Ir para conteúdo

Bagagem de mão e a tolerância das companhias aéreas


Posts Recomendados

  • Membros

Primeiramente, eu odeio despachar mala.

Dito isso... Proponho uma discussão aleatória. 

Gostaria de saber de outros viajantes se de fato já passaram algum apuro com respeito a bagagem de mão por causa de tamanho ou peso, especialmente desde que as companhias começaram a cobrar pela bagagem despachada. Sei que muita gente vai falar "ain não dá pra prever" realmente, não dá, mas o que dá é pra compartilhar experiências sobre isso e comparar os fatos.

O tamanho de bagagem de mão estabelecido pelas companhias como já é de conhecimento de todos é 35x25x55cm com no máximo 10kg. Mas vamos combinar que até pouco tempo atrás, praticamente não existiam malas de rodinha que respeitavam esse tamanho, pelo menos os modelos antigos. Hoje, o que mais vejo no aeroporto são muitas pessoas com a mala 'pequena' de rodinha, aluguns centímetros maiores que essa exigência, mas que passam tranquilamente como bagagem de mão. Eu mesma já consegui andar pela Gol, American Airlines, KLM e British com essa tal mala de rodinha pequena mas que passa dessa metragem sem nunca ter sido incomodada ou mesmo questionada pelo tamanho dela. Uma única vez apenas me fizeram pesar a mala e constatado que tinha menos de 10kg, passei numa boa. De fato, nunca voei com mais de 10kg como bagagem de mão. 

Mais recentemente adquiri uma mochila de 60 litros que tbm não se encaixa na altura estabelecida, porém, acaba ocupando muito menos espaço no bagageiro do avião do que a mala de rodinha que o pessoal usa... Até porque com ela, não preciso levar junto o 'item pessoal', só ela dá conta. A primeira vez que fui andar com ela sem despachar confesso que fiquei com muito medo de me pararem no embarque, era um primeiro voo pós-pandemia, mas isso não aconteceu. Descobri apenas que o pessoal da companhia faz um terrorismo falando que o voo tá cheio mas quando chega no avião, vários bagageiros vazios. Assim, consegui tranquilamente passar com ela como bagagem de mão em voos da Gol aqui dentro do Brasil e em breve arriscarei com a Copa num voo internacional. Esse confesso que to preocupada também mas to indo na cara de pau. Vou realizar o check-in online e ir direto para o embarque ver o que rola. 

Agora falando com pessoal daqui, vocês já foram obrigados a despachar uma mala por causa do tamanho e pagar por isso? O que vocês tem visto nos voos?

  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Já vi bate-bocas homéricos em embarque da Ryanair, mas as pessoas em questão estavam com 3 jacarés, 2 pacotes de arroz de 5kg, 4 elefantes e ainda diziam que era "bagagem de mão". Gente nonsense mesmo. Também já presenciei bate-boca em Confins em situação semelheante. A pessoa estava com uma mala e mais uma sacola daquelas "made in Ciudad del Este" e queria a todo o custo fazer crer que era "uma sacolinha".

Fora isso, o que acontece costumeiramente pelo menos na Brussels Airlines é eles pedirem para despachar a mala sem custo pois os compartimentos sempre estão cheios. Madam um e-mail um dia antes do embarque como o mostrado no anexo aqui.

Em voos internacionais normalmente não encanam.

1155284883_photo_2022-09-0222_24_17.thumb.jpeg.494d1451a82e97864610269b410db4b7.jpeg

 

  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
25 minutos atrás, pmichelazzo disse:

Já vi bate-bocas homéricos em embarque da Ryanair, mas as pessoas em questão estavam com 3 jacarés, 2 pacotes de arroz de 5kg, 4 elefantes e ainda diziam que era "bagagem de mão". Gente nonsense mesmo.

HAHAHAHAHAHAHAHA eu imagino que as low cost europeias devem pegar pesado no tamanho da bagagem, mas como nunca voei com nenhuma delas, não tenho experiência pra contar. Mas concordo que tem gente muito sem noção mesmo... 

Aqui no Brasil tanto a Gol como a Latam acabam oferecendo despacho de bagagem gratuito quando chega no portão de embarque. Mas, pelo menos nos voos que eu peguei, ainda havia muito (muito mesmo) espaço para as malas dentro do avião. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olha, nunca me pararam com a minha mochila de 50l que passa das medidas da bagagem de mão. Desde a mudança das normas voei Azul e Gol algumas vezes, tanto interno como America do Sul e nunca me pararam. O que já acorreu foi de chegar na porta da aeronave e eles pedirem pra despachar (sem custo) pq os bagageiros estavam cheios. O que vejo mais dando problema é gente com o item pessoal alem do tamanho e querendo ocupar bagageiro com ele. A treta é sempre com as pessoas folgadas.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • Colaboradores

Os 3 cm que passam das especificações em uma malinha de mão, em um voo com 100 passageiros (Afinal se um pode, todos tem o mesmo direito), representam 3 metros de espaço. Pode faltar espaço para alguém que levou sua malinha dentro das especificações e embarcou por ultimo. 

Eu acho que contratos devem ser cumpridos. Se eu comprei a passagem nesses termos, são estes os termos. Nao acho que cabe tratar com implicância. Agora cabe também o bom senso, se eu tenho um voo com 50% de ocupação... abre-se espaço para uma tolerância. Ja via a GOL e a Latan mandar embarcar com malas acima dos 10kg pq tinha espaço na aeronave e agilizaria o desembarque...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 hora atrás, Rafael_Salvador disse:

Os 3 cm que passam das especificações em uma malinha de mão, em um voo com 100 passageiros (Afinal se um pode, todos tem o mesmo direito), representam 3 metros de espaço. Pode faltar espaço para alguém que levou sua malinha dentro das especificações e embarcou por ultimo. 

Eu acho que contratos devem ser cumpridos. Se eu comprei a passagem nesses termos, são estes os termos. Nao acho que cabe tratar com implicância. Agora cabe também o bom senso, se eu tenho um voo com 50% de ocupação... abre-se espaço para uma tolerância. Ja via a GOL e a Latan mandar embarcar com malas acima dos 10kg pq tinha espaço na aeronave e agilizaria o desembarque...

Eu vou discordar um pouco, muitas vezes esses 3 cm não fazem diferença se vc coloca a mala do jeito certo no bagageiro. O que realmente ocupa espaço é os passageiros colocando a mala de mão E o item pessoal no bagageiro. Se todo mundo colocasse o item pessoal em baixo da cadeira, dava pra colocar com tranquilidade a mala de todo mundo lá ainda que tenha 65cm de comprimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...