Olá viajante!
Bora viajar?
Mochilão Bolívia, Peru e Chile em 35 dias
- Respostas 65
- Visualizações 13.6k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
aledborges 45 posts
-
Pericles David 4 posts
-
facc1986 3 posts
-
paulo_vet 3 posts
[align=center][t3]Mochilão pela Bolívia - Peru - Chile[/t3]
[t1]Abril/10 a Mai/10[/t1][/align]
Sempre tive muita vontade de conhecer estes países, principalmente o Peru, Machu Picchu, claro, mas nunca pintava a oportunidade: por grana, tempo ou companhia. Em março/2009 decidi que iria, de qualquer jeito, em 2010.
A primeira coisa que precisamos buscar quando pensamos no destino de viagem é informação.
Quais as cidades que posso visitar? Quais lugares desta cidade que posso visitar? Qual melhor trajeto a fazer...etc. Sabia que queria ir para a Bolívia e Peru, mas não tinha muita ideia por onde ir, quais passeios fazer, etc.
Bom, tive muita ajuda aqui no fórum e decidi retribuir com o meu relato. Ele está um pouco atrasado, eu confesso, mas acredito que as informações não estejam defasadas e que possam auxiliar no planejamento de muitas viagens como alguns aqui me ajudaram.
[t3]Planejamento....1 ano antes[/t3]
A preparação começou um ano antes da viagem. Em setembro eu já tinha quase todo o roteiro esquematizado e a previsão de gastos.
Comecei montando meu roteiro baseado no roteiro do Renato, postado aqui no fórum. Uma planilha bem completa, com os dias que passou em cada lugar e quanto gastou. Gostei da ideia e fiz minha previsão de gastos por esse caminho.
Outro relato que me ajudou bastante foi o da samanthavas (http://www.mochileiros.com/mochilao-truta-bolivia-peru-e-chile-em-25-dias-t35851.html ) pelo detalhamento e riqueza de informações.
No início de outubro comprei a passagem de avião ida e volta de Floripa para Sta Cruz (Bolívia) e consegui uma companhia de viagem, um amigo da facul.
Eu, inicialmente, queria muito pegar o trem da morte na ida e voltar de avião, mas não era nada vantajoso. Além de gastar uns três dias a mais, indo de ônibus/trem e voltando de avião eu gastaria uns R$ 300 a mais (a passagem de avião só de volta estava mais cara que ida e volta). Já se eu fosse e voltasse de ônibus/trem, eu gastaria uns cinco dias a mais e sairia só uns R$ 400 a menos do que ir e voltar de avião. Bom, optei pelo ida e volta de avião. Daí foi começar a me preparar para a viagem propriamente dita.
O roteiro inicial ficou assim:
Bolívia – Sta Cruz de la Sierra: 1 dia
Bolívia – La Paz: 5 dias
Bolívia – Copacabana: 2 dias (incluindo Ilha do Sol)
Peru – Puno : 3 dias (incluindo Ilha Amantani e Ilha Taquille)
Peru – Cuzco: 4 dias (incluindo ida e volta de Machu Picchu)
Peru – Machu Picchu – Águas Calientes: 3 dias (trilha)
Peru – Nazca: 3 dias
Peru – Arequipa: 3 dias (incluindo visita ao Cânion Del Colca de 2 dias)
Peru – Tacna e Arica e Calama (Chile): 1 dia
Chile – San Pedro de Atacama: 4 dias
Bolívia – Deserto de Atacama: 2 dias
Bolívia – Uyuni: 1 dia
Bolívia – Potosi: 1 dia
Bolívia – Sta Cruz de la Sierra: 1 dia
Mais 1 dia Brasil/Bolívia – Bolívia/Brasil
Total = 35 dias de viagem
Claro que este roteiro sofreu alterações durante a viagem, principalmente em função do imprevisto do primeiro dia: fui roubada no terminal de Sta Cruz. Levaram minha bolsa de mão com os cartões, câmera, inclusive passaporte e isso matou uns 3 dias de viagem, no mínimo, porque tive que fazer um novo passaporte para continuar a viagem.
Até tinha achado melhor colocar esta parte da viagem em roubadas ou coisa do gênero, mas como faz parte da viagem, resolvi deixar aqui. Até como um alerta!
:'>
Há, e para mostrar o que não se deve fazer também né!?
Porquê no final das contas, o roubo foi por puro, completo e total descuido meu. Tanto que depois daquilo, não tivemos mais nenhum problema com este tipo de coisa.
Bom, voltando aos preparativos, está foi a planilha que usei como roteiro e para previsão de gastos: Mochilar_ROTEIRO_Bolivia_Peru_Chile_2010.xls
Gastos previstos: R$ 3.300,00 (superfaturei em comida e em alguns passeios. Como pechinchamos bastante, muitos valores foram reduzidos)
Gastos reais: R$ 2.486,96 (tirando as compras como roupas, artesanatos e lembrancinhas e incluindo os gastos com passaporte novo U$ 160.00)
A maioria dos gastos com táxi, hotel, etc, foram dividimos por duas pessoas. Montamos uma planilha com todos os gastos, incluindo os que foram divididos: Mochilao_Gastos_Viagem.xls
Gastos e reservas antecipadas:
Passagens de avião ida e volta de Florianópolis para Sta Cruz (BO) = R$ 684,82
Reserva da trilha Salkantay = depositamos o valor de 50%, mas o depósito não foi sacado e tivemos que pagar tudo com o dinheiro da viagem. Então R$ 0,00
[t3]O que levar?[/t3]
Comprei alguns itens que achava importante levar, mas que não serviriam apenas para esta viagem, é claro. Comprei botas de caminhada impermeáveis da Snake, mochila pequena para o dia a dia e doleira. Quanto a mochila grande, eu usei uma que já tinha, de 48 litros da Trilhas e Rumos, mas deveria ser maior. No final da viagem já estava pendurando as coisas do lado de fora da mochila ou alugando espaço na mochila do Lucas. O ideal para uma viagem dessas é uma mochila de 60 litros.
Comprei também um saco de dormir, muito útil nas viagens de ônibus e hotéis que não tem muita roupa de cama ou ela é nojenta. Há, e nos acampamentos nem se fala como é útil, claro.
A lista de itens que levei com uma observação dos que usei: Mochilao_LISTA_do_que_Levar.xls