz parte...
Comemos o restante dos mantimentos(sopa, queijo ralado e o salaminho d+++++++++++++).

AVALIAÇÃO: de todos trechos, esse realmente é o mais difícil, mas o mais BONITO, sua resistência vai ser provada, vá preparado. No início subida forte dentro dum bosque, depois caminho entre gelo, pedras, bosque e muita neve e vento forte, prá quem não tem o minímo de preparo a coisa pode complicar mesmo. A descida para nós foi complicada também, algumas pontes, uma era de toras(duas alinhadas), seu joelho é exigido ao máximo, a musculatura da coxa dói prá caramba. Depois do campamento Paso, tem um trecho com abismo, cuidado com o vento, vá devagar. Fizeram uma escada de ferro para descer e outra para subir numa quebrada antes do campamento Los guardas.
BASTÕES SÃO IMPRESCINDÍVEIS!!!!

Nossos amigos chilenos não conseguiram nos alcançar(ficamos preocupados, pois uma garota, tinha operado o braço e estava fazendo o roteiro com uma tipóia no braço). Poucas pessoas conseguiram chegar até nosso acampamento.

CAMPAMENTO LOS GUARDAS: Camping sem estrutura, fica dentro dum bosque, mas não tem grama, tem somente um lugar para reunir o pessoal e fazer comida, não tem restaurante, banheiro precário, não vendem nada, água somente no riacho um pouco abaixo, banho(nem pensar), tem mirante para o glaciar. À noite venta muito, fixe bem a barraca. A luva de borracha nos salvou, lavar os utensílios no riacho, sem luva não dá.
Editado pela última vez por marioluc em 29 Ago 2010, 11:19, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
marioluc
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 1372
Desde: 28 Jan 2005, 10:59
Localização: Brazil

Re: Torres del Paine - circuito "O" - Janeiro 2010

Mensagem não lidapor marioluc » 29 Ago 2010, 11:07

23/12/2010 - SÁBADO
QUINTO DIA DO CIRCUÍTO "O"
Trecho: campamento Los Guardas x campamento Paine Grande. Previsto: 6 horas - realizado: 06:40 hrs.
Campamento Paine Grande: Pcl$4.500,00 por pessoa
Alguns preços No paine grande: Coca-cola Lata Pcl$1.500,00; Ovo Pcl$200 cada unidade; Sachê açucar Pcl$50; salsicha pacote com 5unidades Pcl$1.000; Macarrão pacote 400 gramas Pcl$800; Molho tomate 200 gramas Pcl$500; Barra cereal Pcl$600 cada.
Internet na hosteria(ir na portaria): Pcl$2.000 por meia hora.

Dormimos mal, ventou muito à noite, como estávamos sem um saco de dormir(um molhado), sentimos frio. Nosso café foi bem básico, comemos quase tudo ontem à noite, mas tá perto do paine grande, vamos comer lá....
Nossas botas e as roupas não secaram durante a noite, apesar do vento forte, de manhã foi complicado colocar as botas, mas com o tempo acostumamos, tem que acostumar...eu preocupado com minha parceira, e ela toda tranquila, gostando das adversidades, como as mulheres são forte!!!
Eu já fiz o trecho grey x paine grande, sabia das subidas, do vento.... mas, estávamos com todo o gás, mas esquecemos dum detalhe, nossas pernas foram exigidas ao máximo, ontem à noite não estava nem conseguindo agachar, aquela dor no calcanhar era uma tremenda bolha d'água, fiz um curativo, mas ainda doia, não estava preparado para descer o Paso, subir foi de boa, ENTÃO FICA A DICA.
De todos os trechos, esse foi o mais complicado, estávamos mortos, 3 dias sem tomar banho.... apesar que pegamos um pouco de garoa e não teve sol.
Até o entrocamento para o grey foi muito tranquilo, bem leve, resolvemos não parar no campamento grey(já conhecia), quando começou as subidas, aiii, aiiii.
Encontramos com o brasileiro de Curitiba, batemos um bom papo, ele viu o nosso cansaço e falei prá ele ir na frente(ele ia dormir no italiano, nós no paine grande). Mais à frente esbarramos num brasileiro do sul do país, batemos um papo rápido, e ele se foi...não dá para acompanhar os jovens.
Depois de parar váriassss vezesssss, o alívio veio com o avistamento do campamento.
Montamos a barraca e fomos tomar aquele banho(HOJE É SÁBADO, quatro dias sem banhar, é soda), fazer barba, caprichar na comida, entrar na internet(na hosteria tem, e é aberta ao público, mas cara).
Aproveitamos para carregar a bateria da máquina foto(no comedor do camping, tem várias tomadas), mas cuidado, fique de olho.
O rango foi ótimo: Macarrão, ovo cozido, salaminho.......chocolate...refri...tudo que tínhamos direito.
Os amigos chilenos não conseguiram chegar até aqui....e nós preocupados com aquela garota com tipóia.

AVALIAÇÃO: esse trecho não é tão complicado, no início pequenas descidas, uma parte reta, dentro dum pequeno bosque, depois várias subidas que exigem muito de seu preparo, já desgastado do dia anterior, portanto reserve energia para esse trecho. Não pe o mais difícil, mas foi o que mais sofri.

CAMPAMENTO PAINE GRANDE: Área de camping muito boa, gramado e reta, passarelas de madeira entre as barracas, banheiro ótimo com água quente, internet na hosteria, comedor com fogão a gás, tem tomadas para carregar baterias, pia com água quente, campo de futebol, restaurante grande, mercado bem estruturado(com preços justos, pelo lugar), bela vista para os los cuernos e outros picos, lindo lago colorido, na minha opinião o melhor de TDP.
Editado pela última vez por marioluc em 29 Ago 2010, 11:19, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
marioluc
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 1372
Desde: 28 Jan 2005, 10:59
Localização: Brazil

Re: Torres del Paine - circuito "O" - Janeiro 2010

Mensagem não lidapor marioluc » 29 Ago 2010, 11:08

24/01/2010 - DOMINGO
SEXTO DIA DO CIRCUÍTO "O"
Trecho: campamento Paine grande x campamento Italiano x Valle Francês: Previsto: 7 horas realizado: 07:50hrs(incluido parada no mirante valle francês).
Campamento italiano: Grátis

Nada como tomar um belo banho(ontem foram dois), choveu e ventou muito durante a noite, por isso dormimos mal(de novo), acordamos as 05 hrs da manhã, tomamos outro banho, aproveitando a água quente.
Tomamos um ótimo café da manhã(ovos mexidos, salsicha, bolacha, café..), compramos mais macarrão, molho, queijo ralado, salaminho....pois no italiano não vendem nada.
No início do trecho, pegamos um vento fortíssimo, quase fomos ao chão, uma francesa foi jogado ao chão, demos apoio..o vento nos acompanhou por um bom tempo...aqui o sol deu as caras... chegamos rapidamente ao campamento italiano, montamos a barraca, e fomos curtir o visual do valle francês(já conhecia, mas minha parceira não), esse caminho é duro, com muita subida e pedras enormes, foi sofrido também, meu joelho começou a doer, ainda bem que estamos chegando ao fim da jornada,,
Nossos amigos alpinistas nos convidaram para subir até o mirante das torres(ver elas por trás), mas pelo desgaste, resolvemos ir somente a segunda pedra(aqui encontrando um bando de israelense(rapazes e moças) uma delas, era filha de uma baiana radicada em israel, dominava nosso idioma, depois de batermos um longo papo retormamos).
O lugar é lindíssimo, picos nevados, os los cuernos, rios, bosques, dali tem uma ótima vista dos lagos coloridos embaixo. Uma montanha coberta de neve, com várias avalanches, fazendo um estrondo enorme.
Retornamos ao italiano já quase escuro, encontramos um casal de chilenos, de onde??? mais uma coincidência: são de CONCEPCION, que legal, estavam ali com o filhinho de +- 1 ano de idade, ele nem andava direito(como eles carregaram esse guri até ali), depois de um bom papo.
A fome apertou e fizemos macarrão ao molho de tomate com salaminho e queijo ralado...muito bom, AHHHH QUE SAUDADE DAQUILO LÁ!!!!!

OBS. Quando retornamos do valle francês, reencontramos nossos amigos(as) chilenas de CONCEPCION, aquela garota da tipóia estava firme e forte, aguentou firme todo aquele trajeto. Foi realmente brava(como as mulheres sãos fortes). Parecia que conheciamos eles de muito tempo, fizemos uma sólida amizade, no fim da noite despedimos deles, pois partiriamos e eles ainda fariam o valle francês, trocamos endereços, telefones, emails.....combinamos que iriamos conhecer CONCEPCION, E REECONTRARÍAMOS ELES LÁ......QUE PENA!!!!! O QUE SERÁ QUE ACONTECEU COM ELES....... PASSAMOS MOMENTOS FELIZES NA COMPANHIA DELES!!!!

AVALIAÇÃO: até o italiano a trilha é muito fácil, com muito vento no início, a subida até o valle francês é muito ingreme e com muitas pedras, alguns trechos a demarcação é falha, siga as setas nas pedras.

MIRANTE DO VALLE FRANCÊS: Depois do campamento britânico, uns 20 minutos, chega-se a uma pedra, onde vc pode avistar todo o valle francês(360º), pode-se, também, subir mais uma hora, em pedras, para avistar as torres por trás(esse trecho requer bom preparo físico) poucas pessoas do nosso grupo, foram até lá, segundo a turma que foi, vale muita a pena, muito bonito!

CAMPING ITALIANO: Fica dentro dum bosque muito bonito, perto de um rio com forte correnteza, embaixo do los cuernos, perto de uma ponte pencil. Não tem estrutura de apoio(banho quente, mercadinho, aluguel barraca....). Procurem chegar cedo para pegar um local reto, chegamos um pouco tarde, e tivemos que montar a barraco num desnível. O riacho que passa atrás do campamento, serve para lavar louças, roupa.....
Editado pela última vez por marioluc em 29 Ago 2010, 11:20, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
marioluc
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 1372
Desde: 28 Jan 2005, 10:59
Localização: Brazil

Re: Torres del Paine - circuito "O" - Janeiro 2010

Mensagem não lidapor marioluc » 29 Ago 2010, 11:09

25/01/2010 - SEGUNDA-FEIRA
SÉTIMO E ÚLTIMO DIA DO CIRCUITO "O"
Trecho: campamento Italiano x campamento los cuernos x hosteria las torres - Previsto: 06:30horas - Realizado: 06:20 horas
alguns preços no campamento los cuernos: macarrão pacote 400 gramas pcl$2.000 , molho tomate pcl$1.000 carissimo

Instalamos nossa barraca num local desnivelado, à noite escorregávamos muito, aliado ao barulho do vento e do rio próximo, dormimos muito mal(foi uma constante)...Um inseto picou a mão da minha parceira...
Coloquei meu relógio para despertar as 05 da manhã, para ver o nascer do sol... coisa linda, nuvens avermelhadas, os los cuernos com cor alaranjada, tirei lindas fotos daquele rio, picos nevados(ver fotos dia anterior)......QUE LUGAR LINDO!!!!! AHHH QUE SAUDADE!!!!
No campamento los cuernos encontramos com o brasileiro de Curitiba, depois de um papo breve ele seguiu, nós resolvermos descansar um pouco, e fazer um macarrão ao molho de tomate, que delícia.....o problema que os preços no campamento los cuernos são elevadíssimos, mas mesmo assim valeu a pena comer lá, deu um novo ânimo para nós. Imagina, numa baita segunda-feira, vc embaixo do Los cuernos comendo um macarrão....que delícia...AHHH QUE SAUDADE..
Cruzamos com um eslovaco, batemos um longo papo(ele é observador eleitoral da zona do euro), que cara gente boa.
O tempo estava limpo, opa....se continuar assim vamos dormir no campamento chileno ou torres, e ver o entardecer no mirante las torres, que dizem ser lindo, já vi fotos lindíssimas de lá, com o sol batendo nas torres, ficam vermelhas....seguimos animadíssimos....mas o tempo começou a mudar, no início uma fina nevoa cobria os picos, depois uma chuva fina apareceu, e no final uma chuva forte encerrou nosso sonho de ver o espetáculo......QUE PENA!!!
Com o tempo péssimo, decidimos ir até a hosteria las torres e se informar sobre a previsão do tempo.... chegamos lá e nos informaram que a chuva continuaria por alguns dias......Pronto!!! PENSAMOS UM POUCO, MAS DECIDIMOS ENCERRAR NOSSA AVENTURA POR ALI MESMO!!!!
AIIIII QUE SAUDADE!!!!!!!!!!
Quando deixei o veículo no estacionamento, fiquei preocupado, pois vi um carro com pneu mucho, isso ficou na minha cuca, mas chegando ao estacionamento, tava tudo OK. Imagina, estávamos molhados, cansados, e ainda teria que trocar pneu.....MENOS MAL....
Circuito "O" concluido, hora de partir, com os corações partidos, seguimos viagem, retornamos até Puerto Natales, teríamos que devolver o material alugado, naquele dia, pois se deixássemos para manhã seguinte, pagaríamos mais um diária. Chegamos para entregar, o equipamento todo molhado e sujo, teriamos que esperar o atendente, montar a barraca, o saco, conferir tudo de novo(igual no iníco), mas para nossa sorte, tinha um gringo esperando uma barraca igual a nossa, pronto, fizemos o acerto rapidamente, confiaram em nós, e fomos liberados....depois passei por lá para certificar se estava tudo certo(não podemos deixar furos para trás).
Fomos ao supermercado comprar nossa janta, carne assada com legumes.
colocamos roupas para lavar numa lavandeira, que prontamente adiantou o serviço e entregou no outro dia cedo.

AVALIAÇÃO: Trecho tranquilo entre o campamento italiano e campamento los cuernos. Depois enfrentamos uma subida forte, atravessamos vários riachos, devido a chuva nas montanhas, estavam cheio, molhamos nossas botas, ajudei algumas senhoras atravessar, estava complicado mesmo, correnteza forte.
Esse trecho é bonito também, vc vê sempre a sua esquerda o los cuernos, depois montanhas nevadas, com avalanches enormes, fazendo aquele estrondo... do lado direto os lagos com cores variadas, devido a chuva eles não estavam tão coloridos, mas são lindos.
Vimos muitos turistas começando o circuito W, e nós com inveja deles......rsrsrsr

HOSPEDAGEM PUERTO NATALES: Hostal Melissa, apto bom, camos ótimas, banho privado e bom, limpo, café razoável, tem internet free, lanchonete....Pcl$20.000,00 apto. duplo.

DECIDIMOS NAQUELE DIA, QUE SE NO OUTRO DIA, HOUVESSE SOL EM TDP. VOLTARÍAMOS PARA IR ATÉ AS TORRES, SE FOR O CASO, PERNOITARÍAMOS LÁ. QUERÍAMOSMOS VÊ-LAS NO ENTARDECER...., PORTANDO FICARÍAMOS MAIS UM DIA EM PUERTO NATALES.....

16º DIA - 26/01/2010 - TERÇA-FEIRA
Esperando o tempo melhorar em TDP.

Ficamos o dia inteiro monitorando o tempo em TDP, mas não teve jeito, o tempo não iria melhorar mesmo....a previsão era de mais chuva nos próximos dias....pronto, a senha para preparar a partida.
Buscamos nossas roupas na lavanderia, compramos algumas lembranças, fomos ao supermercado abastecer para a viagem, perambulamos por puerto natales, colocamos nossas botas para secar, embalamos as roupas de frio. Preparamos para as outras etapas que estavam por vir.
Fomos até o escritório da Senatur, na orla do lago, pegar informações sobre a carretera austral, o chileno está uns anos na nossa frente no quesito TURISMO, estão preparados para fornecer informação, se não tiverem, correm atrás.....gostei do apoio.
Queríamos saber das festas folclóricas nas cidades que passaríamos na carretera. Gosto delas, é uma maneira de conhecer os costumes da região, e pessoas da região e suas particularidades.
À noite, começou a chover em P.Natales, pronto o sonho acabou mesmo, não tem jeito, o melhor é ir dormir e seguir viagem no outro dia.

HOSPEDAGEM P. NATALES: O mesmo do dia anterior.


17º DIA - 27/01/2010 - QUARTA-FEIRA - "O SONHO ACABOU" :cry: :cry:
Saída de Puerto Natales-Chile
Chegada a Los Antiguos-Argentina
Kms rodados: aproximadamente 1300 kms.
Pedágios: neste trecho não há.
Preços gasolina: Rio Turbio(arg) Par$2,679 gas. super Petrobrás; Pietrabuena(arg) Par$2,70 gas.super YPF; Fitz Roy(arg) Par$2,70 gas. super YPF; Perito Moreno(cidade arg) Par$3,15 Super Petrobrás
Algumas distâncias: Puerto Natales(0) x Aduana Dorotea (25) x Rio Turbio(31) x Pietrabuena(480) x Puerto San Julian(601) x FriTz Roy(907) x Perito Moreno(1.220) x Los Antiguos(1.277)

Acordamos cedo, teríamos um bom pedaço para andar naquele dia. tomamos o café da manhã, o tempo estava chuvoso e frio, então não teve jeito, vamos partir mesmo...Nisso soltei essa no carro: "vamos fazer o circuito "O" de novo", claro que era brincadeira, mas minha parceira respondeu: "OPA, VAMOS MESMO, OS OLHINHOS DELA BRILHAVAM, VI QUE TAVA FALANDO SÉRIO", ai meu irmão, amarelei direitinho.......não tinha perna para fazer tudo aquilo de novo......até parece loucura, mas não foi......ela estava disposta mesmo....e eu achando que ela não daria conta do recado no início. Isso me custou caro, durante o resto da viagem!!! NÃO CONSEGUI ACHAR UM LUGAR QUE ELA GOSTASSE!!!!
Tirei ela de idéia, a contragosto, ela concordou, então vamos, poxa, fazer aquilo de novo......não daria conta mesmo.....ISSO VAI ME CUSTAR CARO!!!!!

Pegamos chuva no início da viagem, corrobarando com a previsão do tempo, para os lados de TDP o tempo estava preto...fizemos o certo.
Avatar do usuário
marioluc
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 1372
Desde: 28 Jan 2005, 10:59
Localização: Brazil

Re: Torres del Paine - circuito "O" - Janeiro 2010

Mensagem não lidapor pvrodegheri » 17 Nov 2010, 10:50

Buenas marioluc,

Poo.. sacanagem eu ser o primeiro a comentar teu relato, mesmo depois de um bom tempo que ele foi escrito.
.
Achei muito bom e útil tuas descrições, pois estarei indo para TDP fazer o circuito completo no final de abril/2011. Tirei boas idéias de teus relatos.. Achei engraçado os 'detalhes' da tua parceira, pois a "minha patroa" é igual.. mas uma pena que ela não curte nada esse tipo de aventura e emoção... até por isso estarei fazendo solito o percurso.
.
Parabéns pelo relato e pelo aventura.
.
Abraço.
------------------------------------------------------------------------------------------
Procurando achar a solução pra tudo com muita paz.
Avatar do usuário
pvrodegheri
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 45
Desde: 31 Jan 2009, 10:59
Localização: Brasília-DF

Re: Torres del Paine - circuito "O" - Janeiro 2010

Mensagem não lidapor marioluc » 18 Nov 2010, 21:34

pvRodegheri escreveu:Buenas marioluc,
Poo.. sacanagem eu ser o primeiro a comentar teu relato, mesmo depois de um bom tempo que ele foi escrito.
.Achei muito bom e útil tuas descrições, pois estarei indo para TDP fazer o circuito completo no final de abril/2011. Tirei boas idéias de teus relatos.. Achei engraçado os 'detalhes' da tua parceira, pois a "minha patroa" é igual.. mas uma pena que ela não curte nada esse tipo de aventura e emoção... até por isso estarei fazendo solito o percurso.
.Parabéns pelo relato e pelo aventura.
.Abraço.


PV,
sacanagem nada, é que temos vários ótimos sobre TDP, esse é só mais um para ajudar os companheiros;

Poo cara, vc não tá sabendo "cantar" a "patroa", a minha também não curtia, mas foram alguns aninhos para convencê-la, agora eu que estou amarelando........talvez em janeiro/10 faremos de novo o "O", será que eu dou conta? kkkkkkkkkkkkkkk

Obrigado pelo elogio, estamos por ai, qualquer dúvida grite.

Obs.: vivi em brasilia um tempo atrás, que saudade do cachorro quente do chicão na 102 sul....
Avatar do usuário
marioluc
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 1372
Desde: 28 Jan 2005, 10:59
Localização: Brazil

Re: Torres del Paine - circuito "O" - Janeiro 2010

Mensagem não lidapor daniloebd » 13 Mai 2011, 22:00

Fala pessoal...só para deixar minha opinião, em novembro de 2010 eu e minha mulher fizemos sozinhos o Circuito Completo em Torres del Paine...em 2005 fiz o circuito W...comparando os dois, não tenho dúvida de que o Circuito Completo é muito melhor...mais dificil, mais cansativo, mais bonito, pouquíssimas pessoas e muito, muito mais natureza. Em breve estarei disponibilizando um relato completo da viagem, com as coisas que acertamos e erramos no "O". Adiantando já, nem sonhe em ir sem uma boa barraca ...com sorte, uma barraaca meia boca quebra o galho...mas se pegar um dia " típico", sua viagem já era..um abraço e boas mochiladas.
daniloebd
 
Mensagens: 7
Desde: 29 Abr 2004, 21:09

Re: Torres del Paine - circuito "O" - Jan/2010 e circuíto "IOI" - fev/2011

Mensagem não lidapor marioluc » 14 Mai 2011, 15:11

Danilo,

Que ótimo que vc fará um relato de viagem, estamos aguardando ansiosos!! não esqueça de colocar umas fotos.

Em fevereiro de 2011 fizemos novamente o "O", e ponto alto dessa vêz foi o amanhecer nas torres, com o sol batendo nelas e um colorido incrível. Em breve postarei o relato de viagem e as fotos.
Avatar do usuário
marioluc
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 1372
Desde: 28 Jan 2005, 10:59
Localização: Brazil

Re: Torres del Paine - circuito "O" - Jan/2010 e circuíto "IOI" fev/2011

Mensagem não lidapor alxnd » 18 Mai 2011, 19:50

Concordo! Fiz o W em 2009 e o completo agora em 2011 e com certeza, de longe, o Completo vale muito mais. No W a pessoa pega trilha pesada jah no primeiro dia. No completo a dificuldade aumenta gradualmente, assim como o nivel da beleza das coisas que se ve. Se bobear ele foi planejado pra ser assim.

Acabei de escrever o relato do circuito grande em outro topico neste mesmo forum. Vejam "Circuito Completo Torres del Paine Fevereiro 2011".
Alexandre Schulter
Relatos de viagem
http://alxnd.wordpress.com
Avatar do usuário
alxnd
 
Mensagens: 12
Desde: 18 Mai 2011, 10:40

Re: Torres del Paine - circuito "O" - Jan/2010 e circuíto "IOI" fev/2011

Mensagem não lidapor viviane_pe » 25 Jun 2011, 01:37

Alexandre, muito boas as fotos. Dá uma vontade....
Rapazes, as informações sobre o cirtuito O não são tão disponíveis com sobre o W.
Então, agardeço se puderem ajudar com duas dúvidas:
1. nesse circuito, há a opção de refúgios, como no W?
2. em média, qntos kms se anda por dia nesse circuito?
Obrigada e valeu pelo relato!
viviane_pe
 
Mensagens: 26
Desde: 15 Mar 2010, 21:23

Re: Torres del Paine - circuito "O" - Jan/2010 e circuíto "IOI" fev/2011

Mensagem não lidapor marioluc » 25 Jun 2011, 10:03

viviane_pe escreveu:Alexandre, muito boas as fotos. Dá uma vontade....
Rapazes, as informações sobre o cirtuito O não são tão disponíveis com sobre o W.
Então, agardeço se puderem ajudar com duas dúvidas:
1. nesse circuito, há a opção de refúgios, como no W?
2. em média, qntos kms se anda por dia nesse circuito?
Obrigada e valeu pelo relato!


Repostas:
1)-Não utilizei refúgio, mas tenho ceteza que no campamento dickson tem, no serón deve ter, no resto não tem(campamento los guardas, paso, los perros);
2)-depende quantidade de dias que pretende fazer, se for em 8 dias, creio uns 14 kms por dia:
Avatar do usuário
marioluc
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 1372
Desde: 28 Jan 2005, 10:59
Localização: Brazil

Próximo

Voltar para Trilhas & Travessias na América do Sul



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes