Olá viajante!
Bora viajar?
Para futuros viajantes independentes: Parem de querer só o peixe e aprendam a pescar!
- Respostas 128
- Visualizações 29.8k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Trota Nando O Ateu 16 posts
-
ColorMundi 11 posts
-
MarcosPereira 10 posts
-
joycebruja 6 posts
Dias com mais postagens
Featured Replies
Este tópico está impedido de receber novos posts.
O que eu escrevo abaixo é minha opinião sobre o assunto. Não desejo que ninguém se sinta ofendido e nem que pensem que estou falando em nome de outros usuários do fórum.
Desde que eu voltei a postar ativamente no fórum (algumas semanas atrás), eu tenho tentado ajudar nas seções que eu já fui atrás em mochilões passados (Índia, Roteiros e Destinos – Europa, América do Sul e Ásia). Nessas poucas semanas participando, eu já perdi um pouco a vontade de participar de algumas seções do fórum (principalmente do de Roteiros – América do Sul e Europa) por motivos que explicarei abaixo. Conversando com alguns outros membros mais antigos do fórum, eu percebo que esse sentimento é compartilhado por alguns. É notável também como grande parte das mensagens é respondida por pessoas que também estão planejando viajar pela mesma área, mas que ainda não viajaram (nada de errado nisso, só mostra que pessoas mais experientes também já estão cansadas).
Eu acho que grande parte das pessoas (inclusive eu) está cansada de participar dessas seções do fórum pelos mesmos motivos. Todo dia aparece algum novato criando posts com as mesmas perguntas, que já foram respondidas dezenas de vezes no fórum anteriormente. Grande parte dessas pessoas acaba encontrando o fórum através do Google quando estava procurando sobre viagem econômica ou procurando informações sobre onde pretende viajar.
Desnecessário dizer que ninguém aqui no fórum está ganhando dinheiro para ajudar ninguém e que, se você realmente se interesse em ser um mochileiro, ou ao menos um viajante independente, o mínimo que se deve fazer é pesquisar sobre como outros viajantes economizam, como fazer seu próprio roteiro e ler sobre os destinos que te interessam. Mesmo porque, penso que grande parte das pessoas viaja assim, pois, além de ser mais econômico, gostamos de fazer uma viagem com a nossa cara. Pensando nisso, para mim é um absurdo perguntas do tipo:
- “Quero ir para a Europa e tenho 30 dias, para onde eu vou?” (Ninguém aqui é agente turístico...)
-“Que roteiro faço para o país XXX” (Viajantes independentes planejam seu próprio roteiro)
-“Quantos dias são necessários para se “fazer” tal cidade” (Quantos dias você vai gastar numa cidade depende do seu interesse na cidade, no que pretende visitar, o quanto quer conhecer a cultura local e outros fatores e não adianta pensar que tem os mesmos interesses de outras pessoas daqui, não existe padrão para isso).
Para começar a responder essas perguntas, você deveria começar consultando a seção destinos do fórum, na seção do país/continente que você pretende ir. Você também pode comprar um guia de viagem e começar a ler sobre o país que quer ir. Na seção guia do mochileiro de 1ª viagem tem respondido várias perguntas que alguém nunca viajou possui.
Como por exemplo:
Manual do viajante independente: manual-do-viajante-independente-t38892.html
Planejamento e Roteiro : como fazer? planejamento-e-roteiro-como-fazer-t49504.html
Albergues e Hostels – Tudo sobre... albergues-e-hostels-tudo-sobre-t35674.html
Como calcular o custo de sua viagem como-calcular-o-custo-da-sua-viagem-t38640.html
Ainda assim, existem algumas pessoas que já tem essas dúvidas iniciais resolvidas e começam a ter dúvidas de aspecto mais prático, como:
- “Que meio de transporte uso da cidade X e Y?“
- “Quanto tempo gasto para X?”
- “Quanto custa Y?”
- “O que há para se fazer no lugar Z?”
-“Onde durmo nessa cidade?”
-“Quais baladas são boas dessa cidade?!”
-"Quanto tempo preciso na cidade W , sendo que meus interesses nessa cidade são X, Y e Z"
Apesar de essas perguntas serem pertinentes para um viajante, a maioria dessas perguntas está respondida no fórum (principalmente na seção de Destinos). Se você não achar nessa seção, use a ferramenta de busca do fórum. Se ainda assim não achar, procura no Google. A maioria dessas perguntas está respondida lá . Outro lugar bom é no fórum do Lonely Planet (coloca no google Lonely Planet Forum e o que você deseja, em inglês).
Não encontrou o que desejava? Poste sua pergunta então!
Você estava procurando algo e acabou descobrindo algo interessante? Porque não compartilhar? Entre na seção de destinos e poste no lugar devido a informação. Assim vai agilizar pro próximo viajante!
Acho que está havendo uma inversão de valores aqui. Os iniciantes deveriam participar da seção destinos primeiro para depois participar da seção de roteiros, e não o contrário. Além disso, esse fórum não existe para substituir agências turísticas. Acredito que o principal seja pessoas trocarem contatos e experiências , acima da troca de informações (que também é muito útil).
Abraços!