Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Opa, obrigado pela ajuda, Pedrada!

 

Você tem alguma foto desse sistema?

 

Galera, uma outra dúvida que tenho é com relação ao EVA. Li a questão sobre a perda de calor, mas como vou acampar na Ilha Grande/ RJ, na primeira quinzena de janeiro e usando um SD micron Xlite da Nautika (5º - 15º), penso se ainda sim é preciso levar o isolante para utilizar na rede?

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Respostas 188
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Galera, tou tentando montar um álbum pra postar aqui do meu conjunto de rede, mosquiteiro e lona feito por mim mesmo ::ahhhh:: já pus a teste mas não peguei chuva (ainda) mas tou tentando de tudo pra isso. Queria fazer inclusive uma travessia em qualquer lugar pra tentar passar por uma chuva. Mas devo dar as seguintes dicas: meu equipo todo, incluindo sobras de material que me possibilitaram fazer saco de compressão, fita de ancoragem pra não machucar as árvores ( coisa que as cordas fazem e muito bem) e mais 5 estacas de ABS pra fixação do toldo, tudo isso me saiu uns 150 reais, jogando pra cima, fora minha mão de obra que foi um prazer enorme. Segundo, pro mosquiteiro, existe um tecido chamado VOIL (se fala /voal/) que é tremendamente resistente e com furos quase invisiveis, só passa brisa. Dormi na praia, Boracéia, com temperatura de uns 28° e de boa: nem inseto nem calor. A rede é uma simples, que se encontra das mais baratas em casas de pesca, mas que vem com um cordame meio suspeito. Retirei todo o cordame com cuidado e fiz um sistema de ancoragem que dobra a rede nela mesma e cria uma "bola" de tecido que impede de escorregar (mais detalhes assim que eu conseguir postar as fotos). O mosquiteiro e inteirisso à volta da rede toda, fica suspenso acima dela e fica perto do chão mas não encostando nele. Tem uma abertura por baixo, por onde entra e sai, que fecha como as mochilas, com corda (no caso eu preferi elástico por não ficar frouxo). Nas pontas por onde passam as fitas de ancoragem também têm elásticos pra impedir insetos de entrar. O toldo foi o item mais pesado, nylon encerado (não achei o mais fino, então usei o que deu). Juntei pelas extremidades e ficou com 3 X 3 m com a costura paralelamente à linha de rede. Selei com seladora de costuras da Nautika e tá demais. Tem 6 pontos de ancoragem, mas pretendo adicionar mais 4 pra fazer portas contra frio e chuva. Basicamente é isso, galera. Estou à disposição pra quaisquer esclarecimentos.

 

Abs

 

P.s. Não tou conseguindo o upload de 2 fotos que tenho aqui... ::mmm: como faço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pra colocar uma foto clique na aba "adicionar um anexo" logo abaixo da caixa de resposta.

Clique em selecionar o arquivo, ache a sua foto e clique nela. Depois aparece uma opção adicionar um anexo ou trocar, clique em adicionar.

Após isso vai aparecer sua foto e logo abaixo dela as opções insira na linha ou excluir arquivo. Volte na caixa de texto, insira uma linha aonde quer colocar a foto e com o cursor na linha clique em insira. ::otemo::

Qual o peso total da traquitana?!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros
Pessoal,

 

Estava pensando em fazer algum isolante térmico mais maleável para dormir em redes.

 

Será que feltro funcionaria bem? Vocês tem alguma dica?

 

Grato

 

Gasparello

 

Olá Gasparello!

 

 

Eu acho que para redes, melhor que o EVA (pelo menos na questão conforto, por ser menos rígida) seriam aquelas mantas de polietileno aluminizadas (3 ou 4 mm de espessura), vendidas em lojas de materiais de construção como isolantes para telhados. É barata (muitas lojas as vendem em metro), fáceis de dobrar e pouco volumosas.

 

Saudações,

 

Nunca dormi em rede, mas em barraca uso um desses de polietileno aluminizado + isolante inflável. O PE ajuda no isolamento e diminui o risco de furos no isolante. Pesa bem pouco e custa barato. Se não me engano R$ 10/metro (com 1 metro de largura, ou seja cortando ao meio você tem duas peças de 50 cm que já são suficientes pra esse fim). Existem em duas espessuras, 3 e 5 mm com uma ou duas faces aluminizadas.

 

Aproveitando, gostaria de opiniões. Estou pensando em comprar rede + mosquiteiro. O da Guepardo fica um pouco mais leve e barato que o conjunto da Kampa, mas vi pessoas falando que tem risco de você ser picado por mosquitos pelas costas (em contato com a rede). Isso procede mesmo ou dormindo com uma camiseta e calça já afasta esse risco ?

 

Abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

O problema do isolante térmico (seja EVA, colchão inflavel, até mesmo aqueles colchões que usam na piscina) é que, apesar de sim, funcionarem e muito bem pra proteger do frio, eles ESCORREGAM pela rede seja quando nos mexemos nela ou pra "entrar" (o que torna esse um ótimo teste de resiliência e malabarismo :P ). Existe um saco de dormir da Quechua que tem uma amarração nas costas pra prender o colchão auto inflavel que vem junto. Esta é uma saida. Outra é costurar no saco de dormir fitas de elástico largo pra prender também. Tranquilo, Gasparello?

 

Armorines citou o que acho, também, o melhor isolante pra rede: underquilt. Ainda não fiz o meu e nem dá muito trabalho, foi falta de tempo pra ir comprar o material. Minha idéia é fazer algo parecido com os de pena de ganso (down, em inglês) mas isso é muito caro e difícil de trabalhar porque qualquer brisa e você fica achando penas pela casa pelo próximo milênio... Então, a saída que tive por enquanto foi pegar um edredon velho e bem ralado de solteiro, com o máximo de material sintético possível (absorve pouca humidade) e usar como underquilt. Quer saber? FUNCIONA SHOW DE BOLA. Nada de vento ou frio. Ah, ele protege contra picadas de mosquito e daquele bichinho salafrário que conheço por "pólvora" e que tem no litoral de São Paulo e é pior que borrachudo: ele costuma atravessar A TRAMA da calça ou meia pra picar... Sim, Luciano, picadas através do tecido da rede acontecem se você está em contato direto com ele. Evite com underquilt ou isolante. Ou um mosquiteiro largo, como o meu ou o da Kampa.

 

O peso TOTAL do equipo, Otávio, é de aproximadamente 3,25 kg. Os pesos são: 20160629_092004.jpg.e66e8ff583cf3e3a8a85ce0f625e0ccb.jpg

- estacas e cordames de fixação da tarp (lona) aprox. 550 g

- underquilt (meu velho edredon de solteiro) aprox. 830 g

- tarp de 3x3 (incluso fitas de ancoragem) aprox. 900 g

- rede (incluso fitas de ancoragem) aprox 500 g

- mosquiteiro aprox. 470 g

 

Sim, o conjunto todo é muito mais pesado que muitas barracas por aí, mas não posso ancorar uma barraca numa árvore, né? ::putz:: Por outro lado, se não tenho árvores, posso muito bem armar a rede como uma barraca. A praticidade me ganhou nessa. Além do mais, minhas melhores noites dormidas foram todas em rede. Minhas costas agradecem demais. E lembrando também, que dependendo do local e época do ano, o underquilt pode ser deixado em casa :D .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei unpinned this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...