Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Sudeste Asiático - Setembro 2026 - Avaliação do Roteiro e Sugestões

Postado
  • Membros

Pessoal, estou montando um roteiro para o Sudeste Asiático com previsão de viagem para setembro e gostaria de ouvir a opinião de quem já conhece a região.

Minha principal dúvida é se vale a pena adicionar mais um dia em Ubud para fazer um Day tour  por Tanah Lot, Ulun Danu, Taman Ayun e Jatiluwih, ou se o tempo que reservei para Bali já é suficiente e o roteiro já está bem servido de Templos.

Também gostaria de saber o que vocês acharam do roteiro como um todo. Sei que ele ficou um pouco extenso, mas, pelas minhas pesquisas, a viagem deve acabar ficando um pouco mais barata do que uma Eurotrip. Os voos são mais caros, mas os custos com hospedagem, passeios e alimentação parecem compensar bastante.

Qualquer sugestão, crítica construtiva ou dica de lugares imperdíveis será muito bem-vinda. Agradeço desde já a ajuda de todos

02/09 – Campo Grande → Guarulhos

03/09 – Guarulhos → Singapura

04/09 – Singapura (Chegada)

05/09 – Singapura

06/09 – Singapura → Kuala Lumpur

07/09 – Kuala Lumpur

08/09 – Kuala Lumpur: Batu Caves & City Tour

09/09 – Kuala Lumpur: Day Tour Melaka

10/09 – Kuala Lumpur: Day Tour Cameron Highlands

11/09 – Kuala Lumpur → George Town (Penang)

12/09 – George Town (Penang)

13/09 – George Town → Langkawi

14/09 – Langkawi: Kilim Geoforest Mangrove Safari

15/09 – Langkawi → Bali (Ubud)

16/09 – Ubud: Mount Batur Sunrise Trek & Hot Spring

17/09 – Ubud: City Tour

18/09 – Ubud: ATV & Rafting Adventure

19/09 – Bali (Ubud) → Yogyakarta

20/09 – Yogyakarta: Borobudur & Prambanan Temples

21/09 – Yogyakarta: Jomblang & Pindul Caves

22/09 – Yogyakarta → Surabaya

23/09 – Surabaya → Tumpak Sewu → Bromo (Tour Day 1)

24/09 – Bromo Sunrise Tour → Bondowoso (Tour Day 2)

25/09 – Ijen Blue Fire Trek → Bali (Seminyak) (Tour Day 3)

26/09 – Seminyak

27/09 – Nusa Penida East & West Day Tour

28/09 – Uluwatu, Kecak Dance & Jimbaran

29/09 – Bali (Seminyak) → Labuan Bajo

30/09 – Komodo National Park Day Tour

01/10 – Labuan Bajo → Bali → Singapura → Addis Ababa

02/10 – Addis Ababa → Guarulhos → São Paulo

03/10 – São Paulo

04/10 – São Paulo → Campo Grande

Saída de Campo Grande: 02/09
Retorno a Campo Grande: 04/10
Total: 33 dias de viagem (contando o dia da saída e o dia da chegada).

Por país:
Singapura: 3 noites (04–06/09)

Malásia: 8 noites (06–14/09)
Kuala Lumpur: 4
George Town (Penang): 2
Langkawi: 2

Indonésia: 16 noites (15–30/09)
Ubud: 4
Yogyakarta: 3
Surabaya/Bromo/Ijen: 4
Seminyak: 3
Labuan Bajo (Komodo): 2
São Paulo: 2 noites (01–03/10)

Então, na prática:
33 dias totais
27 noites no Sudeste Asiático
16 noites só na Indonésia, que acabou sendo o foco principal da viagem.

Editado por igorilas

• Respostas 33
  • Visualizações 961
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• pmichelazzo
    pmichelazzo

@igorilas, quando terminar, poste aqui. Adoro ler suas viagens e de @anselmoportes Confesso que não postei roteiro/relato porque a viagem não tem "nada a ver" com mochileiros. Viagem de business class

• pmichelazzo
    pmichelazzo

@igorilas Além das "n" vezes que pela região estive, posso te trazer algumas infos recentes pois passei dois meses por lá no começo desse ano. IMHO o roteiro ficou bom mas precisa de alguns ajustes,

• pmichelazzo
    pmichelazzo

Errrr... perdi alguma coisa? Não existem monções no Sudeste Asiático/Austrália/Oceania? Sério?

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros
2 horas atrás, D FABIANO disse:

@pmichelazzo Não gosta de pagar de bacana como disse ou gosta de likes e sabe que viagem desse tipo não gera like?Eu não estou nem aí,outro dia fui chamado de um adjetivo que já até esqueci por postar isso mesmo e nem ppor isso deixo de fazer o relato da Namíbia e África do Sul,por exemplo, que frequentei restaurantes caros,salas vip e resorts.

Como diz Douglas, "Não tô entendendo chongas"...

Postado
  • Autor
  • Membros
2 horas atrás, pmichelazzo disse:

@igorilas

1) Como vai fazer Yoga -> Surabaya? Trem? Se for, show de bola! Se não, indico. O trem sai do centro da cidade e não precisa ir lá nos cafundós pegar avião. Sim de Trem. Saindo as 06:45 e chegando as 10:47 - R$100 ( https://www.tiket.com/ - somente neste site encontrei passagem)

2) No item 20, vai fazer de van? Creio que sim. Se for, confirme para deixar você na frente do hotel senão vai ser um saco para você. O Drop-off é de Transfer com a empresa Opsitravel do Tour de Surabaya , na região que pedir , mas com adicional de valor dependendo.

3) Dá para inverter o 24 com o 23? Por quê? Tanah Lot e Uluwatu são "próximos" e não precisaria voltar para Ubud.

O 23 Day Tour a Tanah Lot, retorna ao Hotel 18:30. Não sei se a última parada é o Tanah Lot e se pode levar a mala no Tour, mas caso desse certo seria excelente.

O 24 Day Tour ATV & Rafting (ainda tenho minhas dúvidas se vale a pena) retorna ao Hotel 13hs e iria a tarde para Uluwatu de Grab com mais tempo. Boa opção, mas é um Grab.

Onde ficará em Denpasar para ir a Uluwatu, Seminyak, Kuta, etc? No dia 27 eu saio cedo de Grab de Uluwatu (gostei do Mamo Hotel Uluwatu) a Semynak (gostei do Hotel Metland Seva Seminyak) e faço as praias Semynak e Kuta de a pé que são próximas do Hotel. No dia seguinte (28) Grab ao Aeroporto DPS (10km) e o vôo a Labuan Bajo.

De resto, achei legal.

Postado
  • Membros
4 horas atrás, igorilas disse:

Sim de Trem. Saindo as 06:45 e chegando as 10:47

Maravilhoso. Não pude fazer esta viagem mas não está fora da listinha aqui não. Próxima vez na ID )

O Drop-off é de Transfer com a empresa Opsitravel do Tour de Surabaya , na região que pedir , mas com adicional de valor dependendo.

Pois confirme, "região" é muito subjetivo e Ubud de mala/mochila não é legal.

O 23 Day Tour a Tanah Lot, retorna ao Hotel 18:30. Não sei se a última parada é o Tanah Lot e se pode levar a mala no Tour, mas caso desse certo seria excelente.

O 24 Day Tour ATV & Rafting (ainda tenho minhas dúvidas se vale a pena) retorna ao Hotel 13hs e iria a tarde para Uluwatu de Grab com mais tempo. Boa opção, mas é um Grab.

Lembro que estava em dúvida no rafting. Considere a mudança se possível. Ubud parece perto mas toma muito tempo de estrada.

No dia 27 eu saio cedo de Grab de Uluwatu (gostei do Mamo Hotel Uluwatu) a Semynak (gostei do Hotel Metland Seva Seminyak) e faço as praias Semynak e Kuta de a pé que são próximas do Hotel. No dia seguinte (28) Grab ao Aeroporto DPS (10km) e o vôo a Labuan Bajo.

👍

Postado
  • Autor
  • Membros
9 horas atrás, pmichelazzo disse:

Maravilhoso. Não pude fazer esta viagem mas não está fora da listinha aqui não. Próxima vez na ID )

Espero que este trem funcione bem por estas bandas, sem atrasos.

Pois confirme, "região" é muito subjetivo e Ubud de mala/mochila não é legal.

Confirmado, o Drop-off regular pode ser em Ubud, em Semynak que teria um adicional de 400mil IDR ~R$116.

Lembro que estava em dúvida no rafting. Considere a mudança se possível. Ubud parece perto mas toma muito tempo de estrada. tour Tanath regular (45u$) com pick-up e drop-off é em Ubud, e Tour Privado (90U$) com drop em Uluwatu e levar mala e mochila no Tour.

Custo-benefício: Tour regular + Grab.
Logística mais limpa e confortável: Tour privado com drop em Uluwatu.

Aqui tem que ser analisado qual a melhor opção.

👍

Komodo: tem duas formas de fazer os 2 principais Tours: Sunset Tour e Komdo Tour. Pode ser um em cada dia com Pick-up e Drop-off no hotel em Labuan Bajo ou um Tour de barco de 2 dias e 1 noite com per noite no barco. Estou verificando se compensa fazer de barco, mas me parece mais cansativo, a cama do Tour compartilhado é de casal e eu só durmo sozinho se não tiver gente no dia do Tour, caso o tour estiver cheio terei que dividir a cama. Caso eu queira uma cama só pra mim tem que pagar mais caro... tenso hehe

Borobudur & Prambanan: você foi no horário regular (acho que esta opção compense mais) ou as 3hs da manhã ao nascer do Sol (tem 2 opções, no topo do Templo ou no topo da estrutura do Templo)?

Postado
  • Membros

Achei bem legal como você estruturou o roteiro dando bastante foco para Indonésia e ainda encaixando Singapura e Malásia com calma. Essa combinação de trem, tours e deslocamentos de Grab parece bem pensada para aproveitar bastante sem ficar só correndo de aeroporto em aeroporto, principalmente na parte de Ubud, Bromo/Ijen e Komodo, onde a logística costuma ser mais cansativa para quem vai pela primeira vez.

Postado
  • Autor
  • Membros

@pmichelazzo já voôu pela Firefly partindo do aeroporto de Subang (SZB) ? Vi muitos comentarios de atrasos..

Acha melhor Ir pela AIrAsia partindo do aeroporto (KUL), apesar de ser mais loge do centro?

Postado
  • Autor
  • Membros
1 hora atrás, Marvin56 disse:

Achei bem legal como você estruturou o roteiro dando bastante foco para Indonésia e ainda encaixando Singapura e Malásia com calma. Essa combinação de trem, tours e deslocamentos de Grab parece bem pensada para aproveitar bastante sem ficar só correndo de aeroporto em aeroporto, principalmente na parte de Ubud, Bromo/Ijen e Komodo, onde a logística costuma ser mais cansativa para quem vai pela primeira vez.

Sim amigo, a intenção foi esta mesmo.

Postado
  • Membros
5 horas atrás, igorilas disse:

@pmichelazzo já voôu pela Firefly partindo do aeroporto de Subang (SZB) ? Vi muitos comentarios de atrasos..

Acha melhor Ir pela AIrAsia partindo do aeroporto (KUL), apesar de ser mais loge do centro?

Procurei em meus alfarrábios no OpenFlights e não, não voei com ela.

Sobre atrasos, a AirAsia também atrasa (na verdade acho que é meio padrão para a região)mas vi que o tempo de ir do centro de KL até KLIA é menor que para SZB e muito mais fácil. Pega o expresso e em meia hora está lá (esse eu sei que funciona e bem).

Se o preço da passagem é o mesmo, vá até KLIA e AirAsia. Pelo menos são mais "confiáveis" quanto a questão de horário. Segurança é ok para ambas; a Firefly é da Malaysia Airlines, entonces...

Postado
  • Membros
Em 20/06/2026 em 20:21, igorilas disse:

Espero que este trem funcione bem por estas bandas, sem atrasos.

Cara, funcionam e são bem confortáveis, inclusive alguns como "business class". Atraso depende de n fatores. Lembro que dias depois que cheguei de lá, vi um acidente numa passagem de nível perto de Jacarta que travou o sistema inteiro, mas isso acontece na Bélgica e Europa também. Exemplo é na Alemanha que ultimamente não anda-se possível confiar nos horários (idem na Bélgica).

Confirmado, o Drop-off regular pode ser em Ubud, em Semynak que teria um adicional de 400mil IDR ~R$116.

Pode ser que valha a pena.

Aqui tem que ser analisado qual a melhor opção.

Eu apostaria no privado e faria o booking lá direto. Você já sabe o preço. Chegando lá você encontra um e negocia na bucha. Estas 90 laranjas podem cair.

Caso eu queira uma cama só pra mim tem que pagar mais caro... tenso hehe

Depende, quem sabe não dá a sorte de ter uma princesa de uma tribo indonésia ao seu lado e vira surfista em Bali? )

Borobudur & Prambanan: você foi no horário regular (acho que esta opção compense mais) ou as 3hs da manhã ao nascer do Sol (tem 2 opções, no topo do Templo ou no topo da estrutura do Templo)?

Horário regular. Tomei bomba em Angkor pois fiz o nascer do sol lá e... nublou. Pense numa tristeza )

Topo do templo e topo da estrutura do templo... WTF? Borobudur tem as stupas no topo. Se você não for no topo, não foi em Borobudur, simples assim. Eu não me recordo se tinha essa opção mas fizemos este de andar em tudo lá em cima (que é muito bonito).

Isso não tem em Prambanan. O templo é "flat" e você entra dentro das construções (se quiser).

As fotos de Borobudur para que entenda (e me explique) o que é "topo do templo" e "todo da estrutura do templo".

IMG_9469.jpeg

IMG_9487.jpeg

IMG_9476.jpeg

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 23/06/2026 em 04:30, pmichelazzo disse:

Procurei em meus alfarrábios no OpenFlights e não, não voei com ela.

Sobre atrasos, a AirAsia também atrasa (na verdade acho que é meio padrão para a região)mas vi que o tempo de ir do centro de KL até KLIA é menor que para SZB e muito mais fácil. Pega o expresso e em meia hora está lá (esse eu sei que funciona e bem).

Se o preço da passagem é o mesmo, vá até KLIA e AirAsia. Pelo menos são mais "confiáveis" quanto a questão de horário. Segurança é ok para ambas; a Firefly é da Malaysia Airlines, entonces...

Vou voar com a Scoot, Firely e principalmente AirAsia, sendo que esta última já voei antes.

Entendo sua sugestão de pegar o vôo em KLIA, imagino que o trem seje rápido, porém como o SZB é apenas 20km do centro de Grab e a viagem deve ser uns 40min, acabei optando por essa opção, apesar de muitas reclamações que escutei da Firefly, vi uns videos de uma pessoas falando bem, acredito deve ser bem aleatório esses atrasos.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.