Ir para conteúdo

Primeira vez fazendo mochilão. Berlim + Leste europeu + Itália. Alguém me dá uma luz?


Posts Recomendados

  • Membros

Oi, pessoal! Tudo bem? 

 

Vou fazer um intercâmbio em Portugal no primeiro semestre do ano que vem e no fim quero fazer um mochilão. Eu tenho cerca de um mês disponível pra viajar, e um orçamento que está entre dez e doze mil reais, sendo que esse valor seria só para o mochilão em si, porque já tenho o aéreo de ida e volta e seguro viagem.

Pensei no leste europeu (Berlim, Praga, Viena, Budapeste) porque sei que tem um preço melhor se comparado com outras regiões. Pensando nesse trajeto, montei um roteiro e vi que as hospedagens + passagens de uma cidade a outra ficariam cerca de 480 euros para 13 dias de viagem. Minha preocupação é com a quantidade que se gasta por dia (não faço a menor ideia e encontrei poucas informações sobre isso). 

Estou avaliando também esticar para a Itália (Roma, Florença e Veneza). Já fica mais caro, mas sonho em conhecer a Itália. Pensei em ficar 8 dias por lá e já estou procurando os hostels mais em conta porque o preço lá é mais salgado.

Alguns amigos estão sugerindo que eu encaixe a Grécia (Atenas e Lefkada) também. Em teoria fica ótimo, quando começo a colocar no papel percebo que fica bemm acima do meu orçamento. 

Eu já fui para a Europa anteriormente, mas seria a minha primeira vez fazendo mochilão e queria saber se vocês têm alguma dica em relação ao roteiro (vi em um outro post muita gente falando que não compensa muito conhecer Berlim), e em relação ao valor que se gasta nesses países no dia a dia da viagem. Eu não sou muito de balada, então seria mais turistar (museus, praças, etc) e tomar uma cerveja a noite 😂

Não sei se o valor que tenho é pouco e estou sonhando alto demais, se esse valor é ok, só não pra essa quantidade de destinos, se tá tudo bem e da pra fazer isso tudo…

Podem me dar uma luz? Qualquer ajuda é muito bem-vinda! 

 

 

 

 

 

 

Editado por carvalhosofia
  • Vou acompanhar! 2
Link para o comentário
  • carvalhosofia changed the title to Primeira vez fazendo mochilão. Leste europeu + Itália. Alguém me dá uma luz?
  • Membros

Disso eu conheço a Grécia recentemente.Uma comida vale no máximo 10 euros lá,com opções mais baratas.Atenas vale a pena,mas Lefkada não,por favor. Fui lá, como a muitosoutros lugares, afinal fiquei 2 meses.Se o seu foco é praia vá a Zakhitos,nunca a Lefkada ou Mykonos, outro lugar no qual para mim só há fama.Estou fazendo um relato aí,o de Creta,que também é ótimo, já está pronto. 

Link para o comentário
  • Membros

Berlin e Viena não fazem parte do leste Europeu, e Viena é uma cidade muito cara.

 

Uns bons anos atrás o leste Europeu era barato, mas hoje em dia os preços das grandes cidades estão se equiparando ao do oeste. Estive esse ano nos países bálticos, Polonia, Slovaquia, Hungria e Czheca, e me surpreendi como está caro para viajar de mochilão por lá. Polonia e Slovaquia pelo menos ainda continua mais barato. Eu tive um gasto médio, em Praga e Budapeste, de 60euros/dia. Hosteis cerca de 25euros a noite, e cerca de 10-15 euros cada refeição, somando também gasto com museus, cerveja e extra.

Berlim vai ser nessa faixa de preço, porém Viena vai ser mais caro, eu diria uns 80 euros por dia no meu estilo de viagem.

 

Sobre onde viajar, é algo que não tem muito como opinar, cada um tem seus gostos, então o que pode ser interessante para mim pode não ser para ti. O que eu faço é pesquisar na internet, em blogs de viagem e youtube, o que tem de interessante nas cidades, então vou filtrando quais cidades eu visitaria.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros
Em 22/10/2022 em 10:43, D FABIANO disse:

Disso eu conheço a Grécia recentemente.Uma comida vale no máximo 10 euros lá,com opções mais baratas.Atenas vale a pena,mas Lefkada não,por favor. Fui lá, como a muitosoutros lugares, afinal fiquei 2 meses.Se o seu foco é praia vá a Zakhitos,nunca a Lefkada ou Mykonos, outro lugar no qual para mim só há fama.Estou fazendo um relato aí,o de Creta,que também é ótimo, já está pronto. 

Bom saber que a comida lá é em conta. Achei que Lefkada fosse uma opção mais em conta e menos famosa... que pena. Vou pesquisar sobre Creta! Atenas + Creta pode ser uma opção, então. 

Obrigada por responder! 

Link para o comentário
  • Membros
Em 22/10/2022 em 11:17, Davi Leichsenring disse:

Berlin e Viena não fazem parte do leste Europeu, e Viena é uma cidade muito cara.

 

Uns bons anos atrás o leste Europeu era barato, mas hoje em dia os preços das grandes cidades estão se equiparando ao do oeste. Estive esse ano nos países bálticos, Polonia, Slovaquia, Hungria e Czheca, e me surpreendi como está caro para viajar de mochilão por lá. Polonia e Slovaquia pelo menos ainda continua mais barato. Eu tive um gasto médio, em Praga e Budapeste, de 60euros/dia. Hosteis cerca de 25euros a noite, e cerca de 10-15 euros cada refeição, somando também gasto com museus, cerveja e extra.

Berlim vai ser nessa faixa de preço, porém Viena vai ser mais caro, eu diria uns 80 euros por dia no meu estilo de viagem.

 

Sobre onde viajar, é algo que não tem muito como opinar, cada um tem seus gostos, então o que pode ser interessante para mim pode não ser para ti. O que eu faço é pesquisar na internet, em blogs de viagem e youtube, o que tem de interessante nas cidades, então vou filtrando quais cidades eu visitaria.

Pois é, a faixa de preço de hostel por lá está 20-25 euros mesmo! Tomei um susto quando vi. Estava calculando cerca de 50 a 60 euros ao dia, bom saber que o gasto costuma ser esse mesmo, com exceção de Viena, que você disse que é mais caro. 

Você passou quantos dias em Budapeste? Acha que 2 dias inteiros lá é o bastante?

Obrigada por responder!  

 

Link para o comentário
  • Membros

O problema é o ferry.De Atenas a Heraklion deve ser mais de 80 euros.Não tenho ideia,mas ferry po ali sempre é mais de 50 euros,sobretudo se for de SEAJETS.Mas há trechos que ela é unica.Porcaria,ferrys velhos,caros,que atrasam muito.Sou muito mais a concorrente Blue Star.

Link para o comentário
  • carvalhosofia changed the title to Primeira vez fazendo mochilão. Berlim + Leste europeu + Itália. Alguém me dá uma luz?
  • Membros
Em 24/10/2022 em 19:46, carvalhosofia disse:

Pois é, a faixa de preço de hostel por lá está 20-25 euros mesmo! Tomei um susto quando vi. Estava calculando cerca de 50 a 60 euros ao dia, bom saber que o gasto costuma ser esse mesmo, com exceção de Viena, que você disse que é mais caro. 

Você passou quantos dias em Budapeste? Acha que 2 dias inteiros lá é o bastante?

Obrigada por responder!  

 

Fui duas vezes, e nas duas fiquei 2 dias. Acredito que é suficiente, pois na segunda vez eu passei praticamente nos mesmos lugares que tinha ido antes (9 anos atrás). Apesar de que eu não fui em nenhum museu lá.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Vamos conversar... 

Pra comecar fiz uma simulacao para Abril no The Hive de Budapeste, um party hostel mega badalado (Rolam shows ai dentro) altamente recomendado e procurado (Pegada do Kabul de Barcelona). Se quiser ficar em um dormitorio com 14 camas sai por pouco mais 15 euros a noite e com 6 camas na media de 19 euros.

https://ibe.sabeeapp.com/properties/The-Hive-Party-Hostel-booking/?p=bSpbf278ea0aa409a87&checkin=2023-04-05&checkout=2023-04-08

Falando em dias x money, eu vou falar primeiro em dias! Para meu perfil ficar 30 dias requer uma certa estrutura porque voce precisa se alimentar bem, estar condicoes de arcar com custos extras e fazer intervalos dos hosteis em quartos individuais. Curtir cansa! Ademais, em uma viagem de 30 dias ao final dela, la pelos ultimos 7 dias eu ja estou meio sem saco para procedimentos de embarque, filas, traduzir textos e audios nas atracoes.... Estou com saudade de comer farinha, feijao, banana... da minha cama....

Portanto sou favoravel a viagens curtas de 15-20 dias ou se for aumentar os dias, vou para um lugar de praia ou curticao, sem essa de ficar correndo para ver atracao turistica.

No seu caso e para as cidades que listou acho que 2000 euros ficam no fio da navalha para 30 dias, justamente por conta dos deslocamentos e dos hosteis. Porem acho possivel, embora bem regrado. Perceba que diminuindo 5 dias, seu orcamento saltaria para 80 euros dia abrindo outras possibilidades.

Outro detalhe e que 30 dias sao muitos dias apenas para essas cidades que inicialmente citou. Porem, se encher de deslocamentos entre cidades a viagem fica cara.

Apenas para dar uma ideia como mencionou Italia como sonho e trabalhando na ideia de 25dd... Poderia pensar em usar 10 dias liquidos na Italia fazendo 4 dias em Roma + 1 dia de deslocamento + 5 entre Florenca e Veneza. Usa mais uns 12 dias liquidos entre Praga, Buda e Viena ou Berlin e ainda tem uma folga para pensar em algum pit stop pelo caminho.

O que teria de caro ai?? Hostel em Berlin, Viena como dito e parte de Florenca e Veneza onde os 80 euros passariam apertados. Porem, nas outras cidades esses 80 euros sobram. Como eu faria? Comecaria na parte mais barata, segurando os gastos e fazendo uma reserva com as minhas sobras do orcamento do dia... No final descia para meu sonho e estourava tudo la (Os 80 euros que ja estavam programados por dia mais meu caixa). 

Em 21/10/2022 em 17:47, carvalhosofia disse:

vi que as hospedagens + passagens de uma cidade a outra ficariam cerca de 480 euros para 13 dias

Nos fale melhor! Quanto deu os hosteis em cada uma das cidades? Quanto deu cada deslocamento e por qual meio de transporte? Vai com quantos quilos de bagagem?

  • Gostei! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...