Ir para conteúdo

Cartografia - Dicas e Construção de Mapas


Posts Recomendados

  • Membros

Atualmente é tudo muito mais facil... só tenho de levar pilhas extras...

Levo tudo (inclusive Guias de Papel) dentro do meu Garmin Oregon 300.... basta pegar a carta e transformá-la para .jpg ; por ex. se for de papel eu escaneio, se for do ibge eu converto... calibro pelo oziexplorer e depois exporto como .KMZ pelo GlobalMapper...

 

Pronto... meu Oregon está com os "mapas tradicionais" dentro dele.

 

Assim ao inves de GPS X MAPAS TRADICIONAIS ... tenho no GPS os mapas vetoriais e os "mapas tradicionais"...

 

 

mais info:

 

http://www.garmin.com/garmin/cms/us/onthetrail/custommaps

 

E se quiserem algo a mais tem o BirdEye...

 

https://buy.garmin.com/shop/shop.do?pID=70144#imageTab

 

 

Aí o bicho pega.... ::otemo::

 

 

 

_

 

_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 49
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Márcio

 

Se o problema fosse somente falta de pilhas, carregar um estoque resolveria.

 

Mas um problema no equipo pode ocorrer. Dependendo do tipo de aventura que você vai fazer, não dá pra desprezar o mapa guardado dentro do plástico.

 

Sou um defensor com faca na boca do uso do gps em trilhas. Mas em aventuras mais técnicas sempre levo o mapa.

 

 

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

O que o Marcio falou, colocar imagens de mapas, guias, etc no gps, realmente enriquece muito a utilidade do aparelho. Mas se o GPS der um bug no meio do nada, todos os mapas e cartas e tudo mais pode não adiantar de nada.

 

Por isso, vou no time do Piacitelli: Nada melhor que usar o gps na trilha, mas sempre é bom ter uma bússola e cartas guardadinhos ali na mochila,principalmente em trilhas mais ''técnicas'' , pois se der alguma bronca no aparelho a pessoa não vai fica na mão...

:roll:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • Membros

caro baeta,

 

sabe a escala gráfica? pois é, com base nela dá pra obter a escala imdependetemente do tamanho da impressão... esse esquema foi pensado exatamente pra conpensar variaçoes pequenas no tamanho do papel, em função de variação de umidade - mas cai como uma luva pra quem copia ou imprime a sua carta, hehehe...

 

abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra
Mto boa a dica.

 

Tava procurando no site deles msm e não tinha achado.

 

Fica agora a dúvida na impressão. Q tamanho de papel devo utilizar para a escala ficar fidedigna??

 

abraços!

Olá Baeta.

Veja como é simples chegar na proporção:

Para exemplificar utilizarei a carta Agulhas Negras (http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/SF-23-Z-A-I-4.jpg) que tem escala numérica de 1:50 000. Ou seja: 1 centímetro no mapa equivale a 50.000 centímetros no plano real que é equivalente a 500 metros.

Muito bem... Observe que as medidas UTM estão equidistantes em 2000 metros podendo ser constatado também pela escala gráfica:

 

[align=center]20110426105940.jpg[/align]

Desta forma chegamos na razão de que as distâncias das quadrículas UTM precisam ser ajustadas em 4 centímetros na impressão. (2000 dividido por 500 é igual a 4).

 

Vejamos agora como determinar o tamanho necessário para uma mídia de impressão:

Conte a quantidade de quadrículas UTM na horizontal e vertical.

Na horizontal são doze inteiras mais um pedaço de cada lado, então consideramos treze.

13 x 4 cm = 52 cm. Adicione pelo menos mais 2 cm de cada lado como margem e precisaremos de uma folha com pelo menos 56 cm de largura.

Na vertical são 13 quadrículas inteiras mais um pedaço de cada lado, serão então 14.

14 x 4 cm = 56 cm. Adicione mais 4 cm para o cabeçalho e 14 cm para conter todo o rodapé.

56 + 4 + 14 = 74 cm de comprimento.

 

Agora é só comparar em um gabarito universal para medidas de folhas qual o tamanho atende esta carta topográfica:

 

[align=center]A_size_illustration.png[/align]

A folha necessária é a A1.

 

Abraço e boas trilhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Membros

Boa tarde pessoal!

 

A Universidade Federal de Santa Maria/RS disponibilizou em seu site um aplicativo onde é possível visualizar as cartas topográficas georreferenciadas do estado gaúcho, onde estão inseridas dentro do aplicativo Google Earth. Achei interessante, pois é possível traçar trilhas simultaneamente sobre as cartas topográficas como também sobre as imagens (basta selecionar a caixa "cartas", situado no canto esquerdo do GE). Talvez para a maioria isso não seja novidade, mas eu particularmente não tinha conhecimento desse aplicativo!

 

Segue o link para Download

http://coral.ufsm.br/cartografia/index.php?option=com_content&view=article&id=40:navegacao-no-google-earth-cartas-topograficas&catid=2:mapas-e-imagens&Itemid=36

 

Grande abraço

Rodrigo Bruxel

Carta.jpg.a4f262c3efbcb435e35cdb65d46c26f3.jpg

Imagem.jpg.6b3ee88e9087f41966aaf793b5885f0f.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei unpinned this tópico
  • 8 meses depois...
  • Membros

Olá, galera.

Pra resolver o problema de variação do papel na hora da impressão, eu decidi colar um pedaço de fita crepe na régua da minha bússola e desenhar a lápis nela as marcações da legenda do mapa. Assim, independente do papel, eu sempre vou ter a escala na bússola e não preciso me preocupar com discrepâncias. 

Abraços e boas aventuras. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...