Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Eurotrip 2 / Europa Central / 15 dias / Janeiro-Fevereiro 2027

Postado
  • Membros

No início desse ano, conheci o velho continente... foram 15 dias entre as cidades de Madrid, Roma, Paris e Amsterdâ, além de 10 dias em Porto na casa de um amigo próximo e sua família.

Foi uma viagem em dupla, a ideia inicial seria mochilar, mas acabei juntando mais dinheiro do que imaginava e tive umas mordomias como ficar em hotel e comer em restaurantes na maior parte das refeições. A sensação de escapar do calor INFERNAL do Rio foi libertadora, e conhecer esses lugares, ainda mais.

Para o ano que vem, quero fazer uma viagem explorando mais a parte central da Europa, pegando os países germânicos/eslavos da região. Pensei nesse proto-roteiro (sujeito à mudanças e ajustes):

Munique - 3 dias/noites
Praga - 4 dias/noites
Viena - 4 dias/noites
Budapeste - 3 dias/noites

A ideia é ficar em Hostel (dessa vez sim kkkk) e fazer os roteiros entre-cidade de trem. A escolha de ser em Janeiro/Fevereiro foi proposital. Eu DETESTO o calor, o verão carioca tem tudo para ser INSUPORTÁVEL nessa virada de 26 pra 27 (por causa do "super mega" El Niño que vai acontecer...) e eu AMO o frio. Céu cinza e depressivo? Tô nem aí! Aliás fiquei sabendo que nessa região da Europa o inverno costuma ser bem menos chuvoso em comparação aos países litorâneos da Europa, por ser uma área mais "interiorana". Sei que neve é "loteria climática desfavorável" em cidades de uma forma geral, mas seria bem legal se acontecesse durante a viagem.

Tô pensando em 13 a 15 mil reais para essa viagem (incluindo passagem), e pelo que apurei da minha última experiência e de algumas pesquisas, é viável. No estilo econômico, claro. Transporte público, pular uma ou outra refeição ou procurar coisa barata (acho que em algumas dessas cidades isso não será dificil), pegar uns passeios gratuitos... e por aí vai. O único "luxo" que não vou abdicar é fazer todos os roteiros entre-cidades de trem, e vou tentar pegar trens de manhã para poder aproveitar minimamente os dias de chegada e não tê-los como dias perdidos. Nada que cafeína na veia não resolva em caso de cansaço.

Como ainda sou "aspirante" a mochileiro, ainda tenho algumas dúvidas. Em hostel (compartilhado) costuma ser seguro ou são frequentes furtos? Geralmente o pessoal nos albergues é sociável? Talvez fosse legal pra formar grupos pra passear ou tomar uma cerveja. Vai ser minha primeira viagem "100% livre", então tenho essa curiosidade.

Fico aberto a feedbacks. Pensei em incluir Cracóvia no roteiro, mas aí talvez ficaria fora de mão ou encareceria a viagem dentro do meu "budget", será? Tô aberto a sugestões de viajantes experientes. Ah, terei 24 anos quando for viajar, não sei se isso vai afetar em alguma análise... mas tá aí.

• Respostas 25
  • Visualizações 1.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• pmichelazzo
    pmichelazzo

Você acertou em tudo, inclusive no orçamento para a viagem. Aqui, uma dica: comece a monitorar os preços desde já pois é uma época do ano (Jan/Fev) que as passagens ficam caras. Além disso, ainda temo

• pmichelazzo
    pmichelazzo

Você ainda tem 8 meses até a viagem e, IMHO acho cedo para comprar a passagem. Fiz isso para minha última viagem achando que seria melhor comprar com bastante antecedência e acabei me estrepando. Poré

• pmichelazzo
    pmichelazzo

Agora sim! 6 horas de conexão dá para ir ao centro, almoçar por lá, dar uma batidinha de perna e voltar para o aeroporto. Somente tome cuidado com esse voo de retorno. 15:10 da tarde quer dizer que pr

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Você acertou em tudo, inclusive no orçamento para a viagem. Aqui, uma dica: comece a monitorar os preços desde já pois é uma época do ano (Jan/Fev) que as passagens ficam caras. Além disso, ainda temos a cagada no Oriente Médio que está fazendo o valor dos tickets subirem pacas.

Sobre suas dúvidas:

• Hostels são seguros e poucos são os relatos de furtos. Obviamente que não deve deixar sua mochila aberta com o celular em cima dela dando sopa mas, de resto, é tranquilo mesmo recebendo gente do mundo todo.

• As pessoas nos hostels/albergues/whatever são normalmente sociáveis e vão de encontro ao seu perfil. Muitas delas inclusive vão para hostels não somente por causa de custo, mas também pela sociabilidade. Encontrar gente para tomar cerveja nestes lugares é mais fácil que achar bêbado na esquina. Fique tranquilo (infelizmente não posso estar na viagem pois devo ir para a Ásia, de novo) que não estará sozinho.

• Não inclua a Cracóvia no roteiro. A divisão que fez está muito boa. Acrescentar a Polônia no meio, mesmo parecendo perto, será desperdício de tempo nas outras cidades e aumento dos custoso. Como ainda é "xófen", tem muito o que viajar e ver. Deixe para a próxima e então faça Polônia, Estônia, Letônia e Lituânia. Ficará muito legal.

Somente um adendo: sendo carioca, você certamente não tem roupa para o inverno nesta região da Europa e isso é ótimo. Deixe para comprar em qualquer C&A, Primark ou coisa do tipo pois o valor é muito mais baixo e realmente protegem. T-shirts segunda pele são essenciais para quebrar o vento e frio e se nevar, espere neve mesmo.

Saudações

Postado
  • Autor
  • Membros

Sobre os preços, já coloquei o alerta no Google Flights, gosto que nele eu posso monitorar entre quais dias uma viagem de 15 dias fica mais barata. Por enquanto tá saindo por cerca de R$ 6.000, acha que já seria uma boa mandar bala na agulha? Ida pra Munique e volta de Budapeste. Se for ida e volta pra Munique sai por uns 5.600 reais, será que compensa mais pegar trem/ônibus/vôo de Budapeste pra Munique no último dia pra pegar o vôo de volta?

Eu por acaso tenho agora roupas de inverno por causa da minha Eurotrip no começo desse ano, rs. Comprei tudo na Decathlon de Porto.

Postado
  • Membros

Você ainda tem 8 meses até a viagem e, IMHO acho cedo para comprar a passagem. Fiz isso para minha última viagem achando que seria melhor comprar com bastante antecedência e acabei me estrepando. Porém, é uma loteria, principalmente com a situação do Oriente Médio. Eu, em seu lugar, esperaria mais uns 45 dias para ter uma ideia de como os valores flutuam. Infelizmente eu não tenho uma média histórica do valor para dizer "está bom o preço". Conheço +- os valores do que costumo voar, que é diferente de sua rota mas particularmente estou achando o valor alto. 6K Reais são 1030 Euros e isso é alto para um voo de econômica do Brasil para a Europa, ainda mais para Munique. Se fosse para Tallin, vá lá (numa pesquisa rápida, achei voo por 5.240,00 com a oportunidade de fazer um passeio em Toronto, se tiver visto. Veja a imagem anexa).

Hoje a diferença dos 400 reais são 68 Euros, que pagam uma passagem de trem/ônibus de Budapeste para Munique que custa, em média, 34 Euros (https://www.rome2rio.com/map/Budapest/Munich?route=Train&segment=0&departureDate=2027-01-28 ). Como aparenta gostar, pode ser uma boa devido o seguinte:

• Remove uma conexão da viagem

• Dá um rolê pela paisagem

• Paga o lounge no aeroporto com a diferença

Porém precisa ficar atento com a questão do "acaso". Se perder o trem, se o trem estiver de greve, se bater, se você tiver uma caganeira, etc... você perde o voo em Munique e aí a conta fica mais cara. Como sempre dizemos aqui no fórum, o dia de chegada e o dia de retorno nunca devem ser considerados como "viagem". Na chegada você está um caco e na partida, tem todos estes poréns que precisam ser levados em conta, principalmente se estiver fazendo um trecho que não está coberto ou que não faz parte de seu ticket de voo.

Se fizer este trecho de ônibus, pode ser até melhor pois é coisa de 9 horas de viagem, que pode ir dormindo dentro do busão e economizar uma noite de hospedagem. Fazer as contas, mensurar os "bo's" que podem acontecer, ver o custo de tudo, encadear direitinho os horários e tudo mais, pode fazer com que economize bem. De outro lado, se não quer ter todo este trabalho, é sair de Budapeste mesmo e pau no gato.

Sobre as roupas... eu ri ) Parece aquele camarada que mora no nordeste que vai para São Paulo em Julho e diz a mesma coisa... "tenho roupa". O frio do Porto é "calorzinho" perto do que faz em Munique, Praga e Budapeste. Vai ajudar? Claro. Mas não venha achando que está suave. O período de sua viagem é o mais frio aqui na Europa e na região que vai... já peguei um metro e meio de neve com sensação térmica de -27º

Aproveitando... se puder, procure passagem a partir da segunda quinzena de Janeiro. Até o dia 17+- os preços são sempre altos e depois dessa data, caem bem.

Screenshot.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

Eu cheguei a ver esse vôo com "Stopover" em Toronto e fiquei um pouco tentado, admito kkkk mas talvez encareceria a viagem um pouco (será?), visto que exploraria um pouco pelo dia a cidade canadense e haveria custos adicionais, fora que não tenho visto canadense... Achei esses valores aqui do dia 25 de janeiro até o dia 9 de fevereiro, Rio-Munique e Munique-Rio. Não achei valores absurdos ou fora da realidade, e admito que essa incerteza do Oriente Médio me pega um pouco...
image.png

Sobre as roupas, haha entendi seu ponto, mas eu comprei elas mais mesmo pra visitar a Serra da Estrela (que estava nevando e negativo) e para os outros percursos da mesma viagem (em especial Paris e Amsterdã), comprei até mesmo um ushanka (aquele chapéu russo todo estofado que cobre as orelhas, parece o chapéu do Chaves kkkk) e um super casaco ultra-térmico na Decathlon que é pra aguentar frios desse tipo que acho que vou me deparar na Europa Central (creio eu). Vou até verificar aqui, mas ele era feito pra temperaturas negativas fortes. Também ganhei de presente da minha dinda (que mora em Porto) algumas camisas térmicas (que é pra por por baixo) e meu pai tem uma cacetada de camisa de lã que ele usou em viagens passadas pro frio e que aaacho que servirão... (serviram na Eurotrip de agora)

Editado por Victor A_RM

Postado
  • Autor
  • Membros

image.png

Atualização: percebi que ficaria 1 dia a menos em Budapeste na abrangência que tinha colocado e botei um dia a mais kkkk os preços seguem convidativos. Não sei se diminuirão mais. Peguei ano passado mais ou menos nessa época do ano as passagens de ida e volta para Porto por R$ 5.000 e imagino que seja a mesma "equivalência de valor" visto que Munique é mais longe que Porto. Ainda terei o bônus de fugir do carnaval do Rio (que pessoalmente odeio kkkkk) e chegarei logo depois da quarta de cinzas.

Postado
  • Membros

Pois é, agora sim está ficando mais interessante. 5.2K já está ficando bom.

Quanto a roupa, sim, agora dá para aguentar o tranco ) mas como vai ter que colocar na mala boa parte das coisas, seja criterioso. Passei dois meses no Sudeste Asiático no começo desse ano e cheguei lá com roupa para uma semana e comprei o que precisei lá. Realmente não vale a pena ficar carregando peso desnecessariamente.

É uma pena não ter o visto canadense/americano. Seria uma parada bacana, mesmo o voo até Toronto ser um "pé no saco" pela quantidade de horas e depois, ter outro longo até a Europa mas vale a pena. Fiz isso algumas vezes na Cidade do México e em Nova Iorque e foi proveitoso.

Postado
  • Autor
  • Membros

Fala meu caro! Trago boas notícias. Achei uma passagem por pouco menos de 5 mil reais. Comprei pelo site da LATAM! Vai ter uma longa escala na ida principalmente, mas quem sabe não dá pra dar um pulinho na Gran Vía e dar uma passeada e depois voltar... adorei Madrid! Qualquer coisa tem meu Nintendo Switch e séries baixadas para me entreter, rsrs
image.pngimage.pngimage.png

Postado
  • Membros

Agora sim!

6 horas de conexão dá para ir ao centro, almoçar por lá, dar uma batidinha de perna e voltar para o aeroporto. Somente tome cuidado com esse voo de retorno. 15:10 da tarde quer dizer que precisa estar lá as 13:00 e de Budapeste até Munique é chão )

Postado
  • Membros

O ônibus de Barajas a Atocha demora mais de 40 minutos e terá que esperar a hora dele e,mais, a fila da migração. Última vez que fui a Madrid foi uma espera de 1h.Assim,o tempo será apertado.Sei que são 6h de intervalo,mas desconta 3h pelo menos, 1h de migração, 1h para ir a Atocha e 1h para voltar. Terá um tempinho para andar por perto da estação ponto final do Aerobus,porém vale a pena, pois custava apenas 5 euros, não sei atualmente.

Postado
  • Autor
  • Membros

Valeu pelas dicas galera! Acham que peguei um preço bom? Acho dificílimo aparecer por menos de ~5k em qualquer antecedência...

Janeiro/Fevereiro é baixa temporada lá (creio eu que os hostels e trens estarão mais baratos), mas pra vôos internacionais nem tanto pq tem muito BR (como eu kkkkk) que aproveita as férias de verão pra viajar pro exterior, fora o carnaval também.

Acho que por menos de 5 mil só dá pra pegar em abril/maio ou outubro/novembro... aí é baixa baixa mesmo. Período que 99% da população daqui tá trampando.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.