Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

MauroBrandão

Toledo - Perguntas e Respostas

Posts Recomendados

Toledo

[picturethis=http://www.guiasdetoledo.es/images/Catedral.jpg 733 550 Catedral]Toledo é uma pequena cidade medieval com suas ruas estreitas que vale a pena ser visitada a construção do monumento mais importante, a catedral. No século XVI El Greco se fixou em Toledo, onde muitas de suas obras estão conservadas .[/picturethis]

Compartilhar este post


Link para o post

[picturethis2=http://www.guiasdetoledo.es/images/orgaz.jpg 449 550 El greco]Obra de El Greco. Entierro del Conde de Orgaz[/picturethis2]O detalhe de El Greco é que todos os quadros pintados os personagens tinham os dedos medio e anelar da mão direita grudados.

Compartilhar este post


Link para o post

O Espólio de Cristo é considerado por muitos autores a primeira "obra prima" de El Greco, ousada por tratar de um tema raramente adotado pela arte. El Greco representou Cristo ao centro, vestindo uma ampla túnica vermelha que apreende o olhar do espectador e, desta forma, destaca o personagem em meio à multidão que o cerca. A cor da túnica também tem um grande valor simbólico, na medida em que reafirma o martírio de Cristo

[picturethis=http://www.casthalia.com.br/a_mansao/obras/images/el02.jpg 295 500 Espolio]Como em outras obras do artista, existe aqui uma influência da arte Bizantina no alongamento das figuras, na barba bipartida de Cristo e na sensação de não incidência da gravidade na cena representada. O chão é ausente nesta composição, e se imaginarmos linhas a partir da organização dos elementos da imagem, o pé de Cristo atua como a ponta de um losângulo. Tudo isso instaura instabilidade e movimento à composição e intensifica o valor espiritual da cena. Considerando o contexto maneirista de El Greco, é visível a influência que teve da última fase da Obra de Miguelangelo, na qual o artista preservou a monumentalidade escultural das figuras e agregou a elas forte carga espiritual. O uso confiante das cores vivas, que vem definir o espaço e a dramaticidade da imagem, é influência direta de Tintoretto.[/picturethis]Após a conclusão da obra houve uma disputa entre El Greco e seu patrono, o cônego da Catedral de Toledo, em relação ao preço do trabalho, o que resultou em sua depreciação econômica. Este mesmo cônego relutou em aceitar alguns aspectos da obra que, ao seu ver, afrontavam os preceitos católicos da Contra-Reforma– como a inclusão das Três Marias no meio da multidão (observe o canto inferior esquerdo da obra), e o fato da cabeça de Cristo ter sido colocada abaixo de outras. El Greco se recusou a fazer qualquer alteração na obra, alegando que, depois de iniciada, seria impossível alterá-la. Este foi um dos motivos que contribuiu para o desligamento do artista dos patronos de Toledo.

Crédito wikepedia

Só pela visita a Catedral e ver as obras de El Greco, a viagem a Toledo já vale a pena.

Compartilhar este post


Link para o post

Foto da cidade de Toledo, foi uma das cidades mais lindas que conheci na Espanha

[picturethis=http://ipt.olhares.com/data/big/6/65883.jpg 500 375 Toledo]Toledo Imortal[/picturethis]

 

Para ir de trem, pegar na estação Atocha. Ou se ônibus, pega na Praça Elipica - Cia Alsa

 

O ônibus de Madrid até Toledo indo pwlo direto leva aproximadamente uma hora.

Em Toledo você desce na estação de ônibus e lá mesmo vc pode pegar o ônibus línea 5 que te deixará na Praça Zocodover que fica bem no centro histórico.

Compartilhar este post


Link para o post

Olá Mauro,

tu sabes como ir de Madrid a Toledo de trem, pegas em qual estacao?

nossa viagem ta chegando hein!

abracao

sueli

Compartilhar este post


Link para o post

Nhioka2,

Eu fiz este trecho em dezembro último e peguei na Puerta de Atocha direto para Toledo. Tinha vários horários durante o dia, mas não lembro de ter visto linha regional que pára em outras estações.

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post

Obrigada Gismasil

Penso que só parte da estacao de Atocha, mas este deve ser bastante central, deve ter facil acesso.

tks!

Compartilhar este post


Link para o post

Mauro opu alguem:

vou de Toledo para Barajas, se o que entendi pelos sites: DESCE em Atocha, pega metro para CUATRO CAMINOS, desce, pega metro para NUEVOS MINISTERIOS, desce, pega metro LINHA 8 e vai para Barajas.

isto procede?

 

vou chegar em Atocha as 13h, será que tenho tempo suficiente para pegar o voo das 16h????

obrigada

sueli

 

Mauro, valeu a dica dos afrescos de dentro da Catedral, nao vou perder!!

Compartilhar este post


Link para o post

Nhioka2 coloquei aqui o site do metrô para ficar mais fácil de consultar. clique aqui

Eu não sou mineiro mas prefiro chegar umas 4 horas antes devido a fila. O caminho escolhido pelo metrô procede, é isto mesmo.

 

Como vc vai chegar na Estação de atocha e pegar o metrô para Barajas eu acho que vc leva uma hora. Por que vc não vai para Toledo um dia antes e reserva o resto do Passeio de Madri no dia da viagem. Madri bem puchado dois dias, sem muito Museu.

E.T. Eu vou ficar num hotel na região de atocha é central.

Compartilhar este post


Link para o post

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.




×
×
  • Criar Novo...