Ir para conteúdo

Ajuda em elaboração de roteiro para viagem à Itália / 2024.


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, colegas.

Estou montando um roteiro para uma primeira viagem à Itália no ano que vem e gostaria de uma ajuda quanto à elaboração deste. Vou colocar abaixo as cidades que gostaria de visitar e a quantidade de dias que tenho disponível:

Cidades de interesse:

    Roma
    Veneza (com bate e volta a Verona)
    Florença (com bate e volta a Pisa)
    Napoles (com bate e volta a Pompeia)

Dias disponíveis: 15 dias / 14 noites.

Pelo que tenho pesquisado, as melhores opções de voô [atualmente] são para chegada e saída por Roma.

Neste cenário, o que vocês me sugerem quanto a distribuição de dias em cada cidade? É possível, com estes dias disponíveis, conhecer bem todas essas cidades?

Obrigado.

Link para o comentário
  • Membros

Legal Fabiano, todo mundo já sabe que voce é um viajador nato e conhece meio mundo.

 

de uma olhada nesse topico, a moça vai viajar também por 15 dias na Italia, o roteiro dela está bom.

 

No seu caso, dá pra trocar Milão por Napoles.

 

Se não quiser alugar carro para conhecer o interior de Florença, ( não recomendo fazer com transporte publico, não tem muita opção e os lugares interessantes nem sempre estão na rota do trem/onibus), você pode ir a Cinque Terre, pois lá é mais fácil usar trem do que carro.

 

Editado por Davi Leichsenring
  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • Membros

Obrigado pela dica, Davi.

Seguindo sua sugestão no post citado, montei um roteiro da seguinte maneira:

Dia 1: BR / Roma (A ideia é ir em um voo que chegue em Roma pela manhã)
Dia 2, 3 e 4: Roma
Dia 5: Roma / Veneza (A ideia é ir no primeiro trem disponível neste dia)
Dia 6 e 8: Veneza
Dia 7: Bate e volta a Verona a partir de Veneza
Dia 9: Veneza / Florença (A ideia é ir no primeiro trem disponível neste dia)
Dia 10: Florença
Dia 11: Bate e volta a Pisa a partir de Florença
Dia 12: Florença / Napoles (A ideia é ir no primeiro trem disponível neste dia)
Dia 13: Bate e volta a Pompeia a partir de Napoles
Dia 14: Napoles / Roma (A ideia é ir no último trem disponível neste dia)
Dia 15: Roma / BR

Resumindo, a ideia é aproveitar ao máximo as cidades destino nos dias de deslocamento, com exceção do dia de retorno à Roma a partir de Napoles, onde pensei em ir senão no último, em um dos últimos horários de trem disponíveis. O que te parece esse roteiro?

Além disso, não sei se a logística que montei parece a mais adequada.

Em resumo [e para fins de simplificação, considerando dia de deslocamento para a cidade destino como 1/2 dia útil], o roteiro ficou da seguinte maneira:

Roma -> 3,5 dias
Veneza -> 2,5 dias + 1 dia de bate e volta a Verona
Florença -> 1,5 dias + 1 dia de bate e volta a Pisa
Napoles -> 1 dia + 1 dia de bate e volta a Pompeia

Obrigado.

print2.jpg

Editado por Sholiveira
Acrescentei o resumo do roteiro.
Link para o comentário
  • Membros
1 hora atrás, Sholiveira disse:

Obrigado pela dica, Davi.

Seguindo sua sugestão no post citado, montei um roteiro da seguinte maneira:

Dia 1: BR / Roma (A ideia é ir em um voo que chegue em Roma pela manhã)
Dia 2, 3 e 4: Roma
Dia 5: Roma / Veneza (A ideia é ir no primeiro trem disponível neste dia)
Dia 6 e 8: Veneza
Dia 7: Bate e volta a Verona a partir de Veneza
Dia 9: Veneza / Florença (A ideia é ir no primeiro trem disponível neste dia)
Dia 10: Florença
Dia 11: Bate e volta a Pisa a partir de Florença
Dia 12: Florença / Napoles (A ideia é ir no primeiro trem disponível neste dia)
Dia 13: Bate e volta a Pompeia a partir de Napoles
Dia 14: Napoles / Roma (A ideia é ir no último trem disponível neste dia)
Dia 15: Roma / BR

Resumindo, a ideia é aproveitar ao máximo as cidades destino nos dias de deslocamento, com exceção do dia de retorno à Roma a partir de Napoles, onde pensei em ir senão no último, em um dos últimos horários de trem disponíveis. O que te parece esse roteiro?

Além disso, não sei se a logística que montei parece a mais adequada.

Em resumo [e para fins de simplificação, considerando dia de deslocamento para a cidade destino como 1/2 dia útil], o roteiro ficou da seguinte maneira:

Roma -> 3,5 dias
Veneza -> 2,5 dias + 1 dia de bate e volta a Verona
Florença -> 1,5 dias + 1 dia de bate e volta a Pisa
Napoles -> 1 dia + 1 dia de bate e volta a Pompeia

Obrigado.

print2.jpg

Eu tiraria Nápoles, deixaria para uma próxima viagem, e concentraria nas demais cidades que vc colocou, talvez incluindo Siena, entre os deslocamentos.

Ou, se for o caso, faria um bate volta a Nápoles-Pompeia a partir de roma.

E dividiria os dias em Roma para o início e o final da viagem, principalmente para não correr riscos em relação ao voo de volta.

Se vc ainda não comprou a passagem, e se não for problema excluir Nápoles, talvez seja interessante fazer um roteiro meio linear de roma até Milão, passando por Florença e Veneza...

Link para o comentário
  • Membros

Obrigado, @FernandoBS.

Napoles não era uma opção até pouco tempo atrás, mas após assistir um vídeo de um pessoal conhecendo a cidade, fiquei bastante empolgado com a ideia de visitá-la.

59 minutos atrás, FernandoBS disse:

Ou, se for o caso, faria um bate volta a Nápoles-Pompeia a partir de roma.

Você diz visitar, a partir de Roma, Napoles e Pompeia no mesmo dia? Eu havia imaginado que somente Pompeia me consumiria todo o dia.

59 minutos atrás, FernandoBS disse:

Se vc ainda não comprou a passagem, e se não for problema excluir Nápoles, talvez seja interessante fazer um roteiro meio linear de roma até Milão, passando por Florença e Veneza...

Não comprei as passagens ainda. Na verdade o roteiro também não está fechado. As cidades que citei são as que mais me interessaram considerando os dias disponíveis que tenho, por isso toda sugestão é muito bem vinda.

Quanto à Milão, não tenho muito interesse na cidade. Essa definitivamente pode ficar para uma próxima oportunidade.

 

Link para o comentário
  • Colaboradores

Devo ir pra Itália ano que vem também mas ainda não marquei minhas férias mas provavelmente irei em maio ou setembro.

Vou ter 18 dias.

O roteiro vai ser praticamente o mesmo seu, mas tenho interesse de ir em Milão também, inclusive tenho olhado preços de passagem com ida por Roma e volta por Milão. Tô avaliando ainda se vai valer a pena descer pro sul até Nápolis ou só seguir pro norte mesmo. Também quero ir em Cinque Terre.

Andei pensando se vale esticar a trip pra Suiça ou Eslovênia mas acho que 18 dias vai acabar sendo só Itália mesmo.

Link para o comentário
  • Membros

Eu já acho que o roteiro está bom, Nápoles é interessante de se ver, além de que vai conhecer de perto o contraste entre Norte x Sul da Itália.

Essa região central da Itália possui trens de alta velocidade então não vai perder muito tempo em viagem. O trajeto mais longo, Roma a Veneza, por ex, são 4h de trem.

Eu pessoalmente dividiria o tempo em Roma igualmente em 2 partes.  dia 1, 2 e 3 e depois 13, 14 e 15. Não faz muita diferença na verdade, é apenas uma questão de percepção de tempo. É mais para separar "ponto de estresse" de uma viagem, que são pegar transportes. Se voce vai para Roma dia 14 a noite e logo no dia seguinte pega o avião para voltar, você terá 2 pontos de estresse perto, mas se você volta para Roma dia 13, então no dia 14 não terá nenhuma preocupação. Claro que não é nada de mais, mas eu gosto de deixar a viagem mais tranquila possível.

 

 

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...