Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Região dos lagos Argentina e Chile + Isla Chiloé de Duster com barraca de teto.

Postado
  • Membros

Pessoal,

Inaugurando aqui o relato de minha próxima viagem que começara dia 26/12/23 e terminará dia 21/01/24 e terá por volta de 11500 km mais ou menos.

Desta vez vou sozinho de novo e vou conhecer melhor a região dos lagos da Argentina nas cidades de San Martin de los Andes, Bariloche, El Bolson e Trevelin. Na parte do Chile conhecerei a região de Pucón, descerei a Puerto Varas para em seguida ir a Isla Chiloé conhecer Ancud, Castro e Quellón.

Infelizmente o casal que ia junto comigo em meu carro desistiu por problemas familiares.

Porém vai outro carro junto com um casal de amigos de Minas Gerais, o André e sua esposa Neusa. 

O roteiro final pretendido vai abaixo.

FALTAM 6 DIAS PARA O INÍCIO!!!!!!!!

• Respostas 91
  • Visualizações 11.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Marcelo Manente
    Marcelo Manente

Caminho pretendido.

• Marcelo Manente
    Marcelo Manente

Dia 5 - 30/12/24 - Junin a Parque Lanin - 125 km Entre lagos e a sombra do vulcão Nesse dia havíamos combinado de visitar o Parque Nacional Lanín, então acordamos cedo… às 8 horas. Cedo, mais ou menos

• Marcelo Manente
    Marcelo Manente

Fotos do 5° dia.  

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

23º dia - 17/01/24 - Pehuajo a Federacion - 747 km.

Entre vinhos, pontes e águas termais

Acordamos para mais um dia de estrada. Café da manhã reforçado e pé no asfalto — ou pelo menos era o que esperávamos.

Seguimos o roteiro do Google Maps, mas dessa vez ele resolveu inovar… nos mandou por algumas estradas secundárias, daquelas mal conservadas, cheias de curvas e com cara de “atalho que não compensa”.

Faz parte.

No meio do caminho, fizemos uma parada estratégica em Zárate, mais precisamente em um Carrefour, com uma missão bem clara: garantir vinhos antes de cruzar de volta para o Brasil.

E demos sorte.

Promoção daquelas boas: leve 3, pague 2.

Resultado? Saí de lá com 12 garrafas. Prioridades bem definidas.

Seguimos viagem e, logo depois, cruzamos duas grandes pontes sobre o rio Paraná — uma travessia bonita e simbólica, quase como um aviso de que a viagem já começava a se encaminhar para o fim.

Na sequência, pegamos a Ruta 12 e depois a famosa — e temida — Ruta 14.

A fama não é das melhores. Muitos relatos de abordagens complicadas, pedidos de propina, aquela tensão desnecessária. Mas, felizmente, nossa experiência foi totalmente tranquila. Nenhuma dor de cabeça, nenhuma situação desconfortável.

A estrada, como de costume, variava entre trechos excelentes e outros apenas razoáveis.

Rodamos até chegar em Federación, já com um plano em mente: conhecer as famosas termas da cidade.

Fomos direto até a entrada do parque termal, um complexo enorme. O valor da entrada era de cerca de 8000 pesos — algo em torno de R$ 40 na cotação do dia.

Ali mesmo, perguntamos sobre hospedagem. E aí aconteceu uma daquelas situações típicas de viagem: o atendente ligou para uma conhecida, e pouco depois ela apareceu de moto para nos guiar até uma opção.

Assim conhecemos a Complejo Don Omar.

Nos instalamos e, mais tarde, saímos para resolver duas missões básicas: jantar e trocar alguns dólares.

A noite estava com uma garoa fina, insistente, daquelas que não chegam a molhar de verdade, mas incomodam o tempo todo.

Mesmo assim, a cidade estava bem movimentada, especialmente nos arredores do grande parque aquático — uma vibe animada, turística, cheia de gente aproveitando.

Jantamos, caminhamos um pouco e voltamos para a hospedagem.

Era hora de descansar.

O fim da jornada já começava a dar sinais no horizonte.

Editado por Marcelo Manente

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 06/03/2024 em 16:40, Marcelo Manente disse:

22º dia - 14/01/24 - San Antônio Oeste a Pehuajo - 770 km.

Acordamos, tomamos o café da hospedagem e pegamos a estrada. Hoje teríamos apenas deslocamento. Planejamos ir até Nueve de Julio, mas não conseguimos.

Loooooooongas retas, um calor incrível e ar condicionado no talo.

Nada de interessante neste trecho.

Já estávamos cansados então tocamos apenas até Pehuajó, uma pequena cidade ao lado da ruta 5.

Busquei hotéis no maps e achei um que era na beira do asfalto. Chegando lá olhei para o hotel e achei que seria caro. Me enganei, o preço para solteiro era 14 mil em dinheiro e para casal, se não me engano 24 mil.

E o melhor, o hotel tinha piscina e bar. Jantamos por lá mesmo. Depois ficamos até tarde bebendo cerveja dentro da piscina. Uma delícia.

Para variar dormimos bem tarde.

Perfeito — como adendo fica até mais interessante, tipo “cena extra” do dia 😄. Segue ajustado:

Adendo ao 22º dia — A saga continua (Western Union em Santa Rosa)

Durante o deslocamento desse dia, passei por uma situação que foi ao mesmo tempo curiosa e estressante.

Eu já estava com poucos pesos e sabia que passaríamos por Santa Rosa, onde havia uma agência da Western Union. Aproveitei a oportunidade e entramos na cidade. Chegamos por volta das 15:50, bem no final da siesta, e já havia três pessoas na minha frente aguardando a abertura.

O que eu não imaginava era o que viria a seguir.

Assim que a agência abriu, percebi que os dois homens e a mulher que estavam na fila carregavam mochilas… e não eram mochilas comuns. Estavam simplesmente abarrotadas de pesos argentinos.

Não sei se iam fazer depósitos, pagamentos ou outro tipo de operação, mas o fato é que só havia um atendente. E ele levou quase 50 minutos apenas para contar todo o dinheiro daquelas três pessoas.

Fiquei ali, esperando, meio sem acreditar na cena.

Quando finalmente chegou a minha vez, o meu atendimento levou cerca de 2 minutos.

Ou seja: esperei quase uma hora… para resolver tudo em dois minutos.

Mais um capítulo da já interminável saga com o Western Union durante essa viagem.

Postado
  • Autor
  • Membros

24º dia - 18/01/24 - Termas de Federación - 0 km

Dia de lagartear.

Acordamos e, para nossa surpresa, o café da manhã já estava depositado na porta do quarto: pães, torradas, manteiga e doces. Um carinho inesperado que já começou o dia bem.

Tomamos café sem pressa e, com uma mochila cada, seguimos a pé para o parque termal.

Logo na entrada já ficamos impressionados. Com uma área de cerca de 11 hectares, o parque conta com dezenas de piscinas, algumas chegando a até 41°C. Há também piscinas em temperatura ambiente e até uma piscina de ondas. Espalhados pela área, vários quiosques com cobertura de palha completavam o ambiente.

O único problema foi que, por causa da chuva da noite anterior, a grama estava encharcada. Como não alugamos cadeiras, foi meio complicado achar um lugar confortável para se instalar.

Passei boa parte do tempo pulando de piscina em piscina. Como o dia estava quente, as piscinas mais quentes — curiosamente — estavam quase vazias.

O complexo ainda possui uma área separada chamada parque aquático, com vários toboáguas e um grande rio lento de cerca de 600 metros de extensão.

Lá pelas 14h ou 15h voltamos para almoçar. Eu e o André saímos em busca de algo e encontramos uma lanchonete onde pedimos uma boa quantidade de empanadas. Voltamos para o hotel e fizemos ali mesmo o nosso almoço.

Depois disso, o André e a Neusa saíram de carro para dar uma volta pela cidade, enquanto eu fiquei no hotel e aproveitei para tirar um cochilo.

Mais tarde, eles resolveram voltar ao parque, já que a entrada valia o dia todo. Eu ainda estava meio sonolento e preferi ficar descansando.

À noite, saímos para jantar em um restaurante próximo ao hotel. Encerramos o dia de forma tranquila, voltamos para o quarto e fomos dormir.

Postado
  • Autor
  • Membros

25º dia - 19/01/24 - Termas de Federación a Dionísio Cerqueira/SC - 833 km
26º dia - 20/01/24 - Dionísio Cerqueira a Araucária via Guarapuava - 542 km

Dois dias de puro deslocamento.

25º dia

Saímos de Federación com o tempo já fechado e, ao longo do caminho, pegamos chuvas fortes que acompanharam boa parte da viagem.

Além disso, a ruta 14, especialmente acima de Paso de los Libres, estava bem castigada, com muitos buracos, exigindo atenção constante.

Por sorte, a chuva deu uma trégua antes de chegarmos a Bernardo de Irigoyen, o que facilitou na hora de procurar hospedagem. Mesmo assim, rodamos pela cidade e não encontramos nenhum lugar disponível.

Resolvemos então parar em um supermercado para gastar os últimos pesos e comprar alguns regalos de viagem.

Depois disso, cruzamos a fronteira de volta ao Brasil e logo encontramos o Hotel Iguaçu, já em Dionísio Cerqueira, onde conseguimos quartos sem dificuldade.

À noite fomos comemorar o retorno com um rodízio de pizza. E que pizzas boas!

26º dia

O dia começou com o melhor café da manhã de toda a viagem — e também o mais caro (R$ 120), então nada mais justo.

O André e a Neusa ainda pretendiam seguir explorando Santa Catarina, então aquele seria o momento da despedida.

Seguimos juntos por um trecho da estrada e, em determinado ponto, paramos para nos despedir. Um abraço apertado, daqueles que carregam junto todas as histórias, risadas e perrengues compartilhados ao longo da viagem.

A partir dali, cada um seguiu seu caminho.

Para mim, o restante do trajeto foi tranquilo e sem grandes acontecimentos. Cheguei em casa por volta das 16:30.

E assim chega ao fim mais uma grande viagem.

Sem pneus furados, sem problemas mecânicos — coisa rara — e com uma coleção enorme de memórias, paisagens e histórias pra contar.

Foi uma viagem cara? Foi.
Mas, sem dúvida, me diverti ainda mais do que gastei.

E a próxima?

Ainda não sei ao certo… talvez voltar ao norte argentino… ou, quem sabe, encarar novamente Peru e Bolívia no ano que vem.

Uma coisa é certa: a estrada sempre chama de novo. 🚗

Postado
  • Autor
  • Membros

Epílogo

Toda viagem termina no mesmo lugar: em casa. Mas, curiosamente, nunca voltamos os mesmos.

Quando desliguei o carro e desci pela última vez, não era só o motor que silenciava — era também o fim de uma rotina construída na estrada. Dias guiados por quilômetros, mapas, paisagens e decisões simples como “onde dormir hoje?” ou “vale a pena parar aqui?”.

A poeira, o vento, a chuva, os atrasos, os erros de rota, as risadas, os perrengues com o dinheiro, os encontros inesperados… tudo isso ficou pelo caminho — e ao mesmo tempo, ficou em mim.

Viajar de carro tem disso: não é só sobre chegar. É sobre atravessar. É sobre sentir cada mudança de clima, de cultura, de relevo. É sobre ver o mundo se transformar aos poucos, pela janela, sem pressa — ou com toda a pressa que um dia longo de estrada exige.

E no meio disso tudo, o mais importante: as pessoas. As conversas, as companhias, os momentos divididos. Porque no fim das contas, são eles que dão sentido a cada quilômetro rodado.

Essa foi mais uma entre tantas viagens. E, como todas as outras, deixou aquela sensação agridoce: a alegria de ter vivido tudo… e a vontade imediata de partir de novo.

Porque a estrada, essa velha conhecida, nunca vai embora de verdade.

Ela só fica ali, esperando.

Fotos dos últimos dias.

IMG_20240120_172216823.jpg

IMG_20240119_213832869.jpg

IMG_20240119_205724948.jpg

IMG_20240118_221231185_HDR.jpg

IMG_20240118_212441069.jpg

IMG_20240118_211013456_HDR.jpg

IMG_20240118_131442650_HDR.jpg

IMG_20240118_105211093.jpg

IMG_20240118_105157152_HDR.jpg

IMG_20240118_105110611.jpg

IMG_20240118_104821652.jpg

IMG_20240118_104645819.jpg

IMG_20240118_104022445_HDR.jpg

IMG_20240118_102617216_BURST000_COVER.jpg

IMG_20240117_225730308_HDR.jpg

IMG_20240117_224753290_HDR.jpg

IMG_20240117_214532432.jpg

IMG_20240117_151121292.jpg

IMG_20240117_151109214.jpg

• 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 4 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.