Conjunto Marumbi: Como conquistar o pico mais dícifil do Paraná (passo a passo rumo ao Olímpio)

O Conjunto Marumbi é considerado a rota de montanha mais difícil do Paraná. Fica localizado na Serra do Mar e são nove montanhas que fazem parte do conjunto, sendo que o cume mais alto é o Olimpo, com 1.539 metros. Vou contar como foi a minha experiência de superação no Marumbi, junto com dicas para fazer as trilhas da montanha. Um relato de um carnaval fora da caixa de um casal caçador de aventuras.

Você pode ir de carro até o primeiro posto do IAP, onde tem dois estacionamentos particulares por R$10,00, onde o pessoal que vai subir o Marumbi deixa os carros. A partir do IAP, não sobe mais carros, a não ser que você tenha um 4×4, aí poderá subir até a estação Eng. Lange. Chegamos as 5:30 da manhã no IAP, e como não tínhamos um 4×4, seguimos a pé por 4,5 km de subida até a estação Eng. Lange, chegamos na estação, viramos à direita, andamos por alguns metros nos trilhos e já vimos uma plaquinha indicando o caminho para a estação Marumbi.

Andamos por mais 900 metros em uma estrada de pedra no meio na natureza até chegar à estação Marumbi. Lá tem área de camping, tem bastante gente que acampa e sobe bem cedinho a montanha. Fomos recepcionados pelo guarda florestal e demos nosso nome para poder subir a montanha.

Meu namorado e eu, subiríamos pela trilha branca até o Olímpio e desceríamos pela trilha noroeste ou vermelha, a trilha branca leva diretamente ao pico mais alto, é uma subida bem íngreme, e demora em média 3h a 4h:30, subimos em 3h:30. Decidimos descer pela vermelha, por superação, porque pela branca seria mais fácil, a vermelha é a trilha mais difícil e que dá acesso aos outros picos durante o caminho, que perderíamos se descêssemos direto pela branca, para voltar pela vermelha demoramos 5 horas. Vamos conferir como foi essa aventura?

O caminho é bem demarcado por sinais brancos no chão, pedras ou árvores. Quando a algum tipo de bifurcação duvidosa, sempre tem uma corda fina atravessada para não deixar passar pelo caminho errado, mas não confunda essas cordas pelas cordas instaladas para ajudar na subida/descida. Se você andar por mais de 50 metros sem ver uma marcação, retorne que você pegou algum caminho errado ou não prestou atenção suficiente, encontre a última marca e olhe ao seu redor. Choveu bastante no dia anterior e a trilha estava um pouco escorregadia, mas não o suficiente para ser interditada.

PARA CONTINUAR LENDO O RELATO COMPLETO COM O PASSO A PASSO PARA FAZER A TRILHA, CLIQUE AQUI OU ACESSE O BLOG NO LINK: http://sonhoseaventuras.net/conjunto-marumbi-como-conquistar-o-pico-mais-dificil-parana/

No blog também tem fotos incríveis desse pico magnifico!

Espero que gostem! ::otemo::::otemo::::otemo::

Editado por Cheila Anja

boas... desculpe discordar mas o Marumbi possui as rotas de acesso por "escalaminhada".. ou seja, nível técnico básico.

Não é necessário nenhum equipamento de escalada...apenas a boa vontade. O visual das 3 rotas de acesso atuais são bem bacanas e acessíveis a qq pessoa com um pouco de disposição e algum preparo físico.

Quase todos fazem a subida é descida no mesmo dia

O conjunto possui sim rotas de escala técnica em rocha com níveis de dificuldade variadas.

Recomendo o passeio, independentemente do interesse do aventureiro.

Quase todos fazem a subida é descida no mesmo dia

Recomendo o passeio, independentemente do interesse do aventureiro.

Porque discorda? Na verdade eu concordo contigo kkkk

Recomendo o passeio a todos que tenham disposição e algum preparo físico.

Teve um casal que começou subir com a gente e desistiram antes da metade do caminho porque não estavam preparados para o nível de dificuldade.

Eu faria de novo sem pensar duas vezes ::love::