Ir para conteúdo

Vitória/ES a Buenos Aires passando por Montevideo


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, passo a relatar minha viagem, de carro, de Cariacica/ES à Buenos Aires, passando por Montevidéu.

Total rodado: 7.100 Km em 11 dias.

 

IDA

1º dia-> Cariacica/ES a Itaboraí/RJ.

-470 Km, 6,6 horas de viagem.

-BR 101 com muito tráfego e pista simples até campos, depois 80% já com pista duplicada.

-Pernoite em Itaboraí/RJ no Hotel Ibis. Diária R$ 125,00 (quarto triplo)

 

Sugestão: Fiz a 1º parada em Itaboraí porque saí por volta de 12h de Cariacica/ES. Acho que o ideal seria sair mais cedo e fazer a 1º parada em Resende/RJ

 

 

2º dia-> Itaboraí/RJ à Curitiba

-870 Km, 12 horas de vagem

- Após o pedágio de Guarulhos/SP, logo em seguida á direita, peguei o rodoanel em direção a BR 101 litoral. Todo o trecho de estrada excelente com pista dupla, exceto no final da BR 101 para pegar a 116. Trecho numa reserva ambiental sem trafego pesado.

-Pernoite em Curitiba no Hotel Dunamys ao lado da BR 116. Diária de R$ 220,00 (quarto triplo)

 

 

 

3º dia-> Curitiba à Pelotas/RS

-1000 Km, 13 horas de viagem

-BR 101 passando pelo litoral de SC. Estrada excelente com ótimas paradas.

-Pernoite em Pelotas no Hotel Manta. Diária R$ 380,00 (quarto triplo)

-

 

4º dia-> Pelotas/RS à Montevidéu (Uruguai)

-560 Km, 7,5 horas de viagem

-BR 471 até Chuí na fronteira. Rodovia não é duplicada mas é muito boa e sem trafego. Tá para desenvolver

boa velocidade. Trecho chegando em Chuí de reserva ambiental do TAIM de paisagem muito bonita.

-Passagem na aduana tranquila, tudo resolvido em menos de 5min apresentado o passaporte.

Neste momento me solicitaram a "carta verde" (seguro obrigatório). Adquirí o meu seguro junto a "Porto

Seguro". Tudo pela internet em menos de 4h. Fiz o cadastro, recebí e paguei o boleto e em seguida recebí a

apólice, que deve ser impresa em papel VERDE.

-Passando a Fronteira você irá pegar a Ruta 9 até o Departamento de Maldonado e depois a Ruta

Interbalnearia até Montevidéu. Estradas excelentes e com vários pedágios de 10 pesos cada.

-Pernoite em Montevidéu no Hotel Orpheo. Diária R$ 350,00 (quarto triplo). Hotel na cidade velha. Não

recomendo. Escolha um no "Barrio Sur".

 

5º dia->Montevidéu (Uruguai) à Buenos Aires (Argentina)

-590 Km, 7 horas de viagem

-Ruta 2 no Uruguai e depois de passar a fronteira ruta 12 e 9 até BA.

-Rodovias excelentes e com diversos pedágios. Pequeno trecho de uns 50Km de péssima qualidade ainda no

Uruguai..

-Passagem na aduana tranquila e sem stress. Tudo resolvido em menos de 5 minutos, apresentando

somente o passaporte e taxa de +/- R$ 150,00 (Posto de cobrança extremamente precário e não deu recibo,

achei tudo muito esquisito).

 

6º, 7º e 8º dia curtindo Buenos Aires e seus pontos turísticos.

"Hotel OWN Recoleta", diária a R$ 300,00 com quarto triplo com sala e cozinha americana. Recolleta é

um bairro nobre de Buenos Aires e fica próximo ao centro de BA. Excelente localização. Dá para ir a pé na

rua Florida e no marco ZERO na av. 9 de julho. Diversos cafés pela redondeza. O pessoal lá gosta muito de

café.

 

VOLTA

9º dia ->Buenos Aires à Porto Alegue

-Resolví voltar por outro caminho, sem passar pelo Uruguai, indo direto a Uruguaiana/RJ e fazendo o

percurso até Vitória/ES em 3 dias.

-1300Km, 14 horas

-Rodovias Argentinas Ruta 12 e 14 excelentes. Quanto a policia caminera (roviária), não fomos parados

nenuma vez. Já o trecho Uruguaiana a POA é uma merda. Cheia de buracos e não duplicada. Não

recomendo sair por Uruguaiana.

-Pernoite no Hotel Ritter em POA.

 

10º dia ->Porto Alegue à Aparecida/SP

-1300Km, 14 horas

-Pernoite numa pousada ao lado da BR 116 na saída de Aparecida/SP (não recordo nome).

 

11º dia ->Aparecida/SP à Cariacica/ES

-770Km, 10 horas

 

Observações

1. Não tive nenhum problema com a polícia rodoviária, seja no Brasil, Uruguai ou Argentina. Não fui parado

nenhuma vez.

2. Ao todo rodei 7.150Km. 90% de todo o percurso é de rodovias excelentes. Dos percursos registrados acima, somente 3 trechos são ruins, são eles:

-BR 101 de Cariacica a Campos. A BR 101 está boa, mas não é duplica e trafego "intenso".

-BR 290 de Uruguaiana a Porto alegre não é duplicado e rodovia muito irregular.

-BR 116 Serra das araras. Não é duplicado e muito trafego.

3. Paisagem dos pampas. após RS é de tirar o fólego.

4. Trecho da BR 101 litoral de SC/RS é muito bonito também.

5. Apesar de muitas horas dirigindo não foi cansativo pois há infindáveis trechos de longas retas onde o piloto automático fica por horas acelerando o automóvel.

5. Ao todo gastei R$ 470,00 de pedágio.

 

DICAS IMPORTANTES

1. Buenos Aires é uma metrópole gigante, pouco menor que São Paulo, porém, sem transito e é fácil se deslocar com auxílio de um GPS. Necessário comprar um chip de celular pré-pago (+/- R$ 10,00) e aproveite o GPS. Qualquer banca tem chip. Meu preferido é o "WAZE" pela vantagem de sinalizar radares. Você vai precisar desta facilidades, são inúmeros os radares, incontáveis, tanto no Brasil como na Argentina. Não ví radares no Uruguai. Fui e voltei sem levar nenhuma multa graça ao "WAZE". Ele é fantástico, indicada TODOS os radares. Já o google map é muito bom mas não tem este recurso.

´

2. MAS NÃO SE ESQUEÇA DE LEVAR UM GPS TRADICIONAL. Demorei a operacionalizar o sinal do celular ( chip comprado no Uruguai e na ARG), neste momento foi ele quem me salvou.

 

3. Na fronteira tanto no Chuí como em Uruguaia tem diversas casas de cambio bem próximo do posto da aduana. Se passar por lá em horário comercial, sem problemas para troca.

 

4. Não se esqueça de habilitar o cartão de crédito internacional para uso fora do Brasil.

 

5. Adquira a CARTA VERDE antes de sair de casa. Trata-se de um seguro para cobrir eventuais danos a pessoas e ao patrimônio dos nossos vizinhos se você se envolver em um acidente por lá. Vale tanto para o Uruguai quanto para a Argentina. O meu por prazo de 15 dias custo +/- 150,00 pela "Porto Seguro".

 

6. Se possível use o passaporte, as autoridades ad aduana te identificam e te liberam mais rápido. Eu e mais 3 viajantes demoramos em média 5 minutos para receber o "carimbaço" de liberação. Já com RG tem que preencher o formulário X, Y e o Z.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros
Em 13/09/2017 em 07:31, ThiagoPessoa disse:

Tudo bem Abner?

Sou de Vitória/ES e pretendo ir para Argentina no final do ano. Gostei do seu roteiro e das dicas. Gostaria de saber quanto você gastou de combustível? pelo menos uma média. E qual ano vc foi pra lá?. 

Desde já agradeço pelas dicas. Valeu. 

Thiago, blz?

fez a viagem. como foi?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...