Ir para conteúdo

Tentativa de cume no Huayna Potosi - primeira semana de maio/23


Posts Recomendados

  • Membros
44 minutos atrás, FCRO disse:

Desde que que voltei de viagem fiquei de escrever este relato

Em abril/maio fiz uma viagem entre o Atacama e a Bolívia 

Vou tratar aqui apenas minha experiência com a tentativa de cume no Huayna Potosi

Fui para La Paz depois de passar pelo Atacama e pelo Uyuni, viagem de onibus leito pela empresa Panasur

Quem for pegar esses onibus, tomem cuidado, conheci turistas em La Paz que tiveram bens roubados da mala de mão enquanto dormiam dentro do ônibus!!!!

Eu já tinha tratado previamente com a agência p/ a subida, conversei com várias agências e acabei fechando com a empresa Hiking Bolivia que foi até sugestão de um usuário aqui do forum . Não foi a mais barata, porém pelo whataspp eram bastante solícitos, sempre tirando todas as dúvidas e tinham bons reviews na internet

Eu tinha pagado para eles 50% previamente através do wester union e pagaria os 50% restante na agência.

Alguns dias antes de chegar a La Paz, avisei várias vezes que precisaria de troco p/ 100 dolares e queria o troco em dolares não em moeda biliviana.

Ao chegar em La Paz bem cedo, estava chovendo muito na cidade .

Peguei um taxi da rodoviária e fui direto na agência conforme combinado.

Passou o horário combinado e nada de chegar alguem da empresa, fiquei uns 40 minutos além do horário combinado me escondendo da chuva e passando frio na rua.

Finalmente o guia chegou, fomos p/ o depósito da empresa p/ experimentar e preparar o equipamento

Após isso fomos na agência p/ tratar do pagamento.

Ai o cara me fala que não tinha o troco que já tinha avisado que precisaria, era uma sexta-feira, tinha fechado o passeio de 3 dias, me falou que no domingo ao voltar ele me esperaria com o troco...

Ao entrar no transporte p/ o acampamento base, o motorista fez um comentário com o guia que devido as fortes chuvas em La Paz provavelemnte o tempo nas montanhas estava bem adverso, o guia apenas assentiu com a cabeça, nesse momento já ligou um alerta na minha cabeça.

O trajeto entre La Paz e o acampamento base dura um pouco mais de 1 hora, nesse caminho testemunhei a chuva forte foi mudando p/ nevasca intensa enquanto subíamos.

Ao chegar no acampamente  base tinha MUITA NEVE e não parava de nevar um segundo sequer!

No  itinerário de 3 dias p o Huayna Potosi, o primeiro dia é dedicado p/ treinar subida no glaciar 

O segundo é o trajeto entre o acampamento base e o acampamento avançado

A subida ao cume é feita na Madrugada entre o 2o e 3o dia, p/ depois descer de volta ao acampamento base e voltar p/ La Paz.

O acampamento base no qual estava (existem vários ali, não é apenas um) estava meio vazio, tinha eu com meu guia, uma dupla de franceses com o guia deles , e um grupo de uns 5-6 israelense e o guia deles.

A proposta era preparar o equipamento, almoçar e fazer o treino no glaciar.

Ao chegar já estava um burburinho no acampamento base, que o pessoal da madrugada anterior não tinha conseguido fazer o cume devido Às péssimas condições climáticas. Questionei meu guia sobre isso várias vezes e ele sempre com poucas palavras falava que a situação seria analisada a cada hora.

Almoçamos, e após isso ele já me falou que naquele momento não havia condições de fazer a escalada no glaciar naquela hora, que era para eu tomar cha e descansar e as 14:00 ele retornaria comigo

Passou 14, 15, 16 hrs e nada dele vir falar comigo, isso já me deixou puto, eu estava sempre conversando com a dupla de franceses (um deles era um alpinista com bastante experiência) era claro que não tinha condições de fazer qualquer coisa naquele clima. O grupo de israelenses saíram p/ fazer o treinamento. Até hoje não sei se eles chegaram até lá, porém no final do dia eles voltaram bastante desanimados.

Mais pro final da tarde, o guia aparece falando pouco como sempre, que não teria como fazer o treinamento (como se eu já não tivesse precebido), mas que a previsão no dia seguinte era mais animadora, que era pra eu tomar cha e descansar (sempre ele falava exatamente isso)

 

 

 

Jantamos e na noite parecia que a nevasca tinha dado uma trégua

Fui dormir com pensamento positivo que no dia seguinte tudo daria certo.

Porém acordei de madrugada com vontade de fazer xixi , o banheiro era fora da casa principal. Quando abri a porta p/ sair da casa, fiquei chocado, a nevasca era fortíssima, já deveria ter 1 metro de nevem recém-caída . Voltei p/ dormir já puto com a situação que estava se desenhando.

Acordei, encontrei o guia no café da manhã e ele falou que teriamos condições sim de subir até o acampamento base, que eu deveria preparar meu equipamento,

Acabei de comer e fui preparar o equipo conforme a orientação, após isso ele chegou com a informação mais óbvia de todas, que não tinha como ir naquele momento, que deveria tomar um chá, descansar (aff....) e que analisaria a condições conforme ela fosse se desenrolando.

Nesse tempo o guia dos franceses também estavam enrolando eles desde ontem com os mesmos papos (eles eram de uma outra agência)

Os israelenses por outro lado estavam mais impacientes, eles colocaram o guia contra a parede e o guia acabou falando que as condições eram bastante adversas que seria melhor descer de volta p/ La Paz e tentar o cume em 5 dias . E isso fizeram.

Por volta de meio-dia almoçamos e meu guia falou que teríamos condições de subir p/ o acampamento avançado.

Por volta das 13 começamos a subida, o tempo era muito ruim, condições extremamente adversas . Sofri BASTANTE p/ chegar até o acampamento avançado mas por volta das 17:30 chegamos. 

20230506_130234.thumb.jpg.12ae9310562396a99e2e6b3e37fe63cd.jpg

No acampamento avançado o tempo estava bastante aleatório, em questões de minutos o tempo abria p/ logo fechar e começar nevar novamente.

No acampamento avançado já estava um casal de também franceses, eu, logo chegou o frances alpinista que estava no acampamento base comigo (o colega dele desistiu da subida porque começou a passar mal devido a altitude) e posteriormente chegou um mexicano. Cada individuo (ou o casal) tinha um guia diferente e cada um de uma empresa diferente

Ficamos no acampamento avançado umas 2-3 horas sem qualquer informação de o que seria feito na madrugada.

Pra mim era clarissimo que não tinha qualquer condição de se tentar nada, e que já tinha sido um baita erro ter subido pro acampamento avançado.

Então chega os 4 guias, nos orientando a dormir e p/ acordar 00:00 que tentaríamos atacar o cume.

Fiquei incrédulo com isso, mas tudo bem

Não conseguia dormir devido um mix de sentimentos, ansiedade, preocupação, medo, raiva, entre outros. O vento era muito forte , aquele uivo muito intenso e  balançava toda barraca .

Por volta da 00:00 os guias vieram já prontos p/ subir, eu estava de pé 00:00 porém não preparei o equipamento, ainda não acreditava no que estava acontecendo. Era surreal sair do acampamento naquelas condições.

O casal de franceses estavam extremamente animados. O outro frances escalador e o mexicano falaram que não iam , e aquilo era maluquice.

Me vesti, preparei o equipamento e saímos em grupo; meu guia e eu, o casal de franceses e o guia deles.

Foi a pior coisa da minha vida, o tempo era horrivel, a ventania forte machucava o rosto, afundavamos na neve a cada passo que a gte dava, tinhamos que tirar força não sei de onde p/ conseguir desencalhar da neve fresca, era um calvário estar ali acima dos 5000 m tentando dar meros passos,  subimos uns 300-400 metros e tivemos obviamente que voltar. Existia risco real de AVALANCHE!! 

IMG-20230507-WA0133.thumb.jpg.fa4e96929c2a574ccc016c607a7b6267.jpgIMG-20230507-WA0153.thumb.jpg.1ef30749302de0536504b1d5d3135638.jpg

 

     

 

 

 

Voltamos ao acampamento avançado , dormimos e de manhã iriamos voltar ao acampamento base. Parecia o fim do pesadelo. 

Mas não, o guia me falou que devido a nevasca, a estrada que levava ao acampamento base também tinha fechado e teríamos após chegar ao acampamento base, andar não sei quantos mais quilometros até chegar no ponto onde os carros podiam chegar e assim nos levar p/ La Paz.

A descida do acampamento avançado ao base também foi muito difícil, eu tinha me preparado fisicamente e mentalmente p/o Huayna Potosi, mas aquelsas situações extremas me deixaram extenuado, cheguei ao acampamento base passando mal, queria deitar, mas o guia me apressava a continuar, tinhamos uma jornada longa ainda até o carro.

IMG-20230507-WA0132.jpg

Nesse dia o acampamento base estava LOTADO, um monte de gente para  entrar na mesma roubada que eu. Quando cheguei todos queriam saber comigo e o frances qual era a situaçaõ , falavamos que não tinha como subir; porém aparentemente todos seguiriam o mesmo caminho que nós. QUE IRRESPONSABILIDADE DA AGENCIA!

O frances comentava que na europa isso nunca aconteceria, previsão do tempo é pra isso, não vai ter condições cancelam tudo...

Bom ao começar descer a estrada tivemos a única grata surpresa do role, as estradas tinham sido acabada de ser liberadas e o carro poderia chegar bem mais perto de nós.

Entrei no carro extremamente cansado e sem forças.

Voltamos p/ La Paz, lembrem do dinheiro que eu precisava pegar?

Então, o cara não estava lá.

Pedi pro guia ligar pra ele, ele falou que era para eu ir na agencia por volta das 15 hrs que ele me esperaria lá para me dar o troco.

Fui pro hostel, esperei até a hora combinada e peguei um uber até a agencia, e nada do cara lá

Liguei pra ele e ele falou que estava enrolado que não poderia ir aquela hora, ele até me questionou quando eu ia embora de La Paz, apesar de ficar mais dias, menti e falei que iria embora na manhã seguinte e que precisava do dinheiro, não queria correr o risco de ficar sendo mais enrolado do que estava, ele então me falou que por volta das 20:00 hrs me levaria o dinheiro até o hostel.

20:00,21:00, 22:00 e nada do cara me levar o dinheiro, eu queria dormir. Mandava mensagem por wp e ele 

respondia. Após várias tentativas tentando ligar, ele me falou que levaria o dinheiro por volta das 23:30. AFF!!! Eu queria deitar e dormir, mas tinha que esperar o enrolado.

as 23:00 ele levou minha grana...

 

Minhas impressões finais , era claro desde o início que não tinha qualquer condição de subir a montanha. As agencias e os guias sabiam disso. Tinha previsão do tempo. O grupo do dia anterior já não tinha conseguido. Mas p/ não cancelar e ter que devolver o dinheiro , manteve os tours funcionando.

Isso foi uma irresponsabilidade tremenda. Pessoas poderiam se machucar gravemente, até mesmo morrer. Não era passeio numa praça é alta montanha, isso mata se não planejado direito, colocar pessoas ali em situações de frio intenso, neve, risco de avalanche apenas p/ não cancelar o tour é algo que só de eu pensar me dá uma raiva sem igual.

E conforme eu relatei não foi algo só da minha agência, todas as agências estavam levando os clientes p/ lá.

Eles foram omissos desde o começo.

Ainda tenho vontande de voltar e chegar ao cume do huayna potosi, mas depois de todo esse amadorismo, realmente ficou receoso de me colocar nessa situação novamente.

 

 

 

 

Caramba, que perrengue hem!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Que barra, ein. Uma pena esse tipo de coisa acontecer. E que bom que deu o devido nome da agência para que outras pessoas possam passar bem longe (não que isso faça muita diferença, tendo em vista que a irresponsabilidade foi coletiva). Espero que tenha êxito numa próxima tentativa.

Mas uma pergunta, vc foi na época ideal para essa atividade? Ou deu azar mesmo com o mau tempo? Tenho a intenção de mochilar na Bolívia em 2025, e quem sabe tentar uma atividade dessas. Vou reunir tudo quanto é informação vital com antecedência, claro.

Editado por StanlleySantos
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caramba, que perigo. A real que a Bolivia é bonita demais, acho incrível mas a cultura é uma bosta, a herança exploradora deixada pelos espanhóis e portugueses causou marcas terríveis para nossa sociedade sulamericana. Eu quando fui a primeira vez no Huayna Potosi fui roubado pelo próprio guia, levou um bom óculos meu da época. Sempre gostam de enrolar o turista e vão fazer de tudo pra levar um dinheiro seu. Graças a Deus não houve nada de ruim, apenas o perrengue mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
8 horas atrás, D FABIANO disse:

Bolivia?La Paz?Um unico comentário:Sorte a sua de ter saido inteiro desse maldito lugar.Eu,por muito menos,fiquei deficiente para sempre.Para ganhar uns trocados vale tudo,até por vidas alheias em perigo!

Nossa Fabiano, se não for um problema para ti, pode contar como aconteceu essa fatalidade ? Se for um problema só desconsiderar. Um abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
16 horas atrás, StanlleySantos disse:

Tenho a intenção de mochilar na Bolívia em 2025, e quem sabe tentar uma atividade dessas. Vou reunir tudo quanto é informação vital com antecedência, claro.

Tenho também o desejo de ir pra Bolívia, mas quero ir pra fazer o curso de alta montanha e que no final escala o Huayna Potosi com o Pedro Hauck (canal no youtube e loja alta montanha), ele é um montanhista brasileiro https://www.souloutdoor.com.br/curso-alta-montanha. O canal dele no youtube conta histórias de expedições pelo mundo e das expedições que ele faz, e fora as dicas de equipamentos são muito fodas https://www.youtube.com/channel/UCI69meX35ySgSMflygMdmmA

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Que situação. Não consigo imaginar a frustração, não por não ter alcançando o objetivo da expedição, mas pela falta de ética e comprimento dos guias, em uma atividade onde a vida de alguém em risco. 
Não sei se a Bolívia possui um órgão de controle de Turismo (como a Sernatur do Chile) e talvez seria o caso de formalizar denúncia.

Desejo que em uma próxima dê tudo certo e você volte aqui com boas experiências.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...