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Olá, galera!

Retornei recentemente de uma viagem incrível pela Patagônia Argentina e Chilena, onde visitei El Calafate, El Chaltén, Puerto Natales, Punta Arenas e Ushuaia. No total, foram 17 dias de viagem, entre 21/11 e 07/12, aproveitando cada minuto intensamente. Voltei ao Brasil no dia 07/12 e agora vou contar para vocês como foi essa experiência surreal: dias perfeitos, paisagens absurdas e momentos inesquecíveis. Vou tentar relatar um pouco do que vivi, acompanhado de fotos.

A Patagônia já estava na minha lista de desejos há bastante tempo, principalmente o sonho de conhecer o Fitz Roy. Comecei a me programar para essa viagem cerca de 6 meses antes e fui acompanhado, o que deixou tudo ainda mais especial. Se você tem um sonho de viagem, realize. Não importa como, quando ou com quantas pessoas, realize dentro das suas condições.

Planejamento e roteiro

No geral, percebi que a maioria fazia tudo por agência, com roteiros bem fechados. Eu queria algo diferente: um roteiro mais livre, que me permitisse conhecer o máximo possível da Patagônia, no meu ritmo.

Então comecei a pesquisar preços, passagens e deslocamentos. Foi aí que decidi comprar tudo por conta própria. O roteiro ficou assim:

21/11 – Curitiba ✈ El Calafate (check-in)

22/11 – El Calafate (Minitrekking Perito Moreno, navegação e passarelas)

23/11 – El Calafate (cidade, Lago Argentino, Punta Walichu – reserva arqueológica e natural)

24/11 – El Calafate ➜ El Chaltén (Chorrillo del Salto e Mirador de los Cóndores)

25/11 – El Chaltén (Trekking Laguna Torre)

26/11 – El Chaltén (Trekking Fitz Roy, Laguna de los Tres e Laguna Capri)

27/11 – El Chaltén (cidade e lembrancinhas)

28/11 – El Chaltén ➜ Puerto Natales

29/11 – Puerto Natales (Trekking Base Torres)

30/11 – Puerto Natales (Full day Torres del Paine)

01/12 – Punta Arenas (cidade e Estreito de Magalhães)

02/12 – Puerto Natales ➜ Ushuaia

03/12 – Ushuaia (Trekking Laguna Esmeralda + Ojo de Albino)

04/12 – Ushuaia (Trekking Glaciar Vinciguerra + Laguna de los Témpanos)

05/12 – Ushuaia (Parque Nacional Tierra del Fuego: Laguna Negra, Bahía Lapataia, Laguna Roca, Trilha Costeira e Trem do Fim do Mundo)

06/12 – Ushuaia (cidade e compras)

07/12 – Ushuaia ✈ Curitiba (retorno)

 

Valores e custos

Muita gente comenta que a Argentina está cara — e realmente está. Em alguns aspectos, os preços lembram bastante a Europa.

Alguns exemplos:

Água de 2 litros em El Calafate: cerca de 4.000 pesos argentinos

Dois pães tipo baguete: 2.500 pesos argentinos

Pratos em El Chaltén (cordero ou parrilla): entre 35.000 e 40.000 pesos (aprox. R$ 133)

A gasolina na Argentina era mais barata: em média 1.400 pesos por litro (cerca de R$ 5,33).
Já no Chile, em Puerto Natales e Punta Arenas, o valor era mais alto, em torno de R$ 8,48 por litro.

Por outro lado, achei a comida no Chile mais barata, com pratos em média de 15.000 pesos chilenos (aprox. R$ 90).

Usei somente o cartão Astropay, que tem IOF zerado. Não usei dinheiro em espécie e funcionou em mercados, restaurantes, postos de gasolina e hospedagens.

Peguei uma cotação muito boa:

Argentina: 1 real = 280 pesos argentinos

Chile: 1 real = 178 pesos chilenos

Cheguei a fazer algumas conversões antes da viagem, mas a melhor taxa foi durante o período. No aeroporto de Buenos Aires (Aeroparque), o câmbio estava em torno de 260 pesos, até compensava, mas não precisei usar.

Seguro viagem

Contratei o Allianz Travel por R$ 175,00, não precisei utilizar.

Chip de celular

Comprei um chip em El Calafate por 11.410 pesos argentinos (cerca de R$ 40,75), com 15 GB, ligações ilimitadas e validade de 15 dias. Valeu muito a pena. Usei principalmente para GPS; nas trilhas o sinal é limitado e à noite utilizava o Wi-Fi do hotel.

Hospedagem

El Calafate – Hotel y Cabañas Las Marías
Ótima experiência. Quarto grande, bem ventilado e extremamente limpo. Café da manhã simples, mas aceitável. Lugar tranquilo e silencioso. Dono muito receptivo. Recomendo.

El Chaltén – Posada San Antonio
O quarto era pequeno e tivemos um problema inicial com o ralo do banheiro, que entupia. Tirando isso, o hostel tem um bom espaço para cozinhar, café da manhã muito bom e recepcionistas super atenciosas, sempre explicando sobre as trilhas e a cidade. No geral, foi uma boa experiência.

Puerto Natales – Casa Luna Natales
A hospedagem é excelente, mas tivemos um contratempo: o dono aceitava apenas pagamento em dinheiro, o que não constava no Booking. Chegamos por volta das 17h e tivemos dificuldade para encontrar Western Union aberta. No fim, ele conseguiu uma máquina de cartão. Tirando isso, foi a melhor hospedagem da viagem: quarto grande, suíte com banheira, higiene impecável e uma vista linda para as montanhas. Recomendo muito.

Ushuaia – Hotel Mustapic
Excelente hotel, com vista panorâmica da cidade e das montanhas. Quarto grande, bem aquecido, café da manhã maravilhoso, espaço para trabalhar e possibilidade de guardar malas após o check-out sem custo adicional. Recomendo demais.

Passagens aéreas

Paguei R$ 3.168,00, voando com a Aerolíneas Argentinas:

Curitiba ➜ El Calafate (escala em Buenos Aires – Aeroparque)

El Calafate ➜ Ushuaia

Ushuaia ➜ Curitiba (escala em Buenos Aires – Aeroparque)

Os voos tiveram atrasos de cerca de 2 horas na ida e na volta, mas nada que impactasse o roteiro.

Aluguel de carro

Aluguei com a Always:

11 diárias, Carro automático – Categoria D, Fiat Cronos 1.3 CVT

Valor total: R$ 2.840,00

Caução: 1.000.000 de pesos argentinos (necessário limite no cartão de crédito internacional)

Condutor adicional incluso

Documento para cruzar a fronteira Argentina ➜ Chile (El Chaltén ➜ Puerto Natales)

A locadora fornece o documento impresso, que precisa ser carimbado na fronteira. Não tive nenhum problema com o carro, experiência excelente.
Site: https://www.always.ar/

O que levei

Viajei com uma mala despachada de 23 kg, uma mala de mão de 10 kg e uma mochila de 3 kg. No voo doméstico entre El Calafate e Ushuaia, o limite era 8 kg para a mala de mão, mala de despachar o limite era 15 Kg, mas não pesaram a mala de mão, então foi tranquilo.

Levei roupas e equipamentos adequados para o clima e trilhas: jaqueta impermeável/corta-vento, fleece, pluma, calça impermeável, calça térmica, gorro, luvas, bandanas, botas de trekking, bastões, mochila de 30 L, reservatório de água, protetor solar e labial, power bank, entre outros.
O que senti falta foi um óculos específico para neve, pois o reflexo é muito forte.

Dicas extras

Ingressos: Minitrekking Perito Moreno: 45.000 pesos argentinos, o estudante é somente nacional.

Laguna Torre: chegamos cedo (7h) e o ingresso só aceitava cartão físico ou dinheiro. Havia desconto para duas pessoas se você trouxesse o ingresso do parque nacional dos glaciares. Em vez de pagar 90 mil pesos, pagamos 45 mil pesos.

Fitz Roy: fizemos o amanhecer, então não havia cobrança na portaria.

Estacionamento:
Gratuito e tranquilo tanto para a Laguna Torre quanto para o Fitz Roy, inclusive de madrugada.

Ushuaia:
Para a Laguna Esmeralda, fomos de Uber e combinamos o retorno com o motorista. Ele acabou se tornando nosso guia e nos levou também para trilhas no Parque Nacional Tierra del Fuego. Uma experiência excelente, praticamente como contratar uma agência. Vou deixar o contato dele que permitiu e, recomendo muito o motorista Max telefone +54 9 2901 47 3665, pode chamar ele no WhatsApp e falar que foi o Marcio que recomendou do trekking Laguna Esmeralda e do parque Tierra del Fuelgo. 

Resumo final

Antes da viagem, publiquei no Mochileiros e conheci a @cmori7, que fez um roteiro parecido. Conversamos, combinamos e acabamos nos encontrando durante a viagem. Fizemos juntos o trekking da Laguna Esmeralda e o Parque Nacional Tierra del Fuego. Experiência incrível. Obrigado @cmori7 por compartilhar essa experiência de viagem, ela é testemunha de como estava o clima por lá rsrs...

Pegamos dias perfeitos, com sol e céu azul e no final de viagem peguei neve em Ushuaia. No Brasil, a previsão só indicava chuva. Um dia antes da viagem, parei de olhar o clima. Ao chegar em El Calafate, fui presenteado com um pôr do sol absurdo. O único dia de chuva foi em Punta Arenas, e ainda assim, rápida.

Os próprios moradores dizem que é raro pegar 15 dias seguidos de bom tempo na Patagônia. Tivemos muita sorte, o que deixou a viagem ainda mais especial.

Agora deixo as fotos falarem por mim e tentarem explicar um pouco do que vivi nessa primavera de 2025, entre novembro e dezembro, na Patagônia Argentina e Chilena.

 

 

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Editado por omarciopereira
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  • omarciopereira changed the title to Relato de viagem – Patagônia Argentina e Chilena (15 dias)- Novembro/Dezembro 2025

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