Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Qual o doce/sobremesa típico da sua região ?

Postado
  • Membros

Qual o doce/sobremesa da sua região ?

Como sou morador de Recife, vou começar com uma das sobremesas daqui da região, o famoso Bolo de Rolo. 

"O bolo de rolo foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco pela Lei Estadual Nº 13.436, de 24 de abril de 2008, assinada pelo então governador Eduardo Campos. A receita se origina de uma adaptação do bolo português conhecido como "colchão de noiva", uma espécie de pão de ló enrolado em camadas grossas como um rocambole, com recheio de amêndoas.

Ao chegarem aqui, os portugueses passaram a trocar o recheio pela goiaba, fruta abundante na Zona da Mata, sempre dosada com muito açúcar dos engenhos da região. Houve modificações no preparo da massa, que passou a ser enrolada em camadas cada vez mais finas. Ao final, o bolo ficou parecido com um rolo, daí a origem do seu nome. Até hoje é comum polvilhar-se o bolo de rolo com açúcar em sua camada externa, arrematando a apresentação da sobremesa."

Leia mais :

https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/sabor-da-gente/2021/02/12029600-pernambucano--unico-e-delicioso--viva-o-bolo-de-rolo.html

https://www.ciipc2020.rj.anpuh.org/resources/anais/13/ciipc2020/1623950688_ARQUIVO_72ce39f71e1face3fa46c9f0a7cf3252.pdf

bolo de rolo.jpg

Editado por Roberto Brandão

• Respostas 26
  • Visualizações 3.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• StanlleySantos
    StanlleySantos

Bem, apesar de o Amazonas ser craque em matéria de pratos de peixes de água doce, também tem algumas opções de doces particulares . Poderia citar os derivados de açaí, mas convenhamos, açaí é bem cons

• Alan Rafael Kinder
    Alan Rafael Kinder

Aqui no auto intitulado 'Vale Europeu' (que fica no Vale do Itajaí, em Santa Catarina) temos alguns pratos típicos que são servidos nas diversas festas étnicas que os municípios sediam. Seguem al

• Roberto Brandão
    Roberto Brandão

Qual o doce/sobremesa da sua região ? Como sou morador de Recife, vou começar com uma das sobremesas daqui da região, o famoso Bolo de Rolo.  "O bolo de rolo foi reconhecido como Patrimônio

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Colaboradores

Ah @Roberto Brandão, comentasse sobre não haver influência ibérica, e de fato - confere.

Todavia eu relacionei pratos que são bem conhecidos especificamente aqui da cidade em que vivo e arredores (no Vale do Itajaí), que fica cerca de 100km (por rodovia) da cidade litorânea mais próxima (Blumenau fica uns 60km eu acho).

O ponto é que, conforme nos aproximamos do litoral, o cenário muda drasticamente. :D
Isso é possível de ver de acordo com o tema da festa de cada município - por exemplo, Itajaí tem a Marejada, que é considerada a maior festa portuguesa do Brasil (influência luso-açoriana) - ibérica neste caso.
Em contraste, Blumenau tem a maior festa alemã (Oktoberfest) e Pomerode tem a festa mais alemã (Pomerana).

Aqui em Benedito Novo temos a Festa das Tradições, nossos mascotes são o Willy (alemão), Beppi (italiano), e o Janeck (polaco) - e as três línguas são faladas no município (de forma adaptada naturalmente, duvido que seja idêntica ao idiomas originais).
Em Timbó está ocorrendo agora a Festa dos Imigrantes (mas foi adiada para semana que vem, pois começou a inundar tudo).

Enfim, o pessoal daqui é bem envolvido com essa questão de tradição, e dos valores que têm sido repassados ao longo dessas décadas (existe um forte incentivo na manutenção dessa cultura).

Talvez seja justamente essa cultura a responsável pelo estilo de vida bem sucedido que muitos buscam quando migram para nossa região (mas quando chegam aqui, não querem se adaptar e se queixam de não serem bem vindos).

Editado por Alan Rafael Kinder

Postado
  • Membros
Em 29/09/2023 em 15:22, Roberto Brandão disse:

Qual o doce/sobremesa da sua região ?

Vale contar de Bruxelas? :)

Postado
  • Autor
  • Membros

Mas quando falei a "influência não ibérica", foi pedindo sobremesas e você postou pratos salgados, achei que alguns poderiam ser considerados sobremesas. Não sei bem o conceito de sobremesa, sempre acho que é algo doce. 

Postado
  • Autor
  • Membros
4 minutos atrás, pmichelazzo disse:

Vale contar de Bruxelas? :)

Se é sua região, tudo vale ! A ideia é mostrar culinária das regiões no mundo. Postem sempre, de preferência com fotos e links.

Postado
  • Colaboradores
33 minutos atrás, Roberto Brandão disse:

Mas quando falei a "influência não ibérica", foi pedindo sobremesas e você postou pratos salgados, achei que alguns poderiam ser considerados sobremesas. Não sei bem o conceito de sobremesa, sempre acho que é algo doce. 

Tô ligado, aí foi porque me embananei mesmo! 😛

Me veio a mente algumas sobremesas, mas não sei dizer se são exclusivas da nossa região.

Por exemplo:

Servir folhas de alface em um prato, e noutro uma mistura de nata e açúcar, aí você pega a folha de alface, passa esse 'creme' e come.
Minha oma fazia muito disso como sobremesa.

Outra é cozinhar arroz sem sal no leite, e adoça-lo depois (alemão adora colocar açúcar em tudo).

Enfim, muitas destas não são sobremesas 'comerciais' - destas que você normalmente encontra em um buffet.

Postado
  • Autor
  • Membros

16 minutos atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Tô ligado, aí foi porque me embananei mesmo! 😛

Me veio a mente algumas sobremesas, mas não sei dizer se são exclusivas da nossa região.

Por exemplo:

Servir folhas de alface em um prato, e noutro uma mistura de nata e açúcar, aí você pega a folha de alface, passa esse 'creme' e come.
Minha oma fazia muito disso como sobremesa.

Outra é cozinhar arroz sem sal no leite, e adoça-lo depois (alemão adora colocar açúcar em tudo).

Enfim, muitas destas não são sobremesas 'comerciais' - destas que você normalmente encontra em um buffet.

Arroz doce (feito com leite, canela, açucar e as vezes cravo da índia) é muito comum no nordeste, pena que trocaram o leite de côco pelo leite condensado. 

Editado por Roberto Brandão

Postado
  • Membros

Na minha região. Interior de SP fazemos os tópicos doces caseiro, mamão verde, abóbora, doce de leite, figo. Feitos em colocados em vidro. Comemos com queijo da canastra ou meia cura.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.