Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Sugestão e dicas sobre roteiro - 5 países - Dez/Jan 2025

Postado
  • Membros

Pessoal, terei uma janela de férias de 20 dias de férias entre o final de dezembro e o início de janeiro de 2025. Penso em realizar um mochilão pela Europa, onde inicialmente queria englobar 7 países, mas enxuguei para 5 pensando em conhecer melhor as cidades escolhidas. Já fiz um somente pela Itália com 19 cidades em 17 dias, mas nesse 6 das cidades foram conhecidas num intervalo de 2 dias (cidades localizadas na Toscana, algumas minúsculas e distantes menos de 20km uma das outras. Não achei o roteiro corrido, exceto nos dias que envolviam alguns percursos de trem (quando foi necessário cruzar o país). 

Meus percursos entre as cidades serão feitos basicamente via trem, e minhas hospedagens priorizarão locais perto dos pontos turísticos e de estações de trem. Média de 120 euros para gastos no dia a dia.

Vamos ao que interessa:

26/12 - Voo Latam GRU - Frankfurt (apenas voo)
27/12 - Frankfurt (chegada às 14h30)
28/12 - Frankfurt
29/12 - Trem para Bonn / Colonia / Dusseldorf / Essen / Dortmund
(aqui peço especial ajuda dos caros colegas viajantes sobre essas cidades, em especial alguma que os principais pontos turísticos estejam concentrados em uma mesma região da cidade)
30/12 - Trem para uma das outras 4 cidades não escolhidas no dia anterior
(aqui peço novamente uma opinião: não descarto escolher apenas uma das 5 cidades acima e ficar 2 dias, a conhecendo melhor. Porém se existir alguma que eu possa durante 1 dia todo conhecer os principais pontos turísticos, posso ir a alguma das outras 4, seguindo a ideia inicial).
31/12 - Trem cedo para Amsterdam - Réveillon
01/01 - Amsterdam
02/01 - Trem cedo para Roterdã
03/01 - Manhã em Roterdã e à tarde trem para Antuérpia
04/01 - Manhã na Antuérpia e à tarde/noite trem para Gent
05/01 - Gent
06/01 - Trem cedo para Brugges - dia inteiro
07/01 - Trem cedo para Bruxelas - dia inteiro
08/01 - Trem cedo para Lille - dia inteiro
09/01 - Trem cedo para Bruxelas e voo de manhã para Barcelona (saindo de Bruxelas os valores compensam bastante, principalmente por ser baixa temporada) - tarde e noite em Barcelona
10/01 - Barcelona
11/01 - Trem cedo para Madrid - dia inteiro
12/01 - Madrid
13/01 - Voo Latam Madrid - GRU

 

Fico imensamente grato desde já.

Featured Replies

Postado
  • Membros

Cara eu queria muito poder te ajudar, mas eu e boa parte das pessoas ativas desse fórum concordam que esse é um roteiro muitíssimo corrido. Não gosto de 'cagar regra' na forma de viajar de ninguém, porém me parece um pouco triste ficar apenas 1 dia e meio em Amsterdã, Barcelona e Madrid por exemplo, que são cidades enormes e com muitas coisas pra ver... Mas vc já pontuou que essa é sua forma de viajar, espero que encontre as respostas que precisa! 

Postado
  • Membros

Moço do céu... uma coisa é conhecer 3 cidades da Toscana em um dia, outra é passar um único dia em cidades grandes como as que vc inclui! Se vc botar na ponta do lápis vai ver que gastará mais dinheiro e tempo se deslocando do que curtindo... 

Sei que sua questão foi especificamente sobre Bonn / Colonia / Dusseldorf / Essen / Dortmund mas já que colocou o roteiro todo é impossível não dar pitaco, haha! Vou deixar essa dúvida pra quem conhece todas as cidades envolvidas (eu escolheria Colonia, mas não conheço), mas se vc aceita pelo menos uma sugestãozinha a toa, pq vai ficar dia 28 em Frankfurt? Eu ficaria apenas o dia da chegada mesmo e ganharia esse dia no roteiro, certamente colocando ele em Amsterdã!

Postado
  • Autor
  • Membros
4 horas atrás, rafa_con disse:

Cara eu queria muito poder te ajudar, mas eu e boa parte das pessoas ativas desse fórum concordam que esse é um roteiro muitíssimo corrido. Não gosto de 'cagar regra' na forma de viajar de ninguém, porém me parece um pouco triste ficar apenas 1 dia e meio em Amsterdã, Barcelona e Madrid por exemplo, que são cidades enormes e com muitas coisas pra ver... Mas vc já pontuou que essa é sua forma de viajar, espero que encontre as respostas que precisa! 

Na verdade todo o roteiro ainda está possivel de ser customizado.

E com certeza levarei em consideração o que vocês falarão.

Postado
  • Autor
  • Membros
2 horas atrás, Juliana Champi disse:

Moço do céu... uma coisa é conhecer 3 cidades da Toscana em um dia, outra é passar um único dia em cidades grandes como as que vc inclui! Se vc botar na ponta do lápis vai ver que gastará mais dinheiro e tempo se deslocando do que curtindo... 

Sei que sua questão foi especificamente sobre Bonn / Colonia / Dusseldorf / Essen / Dortmund mas já que colocou o roteiro todo é impossível não dar pitaco, haha! Vou deixar essa dúvida pra quem conhece todas as cidades envolvidas (eu escolheria Colonia, mas não conheço), mas se vc aceita pelo menos uma sugestãozinha a toa, pq vai ficar dia 28 em Frankfurt? Eu ficaria apenas o dia da chegada mesmo e ganharia esse dia no roteiro, certamente colocando ele em Amsterdã!

Na verdade a minha questão é o roteiro inteiro. Eu foquei mais naquelas cidades alemãs pq realmente existe uma forte dúvida no ar em relação a elas ahahha

Sobre Frankurt, posso tirar sim o dia 28, incluindo a mais em Amsterdã (sua sugestão), Madrid ou Barcelona. Não tem problema nenhum em fazer esses ajustes no roteiro, quero é montá-lo para sair da melhor forma possível. 

Postado
  • Membros

É uma grevinha na DB ou na SNCB, uma nevasquinha a toa e vai todo o roteiro para o buraco. Nem Suíço faz relógio tão apertado assim.

Eu deixaria Frankfurt  (já que chega por lá), Colônia, Amsterdam, Antuérpia, Brugges e Ghent (uma do lado da outra mesmo), Bruxelas, Barcelona e Madrid e assim mesmo está puxado.

Não se fie nos trens. Eles são bons mas cara, europeu adora uma greve, ainda mais em época de feriado/festas. Não tem nada melhor para colocar pressão nos governos/empresas. Ademais, parece que não mas atrasam. Sair de Lille para chegar em BRU de manhã? Nem se pegar o Eurostar.

Menos é mais, tenha certeza.

Postado
  • Membros

Rapaz, está bem corrido, São 11 cidades diferentes de hospedagem para 17 dias , ou seja a cada 3 dias estará em 2 hotéis diferentes.
Tem uma grande diferença de fazer bate-volta em cidades pequenas do que se hospedar e passear em cidades grandes, você não está contando o tempo do trajeto + chegada: Fazer check-out, ir a estação, pegar trem, chegar no destino, chegar no hotel, fazer check-in. Isso consome bastante tempo e energia, logo você terá a sensação que estará mais tempo fazendo isso que passeando de fato.

Frankfurt eu deixaria apenas para o primeiro dia, mesmo que chegue cansado, a cidade não tem muita coisa turística para ver (sou suspeito, moro em Frankfurt), logo mesmo com final da tarde te dará tempo de ver o centro dela.

A região de Colônia é uma região industrial da Alemanha, por isso que é cheio de cidades grandes uma perto das outras, porém, a não ser que vá estudar/morar, não tem muito o que fazer, pois não tem muito atrativo turístico, exceto pela Catedral de Colônia. Mas, não precisa tirar do roteiro, fique duas noites nela, o primeiro conheça a cidade, o segundo vá pra Aachen e Monschau, fica perto com a divisa da Bélgica.

Na Holanda ficaria apenas em Amsterdam, e faria um bate-volta em Rotterdam, pois não tem tempo hábil de conhecer Amsterdam em um dia e meio, ainda mais pegando o feriado do primeiro dia do ano, tudo fechado, e acrescentaria outro dia. Se achar muitos dias, pode fazer outro bate-volta para uma cidade perto, como Haia ou Utrecht
Na Bélgica iria direto para Bruxelas ficar hospedado por 4 noites, cada dia dá para visitar uma cidade por perto, Brugges, Ghent e Antuérpia, elas são 1h de distância, não vale a pena ter todo o trabalho de ficar levando mala, achar hotel, check-in, etc para cada cidade. Depois segue então para Barcelona e Madrid, divide os dias não alocados entre as duas:
27 - Frankfurt
28/29 - Köln
30/31/01/02 - Amsterdam
03/04/05/06 - Bruxelas
07/08/09 - Barcelona
10/11/12/13 - Madrid
perto de Madrid tem cidades como Toledo e Segóvia caso se canse da capital.

Só lembrando, você estará indo nas semanas com dias mais curtos do ano. O Sol se põe as 16:30 e nasce as 08:00 na região da Alemanha/Holanda/Bélgica. Sem contar o tempo que estará bem frio e possível chuva/neve. Não tem como ter o mesmo proveito como fosse verão, pois é cansativo sair andando no frio e escuro o dia todo

Postado
  • Membros
11 horas atrás, brunosilva20 disse:

Na verdade todo o roteiro ainda está possivel de ser customizado.

E com certeza levarei em consideração o que vocês falarão.

Fico feliz que tenha dado essa abertura kkkk mas por exemplo, aqui nesse fórum já apareceu relato de pessoas fazendo 'bate e volta' de Paris a Londres (!) Na minha opinião um bate e volta em LONDRES hahahaha não deveria nem ser cogitado pois é uma cidade que fiquei 5 dias inteiros e ainda ficaria mais porque tem muito mais coisa pra se ver. Mas cada um cada um... E com esse exemplo quero dizer que 'tudo é possível' se vc querer. Pode ser que vc tenha um interesse específico numa cidade e só vai lá pra ver isso e ir embora, por exemplo, ver um monumento ou um museu que era seu objetivo, tirar um foto e ir embora satisfeito. 

De qualquer forma, achei excelente as sugestões do Davi ai em cima considerando também a época do ano que você vai! Isso tbm deve ser colocado na balança, ainda mais se vc for muito friorento kkkkk de qualquer forma, desejo boa viagem!

Postado
  • Autor
  • Membros
10 horas atrás, pmichelazzo disse:

É uma grevinha na DB ou na SNCB, uma nevasquinha a toa e vai todo o roteiro para o buraco. Nem Suíço faz relógio tão apertado assim.

Eu deixaria Frankfurt  (já que chega por lá), Colônia, Amsterdam, Antuérpia, Brugges e Ghent (uma do lado da outra mesmo), Bruxelas, Barcelona e Madrid e assim mesmo está puxado.

Não se fie nos trens. Eles são bons mas cara, europeu adora uma greve, ainda mais em época de feriado/festas. Não tem nada melhor para colocar pressão nos governos/empresas. Ademais, parece que não mas atrasam. Sair de Lille para chegar em BRU de manhã? Nem se pegar o Eurostar.

Menos é mais, tenha certeza.

Excelente amigo, sua sugestão tá na mesma linha das demais. Irei seguir.

Postado
  • Autor
  • Membros
4 horas atrás, rafa_con disse:

Fico feliz que tenha dado essa abertura kkkk mas por exemplo, aqui nesse fórum já apareceu relato de pessoas fazendo 'bate e volta' de Paris a Londres (!) Na minha opinião um bate e volta em LONDRES hahahaha não deveria nem ser cogitado pois é uma cidade que fiquei 5 dias inteiros e ainda ficaria mais porque tem muito mais coisa pra se ver. Mas cada um cada um... E com esse exemplo quero dizer que 'tudo é possível' se vc querer. Pode ser que vc tenha um interesse específico numa cidade e só vai lá pra ver isso e ir embora, por exemplo, ver um monumento ou um museu que era seu objetivo, tirar um foto e ir embora satisfeito. 

De qualquer forma, achei excelente as sugestões do Davi ai em cima considerando também a época do ano que você vai! Isso tbm deve ser colocado na balança, ainda mais se vc for muito friorento kkkkk de qualquer forma, desejo boa viagem!

Muito obrigado!! Irei com certeza seguir a dica de vocês, foram unânimes ahahhah

Postado
  • Autor
  • Membros
8 horas atrás, Davi Leichsenring disse:

Rapaz, está bem corrido, São 11 cidades diferentes de hospedagem para 17 dias , ou seja a cada 3 dias estará em 2 hotéis diferentes.
Tem uma grande diferença de fazer bate-volta em cidades pequenas do que se hospedar e passear em cidades grandes, você não está contando o tempo do trajeto + chegada: Fazer check-out, ir a estação, pegar trem, chegar no destino, chegar no hotel, fazer check-in. Isso consome bastante tempo e energia, logo você terá a sensação que estará mais tempo fazendo isso que passeando de fato.

Frankfurt eu deixaria apenas para o primeiro dia, mesmo que chegue cansado, a cidade não tem muita coisa turística para ver (sou suspeito, moro em Frankfurt), logo mesmo com final da tarde te dará tempo de ver o centro dela.

A região de Colônia é uma região industrial da Alemanha, por isso que é cheio de cidades grandes uma perto das outras, porém, a não ser que vá estudar/morar, não tem muito o que fazer, pois não tem muito atrativo turístico, exceto pela Catedral de Colônia. Mas, não precisa tirar do roteiro, fique duas noites nela, o primeiro conheça a cidade, o segundo vá pra Aachen e Monschau, fica perto com a divisa da Bélgica.

Na Holanda ficaria apenas em Amsterdam, e faria um bate-volta em Rotterdam, pois não tem tempo hábil de conhecer Amsterdam em um dia e meio, ainda mais pegando o feriado do primeiro dia do ano, tudo fechado, e acrescentaria outro dia. Se achar muitos dias, pode fazer outro bate-volta para uma cidade perto, como Haia ou Utrecht
Na Bélgica iria direto para Bruxelas ficar hospedado por 4 noites, cada dia dá para visitar uma cidade por perto, Brugges, Ghent e Antuérpia, elas são 1h de distância, não vale a pena ter todo o trabalho de ficar levando mala, achar hotel, check-in, etc para cada cidade. Depois segue então para Barcelona e Madrid, divide os dias não alocados entre as duas:
27 - Frankfurt
28/29 - Köln
30/31/01/02 - Amsterdam
03/04/05/06 - Bruxelas
07/08/09 - Barcelona
10/11/12/13 - Madrid
perto de Madrid tem cidades como Toledo e Segóvia caso se canse da capital.

Só lembrando, você estará indo nas semanas com dias mais curtos do ano. O Sol se põe as 16:30 e nasce as 08:00 na região da Alemanha/Holanda/Bélgica. Sem contar o tempo que estará bem frio e possível chuva/neve. Não tem como ter o mesmo proveito como fosse verão, pois é cansativo sair andando no frio e escuro o dia todo

Poxa Davi, muito obrigado por tanta dica bacana. Irei com certeza seguir. Nessas horas, contando com tantos viajantes frequentando o fórum, é hora de "abaixar a orelhinha" e confiar no bom senso de vocês. Irei com certeza levar em consideração e reformular. Fiquei alguns anos afastado de viagens grandes e talvez a ânsia de conhecer muita coisa tenha pesado ahahaha 

 

De fato, viajar na Toscana é outra realidade. Cidades distantes 10km uma das outras, algumas com 3 mil habitantes, eu "zerei" a cidade em 2hr hehehe muito obrigado mais uma vez.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.