Ir para conteúdo
Mochileiros.com
MauroBrandão

Toledo - Perguntas e Respostas

Posts Recomendados

Toledo

[picturethis=http://www.guiasdetoledo.es/images/Catedral.jpg 733 550 Catedral]Toledo é uma pequena cidade medieval com suas ruas estreitas que vale a pena ser visitada a construção do monumento mais importante, a catedral. No século XVI El Greco se fixou em Toledo, onde muitas de suas obras estão conservadas .[/picturethis]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

[picturethis2=http://www.guiasdetoledo.es/images/orgaz.jpg 449 550 El greco]Obra de El Greco. Entierro del Conde de Orgaz[/picturethis2]O detalhe de El Greco é que todos os quadros pintados os personagens tinham os dedos medio e anelar da mão direita grudados.

Compartilhar este post

Link para o post

O Espólio de Cristo é considerado por muitos autores a primeira "obra prima" de El Greco, ousada por tratar de um tema raramente adotado pela arte. El Greco representou Cristo ao centro, vestindo uma ampla túnica vermelha que apreende o olhar do espectador e, desta forma, destaca o personagem em meio à multidão que o cerca. A cor da túnica também tem um grande valor simbólico, na medida em que reafirma o martírio de Cristo

[picturethis=http://www.casthalia.com.br/a_mansao/obras/images/el02.jpg 295 500 Espolio]Como em outras obras do artista, existe aqui uma influência da arte Bizantina no alongamento das figuras, na barba bipartida de Cristo e na sensação de não incidência da gravidade na cena representada. O chão é ausente nesta composição, e se imaginarmos linhas a partir da organização dos elementos da imagem, o pé de Cristo atua como a ponta de um losângulo. Tudo isso instaura instabilidade e movimento à composição e intensifica o valor espiritual da cena. Considerando o contexto maneirista de El Greco, é visível a influência que teve da última fase da Obra de Miguelangelo, na qual o artista preservou a monumentalidade escultural das figuras e agregou a elas forte carga espiritual. O uso confiante das cores vivas, que vem definir o espaço e a dramaticidade da imagem, é influência direta de Tintoretto.[/picturethis]Após a conclusão da obra houve uma disputa entre El Greco e seu patrono, o cônego da Catedral de Toledo, em relação ao preço do trabalho, o que resultou em sua depreciação econômica. Este mesmo cônego relutou em aceitar alguns aspectos da obra que, ao seu ver, afrontavam os preceitos católicos da Contra-Reforma– como a inclusão das Três Marias no meio da multidão (observe o canto inferior esquerdo da obra), e o fato da cabeça de Cristo ter sido colocada abaixo de outras. El Greco se recusou a fazer qualquer alteração na obra, alegando que, depois de iniciada, seria impossível alterá-la. Este foi um dos motivos que contribuiu para o desligamento do artista dos patronos de Toledo.

Crédito wikepedia

Só pela visita a Catedral e ver as obras de El Greco, a viagem a Toledo já vale a pena.

Compartilhar este post

Link para o post

Foto da cidade de Toledo, foi uma das cidades mais lindas que conheci na Espanha

[picturethis=http://ipt.olhares.com/data/big/6/65883.jpg 500 375 Toledo]Toledo Imortal[/picturethis]

Para ir de trem, pegar na estação Atocha. Ou se ônibus, pega na Praça Elipica - Cia Alsa

O ônibus de Madrid até Toledo indo pwlo direto leva aproximadamente uma hora.

Em Toledo você desce na estação de ônibus e lá mesmo vc pode pegar o ônibus línea 5 que te deixará na Praça Zocodover que fica bem no centro histórico.

Compartilhar este post

Link para o post
Suelih    0

Olá Mauro,

tu sabes como ir de Madrid a Toledo de trem, pegas em qual estacao?

nossa viagem ta chegando hein!

abracao

sueli

Compartilhar este post

Link para o post
Gismasil    0

Nhioka2,

Eu fiz este trecho em dezembro último e peguei na Puerta de Atocha direto para Toledo. Tinha vários horários durante o dia, mas não lembro de ter visto linha regional que pára em outras estações.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Suelih    0

Obrigada Gismasil

Penso que só parte da estacao de Atocha, mas este deve ser bastante central, deve ter facil acesso.

tks!

Compartilhar este post

Link para o post
Suelih    0

Mauro opu alguem:

vou de Toledo para Barajas, se o que entendi pelos sites: DESCE em Atocha, pega metro para CUATRO CAMINOS, desce, pega metro para NUEVOS MINISTERIOS, desce, pega metro LINHA 8 e vai para Barajas.

isto procede?

vou chegar em Atocha as 13h, será que tenho tempo suficiente para pegar o voo das 16h????

obrigada

sueli

Mauro, valeu a dica dos afrescos de dentro da Catedral, nao vou perder!!

Compartilhar este post

Link para o post

Nhioka2 coloquei aqui o site do metrô para ficar mais fácil de consultar. clique aqui

Eu não sou mineiro mas prefiro chegar umas 4 horas antes devido a fila. O caminho escolhido pelo metrô procede, é isto mesmo.

Como vc vai chegar na Estação de atocha e pegar o metrô para Barajas eu acho que vc leva uma hora. Por que vc não vai para Toledo um dia antes e reserva o resto do Passeio de Madri no dia da viagem. Madri bem puchado dois dias, sem muito Museu.

E.T. Eu vou ficar num hotel na região de atocha é central.

Compartilhar este post

Link para o post
Suelih    0

Ja salvei o mapa do metro, muito bom.

Mauro, eu ja estarei em Madrid nesse dia, mas quem vem de Toledo para ir direto a Barajas é meu marido. Ele tem compromisso ate o dia do embarque para Paris, entao nos encontraremos em Barajas. Vou passar 3 dias em Toledo depois vou pra Madrid e me encontro com ele no aerop.

Eu vou sair de Puerta de SOl e ele de Toledo.

]tksss!

Compartilhar este post

Link para o post
andreipt    0

Pessoal,

Chego em Madri dia 5/set (10h da manhã) e pretendo ir a Toledo dia 8/set no primeiro horário da manhã (ficar 2 dias e meio em Madri e 1 dia inteiro em Toledo). Qto tempo leva esse trecho Madri-Toledo de metrô (trem)?

Penso em dormir 1 noite em Toledo e dia 9 bem cedo ir para Barcelona (que já tenho reservas começando no dia 9/set).

Vcs acham que essa é a melhor alternativa?? Alguma sugestão??

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Tem informações no tópico Roteiros Meios de Transporte e no Guia de Informações sobre o assunto, a Toledo levar uma hora aproximadamente, o ideal é ir e voltar no mesmo dia.

Compartilhar este post

Link para o post

Gente,

Vai ser minha primeira vez na Espanha. Infelizmente por conta de de tempo e $$ não vou poder conhecer Madri, Barcelona e Ibiza como eu queria.

Gostaria da sugestão de vcs de qual é mais interessante para visitar primeiro?

Obrigada!

Carol

Compartilhar este post

Link para o post

Toledo de fato eh uma cidade maravilhosa. Me fez lembrar um pouco Verona. Tem as mesmas caracteristicas da cidade medieval italiana.

Pra quem vai de Madrid, a dica é ir de carro. Se vai em grupo eh melhor ainda. A estrada eh facil. Saindo de Madrid eh soh pegar a A42, tem varias placas de sinalizaçao a partir do centro de Madrid. Caso contrario, eh possivel ir de trem e onibus. De trem voce sai pela Renfe da Estaçao Atocha.

SE voce vai num feriado, compre seus bilhetes com antecedencia. Cheguei antes de ontem (sexta-feira santa) antes de embarque e nao tinha mais lugares, somente na parte da tarde.

Eh facil alugar um carro. Um Smart pode ter uma diaria de ate 35€. Um carro maior custa aproximadamente 50.

Chegue cedo na cidade, assim poderas aproveitar bem o passeio. Va ao mirante, a visao da cidade eh deslumbrante. Se nao fores de carro, tem um trenzinho que leva até la.

Ja dentro da cidade, nao deixe de visitar as igrejas, monasterios e a catedral. O que vc mais vai ver eh arte. Obras de Goya e principalmente de El Greco em toda cidade. As ruas sao estreitas, mas atraves de um mapa que vc pega no Centro de Informaçoes na entrada da cidade, é possivel identificar todas as ruas e os pontos turisticos.

Este é um otimo passeio que voce pode fazer com calma em um dia.

Compartilhar este post

Link para o post
C.Almeida    0

Ola Pessoal...

Gostaria de saber se alguem já fez o trajeto de Madri - Toledo de carro? E se vale a pena, pois sei que há um trem que sai de Madri e que leva uns 30 minutos até Toledo, mas estava pensando em ir de carro, o que vcs acham???

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora