Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado
Em 06/05/2025 em 08:13, Alan Rafael Kinder disse:

Complementando a posição do Luiz, acredito que nesse momento deverias levar dólares americanos (USD) - em um cartão multimoeda ou em espécie (sugiro ambos).

Quanto ao cartão, não vejo necessidade de abastecê-lo agora - faça isso conforme demanda (por exemplo, se hoje você precisar de 100 USD, faça um PIX pela manhã adicionando estes créditos à carteira). O motivo disso é que a moeda não renderá (ou muito pouco) parada lá, e o risco de carregar a carteira antes da viagem (estimando o valor) é que poderá restar saldo, qual ficará parado (e se perde dinheiro ao reconverte-lo para BRL). Claro, cada situação é diferente, talvez para você minhas dicas não sirvam...

Na minha última viagem para lá levei 200 USD em espécie como segurança (isso para um grupo de quatro pessoas) - usamos esse saldo apenas em situações quais não era possível utilizar cartão multimoeda (muito raro).

Tive a oportunidade de conhecer a Patagônia Argentina (especificamente El Calafate e El Chaltén) em fevereiro/2020, e fiz a mesma viagem em novembro/2023 - e nisso percebi a volatilidade da economia argentina.

Em 2020 tudo estava absurdamente barato, e o mais eficiente (economia e praticidade) foi utilizar Pesos Argentinos (ARS) em espécie.

Em 2023 continuava muito barato, todavia utilizar USD se mostrou mais eficiente (isso em cartão multimoeda ou até mesmo crédito, devido ao favorecimento do câmbio MEP na época).

Desde o início do governo Milei (a partir de 2024), a economia argentina está passando por mudanças intensas, quais para nós não foram benéficas (se antes pagávamos menos da metade por algo, hoje pagamos mais que o dobro, beirando ao triplo). Esse cenário implica no uso de USD para maior economia.

Apenas como comparativo, para teres ideia, em 2020 eu pagava de 9 BRL a 12 BRL por um pint de chopp (meio litro) em El Chaltén (que é o lugar mais caro, devido ao isolamento). Em 2024 meu irmão esteve lá e pagou cerca de 30 BRL pelo mesmo chopp. Esses números consideram a variação da moeda (desvalorização do BRL em relação do USD, valorização artificial do ARS em relação ao USD) - ficou realmente bem mais caro.

Confesso que não tenho acompanhado as notícias da argentina neste ano, então talvez valeria a pena estudar um pouco para buscar uma boa economia.

Abraços!

Sempre que fui pra Bariloche levava dólares e trocava nas casas de câmbio paralelas por pesos. Depois de um tempo (fui 3 vezes pra lá em 3 temporadas de inverno) passei a trocar no Western Union que aceitava até Pix! Mas o comércio em geral aceitava REAL num câmbio igual ao câmbio paralelo da época. E ainda usava o cartão de crédito numa boa.

Agora, em Ushuaia, tenho que levar dólares? Tem Western Union lá? Não sei como anda a troca, se ainda tem isso de dólar blue (cotação paralela à oficial).

E pra que usar cartão multimoeda? O que é isso? Cartão de crédito não é melhor?

• Colaboradores
Postado
5 horas atrás, snowboarder disse:

Sempre que fui pra Bariloche levava dólares e trocava nas casas de câmbio paralelas por pesos. Depois de um tempo (fui 3 vezes pra lá em 3 temporadas de inverno) passei a trocar no Western Union que aceitava até Pix! Mas o comércio em geral aceitava REAL num câmbio igual ao câmbio paralelo da época. E ainda usava o cartão de crédito numa boa.

Agora, em Ushuaia, tenho que levar dólares? Tem Western Union lá? Não sei como anda a troca, se ainda tem isso de dólar blue (cotação paralela à oficial).

E pra que usar cartão multimoeda? O que é isso? Cartão de crédito não é melhor?

Opa, bom dia!

Então, só para enfatizar, nunca fui a Ushuaia, e não consegui ir para a Patagônia em 2025.

Ressalto isso pois a economia da Argentina muda a cada ano, de forma que novas estratégias de economia surgem em cada oportunidade.

Nas vezes que fui para El Calafate, algumas lojas (mais caras e no centrinho) aceitavam BRL, todavia a cotação da loja era bem infeliz (o mesmo em El Chaltén, vi que uma e outra loja de lembranças aceitava BRL, de resto nada).

Dito isso, não aconselho ir com BRL como moeda predominante.

Sobre câmbio paralelo (dólar blue ou cotações vantajosas) - até tem um WU em El Calafate, mas as filas eram absurdas... (eu devia ter filmado quando fui em 2023). Lembro que estava passeando pelo centro da cidade, era cerca de 09:30h, e tinha fila que ultrapassava três quarteirões... fiquei imaginando quando todos foram atendidos (e se ainda havia moeda para trocar até lá). Já cheguei a trocar diretamente na minha hospedagem, na cotação do Banco de Lá Nacion, quando estive em El Chaltén, e foi justo para mim (eu precisava apenas de uns 'trocados').

Dito isso, apesar de ter WU em El Calafate (não vi em El Chaltén e não sei de Ushuaia), eu não acho vantajoso condicionar duas ou três horas do meu dia esperando em uma fila para trocar moeda, ainda com o risco de não conseguir, por uma mísera vantagem (sim, pois se fores ver, o dólar blue já não é tão melhor que um câmbio MEP ou mesmo o câmbio oficial).

Fonte: https://www.lanacion.com.ar/dolar-hoy/

Fonte: https://www.westernunion.com/us/es/currency-converter/usd-to-ars-rate.html

É só comparar, vais ver que não vale a pena!

E assim, MUITO IMPORTANTE, essas cotações costumam ser considerando que você estará em Buenos Aires - é super comum encontrar cotações piores conforme tu te afasta da capital (então, lá em baixo, que ultra turístico, certamente não vale a pena trocar).

E por fim, cartão multimoeda é tipo um WISE ou NOMAD, você cria conta em bancos estrangeiros, alimenta-as com a respectiva moeda (por exemplo, nos EUA com USD), e aí usa esse saldo para negociar. Esses cartões aceitam a função crédito (e funciona bem por lá), entretanto uma sacada é transferir conforme acordo entre as partes (comum com hospedagens). Todavia com as mudanças recentes do IOF pelo governo brasileiro, não sei até que ponto tá valendo a pena, tem que fazer os cálculos.

Resumão: leve USD em espécie, um cartão de crédito internacional de cada bandeira (Visa e Mastercard), e um cartão multimoeda (com uns trocados na conta em USD, daí se por ventura precisares mais, basta um PIX para abatecê-lo).

• Gostei! 1
  • Colaboradores
Postado
Em 23/07/2025 em 22:11, luizh91 disse:

Então, depende do que você for fazer em El Calafate.

Se for fazer a navegação Todo Glaciares, somente a empresa Solo Patagônia faz.

Se for fazer alguma atividade no Perito Moreno, como minitrekking ou passeio de barco, somente a Hielo y Aventura faz.

Agora se você for apenas visitar as passarelas do Perito Moreno, diversas agências fazem esse translado.

Eu escrevi um relato da viagem que fiz em janeiro, se quiser dar uma lida: 

Luiz, já estava lendo seu relato em outro momento, mas foi bom você ter postado aqui, porque não tinha lido tudo.

Excelente e bem detalhado!

• Amei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...