Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Sudeste Asiático - Setembro 2026 - Avaliação do Roteiro e Sugestões

Postado
  • Membros

Pessoal, estou montando um roteiro para o Sudeste Asiático com previsão de viagem para setembro e gostaria de ouvir a opinião de quem já conhece a região.

Minha principal dúvida é se vale a pena adicionar mais um dia em Ubud para fazer um Day tour  por Tanah Lot, Ulun Danu, Taman Ayun e Jatiluwih, ou se o tempo que reservei para Bali já é suficiente e o roteiro já está bem servido de Templos.

Também gostaria de saber o que vocês acharam do roteiro como um todo. Sei que ele ficou um pouco extenso, mas, pelas minhas pesquisas, a viagem deve acabar ficando um pouco mais barata do que uma Eurotrip. Os voos são mais caros, mas os custos com hospedagem, passeios e alimentação parecem compensar bastante.

Qualquer sugestão, crítica construtiva ou dica de lugares imperdíveis será muito bem-vinda. Agradeço desde já a ajuda de todos

02/09 – Campo Grande → Guarulhos

03/09 – Guarulhos → Singapura

04/09 – Singapura (Chegada)

05/09 – Singapura

06/09 – Singapura → Kuala Lumpur

07/09 – Kuala Lumpur

08/09 – Kuala Lumpur: Batu Caves & City Tour

09/09 – Kuala Lumpur: Day Tour Melaka

10/09 – Kuala Lumpur: Day Tour Cameron Highlands

11/09 – Kuala Lumpur → George Town (Penang)

12/09 – George Town (Penang)

13/09 – George Town → Langkawi

14/09 – Langkawi: Kilim Geoforest Mangrove Safari

15/09 – Langkawi → Bali (Ubud)

16/09 – Ubud: Mount Batur Sunrise Trek & Hot Spring

17/09 – Ubud: City Tour

18/09 – Ubud: ATV & Rafting Adventure

19/09 – Bali (Ubud) → Yogyakarta

20/09 – Yogyakarta: Borobudur & Prambanan Temples

21/09 – Yogyakarta: Jomblang & Pindul Caves

22/09 – Yogyakarta → Surabaya

23/09 – Surabaya → Tumpak Sewu → Bromo (Tour Day 1)

24/09 – Bromo Sunrise Tour → Bondowoso (Tour Day 2)

25/09 – Ijen Blue Fire Trek → Bali (Seminyak) (Tour Day 3)

26/09 – Seminyak

27/09 – Nusa Penida East & West Day Tour

28/09 – Uluwatu, Kecak Dance & Jimbaran

29/09 – Bali (Seminyak) → Labuan Bajo

30/09 – Komodo National Park Day Tour

01/10 – Labuan Bajo → Bali → Singapura → Addis Ababa

02/10 – Addis Ababa → Guarulhos → São Paulo

03/10 – São Paulo

04/10 – São Paulo → Campo Grande

Saída de Campo Grande: 02/09
Retorno a Campo Grande: 04/10
Total: 33 dias de viagem (contando o dia da saída e o dia da chegada).

Por país:
Singapura: 3 noites (04–06/09)

Malásia: 8 noites (06–14/09)
Kuala Lumpur: 4
George Town (Penang): 2
Langkawi: 2

Indonésia: 16 noites (15–30/09)
Ubud: 4
Yogyakarta: 3
Surabaya/Bromo/Ijen: 4
Seminyak: 3
Labuan Bajo (Komodo): 2
São Paulo: 2 noites (01–03/10)

Então, na prática:
33 dias totais
27 noites no Sudeste Asiático
16 noites só na Indonésia, que acabou sendo o foco principal da viagem.

Editado por igorilas

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
4 horas atrás, D FABIANO disse:

Você não ia a China?Fez até roteiro aqui que eu estou aproveitando em parte?

Eu ia no Japão e Coreia do Sul, porém Setembro parece que tem monções , mas setembro parece ideal para Singapura, Malasia e Indonesia.

China vai ficar pra próxima.

Postado
  • Membros

Passou esse ano terá que pedir visto para ir lá,segundo o consulado e onde foi que soube haver monções?Não existe fora do Oceano Índico,que é bem longe do extremo Oriente.

Postado
  • Membros

@igorilas

Além das "n" vezes que pela região estive, posso te trazer algumas infos recentes pois passei dois meses por lá no começo desse ano.

IMHO o roteiro ficou bom mas precisa de alguns ajustes, já que 30 dias é pouco tempo para muita milha voada e alguns dos pontos que colocou, definitivamente não valem a pena. Vamos lá:

Cingapura

Está de bom tamanho. Dá para passar mais tempo na cidade? Sim, dá, mas não creio valer a pena. Como colocou pouco tempo, vá principalmente para Sentosa, orla e, se possível, Chinatown. Fechado, viu, tá beleza (PS: o aeroporto de Changi vale uma parada. Tem muito para se ver dentro dele).

Cingapura - Kuala Lumpur (KLIA)

Aqui eu mudaria a viagem. Ao invés de pegar um voo para KLIA, sairia de Cingapura para Melaka de busão, conheceria a cidade e depois iria para KLIA. Além de ser mais lógico, é mais barato e muito interessante.

Batu Caves & City Tour.
Obrigatórios. Prepare as pernas para a "escalada" em Batu Caves. A escada é de quebrar qualquer um. O tour... passa, olha, paradinha para foto, vai embora. Trivial.

Penang/Langkawi

Eu faria somente Langkawi. Você gasta menos, descansa e está bom. Adicionar "algo mais" nesta parte acho cansativo (já estará há mais de uma semana em fuso louco e comendo coisas estranhas). Se não gosta de praia... ai a história muda.

Langkawi/Indonésia

Aqui é que o bicho pega. Não entendi porque vai sair da Malásia, ir para Bali, depois para Java e depois voltar para Bali. Menino de Deus... é uma caminhada enorme e não acredito que valha a pena isso. Porque não ir da Malásia para Yoga, de lá para Surabaya (se realmente quer ir) e depois para Bali? Mais barato, pode fazer de trem inclusive e mais "coerente".

Enfim, deixe-me detalhar o que vai encontrar por lá.

Yogyakarta (ou Yoga para os íntimos)

Uma M... com M maiúsculo. Pense num lugar que simplesmente não tem nada para se fazer. Sim, eu sei, você está indo por causa de Borobudur e Prambanan e está correto. Também fiz os dois templos, vale muito o passeio mas... acabou. Pensei em ir em Jomblang e nas cavernas mas desisti. Esforço demais para emoção de menos. Dica aqui: fiz os templos com um "tour privado". Mais caro, óbvio, mas você vai num carro bem confortável, ar-condicionado, água, o cara facilita tudo para você (tickets, entradas, etc) e você ainda tem a oportunidade de conhecer outros templos que não irá, mas que fazem parte do WHS da Unesco (Candi Pawon, Candi Mendut) e também o monastério budista de Mendut. O cara te pega por volta das 08:00 horas onde for em Yoga, te leva para os templos e você volta depois das 19:00. Paguei 180 "laranjas" para duas pessoas (eu e minha mulher). Pode ser que saia mais barato para você porque agora tenho o contato do parça em Yoga e passo para ti. Este tour fiz pelo Booking.

Bali (Ubud/Seminyak/Nusa/Uluwatu/whatever)

Eu não sei o que você espera de Bali mas, por favor, esqueça tudo o que vê no Instagram. A primeira vez que estive em Bali foi em 2007 e depois disso, várias outras, tendo inclusive morado por um tempo na ilha em 2012. Voltei agora, decepção total ao ponto de prometer para mim mesmo que não piso mais em Bali se não for para uma conexão para algum lugar ou para um stop-over. A ilha virou um chiqueiro a céu aberto e pior, pago. As praias que conhecemos em 2012 hoje foram "privatizadas", ou seja, você paga para entrar mas não na areia, mas na área da praia. Normalmente tem um beach club com preços exorbitantes (pagando 3 laranjas por uma Skol quente) e... acabou. As que estão assim: Pandawa, Melasti, Nyang Nyang e Padang Padang (esta última não paga, mas é uma faixa de areia de 200 metros de extensão e ponto final).

As praias do norte... piores ainda. Ficamos em uma vila em Kerambitan que era "pé na areia" mas que, ao chegar, a primeira coisa depois do check-in foi o gerente dizer que não poderíamos entrar na praia pois a água estava contaminada. Isso não é só lá, mas na grande maioria das praias de Bali (Kuta então, pqp...). Motivo: a ilha recebeu ano passado mais de 23 milhões de turistas e não tem infra-estrutura para aguentar o tranco. Então, todo o bosteiro vai para onde? Sim, para o mar. Além disso, a população da ilha cresceu enormemente (com indonésios mesmo) e meu amigo, está feio. Montanhas de lixo retiradas todos os dias da areia que deixa qualquer santista corado de vergonha.

Se não bastasse tudo isso, prepare-se para dirigir uma scooter (coisa de 8 laranjas/dia) ou alugar um carro (12 a 15 laranjas/dia). Sem o "seu" transporte, esquece. Você não fará nada na ilha. "Ahhhh, mas posso usar Uber/Grab/whatever?" Sim, pode, mas o que vai pagar, aluga um carro (detalhe: mão inglesa, ok)? Alugamos carro tanto em Bali quanto em Lombok e foi o que nos permitiu ter mais tranquilidade e opções de escolha, mesmo com o trânsito caótico que existe atualmente. A vantagem é que o trânsito é tão intenso que você não passa dos 45 km/h e não tem problema com acidentes )

Ubud

Outra decepção em minha vida. Quando estive a primeira vez em 2012, era linda, charmosa, tranquila, uma fofa. Agora virou uma rodoviária de cidade grande. Um trânsito infernal, cheiro de mijo para tudo que é lado e gente... gente a rodo. Procura uma lojinha de coisas típicas e só encontra um mercado remodelado/renovado entulhado de porcaria chinesa. A cidade literalmente se perdeu. É legal? Sim, é. Vale city tour? Nem se tivesse a grana do Musk. Mount Batur é legal mas vai depender muito do dia. A época que está indo não é boa (já te tirando o tesão) e pode ser que esteja encoberto e/ou chovendo. Aí meu velho, esquece que não rola (hot springs e rafting idem). Então cuidado com esta agenda. Denpasar pode estar um tempo ok mas no centro da ilha não.

Uluwatu, dance e Jimbaram

Pega turista. Uluwatu é um templo que vale conhecer preferencialmente em um dia de sol no fim da tarde. A vista é de cair o queixo de bonito. Lá, cuidado com os macacos. Aparentemente os safados são treinados para furtar turistas (óculos, telefone, brinco, etc) que depois "magicamente" aparece um local que "vai pegar para você por uma módica quantia de... sabe Deus". Kecak dance... boquinha na garrafa sem graça (o pessoal do tchan era mais engraçado) feita ao lado de Uluwatu. Meia hora de apresentação que nada mais tem a ver com a cultura local. Jimbaram eu não sei o que "vendaram" para ti. É uma parte de Bali que tem... asfalto :) Uma praia fedida perto do aeroporto e ponto final.

Senti falta de Tanah Lot, que é um dos seis templos hindus principais de Bali que não mencionou. Este sim vale a pena ir, mas precisa ser quando a maré está baixa, caso contrário não chega no templo. Reformaram há coisa de alguns anos e está com uma ótima estrutura (só tiraram um maravilhoso restaurante que tinha lá, mas...).

Seminyak

Ahhhhhhh Seminyak, amava esse lugar e passei a odiar ;) Eu andei TODA a Legian e a Seminyak atrás das lojinhas que conhecia para procurar um dedal para a coleção de minha mulher. Cara, pegue no mapa e veja a distância que é. Não achei uma única loja com um único dedal, por mais vagabundo que fosse, me frustrei, perdi 3 quilos na caminhada, não consegui cumprir minha promessa de arrumar um e... cortei o cabelo. Não tem mais nada, exceto loja fechada, terreno baldio, calçada quebrada e "massage, massage, massage, massage". Tira velho, economiza suas pernas. Se quiser te dou o endereço de um lugar para comer legal ali perto e tá feito. Vai ficar chateado.

Nusa Penida/West Day Tour

Não fiz, desconheço e não senti falta pois ficamos uma semana em Lombok, a ilha do lado, que valeu muito mais. A praia de Nusa Penida é onde ficam os resorts 5* da ilha (a maioria deles) e parece uma lagoa. Sem onda, sem graça, sem nada. Nusa não posso falar mas amigos meus sempre falaram bem. Como já estava frustrado com Bali, resolvi não gastar indo para lá e me frustrar novamente.

Eu te juro que não entendi como é que você está enfiando nesta viagem uma ida a Komodo. Cara, tu é realmente guerreiro. Fazer um bate-volta de Bali para Flores, ir ao parque e voltar, esse é cabra macho. Sem comentários aqui.

O restante fica por sua conta. Meus comentários estão acima e o que precisar de dicas mais específicas de Bali e Yoga, escreva. Tenho todos os contatos, os locais que ficamos, aluguel de carro, restaurantes, bimbocas e onde não comprar cerveja quente (essa é uma dica que vale ouro).

Postado
  • Membros
Em 12/06/2026 em 13:49, D FABIANO disse:

onde foi que soube haver monções?Não existe fora do Oceano Índico,que é bem longe do extremo Oriente.

Errrr... perdi alguma coisa? Não existem monções no Sudeste Asiático/Austrália/Oceania? Sério?

Postado
  • Membros

@pmichelazzo Eu não conheço a região. Estou falando o que estudei,monções são ventos que sopram do Oceano Índico para a terra. Fique a vontade para corrigir se for mais que isso,mas assim estudei e sempre penso estar certo. Não existem na Austrália e Oceania,você que conhece lá,tem a palavra.

Postado
  • Membros
2 horas atrás, D FABIANO disse:

@pmichelazzo Eu não conheço a região. Estou falando o que estudei,monções são ventos que sopram do Oceano Índico para a terra. Fique a vontade para corrigir se for mais que isso,mas assim estudei e sempre penso estar certo. Não existem na Austrália e Oceania,você que conhece lá,tem a palavra.

Deixo a Wikipédia falar sobre:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mon%C3%A7%C3%A3o

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.