Ir para conteúdo

Aviso: Bots de propaganda [Resolvido]


Posts Recomendados

  • Silnei changed the title to Aviso: Guerra contra os bots de propaganda
  • Admin

Galera,

Fizemos algumas mudanças de configurações de defesa e retiramos as restrições de postagem de links, que até ajudou a barrar muitos posts de spam, mas não resolveu o problema.  Vamos ver se vai piorar ou melhorar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei changed the title to Aviso: Bots de propaganda
  • Colaboradores
18 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Talvez simplesmente obrigando informar um CPF válido já dificultaria muito o processo de cadastro de estrangeiros (que nem imaginam o que é um CPF), ao mesmo tempo que qualquer brasileiro que cogite 'mochilar' certamente saberia o seu de cabeça.

Naturalmente, a informação do CPF ficaria anônima para qualquer usuário.

De quebra, se algum usuário cometer algum crime (desses típicos no cenário digital), essa informação auxiliaria a identifica-lo.

Não gosto dessa solução. Ela gera um problema para o site pois este tipo de dado precisa ser tratado sob as regras da LGPD e adiciona mais problema para os administradores.

 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
2 horas atrás, pmichelazzo disse:

Não gosto dessa solução. Ela gera um problema para o site pois este tipo de dado precisa ser tratado sob as regras da LGPD e adiciona mais problema para os administradores.

Entendo.

Vejo que o Silnei já está buscando soluções compatíveis com esse sistema.

Como eu programo por hobby, acabo me interessando por esses tópicos, e sendo criativo, haveriam formas distintas de resolver ou mitigar os problemas ocasionados por bots.

Uma possibilidade seria um cadastro com múltiplas etapas e nível (similar ao GOV.BR - Bronze, Prata, Ouro), que conforme seu nível, novas funções estariam disponíveis ao usuário.
No intuito de não impedir o novo usuário de interagir, o fórum de 'Perguntas Rápidas' poderia ser livre para postagens de qualquer nível.
Os demais fóruns exigissem ao menos nível prata.
Para aumentar o nível, seria preciso passar por alguns processos de segurança (confirmação por SMS, etc.)
Alguns critérios como 'tempo de cadastro' ou 'quantidade de interações' poderiam também ser cogitados para aumentar o nível.

É questão de analisar o perfil do usuário do fórum... existem aqueles que entram uma única vez, lançam um dúvida e após esta ser sanada, dificilmente retornam; tem aqueles que entra ocasionalmente mas nunca interagem, apenas consultam relatos e informações compartilhadas por outros; e tem nós, que ficamos aqui discutindo e palpitando sobre basicamente qualquer coisa que surge.

Enfim, só deixando minha parcela, abraços à todos!

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
3 minutos atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Entendo.

Vejo que o Silnei já está buscando soluções compatíveis com esse sistema.

Como eu programo por hobby, acabo me interessando por esses tópicos, e sendo criativo, haveriam formas distintas de resolver ou mitigar os problemas ocasionados por bots.

Uma possibilidade seria um cadastro com múltiplas etapas e nível (similar ao GOV.BR - Bronze, Prata, Ouro), que conforme seu nível, novas funções estariam disponíveis ao usuário.
No intuito de não impedir o novo usuário de interagir, o fórum de 'Perguntas Rápidas' poderia ser livre para postagens de qualquer nível.
Os demais fóruns exigissem ao menos nível prata.
Para aumentar o nível, seria preciso passar por alguns processos de segurança (confirmação por SMS, etc.)
Alguns critérios como 'tempo de cadastro' ou 'quantidade de interações' poderiam também ser cogitados para aumentar o nível.

É questão de analisar o perfil do usuário do fórum... existem aqueles que entram uma única vez, lançam um dúvida e após esta ser sanada, dificilmente retornam; tem aqueles que entra ocasionalmente mas nunca interagem, apenas consultam relatos e informações compartilhadas por outros; e tem nós, que ficamos aqui discutindo e palpitando sobre basicamente qualquer coisa que surge.

Enfim, só deixando minha parcela, abraços à todos!

Eu acho que não precisamos ir tão longe @Alan Rafael Kinder. Um exemplo que é efetivo e "menos custoso":

Sabemos que a maior parte dos spams que aparecem aqui, os retardados colocam número de telefone e palavras comuns em todos os posts. Uma regex que pega isso e, em caso de "match", simplesmente "some" com o post já é eficiente na maioria dos casos.

Spam é uma coisa do demônio. Há 35 anos brigo com eles e é tarefa igual a enxugar gelo 😔

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 22/09/2022 em 13:34, Alan Rafael Kinder disse:

Entendo.

Vejo que o Silnei já está buscando soluções compatíveis com esse sistema.

Como eu programo por hobby, acabo me interessando por esses tópicos, e sendo criativo, haveriam formas distintas de resolver ou mitigar os problemas ocasionados por bots.

Uma possibilidade seria um cadastro com múltiplas etapas e nível (similar ao GOV.BR - Bronze, Prata, Ouro), que conforme seu nível, novas funções estariam disponíveis ao usuário.
No intuito de não impedir o novo usuário de interagir, o fórum de 'Perguntas Rápidas' poderia ser livre para postagens de qualquer nível.
Os demais fóruns exigissem ao menos nível prata.
Para aumentar o nível, seria preciso passar por alguns processos de segurança (confirmação por SMS, etc.)
Alguns critérios como 'tempo de cadastro' ou 'quantidade de interações' poderiam também ser cogitados para aumentar o nível.

É questão de analisar o perfil do usuário do fórum... existem aqueles que entram uma única vez, lançam um dúvida e após esta ser sanada, dificilmente retornam; tem aqueles que entra ocasionalmente mas nunca interagem, apenas consultam relatos e informações compartilhadas por outros; e tem nós, que ficamos aqui discutindo e palpitando sobre basicamente qualquer coisa que surge.

Enfim, só deixando minha parcela, abraços à todos!

 

Isso espanta tanto bots quanto usuários.

Sou programador de profissão, e posso dizer que o nível de segurança depende muito da finalidade do site/aplicativo. O site do Gov realmente precisa de etapas mais elaboradas, pois está tratando de informações sigilosas e oficiais, isso exige uma maior segurança. Em um fórum tanto faz quem é o usuário, não precisa ser nenhum nome real ou nenhuma  outra informação sigilosa, basta um nickname e pronto. A facilididade de postar nesse caso deve ser em primeiro lugar, se não muita gente vai desistir de vir postar.

 

Uma ideia é limitar novos usuários a 5 post a cada 10min, por ex., pois o bot vai enviar vários requests mas vai dar timeout em pouco tempo.

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Em 26/09/2022 em 06:57, Davi Leichsenring disse:

 

Isso espanta tanto bots quanto usuários.

Sou programador de profissão, e posso dizer que o nível de segurança depende muito da finalidade do site/aplicativo. O site do Gov realmente precisa de etapas mais elaboradas, pois está tratando de informações sigilosas e oficiais, isso exige uma maior segurança. Em um fórum tanto faz quem é o usuário, não precisa ser nenhum nome real ou nenhuma  outra informação sigilosa, basta um nickname e pronto. A facilididade de postar nesse caso deve ser em primeiro lugar, se não muita gente vai desistir de vir postar.

 

Uma ideia é limitar novos usuários a 5 post a cada 10min, por ex., pois o bot vai enviar vários requests mas vai dar timeout em pouco tempo.

100% agree!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei changed the title to Aviso: Bots de propaganda [Resolvido]
  • Silnei unpinned this tópico
  • Silnei locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...