Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Cachoeira da Fumacinha - a catedral.

Postado
  • Membros

Gente:

Ano passado, no feriado de outubro, estive nos Gerais do Machambongo (vide relato), parte sul do PN Chapada Diamantina. Fizemos por cima a cachoeira da Fumacinha. Ela se divide em 3 quedas e entra em caracol num canyon bem profundo. Não dá para avistar o poção lá embaixo, pelo menos dos mirantes até agora disponíveis. Na ocasião prometi fazer futuramente a Fumacinha por baixo, para conhecê-la, percorrendo o canyon de 9 km desde a sua entrada.

Estive lá agora em agosto e tive a sorte de encontrar tempo bom e quantidade de água suficiente para um bom espetáculo. Na época das chuvas é perigoso, senão inacessível, a Fumacinha por baixo. Além do risco da tromba d’água, vc pode ficar preso no canyon por vários dias esperando a água baixar (época de chuvas: novembro a abril). Outra coisa: nas chuvas mesmo com um carro 4X4 pode ser difícil acessar o começo da trilha.

A cachoeira é espetacular! Eu acho que não fica entre as 7 maravilhas naturais do País apenas porque poucas pessoas conhecem (não se vota no que não se conhece). Sua beleza supera a Fumaça e o Buracão, esta última também em Ibicoara/BA.

Alguns guias dizem que ela jamais recebe a luz do sol, não importa a época do ano e da hora do dia. No dia da minha visita, de fato o sol não conseguiu iluminar o poção, apesar de ser meio dia. Assim se vcs forem tomar banho no poção não contem com o sol para se secarem. A ausência do sol é devido ao canyon muito estreito e as paredes negativas do mesmo. Parece uma catedral gótica de altura imensa.

Dá impressão de cenário de Jurassic Park ou Senhor dos Anéis. E poucas pessoas fazem o trajeto. Não fica aquele crowd da Fumaça por baixo em Lençóis. Alguns fazem o trajeto em um mesmo dia. Acho muito puxado e sem graça. O ideal seria 2 dias, acampando na bifurcação com o canyon do Joel (canyon lateral à direita de quem sobe o rio). Até mesmo 3 dias, para conhecer tb a cachoeira Véu de Noiva, noutro canyon lateral, podendo acampar no poção do Rainbow, onde ocorreu este evento a 2-3 anos atrás (os moradores da região ficaram maravilhados com o monte de mulher bonita que se banhava totalmente nua neste poção!).

Algumas operadoras fazem a Fumacinha, mas dentro de um pacote maior e apenas em um dia, caso da Ventura e Aventuras. Melhor opção é contratar guia em Ibicoara. Recomendo a Danila, de Ibicoara, que além de ótima guia é muito bonita (desculpem esta última avaliação não profissional, mas é ótimo juntar o útil ao agradável!) ou então o Neinho, de Guiné, um dos melhores guias da Chapada que conheço – alguns o consideram o melhor guia nativo da Chapada.

Eu diria que é um trekking de médio para difícil, a depender do volume de água no Rio. Como é um local com aparência de intocado, mais do que nunca é aconselhável aplicar as técnicas de LNT – leave no trace – carregando todo o lixo de volta, entre outras coisas.

[/img]

[linkbox]Guia da Chapada Diamantina por Mochileiros.com

Escreva seu Relato sobre a Chapada Diamantina

Procurando companhia para viajar para a Chapada Diamantina? Crie seu Tópico aqui!

Chapada Diamantina - Tópico de Perguntas e Respostas

Troque informações sobre Hospedagem na Chapada Diamantina

Matéria sobre Igatu realizada pelo site Mochila Brasil

Relatos sobre a Chapada Diamantina:

Relato sobre a Cachoeira da Fumaça pelo Membro thiagomattos

Relato sobre Rio de Contas e Pico das Almas pelo Editor Michelschon

Relato sobre as Gerais do Machabongo pelo Membro peter tofte

Relato sobre a Cachoeira da Fumacinha pelo Membro peter tofte[/linkbox]

• Respostas 41
  • Visualizações 20k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros
Blz Beto?

Rapaz, acho muito louco tentar isso..

Conheço os 3 lugares. Fiz assim:

- Fumacinha por cima = saí de Mucugê - 1 dia ida e volta

- Fumacinha por baixo = saí de Ibicoara - 1 dia ida e volta - foi porradão!!! [tem gente que faz em dois dias, já que a trilha é bem puxada]

- Cachoeirão - saí de Mucugê - quase o dia todo para fazer ida e volta

Já vi relatos de quem fez a Fumacinha por cima e desceu por uma fenda para fazer o retorno por baixo. A tal fenda parece ser bastante perigosa.. Avalie direitinho.

Se eu fosse para Ibicoara, faria a Fumacinha por baixo no primeiro dia, e, no segundo dia, a do Buracão. A Fumacinha por cima deixaria para um outro momento.

Abração e boa trip.

Marcos

CAra eu vi o relato de um cara que fez SEM GUIA a fumaçinha e desceu por essa fenda... O relato é de tirar o folego,,, o cara possou maior perrengue!!!

no seu exemplo eu terei de ter 3 dias disponiveis.. mas só tenho 2. Então, acredito que vou fazer apenas por baixo! dormi lá, e voutar para ibicoaro no outro dia, para seguir direto pro buracão, com o mesmo guia acho que dá!

Obrigado.

Se souberes me responda algo... qual o melor caminho para retorna de mucuge (estarei no poçpo azul) para salvador? será que posso subir direto pela BA 142? fiz eesa pergunta noutro topico e postei 4 mapas de rotas diferentes, se pudes, dê uma olhada... chapada-diamantina-perguntas-e-respostas-t13074-720.html

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.