Ir para conteúdo

Dicas sobre Patagônia Argentina


Posts Recomendados

  • Membros

Olá. Tudo bem? 
 

em dezembro eu e minha namorada ficaremos 2 semanas na Patagônia Argentina, ainda não temos um roteiro definido mas seria algo como: 

3 dias Buenos Aires 

5 dias el calafate 

5 dias Ushuaia 

primeira dúvida: vocês acham que dá pra aproveitar bem a Patagônia ficando 5 dias em cada cidade? 
 

E sobre os passeios: dá pra contratar quando chegar lá ou é melhor contratar com antecedência? 
 

E quanto dinheiro levar para esses 10 dias de Patagônia, levando em consideração que estamos fazendo uma viagem de baixo custo? 
 

Obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Boa noite @gbcamargo, vou dar meus palpites.

9 horas atrás, gbcamargo disse:

vocês acham que dá pra aproveitar bem a Patagônia ficando 5 dias em cada cidade? 

Como base, já estive especificamente em El Calafate e El Chaltén em Fevereiro/2020, e estou indo novamente agora em Novembro/2023.

Sobre Buenos Aires e Ushuaia eu não sei dizer, pois nunca fui nestes lugares (apesar de já ter pesquisado diversas vezes).

Quanto a El Calafate, eu diria que 05 dias é exagero.

Não ficou claro quando você estará fazendo essa viagem (se será na alta temporada - verão, ou no inverno), mas assumirei que será nos próximos meses.
Quanto a isso, digo que a alta temporada começa efetivamente em Novembro, logo é possível que muitas atrações não estejam disponíveis antes disso (ou terás dificuldade com a questão de deslocamento).

Certamente a principal atração de El Calafate é conhecer o Perito Moreno (que fica a cerca de 80km da cidade), seja passear pelas passarelas ou fazer alguma atividade extra (passeio de barco, Minitrekking ou Big Ice) - esta atividade exige um dia inteiro para ser devidamente aproveitada.

Além desta, é possível contratar passeios de barco pelo Lago Argentino ou pelo Lago Viedma (ambos existem devido ao degelo dos glaciares dos Campos de Hielo Sur) - são atividades que também exigem o dia inteiro (ou parte considerável dele, ao ponto de impossibilitar qualquer outro passeio significativo).

A cidade em si é pequena, se resolve basicamente na avenida principal, tendo além dela a Laguna Nímez como ponto de atração (mas em meio dia a pé você consegue percorrer tudo isso sem dificuldades).

Além das atrações que já comentei, são oferecidos muitos day trips para localidades próximas (distantes em mais de 300km), como por exemplo um bate e volta até El Chaltén, ou um bate e volta até Torres del Paine.

Eu particularmente desencorajo ambas, visto que se perde muito tempo em deslocamento, e não se pode aproveitar apropriadamente qualquer uma delas no tempo que resta. Entretanto, se não é possível incluir El Chaltén ou Puerto Natales no roteiro, talvez a única saída seja realmente apelar para um day trip destes.

Ao invés de ficar os 05 dias inteiros em El Calafate, sugiro considerar a possibilidade de pernoitar um ou dois dias em uma das duas cidades citadas (El Chaltén ou Puerto Natales) - acredito que tentar ambas seja demais nesse período.

Se pretendes fazer o Minitrekking ou Big Ice, será preciso dedicar um dia inteiro para isso (pois o transporte sai cedo e retorna no final do dia), entretanto se queres apenas conhecer a geleira pelas passarelas, existem onibus que saem perto do meio dia da rodoviária de El Calafate.

O deslocamento para El Chaltén toma cerca de 03:00 horas de onibus (tem em três horários por dia), já para Puerto Natales acredito que demore um pouco mais.

9 horas atrás, gbcamargo disse:

dá pra contratar quando chegar lá ou é melhor contratar com antecedência?

Quanto aos passeios, sugiro contratar todos por lá, pagando em ARS com cartão de crédito internacional (desta forma você se beneficiará do câmbio MEP) - exceto se você tiver a intenção de fazer trocas pelo câmbio Blue ou Western Union. A exceção a essa regra seria caso queiras fazer o Minitrekking ou Big Ice no Perito Moreno, qual indico contratar antecipadamente (em 2020 contratei direto com a operadora oficial Hielo y Aventura, mas dessa vez não pretendo fazer devido ao alto preço - dizem que contratar com o Brasileiros em Ushuaia está mais em conta, mas é intermediador).

9 horas atrás, gbcamargo disse:

E quanto dinheiro levar para esses 10 dias de Patagônia, levando em consideração que estamos fazendo uma viagem de baixo custo?

Difícil dizer considerando todo teu roteiro, mas o que posso te passar são as minhas estimativas (só para teres uma base).

Em 2020, fiquei cerca de 02 dias em El Calafate e 07 em El Chaltén, gastando aproximadamente R$ 5.000,00 (com um perfil exagerado, poderia ter economizado um bocado).

Para a viagem agora em 2023, ficaremos 03 dias em El Calafate e 09 em El Chaltén, nossa estimativa está em R$ 4.700,00 (tenho orçamentos de muitas coisas, mas como só pagarei em Novembro, não tenho como saber exatamente quanto nos custará).

Estes são os custos TOTAIS com as viagens, considerando passagens aéreas, passeios, hospedagens e alimentação.

Abraços e boa viagem, se precisares de alguma dica é só pedir.

Editado por Alan Rafael Kinder
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Estou planejando ir em meados de Dezembro para a Patagônia, apesar de ser a primeira vez, posso comentar do que já pesquisei até agora.

Ficarei 2 noites em El Chaten, uma para o dia da chegada, no dia seguinte vou ao Fritz Roy e no terceiro dia vou a El Calafate

Ficarei 4 noites em El Calafate, ainda não decidi se diminuo 1, pois encontrarei com amigos e eles chegarão no dia 12, então não estou contando em fazer algo nesse dia, e farei o Mini-trekking, Todos glaciares e um passeio ainda não decidido.

Ficarei 4 noites em Uhsuaia, um para o dia de chegada, que será no fim da tarde, nos dias seguintes farei passeio da Pinguinera, Parque Nacional e um passeio a decidir.

Ficará mais ou menos assim:
1 - Chegada em El Chalten (estarei vindo de Puerto Natales. Cerca de 5h até El Calafate + 3h até El Chalten)
2 - Fritz Roy
3 - Ida a El Calafate 
4 - Laguna Nimez ou outro a decidir
5 - Mini-trekking
6 - Todos Glaciares
7 - Ida a Ushuaia (viagem no meio da tarde, dia perdido)
8 - Pinguinera
9 - Parque Nacional
10 - Ainda não decidi
11 - Ida a Buenos Aires
12 - Buenos Aires
13 - Buenos Aires
14 - Ida ao Brasil

Conversei com o pessoal do Brasileiros em Ushuaia. O valor para o mini-trekking era o mesmo do que direto com a Hielo e Aventura (eles são os unicos autorizados a fazer o tour). Porém a Brasileiros tem uma taxa a mais de 11% do banco Argentino quando se faz a transferência. Como é alta temporada, paguei o valor mais caro, 143mil pesos argentinos com transfer. Já fiz a reserva pois em alta temporada se esgota rápido. Paguei com Visa e caiu 200euros (meu cartão é europeu).

A Pinguinera também pretendo pagar antecipadamente, pois é outro que se esgota rápido, mas ainda não paguei.

El Calafate é a cidade das excursões, tem bastante opção porém todas custam uma pequena fortuna, até para mim que moro na Alemanha, estou achando muito caro fazer mais que 2 excursões por lá.
El Chalten tem bastante trilha para fazer, pelo menos você faz por conta própria.
Ushuaia é meio a meio, tem excursões e trilhas. Como já farei em Puerto Natales, El Chalten e El Calafate, não pretendo fazer muitas aqui.

Se eu tirar um dia de El Calafate eu vou colocar em Buenos Aires.


 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Em 09/09/2023 em 11:33, Davi Leichsenring disse:

Estou planejando ir em meados de Dezembro para a Patagônia, apesar de ser a primeira vez, posso comentar do que já pesquisei até agora.

Ficarei 2 noites em El Chaten, uma para o dia da chegada, no dia seguinte vou ao Fritz Roy e no terceiro dia vou a El Calafate

Ficarei 4 noites em El Calafate, ainda não decidi se diminuo 1, pois encontrarei com amigos e eles chegarão no dia 12, então não estou contando em fazer algo nesse dia, e farei o Mini-trekking, Todos glaciares e um passeio ainda não decidido.

Ficarei 4 noites em Uhsuaia, um para o dia de chegada, que será no fim da tarde, nos dias seguintes farei passeio da Pinguinera, Parque Nacional e um passeio a decidir.

Ficará mais ou menos assim:
1 - Chegada em El Chalten (estarei vindo de Puerto Natales. Cerca de 5h até El Calafate + 3h até El Chalten)
2 - Fritz Roy
3 - Ida a El Calafate 
4 - Laguna Nimez ou outro a decidir
5 - Mini-trekking
6 - Todos Glaciares
7 - Ida a Ushuaia (viagem no meio da tarde, dia perdido)
8 - Pinguinera
9 - Parque Nacional
10 - Ainda não decidi
11 - Ida a Buenos Aires
12 - Buenos Aires
13 - Buenos Aires
14 - Ida ao Brasil

Conversei com o pessoal do Brasileiros em Ushuaia. O valor para o mini-trekking era o mesmo do que direto com a Hielo e Aventura (eles são os unicos autorizados a fazer o tour). Porém a Brasileiros tem uma taxa a mais de 11% do banco Argentino quando se faz a transferência. Como é alta temporada, paguei o valor mais caro, 143mil pesos argentinos com transfer. Já fiz a reserva pois em alta temporada se esgota rápido. Paguei com Visa e caiu 200euros (meu cartão é europeu).

A Pinguinera também pretendo pagar antecipadamente, pois é outro que se esgota rápido, mas ainda não paguei.

El Calafate é a cidade das excursões, tem bastante opção porém todas custam uma pequena fortuna, até para mim que moro na Alemanha, estou achando muito caro fazer mais que 2 excursões por lá.
El Chalten tem bastante trilha para fazer, pelo menos você faz por conta própria.
Ushuaia é meio a meio, tem excursões e trilhas. Como já farei em Puerto Natales, El Chalten e El Calafate, não pretendo fazer muitas aqui.

Se eu tirar um dia de El Calafate eu vou colocar em Buenos Aires.


 

Boa sugestão de roteiro estou começando a pesquisar...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...