Ir para conteúdo

[Patagônia] Roteiro Chile + Argentina (Novembro - 18 dias)

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

E ae, pessoal!

Espero que estejam bem!

Gostaria de compartilhar o roteiro que desenhei para novembro deste ano pela Patagônia chilena e argentina por 18 dias.

Sempre vale mencionar que li diversos relatos por aqui e que me inspirei nos roteiros, sugestões e dicas compartilhadas por muitos de vcs. Então, obrigada! 🤗

Dia 1
Manhã: vôo São Paulo > Santiago > Punta Arenas
Tarde: conhecer cidade

Dia 2
Manhã: passeio 1/2 dia
Tarde: ônibus Punta Arenas > Puerto Natales

Dias 3 e 4
Trilha até Base de Torres del Paine
Excursão a Torres del Paine + navegação lago Grey

Dia 5
Manhã: ônibus Puerto Natales > El Calafate
Tarde: conhecer cidade / Museu Glaciarium

Dia 6
Glaciar Perito Moreno + Mini trekking

Dia 7
Manhã: Todos Glaciares
Tarde: ônibus El Calafate > El Chaltén
(aqui não tenho certeza se dará tempo tranquilo. Previsão de terminar o passeio às 15h30 e o último ônibus sai às 18h)

Dias 8, 9, 10, 11 e 12
Trilha Laguna de Los Tres + Laguna Capri
Trilha Glaciar Huemul e Lago del Desierto
Mirador de los Cóndores / Mirador de las Águilas
Trilha Laguna Torre
Trilha Loma del Pliegle Tumbado (talvez)

Dia 13
Manhã: ônibus El Chaltén > El Calafate
Tarde: vôo El Calafate > Ushuaia

Dias 14, 15, 16
Navegação Canal Beagle
Trilha Laguna Esmeralda
Glaciar Martial
Trekking Laguna de Los Tempanos e Glaciar Vinciguerra
Museu Marítimo
Passeio Lagos Escondido e Fagnano (talvez)

Dia 17
Manhã: Parque Tierra del Fuego
Noite: vôo Ushuaia > Buenos Aires

Dia 18
Manhã: vôo Buenos Aires > São Paulo

Algumas considerações:

• Até o momento só comprei as passagens da ida e da volta, então todo o 'recheio' do roteiro consigo mudar.
  • Os passeios descritos são os que quero muito fazer, exceto os que mencionei como 'talvez' (vai depender do meu cansaço e do que posso alterar do roteiro até lá).
  • Alguns passeios sei que são possíveis combinar e fazer no mesmo dia, mas deixei a ordem deles para definir mais pra frente, principalmente aqueles que são fortemente influenciados pelas condições climáticas.

E é isso! Roteiro aberto para pitacos! hauhauahu

Já deixei anotadas todas as sugestões de hospedagem e restaurantes/lojas que fui lendo nos relatos, mas informação nunca é demais! Então se lembrarem de algo, agradeço se também puderem compartilhar mais uma vez!

Obrigada!

Editado por cmori7
  • Gostei! 2
  • Colaboradores
Postado

Oi @cmori7

Acho que o roteiro está bom, mas vou fazer algumas ressalvas:

- No dia 07, o passeio de barco em si realmente acaba por volta das 15:30/16hrs, mas isso ocorre lá no Parque Nacional de Los Glaciares. Ainda há o tempo de deslocamento de volta até El Calafate, que dura cerca de 1 hora. Então, acho bem arriscado ir para El Chaltén neste dia, pois será tudo muito apertado. Sugiro que você vá no dia 08 pela manhã e tire este primeiro dia em Chaltén para se acomodar e fazer os Mirantes de Los Condores e Las Aguilas, assim já vai se acostumando com o ritmo das trilhas. O resto das trilhas você vai ajeitando conforme a previsão do tempo (sempre de olho no WINDGURU!)

- Ainda em El Chaltén, dá para incluir e fazer o Chorillo del Salto em um dia que estiver muito cansada ou na volta do Lago Del Desierto. Não é uma trilha imperdível, mas uma atração a mais.

- Uma outra sugestão: você pode trocar as ordens dos passeios em Calafate e fazer primeiro o Todo Glaciares e depois o Perito Moreno. Vou explicar o porquê: o passeio Todo Glaciares é ótimo e te fornece um primeiro contato com os glaciares, já que ele faz o trajeto até Upsala e Spegazzini passando em meio aos icebergs. Porém, o Perito Moreno é imponente, majestoso. Acredito que o impacto do Todo Glaciares não vá ser tão grande se você fizer o Perito Moreno primeiro, pois já terá feito a cereja do bolo. Então, acho que a ordem Todo Glaciares > Perito Moreno seja melhor. Isso até garante a sua ida pra Chaltén obrigatoriamente no dia 8, já que o passeio do Perito Moreno dura mais que o Todo Glaciares.

- No dia 13, você pode aproveitar a chegada em Ushuaia para ir em algum museu (Maritino, Fin del Mundo), pois os dias já serão longos e o sol só se põe depois das 21hrs.

Acho que é isso. Todos os pontos principais para visitar estão na sua lista, então, sua viagem será incrível!

• Gostei! 1
  • Colaboradores
Postado (editado)

Bom dia @cmori7, espero que estejas bem!

Notei que teu roteiro, para 18 dias, está bem engessado (o que não é um problema), só destaco que talvez nem tudo saia exatamente como previsto, então é sempre bom pensar o que disso tudo você estaria mais disposta a abrir mão (caso surja a necessidade).

Eu costumeiramente faço roteiros engessados, mas tenho o hábito de alternar a cada 03/04 dias de viagem uma atração menos importante (para caso eu precise urgentemente de uma folga, eu possa simplesmente 'abrir mão' sem sentir estar perdendo algo essencial).

20 horas atrás, cmori7 disse:

Dia 7
(aqui não tenho certeza se dará tempo tranquilo. Previsão de terminar o passeio às 15h30 e o último ônibus sai às 18h)

Como o @luizh91 pontuou, possivelmente não conseguirás fazer o deslocamento rodoviário entre El Calafate e El Chaltén neste dia.

Nesse sentido, é possível que fiques por mais uma fração de dia em El Calafate - logo podes, caso estejas disposta, fazer uma caminhada um pouco mais longa até a beira do Lago Argentino, e fazer a Laguna Nimez (eu fiz essa caminhada nas duas oportunidades que estive por lá, pois acho agradável perambular pelas quadras, vendo um pouco daquilo que foge da avenida principal).

Sei que já deixaste meio dia para passear por El Calafate, mas se observares pelo Google Maps, notarás que minha indicação é relativamente longe do 'centrinho' - e vai por mim, tudo demora mais do que tu imagina, você sempre acabará permanecendo alguns minutos mais aqui ou ali, e assim o tempo vai passando.

20 horas atrás, cmori7 disse:

Dias 8, 9, 10, 11 e 12
Trilha Laguna Torre

Agora sobre El Chaltén, considerando que possivelmente não conseguirás estar na cidade no dia 07, estarás chegando aí pelas 10:00 horas na rodoviária (no dia 08), e aí terás que ir até sua hospedagem para fazer os trâmites de check-in (isso aí te tomará quase 01:00 hora - deslocamento, procedimentos, instalar-se brevemente). Dito isso, eu não faria uma refeição pesada, e engataria logo uma trilha média - como a Laguna Torre (apenas se não quiseres fazer a Loma del Pliegle Tumbado).

Naturalmente eu sempre indicarei fazer a Loma del Pliegle Tumbado, pois ela possibilita ver o vale qual o sendero da Laguna Torre culmina - e isso de cima, em um panorama extraordinário. É possível faze-la começando antes do meio dia sem muito estresse (salvo se fores muito lenta em trilhas) - estarás de volta até as 19:00 horas (que ainda é bem claro).

Não sei se estás considerando pegar o transfer até a ponte de ferro (sendero Pilar, acesso alternativo para a Laguna de Los Tres), mas indico fortemente essa opção. Além de repetires muito menos trilha (pois vindo da cidade você passará pelo mesmo sendero), possibilita conhecer o Glaciar Piedras Blancas (de longe), mas qual você não veria de outra forma.

Lembrando que se precisares de transfer, terás que se antecipar com as reservas em ao menos um dia.

Dito isso tudo, resumo:
8º dia - Chegando às 10:00h em El Chaltén, início da trilha Laguna Torre + Mirador Maestri OU Loma del Pliegle Tumbado (efetuar as reservas de transfer do próximo dia).
9º dia - Laguna de Los Tres, pelo acesso alternativo do Sendero Pilar (mediante transfer), retornando pela Laguna Capri.
10º dia - Laguna Huemul (acesso privado, pago no guichê) e Lago del Desierto (mediante transfer), será um dia mais leve, oportunidade para descansar dos dias anteriores.

A partir daqui, tu já vai saber se tem ainda disposição para encarrar mais umas trilhas mais elaboradas, ou se preferirá ir mais 'de boas' para não prejudicar o restante da viagem por Ushuaia.

Caso queiras algo mais leve:
11º dia - Mirador de Las Águilas e Los Condores (tentando sair bem cedinho para escapar do ingresso, ou tanto faz). Este circuito é super tranquilo, inicia com uma subida mais pegada, mas depois é muito, mas muito, de boas. Então se a intenção é relaxar, sugiro ir com calma, aproveitando cada panorama, se permitindo sentar perto dos mirantes e curtir o momento (e usando uma boa touca, porque tem bastante vento neles). Ainda assim restará muitas horas no teu dia, qual tu poderás caminhar até o outro canto da cidade e fazer o caminho até o Chorillo del Salto, ou permanecer na cidade passeando (também é um boa, eu ao menos gosto dessa vibe).
12º dia - Para fechar com chave de ouro, eu indicaria gastar um pouco mais e fazer a Laguna Azul/Laguna Verde na Estancia Los Huemules (privado, necessário adquirir entrada antecipada pelo site). É um trajeto sem desafio, e proporciona panoramas que fogem daquele visto nas trilhas comuns da cidade. Inclusive, por ser uma área menos frequentada, tu verás muito mais fauna (eu cheguei a ver rastros de huemuls indo até a Playita). Como é algo que depende de transfer, você será levada e buscada nos horários combinados.

Agora, se tens vontade de aproveitar mais intensamente os dois últimos dias:
11º dia - Especialmente se você fez a Loma del Pliegle Tumbado no primeiro dia em El Chaltén (e desta forma sequer passou pelo sendeiro Torre), indico fazeres a conexão Madre y Hija, qual te levará até esses dois lagos enormes e lindos. A trilha inicia pelo sendero Torre, todavia em determinado ponto você pegará uma conexão (que inicia bem íngreme, é exaustiva), e depois se torna plana até as lagoas, e segue até quando conecta no sendero Capri (que é aquele que fizesse no dia da Laguna de Los Tres), fazendo-a retornar pela mesma trilha até a cidade - entretanto dessa vez, como tu retornou pela Laguna Capri na primeira oportunidade, dessa vez sugiro fazeres pelo Mirador Fitz Roy (que é um caminho alternativo, pouco mais íngreme). Esse é um trajeto prolongado, mas qual achei muito satisfatório. Fiz nas duas ocasiões que estive lá.
12º dia - Novamente, como na proposta 'mais leve', indico fazeres a Estancia Los Huemules, mas incluindo, além da Laguna Azul/Laguna Verde, o caminho mais prolongado até a Laguna del Diablo, qual termina próxima (todavia do outro lado do rio) onde fica o Entreposto Cagliero (mas tu consegues chegar até ele, caso queiras). Nessa opção, você caminhará alguns quilômetros a mais, mas poderás ver ainda mais da fauna.

E é isso aí, espero ter contribuído.
São apenas sugestões, o teu roteiro está bacana, e é você que saberá o que desejas aproveitar nesses dias!
Meu intuito é apenas otimizar teu tempo e as oportunidades, pois lembro-me que foi um grande desafio montar o roteiro da minha primeira ida até lá (não fazem tantos anos, mas a quantidade de informação naquela época não chegava a 10% do que tem hoje).

Editado por Alan Rafael Kinder
  • Gostei! 1
  • Membros
Postado

Eu achei o roteiro bom, fiz algo semelhante em 2023, mas fui De Santiago direto para Puerto Natales e fiquei 2 dias, depois fui pra El Calafate e El Chalten e por ultimo Ushuaia.

Quando fiz todos os glaciares retornei a cidade por volta das 19:00, porque tem todo o tempo de sair do barco, todo mundo entra, e a van vai parando para devolver o pessoal, até chegar no centro já se foi o dia.

• Obrigad@! 1
  • Membros
Postado
Em 06/07/2025 em 12:04, cmori7 disse:

E ae, pessoal!

Espero que estejam bem!

Gostaria de compartilhar o roteiro que desenhei para novembro deste ano pela Patagônia chilena e argentina por 18 dias.

Sempre vale mencionar que li diversos relatos por aqui e que me inspirei nos roteiros, sugestões e dicas compartilhadas por muitos de vcs. Então, obrigada! 🤗

Dia 1
Manhã: vôo São Paulo > Santiago > Punta Arenas
Tarde: conhecer cidade

Dia 2
Manhã: passeio 1/2 dia
Tarde: ônibus Punta Arenas > Puerto Natales

Dias 3 e 4
Trilha até Base de Torres del Paine
Excursão a Torres del Paine + navegação lago Grey

Dia 5
Manhã: ônibus Puerto Natales > El Calafate
Tarde: conhecer cidade / Museu Glaciarium

Dia 6

Dia 7

Dias 8, 9, 10, 11 e 12
Trilha Laguna Torre

Dia 13
Manhã: ônibus El Chaltén > El Calafate
Tarde: vôo El Calafate > Ushuaia

Dias 14, 15, 16
Navegação Canal Beagle
Trilha Laguna Esmeralda
Glaciar Martial
Trekking Laguna de Los Tempanos e Glaciar Vinciguerra
Museu Marítimo
Passeio Lagos Escondido e Fagnano (talvez)

Dia 17
Manhã: Parque Tierra del Fuego
Noite: vôo Ushuaia > Buenos Aires

Dia 18
Manhã: vôo Buenos Aires > São Paulo

Algumas considerações:

• Até o momento só comprei as passagens da ida e da volta, então todo o 'recheio' do roteiro consigo mudar.
  • Os passeios descritos são os que quero muito fazer, exceto os que mencionei como 'talvez' (vai depender do meu cansaço e do que posso alterar do roteiro até lá).
  • Alguns passeios sei que são possíveis combinar e fazer no mesmo dia, mas deixei a ordem deles para definir mais pra frente, principalmente aqueles que são fortemente influenciados pelas condições climáticas.

E é isso! Roteiro aberto para pitacos! hauhauahu

Já deixei anotadas todas as sugestões de hospedagem e restaurantes/lojas que fui lendo nos relatos, mas informação nunca é demais! Então se lembrarem de algo, agradeço se também puderem compartilhar mais uma vez!

Obrigada!

@cmori7 bacana o roteiro pelo que vi, vc só chega em dezembro? Em dezembro estarei em Torres Del paine e depois ushuaia. Vou compartir meu roteiro

Já comprei as passagens, reservado os hotéis, seguro viagem e reservado o carro..Vou com uma amiga

Dia 1 - 21/11
Avião: Curitiba-> El Calalate

Dia 2 - 22/11
Cidade + Lago Argentino 

Dia 3 - 23/11
Minitrekking Perito Moreno
Passarelas + Navegação Barco

Dia 4 - 24/11
Carro: El Calalate -> El Chaltén
Tarde: Mirador de los Condores, Aguilas e Chorillo del Salto

Dia 5 - 25/11
Trekking Fitz Roy + Laguna Capri + Laguna de los três + Laguna Sucia

Dia 6 - 26/11
Trekking Laguna Torre + Laguna Madre + Laguna Hija

Dia 7 - 27/11
Lago del desierto + Glaciar Heamul 

Dia 8 - 28/11
Carro: El chatén -> Puerto Natales

Dia 9 - 29/11
Carro: Torres del Paine - FullDay
Percurso:
1 - Laguna Azul
2 - Cascada Paine
3 - Laguna Amarga
4 - Mirador del Nordensjkold
5 - Mirador Salto Grande
6 - Mirador Cuernos
7 - Hosteria Pehoé
8 - Salto Chico
9 - Mirador Serrano

Dia 10 - 30/11
Trekking Base Torres

Dia 11 - 01/12
Carro: Percurso:
Mirador Glaciar Grey
Mirador Lago Toro
A definir outras lagunas

Dia 12 - 02/12
Carro: Puerto Natales -> Aeroporto el calafate

Dia 13 - 03/12
Trekking Laguna Esmeralda + Laguna Ojo del Albino

Dia 14 - 04/12
Trekking Glaciar Vinciguerra + Laguna de Los Témpanos

Dia 15 - 05/12
Glaciar Martial 

• Membros
Postado

Oioi, @luizh91

Em 06/07/2025 em 13:40, luizh91 disse:

- No dia 07, o passeio de barco em si realmente acaba por volta das 15:30/16hrs, mas isso ocorre lá no Parque Nacional de Los Glaciares. Ainda há o tempo de deslocamento de volta até El Calafate, que dura cerca de 1 hora. Então, acho bem arriscado ir para El Chaltén neste dia, pois será tudo muito apertado. Sugiro que você vá no dia 08 pela manhã e tire este primeiro dia em Chaltén para se acomodar e fazer os Mirantes de Los Condores e Las Aguilas, assim já vai se acostumando com o ritmo das trilhas. O resto das trilhas você vai ajeitando conforme a previsão do tempo (sempre de olho no WINDGURU!)

Caramba, pode crer, não considerei essa questão da distância e tempo de retorno até a cidade... Já alterei o roteiro aqui para ir até Chatén somente na manhã do dia seguinte!

- Uma outra sugestão: você pode trocar as ordens dos passeios em Calafate e fazer primeiro o Todo Glaciares e depois o Perito Moreno. Vou explicar o porquê: o passeio Todo Glaciares é ótimo e te fornece um primeiro contato com os glaciares, já que ele faz o trajeto até Upsala e Spegazzini passando em meio aos icebergs. Porém, o Perito Moreno é imponente, majestoso. Acredito que o impacto do Todo Glaciares não vá ser tão grande se você fizer o Perito Moreno primeiro, pois já terá feito a cereja do bolo. Então, acho que a ordem Todo Glaciares > Perito Moreno seja melhor. Isso até garante a sua ida pra Chaltén obrigatoriamente no dia 8, já que o passeio do Perito Moreno dura mais que o Todo Glaciares.

Ah, que sugestão foda! Gostei! Não tinha definido necessariamente a ordem ainda, mas já vou deixar esses 2 nessa sequência que recomendou!

- Ainda em El Chaltén, dá para incluir e fazer o Chorillo del Salto em um dia que estiver muito cansada ou na volta do Lago Del Desierto. Não é uma trilha imperdível, mas uma atração a mais.

Sim! Está na lista de "se der tempo/tiver oportunidade, eu vou" hahahaha

- No dia 13, você pode aproveitar a chegada em Ushuaia para ir em algum museu (Maritino, Fin del Mundo), pois os dias já serão longos e o sol só se põe depois das 21hrs.

No 13º dia, devo chegar em Ushuaia perto das 18h. Considerando o tempo de ir do aeroporto até a cidade, depois fazer check-in e me acomodar, eu acho que não daria tempo de fazer uma visita tranquila, pois tenho anotado aqui que o Museo Maritimo fecha às 20h. Mas se sobrar tempo, provavelmente vou aproveitar sim!

Muito obrigada mais uma vez pela ajuda, Luiz!

• Amei! 1
  • Membros
Postado

Oi Alan!

Em 07/07/2025 em 08:39, Alan Rafael Kinder disse:

Notei que teu roteiro, para 18 dias, está bem engessado (o que não é um problema), só destaco que talvez nem tudo saia exatamente como previsto, então é sempre bom pensar o que disso tudo você estaria mais disposta a abrir mão (caso surja a necessidade).

Eu costumeiramente faço roteiros engessados, mas tenho o hábito de alternar a cada 03/04 dias de viagem uma atração menos importante (para caso eu precise urgentemente de uma folga, eu possa simplesmente 'abrir mão' sem sentir estar perdendo algo essencial).

Cara, sim... tb finalizei o roteiro com a mesma sensação... Mas meio que tenho em mente uma ordem de prioridade dos passeios e estou me preparando mentalmente pra lidar com a frustração de ter que abrir mão de algo no meio do caminho.

Como o @luizh91 pontuou, possivelmente não conseguirás fazer o deslocamento rodoviário entre El Calafate e El Chaltén neste dia.

Nesse sentido, é possível que fiques por mais uma fração de dia em El Calafate - logo podes, caso estejas disposta, fazer uma caminhada um pouco mais longa até a beira do Lago Argentino, e fazer a Laguna Nimez (eu fiz essa caminhada nas duas oportunidades que estive por lá, pois acho agradável perambular pelas quadras, vendo um pouco daquilo que foge da avenida principal).

Sei que já deixaste meio dia para passear por El Calafate, mas se observares pelo Google Maps, notarás que minha indicação é relativamente longe do 'centrinho' - e vai por mim, tudo demora mais do que tu imagina, você sempre acabará permanecendo alguns minutos mais aqui ou ali, e assim o tempo vai passando.

Ajustei o roteiro sim:

Dia 6
Todos Glaciares

Dia 7

Dia 8

Ônibus El Calafate > El Chaltén (vi que a primeira saída é às 8h com previsão de chegada às 11h)

O passeio 'Glaciar Perito Moreno + Mini trekking' tem previsão de terminar por volta das 18h. Então sobraria um tempinho para fazer essa caminhada que sugeriu, vou deixar anotado!

Agora sobre El Chaltén, considerando que possivelmente não conseguirás estar na cidade no dia 07, estarás chegando aí pelas 10:00 horas na rodoviária (no dia 08), e aí terás que ir até sua hospedagem para fazer os trâmites de check-in (isso aí te tomará quase 01:00 hora - deslocamento, procedimentos, instalar-se brevemente). Dito isso, eu não faria uma refeição pesada, e engataria logo uma trilha média - como a Laguna Torre (apenas se não quiseres fazer a Loma del Pliegle Tumbado).

Naturalmente eu sempre indicarei fazer a Loma del Pliegle Tumbado, pois ela possibilita ver o vale qual o sendero da Laguna Torre culmina - e isso de cima, em um panorama extraordinário. É possível faze-la começando antes do meio dia sem muito estresse (salvo se fores muito lenta em trilhas) - estarás de volta até as 19:00 horas (que ainda é bem claro).

Minhas considerações pras trilhas em Chatén:

• Penso que o clima pode influenciar muito a experiência, então vou deixar para decidir qual delas fazer com base na previsão do dia (e levando em consideração minha ordem de prioridades);
  • Não sou "trilheira" (hahahah), fiz pouquíssimas na vida embora goste muito da ideia desse tipo de aventura. Estou com altas expectativas mas também com bastante medo de não dar conta de fazê-las. Não tenho problemas com caminhadas; atualmente estou com um condicionamento físico bom e desde que decidi fazer essa viagem, tenho focado os treinos em me preparar ainda mais. Mas mesmo assim, posso acabar exigindo muito do meu corpo e não conseguir fazer todas - ainda mais que seriam trilhas longas em dias consecutivos, uma vez que não deixei muita margem para descanso.

Não sei se estás considerando pegar o transfer até a ponte de ferro (sendero Pilar, acesso alternativo para a Laguna de Los Tres), mas indico fortemente essa opção. Além de repetires muito menos trilha (pois vindo da cidade você passará pelo mesmo sendero), possibilita conhecer o Glaciar Piedras Blancas (de longe), mas qual você não veria de outra forma.

Sim, estou considerando fazer pelo acesso alternativo!

Dito isso tudo, resumo:
8º dia - Chegando às 10:00h em El Chaltén, início da trilha Laguna Torre + Mirador Maestri OU Loma del Pliegle Tumbado (efetuar as reservas de transfer do próximo dia).
9º dia - Laguna de Los Tres, pelo acesso alternativo do Sendero Pilar (mediante transfer), retornando pela Laguna Capri.
10º dia - Laguna Huemul (acesso privado, pago no guichê) e Lago del Desierto (mediante transfer), será um dia mais leve, oportunidade para descansar dos dias anteriores.

A partir daqui, tu já vai saber se tem ainda disposição para encarrar mais umas trilhas mais elaboradas, ou se preferirá ir mais 'de boas' para não prejudicar o restante da viagem por Ushuaia.

Caso queiras algo mais leve:
11º dia - Mirador de Las Águilas e Los Condores (tentando sair bem cedinho para escapar do ingresso, ou tanto faz). Este circuito é super tranquilo, inicia com uma subida mais pegada, mas depois é muito, mas muito, de boas. Então se a intenção é relaxar, sugiro ir com calma, aproveitando cada panorama, se permitindo sentar perto dos mirantes e curtir o momento (e usando uma boa touca, porque tem bastante vento neles). Ainda assim restará muitas horas no teu dia, qual tu poderás caminhar até o outro canto da cidade e fazer o caminho até o Chorillo del Salto, ou permanecer na cidade passeando (também é um boa, eu ao menos gosto dessa vibe).
12º dia - Para fechar com chave de ouro, eu indicaria gastar um pouco mais e fazer a Laguna Azul/Laguna Verde na Estancia Los Huemules (privado, necessário adquirir entrada antecipada pelo site). É um trajeto sem desafio, e proporciona panoramas que fogem daquele visto nas trilhas comuns da cidade. Inclusive, por ser uma área menos frequentada, tu verás muito mais fauna (eu cheguei a ver rastros de huemuls indo até a Playita). Como é algo que depende de transfer, você será levada e buscada nos horários combinados.

Agora, se tens vontade de aproveitar mais intensamente os dois últimos dias:
11º dia - Especialmente se você fez a Loma del Pliegle Tumbado no primeiro dia em El Chaltén (e desta forma sequer passou pelo sendeiro Torre), indico fazeres a conexão Madre y Hija, qual te levará até esses dois lagos enormes e lindos. A trilha inicia pelo sendero Torre, todavia em determinado ponto você pegará uma conexão (que inicia bem íngreme, é exaustiva), e depois se torna plana até as lagoas, e segue até quando conecta no sendero Capri (que é aquele que fizesse no dia da Laguna de Los Tres), fazendo-a retornar pela mesma trilha até a cidade - entretanto dessa vez, como tu retornou pela Laguna Capri na primeira oportunidade, dessa vez sugiro fazeres pelo Mirador Fitz Roy (que é um caminho alternativo, pouco mais íngreme). Esse é um trajeto prolongado, mas qual achei muito satisfatório. Fiz nas duas ocasiões que estive lá.
12º dia - Novamente, como na proposta 'mais leve', indico fazeres a Estancia Los Huemules, mas incluindo, além da Laguna Azul/Laguna Verde, o caminho mais prolongado até a Laguna del Diablo, qual termina próxima (todavia do outro lado do rio) onde fica o Entreposto Cagliero (mas tu consegues chegar até ele, caso queiras). Nessa opção, você caminhará alguns quilômetros a mais, mas poderás ver ainda mais da fauna.

Gostei da sua sugestão dos dias inicias! Casa bem com a priorização que eu tinha em mente.

E vou deixar anotadas as demais sugestões que não havia considerando de ambos os cenários para os dias restantes, decidindo no momento, respeitando meu corpo e considerando a previsão do tempo.

Alan, suas contribuições são sempre muito ricas e detalhadas, muito obrigada mais uma vez!

• Gostei! 1
  • Membros
Postado

Oi, Davi!

Em 07/07/2025 em 09:29, Davi Leichsenring disse:

Eu achei o roteiro bom, fiz algo semelhante em 2023, mas fui De Santiago direto para Puerto Natales e fiquei 2 dias, depois fui pra El Calafate e El Chalten e por ultimo Ushuaia.

Quando fiz todos os glaciares retornei a cidade por volta das 19:00, porque tem todo o tempo de sair do barco, todo mundo entra, e a van vai parando para devolver o pessoal, até chegar no centro já se foi o dia.

Minha primeira opção quando considerei iniciar pelo Chile foi ir direto pra Puerto Natales, mas a passagem estava um pouco mais cara. E como conseguiria conhecer uma cidade a mais - mesmo que por apenas 1 dia - optei pelo trajeto até Punta Arenas mesmo.

Sobre Todos Glaciares, eu realmente não havia considerado esse trajeto todo até de fato estar de volta à cidade. Obrigada por reforçar! Já alterei o roteiro para pegar o ônibus até El Chatén somente na manhã seguinte.

Também sempre vejo tuas contribuições pelo fórum! Então muito obrigada por contribuir com meu roteiro tb!

• Gostei! 1
  • Membros
Postado

Oi, Marcio!

Em 08/07/2025 em 10:02, omarciopereira disse:

@cmori7 bacana o roteiro pelo que vi, vc só chega em dezembro? Em dezembro estarei em Torres Del paine e depois ushuaia. Vou compartir meu roteiro

Acabei não mencionando as datas exatas no roteiro aqui, apenas a contagem dos dias mesmo.

E te respondi lá no seu tópico sobre companhia pra viajar. Depois vou te chamar pra gente ver se coincidimos algum dia na mesma cidade!

Obrigada!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...